Buscar

Conversa com um professor de qualquer etapa da educação: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTREVISTA COM PROFESSOR(A)
O que é ensinar?
 É o dia-a-dia, é o saber viver, é tirar o melhor partido das  pequenas coisas, são os pequenos gestos e os pedacinhos de nós que queremos deixar ficar com os outros. 
Como você escolhe seus procedimentos de ensino?
 Segunda a sua adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e aprendizagem. Tambem segundo natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
Sim, Jean Piaget. Segunda suas concepções de que o conhecimento é algo construído segundo orientações adequadas as fases do ser humano.
Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos? 
As relações interpessoais se constroem na perspectiva de um novo papel social para os alunos, o de estudantes, que aprendem a conviver numa coletividade, a colocar e respeitar limites, a viver e resolver conflitos inusitados, a manifestar opiniões e desejos, a ouvir e negociar.
 Baseado nas entrevistas e nas observação conclui-se que devemos proporcionar um ambiente educacional que privilegie o diálogo. Os desafios educativos colocados pela sociedade atual e pelo trabalho docente são cada vez mais exigentes e estão em constante mutação.
 Por muitos anos, a Educação estruturava-se colocando o professor como centralizador do conhecimento e o aluno como uma tabula rasa que deveria ser preenchida com informações que seriam transmitidas pelos docentes.
 Mas para termos a educação como fonte transformadora do ser humano e da sociedade é preciso que o professor se coloque como mediador e em contínuo processo de formação, e essa não é uma tarefa fácil. Para ver coisas novas é necessário renovar o olhar e desprender-se das antigas ideias.
 O professor é uma pessoa em construção, portador de um nó formativo central e contínuo, sincronizado com o seu tempo. Ser professor hoje implica assumir uma profissão que está em constante processo de redefinição e ressignificação.
 Com tantas mudanças, é preciso também atualizar o ensino para que as demandas atuais sejam atendidas. A realidade do professor é um sistema vivo complexo, presente nas aulas e é nesse contexto de incerteza que os professores da “escola de hoje” devem trabalhar tentando responder positivamente àquilo que a atualidade exige.
 Assim, somente a experiência profissional docente passa a não ser suficiente. O professor está em constante processo de ensino e de aprendizagem também. Está aprendendo sobre e com seus alunos, sobre novas descobertas, diferentes técnicas, didáticas, postura profissional, adquirindo novos conhecimentos, se atualizando. Deste modo, o professor reavalia o método e começa a ensinar e estimular seus alunos a serem pensadores e não somente repetidores de informação.

Outros materiais