Buscar

APOIO CERAMICA

Prévia do material em texto

MATERIAL DE APOIO:
- CERÂMICAS
PROFESSOR CACIANO
CERÂMICAS
É quase impossível abrir os olhos sem ver um produto cerâmico. Quando pessoas em geral falam sobre cerâmicas, usualmente estão referindo-se a artefatos de cerâmica tais como pratos, vasos, objetos de arte, etc. Evidentemente tais produtos são cerâmicas, mas eles fornecem uma idéia pouco precisa sobre a dimensão e o universo  da indústria de cerâmica nos dias atuais
Cerâmicas têm propriedades elétricas como isolantes de alta-voltagem, em resistores e capacitores, como a memória em computadores, velas na combustão interna de motores e, mais recentemente, em aplicações de supercondutores de alta temperatura. Resistência ao calor é uma das características mais atrativas nos materiais cerâmicos, por essa razão telhas de cerâmica fornecem blindagem ao aquecimento nos ônibus espaciais de hoje. Uma classe inteira de cerâmicas resistentes ao calor, chamadas de refratários torna possível a construção de alto-fornos siderúrgicos e usinas nucleares que são o coração da indústria moderna.
Na fabricação dos materiais cerâmicos, os insumos são submetidos a altas temperaturas, o que resulta em reações termoquímicas que produzem as ligações atômicas no material. Os materiais cerâmicos ou cerâmicas são conhecidos por representarem uma classe de materiais com elevada dureza, alta fragilidade e resistentes a temperaturas elevadas. Tais características estão diretamente ligadas à natureza das ligações e arranjos que os átomos dos materiais cerâmicos exibem. Estes materiais, que são definidos como substâncias inorgânicas e não metálicas, são constituídos por elementos metálicos e não-metálicos, unidos através de ligações iônicas ou covalentes Quando comparados aos materiais metálicos, observa-se que os materiais cerâmicos transmitem calor e eletricidade de forma precária, e são química e termicamente mais estáveis que os metais. Enquanto os metais têm melhor resistência à tração, as cerâmicas são resistentes à compressão.
Propriedades das Cerâmicas 
As propriedades mais importantes das argilas são a plasticidade, a retração, o efeito do calor e a porosidade.
Nas cerâmicas, o interesse se situa no peso, resistência mecânica, resistência ao desgaste, absorção de água e durabilidade.
Em relação ao peso, por exemplo, há cerâmicas mais leves que a água, e outras de grande peso.   
 	A resistência ao desgaste depende muito da quantidade de vidro formado.  A absorção de água depende da compactação, das constituições iniciais etc.
A experiência demonstrou que os produtos cerâmicos são tanto mais resistentes quanto mais homogênea, fina e cerrada a granulação, e quanto melhor o cozimento, afora a vitrificação já citada.n A resistência mecânica depende muito da quantidade de água usada na moldagem. O excesso de água lava as partículas menores, que mais facilmente fundirão para formar o vidrado.
Fatores de Degradação da Cerâmica 
As cerâmicas podem desagregar-se e isso é normalmente conseqüência de agentes físicos externos, agentes químicos internos e agentes mecânicos.  Os agentes físicos mais perniciosos são a umidade, vegetação e o fogo. Os dois primeiros agem através dos poros e deduz-se aí  a importância da porosidade; a porosidade é um índice da qualidade do produto e de sua duração. O fogo é também altamente prejudicial para a cerâmica comum; esta tem sua resistência à compressão diminuída à medida em que se aumenta a temperatura. Como os componentes se dilatam desuniformemente, o calor pode facilmente desagregar uma peça. Os agentes químicos internos também podem ser altamente perniciosos. Assim, por exemplo, uma cerâmica com sais solúveis. A umidade absorvida do ar pode dissolver esses sais, os quais virão a se cristalizar na superfície, ocasionando o que se chama eflorescência, que, além de dar má aparência, pode até ocasionar o deslocamento e queda do revestimento.  
 Os agentes mecânicos, por seus esforços, podem vir a destruir as peças. Geralmente as cerâmicas têm maior resistência à compressão do que à flexão. As cerâmicas também devem ter boa resistência ao choque, que é tão comum no transporte e no uso.
Características Gerais das Cerâmicas
- Maior dureza e rigidez quando comparadas aos aços.
