Buscar

filosofia das ciencias sociais

Prévia do material em texto

Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Ao se dizer que os produtos humanos assumem realidade objetiva, isso significa que
a )
 os produtos humanos tornam-se objetos físicos, podendo ser tocados, comercializados, destruídos, porque são como seres humanos.
b )
 os produtos humanos passam a fazer parte da cultura não material, e se tornam indestrutíveis enquanto instituições.
c )
 os produtos humanos se distinguem do mundo real, e sua realidade está apenas na imaginação de seus produtores originais.
 
d )
 os produtos humanos passam a fazer parte do mundo, e passam a se confrontar com seus produtores originais como coisas distintas deles.
QUESTÃO 2
Um critério de demarcação serve para
a )
 distinguir o naturalismo do antinaturalismo.
b )
 classificar teorias epistemológicas.
c )
 classificar as ciências conforme seus tipos.
 
d )
 distinguir aquilo que é Ciência do que não é Ciência.
QUESTÃO 3
Leis acerca de totalidades (as leis sociais) devem ser deduzidas de leis acerca das partes (as leis psicológicas). Esse ponto de vista representa uma concepção
 
a )
 individualista e foi defendida por Stuart Mill.
b )
 individualista e foi defendida por Max Weber.
c )
 holista e foi defendida por Stuart Mill.
d )
 holista e foi defendida por Max Weber.
QUESTÃO 4
Um argumento indutivo, que extrai uma conclusão acerca de todos os objetos de um conjunto, com base em premissas que se referem a alguns objetos observados naquele conjunto, chama-se
a )
 indução para a melhor hipótese.
b )
 indução por analogia.
c )
 dedução válida.
 
d )
 indução por enumeração.
QUESTÃO 5
Sobre o ceticismo, é correto afirmar que
a )
de acordo com o estudado, Hume se utiliza integralmente do ceticismo de Descartes, no tocante à utilização do método da dúvida para chegar a sentenças verdadeiras.
b )
 o ceticismo é sinônimo de discordância de opiniões: onde há discordância de opiniões, há dúvida sobre o tópico que é alvo da discussão e, como consequência, há necessariamente a produção de um pensamento cético sobre o assunto.
c )
o ceticismo não tem importância para a produção do conhecimento, pois a epistemologia, tanto a geral quanto as específicas, tem seus próprios métodos de produzir conhecimento e o ceticismo não se relaciona com esses métodos.
 
d )
uma atitude cética é importante na medida em que não imaginamos saber o que não sabemos, não damos falsas explicações ao que não conhecemos. Cético é aquele indivíduo que descrê da possibilidade de se conhecer algo ou de determinar se tais crenças são verdadeiras ou não.
QUESTÃO 6
Comparando duas coisas, A e B, e encontrando nelas muitas características iguais ou semelhantes, verifica-se que em A há outra característica que não é encontrada diretamente em B, mas sem haver prova de que B não possa ter tal característica, conclui-se que, já que A possui tal característica, B também deve possuí-la. Como se chama o argumento indutivo dessa situação?
a )
 Indução por enumeração.
b )
 Indução para a melhor hipótese.
 
c )
 Indução por analogia.
d )
 Dedução válida.
QUESTÃO 7
Assinale a sentença que expressa uma das ideias fundamentais do falsificacionismo sofisticado.
a )
 Não há confirmação antes da emergência de uma teoria melhor. Uma confirmação só o é se ao mesmo tempo evidencia uma teoria rival.
b )
Há falsificação quando uma teoria vai contra fatos empíricos inquestionáveis. É possível ter uma contra evidência sem ter uma teoria rival para comparação.
c )
Há confirmação quando uma teoria explica e prevê fatos empíricos inquestionáveis. É possível ter confirmação sem ter uma teoria rival para comparação.
 
d )
 Não há falsificação antes da emergência de uma teoria melhor. Uma contra evidência só o é se ao mesmo tempo evidencia uma teoria rival.
QUESTÃO 8
Assinale a alternativa correta.
a )
 Uma crença moral se refere ao mundo físico dos objetos, não a regras.
b )
 Uma crença moral descreve como as pessoas agem, não como elas deveriam agir.
 
c )
 Uma crença moral diz como as pessoas devem agir, não como elas realmente agem.
d )
 Uma crença moral não tem relação alguma com o que faz uma pessoa.
QUESTÃO 9
Sobre a relação entre holismo e individualismo e sua importância para as ciências sociais, pode-se afirmar que
a )
o individualismo tem uma percepção organicista da sociedade. Segundo este, os indivíduos são constituídos, inclusive em sua estrutura psíquica, através da sua integração em sociedade e dos papéis que nela desempenham.
b )
o holismo metodológico encontra em Weber um precursor, autor este que é um dos clássicos mais estudados até hoje nas ciências sociais. Segundo o holismo metodológico, os fenômenos sociais resultam das ações individuais, que encontram sentido na motivação subjetiva dos agentes.
 
c )
o problema do todo e das partes, bem como suas relações de interação e interdependência, é antigo, tanto na filosofia quanto nas ciências sociais. A necessidade de entender essa interação e interdependência resultou em duas perspectivas antagônicas para explicar as relações entre o todo e as partes: o holismo e o individualismo metodológico.
d )
embora difiram quanto à sua estrutura, tanto o holismo quanto o individualismo partilham dos mesmos métodos, porque têm como objeto de análise, igualmente, a sociedade como um todo.
QUESTÃO 10
Se fosse possível voltar ao passado, escolheríamos exatamente as mesmas coisas e agiríamos exatamente da mesma maneira. Esse é um argumento
a )
 teísta.
 
b )
 indeterminista.
c )
 fatalista.
d )
 determinista.
Parte inferior do formulário

Continue navegando