Buscar

TRABVALHO DANNY

Prévia do material em texto

DANIELE CORREIA BARBOSA
Anemia Falciforme
Candeias
2017
DANIELE CORREIA BARBOSA
Anemia Falciforme
Trabalho apresentado ao Professor (nome do professor) da 
disciplina (nome da disciplina) do 
curso (nome do curso)
Trabalho apresentado ao Professor (nome do professor) da 
disciplina (nome da disciplina) do 
curso (nome do curso)
Trabalho apresentado à disciplina Biologia Celular da 
Faculdade Estácio, como exigência parcial. 
Do curso de Fisioterapia. 
Orientadora: Professor- Yuri
Candeias
2017
Anemia Falciforme
A anemia falciforme é causada por uma alteração genética, no formato das células das hemácias, que é diagnosticada no teste do pezinho, diminuindo a sua capacidade de transportar oxigênio para as células do corpo gerando sintomas como dor generalizada, fraqueza e apatia.
Nas pessoas com anemia falciforme, as hemácias têm forma de foice ou meia lua, que tem mais dificuldade em passar pelas veias e por isso podem levar ao entupimento destas e muitas dores, especialmente nos ossos.
A anemia falciforme é mais comum em descendentes de africanos, mas devido a miscigenação do Brasil os brancos também podem ser afetados. Seus sintomas podem ser controlados com o uso de remédios, mas este tipo de anemia tem cura apenas com o transplante de medula óssea e deve ser tratada por toda a vida para diminuir o risco de complicações que podem levar a morte.
As causas da anemia falciforme são genéticas, ou seja, passa de pai para filho. Isso significa que sempre que uma pessoa é diagnosticada com a doença, possui o gene SS que herdou dos pais. Embora os pais possam parecer saudáveis, se o pai e a mãe possuírem o gene AS, existe chance do filho ter a doença.
O tratamento para anemia falciforme é feito com o uso de medicamentos e em alguns casos pode ser necessária a transfusão sanguínea. Os medicamentos utilizados são principalmente penicilina nas crianças desde os 2 meses até aos 5 anos de idade, para evitar o aparecimento de complicações como a pneumonia, por exemplo. Além disso, podem também ser utilizados remédios analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor durante uma crise e inclusive usar máscara de oxigênio para aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e facilitar a respiração. O tratamento da anemia falciforme deve ser realizado por toda a vida porque estes pacientes podem apresentar  infecções frequentes. A febre pode indicar infeção e por isso se a pessoa com anemia falciforme apresentar febre deve ir imediatamente ao médico porque pode desenvolver septicemia em apenas 24 horas, podendo ser fatal. Remédios para baixar a febre não devem ser usados sem conhecimento médico.
O diagnóstico da anemia falciforme geralmente é feito através do teste do pezinho nos primeiros dias de vida do bebê. Este exame verifica a presença da hemoglobina S e a sua concentração porque resultado até 45% indica apenas o traço falciforme, e estes bebês não desenvolvem os sintomas, nem precisam de tratamento, enquanto que os resultados acima de 45% indicam a anemia falciforme.
No entanto, o diagnostico da anemia falciforme também pode ser feito através do hemograma em crianças que não realizaram o teste do pezinho ao nascer. A anemia falciforme também pode ser diagnosticada antes do nascimento do bebê, através da amniocentese ou da biópsia do vilo corial.
Complicações da anemia falciforme
As complicações que podem afetar os pacientes com anemia falciforme podem ser:
Inflamação das articulações das mãos e dos pés que os deixa inchados e muito doloridos e deformados;
Aumento do risco de infecções devido ao comprometimento do baço, que não irá filtrar o sangue devidamente, permitindo assim a presença de vírus e bactérias no corpo;
Aumento da frequência urinária, é comum a urina ser mais escura e a criança fazer xixi na cama até a adolescência;
Feridas nas pernas que são de difícil cura e que necessitam de curativos 2 vezes ao dia;
Comprometimento do fígado que se manifesta através de sintomas como cor amarelada nos olhos e na pele, mas que não é hepatite;
Pedras na vesícula;
Diminuição da visão, cicatrizes, manchas e estrias nos olhos, em alguns casos pode levar à cegueira;
AVC, devido a dificuldade do sangue em irrigar o cérebro.
As transfusões de sangue também podem fazer parte do tratamento, para aumentar o número de glóbulos vermelhos na circulação, sendo que apenas o transplante de medula óssea oferece a única cura potencial para a anemia falciforme, porém pode ser difícil encontrar um doador.
Sintomas da anemia falciforme
Além dos sintomas comuns de qualquer outro tipo de anemia, como cansaço, palidez e sono, a anemia falciforme produz outros sintomas característicos, como:
Anemia, porque os glóbulos vermelhos, devido ao seu aspeto em forma de foice, "morrem" mais rapidamente, ocorrendo diminuição do transporte de oxigênio e nutrientes;
Cansaço e palidez por causa da redução de oxigênio e nutrientes no cérebro e no resto do corpo;
Dores nos ossos, músculos e articulações porque o oxigênio chega em menor quantidade;
Mãos e pés inchados, pois o sangue tem maior dificuldade em chegar às extremidades;
Infecções frequentes porque os glóbulos vermelhos podem danificar o baço, que ajuda a combater as infecções;
​Retardo no crescimento e atraso da puberdade, pois os glóbulos vermelhos da anemia falciforme fornecem menos oxigênio e nutrientes para o corpo crescer e se desenvolver;
Olhos e pele amarelados devido ao fato dos glóbulos vermelhos "morrerem" mais rapidamente e, por isso, o pigmento bilirrubina se acumular no organismo causando a cor amarelada na pele e olhos.
Estes sintomas aparecem, geralmente, após os quatro meses de idade.

Continue navegando