- Maior resistência ao calor e à corrosão que metais e polímeros.
- São menos densas que a maioria dos metais e suas ligas.
- Os materiais usados na produção das cerâmicas são abundantes e mais baratos.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DAS ARGILAS ARGILAS
Argila é um material natural, de textura terrosa ou argilácea, de granulação fina, com partículas de forma lamelar ou fibrosa, constituída essencialmente de argilo-minerais (que pertencem ao grupo dos filossilicatos e formam estruturas em cadeias compostas de folhas tetraédricas (T) de silício e octaédricas (O) de alumínio, e com menor freqüência de magnésio, ferro e potássio), podendo conter outros minerais que não são argilo-minerais (quartzo, mica, pirita, hematita, etc), matéria orgânica e outras impurezas. São resultantes da hidratação de silicatos de alumínio, ferro e magnésio. O termo argila também é usado na classificação granulométrica de partículas com tamanho inferior a 2μm (mícrons).
Graças aos argilo-minerais, as argilas na presença de água desenvolvem uma série de propriedades tais como: plasticidade, resistência mecânica a úmido, retração linear de secagem, compactação, tixotrópia e viscosidade de suspensões aquosas que explicam sua grande variedade de aplicações tecnológicas. A estrutura laminada permite a adsorção de moléculas de água.
A classificação dos tipos de argilas esta relacionada ao grupo de argilo-minerais que a compõem. Os tipos mais comuns são:
• Cauliníticas: constituídas essencialmente por argilo-minerais do grupo da caulinita, pertencem a este grupo a todos os silicatos de alumínio hidratado. Apresenta cores claras de queima, por serem pobres em óxidos e hidróxidos de ferro e de outros elementos cromóforos, possuem uma menor plasticidade e menor retenção de água.
• Esmectiticas ou Montmoriloníticas: constituídas por argilo-minerais do grupo da montmorilonita (compostos por alumínio, magnésio e ferro, e algumas vezes cálcio e sódio). É muito plástica, e possui grande capacidade de retenção de água. A presença de óxidos e hidróxidos de ferro acima de certos limites propicia uma coloração vermelha ou avermelhada. Também conhecidas como argilas expansivas devido a relativa facilidade com que variam de volume.
• Illíticas: compostas por argilo-minerais do grupo da illita (que engloba neste grupo variedades micáceas, constituídas por silicatos hidratados de alumínio, ferro, potássio e magnésio). Intermediária entre as Cauliníticas e as Esmectíticas.
Características físicas e mecânicas das argilas:
• Plasticidade: adquirida com a maior ou menor presença de água;
• Contratação na secagem: maior nas argilas mais plásticas;
• Resistência à flexão do material seco: maior nas argilas mais plásticas;
• Resistência à flexão do material queimado: maior com o grau de vitrificação ou sinterização.
Quanto aos tipos de jazimento, as argilas podem ser residuais e transportadas.
• As argilas residuais ou primárias são aquelas que permanecem no local de sua formação. As suas jazidas têm aproximadamente a mesma forma da rocha matriz. Assim sendo, depósitos originários de pegmatitos têm a forma de diques e podem atingir dezenas de metros de espessura com profundidades superiores a cem metros. Os depósitos resultantes do intemperismo, em rochas feldspáticas, podem alcançar algumas dezenas de quilômetros de extensão e suas camadas atingem dezenas de metros de espessura.
• As argilas transportadas: são aquelas que após o intemperismo, sofrem transporte de material pelas águas ou ventos, principalmente a fração mais fina, deposita-se em regiões de baixa velocidade de correnteza nos lagos, rios, pântanos, mares etc, formando as argilas sedimentaresou transportadas.
APLICAÇÕES DA ARGILA BRANCA
	As argilas possuem diversas aplicações industriais, como na cerâmica, cimento, abrasivos, isolantes elétricos, térmicos, acústicos, siderurgia, tintas e vernizes, produtos asfálticos, defensivos agrícolas, lubrificantes, cosméticos, sabões, velas e sabonetes, ornamentação e outros (idem argila vermelha). A importância econômica e social destas argilas é muito grande, principalmente por estarem relacionadas com a indústria da construção civil e cerâmica.

Continue navegando