Buscar

Avalinado aprendizado Direito Constitucional


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201710587579)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na defesa do estado e das instituições democráticas, são constitucionalmente admissíveis as restrições de direitos individuais adiante indicadas, comuns ao estado de defesa e ao estado de sítio:Na defesa do estado e das instituições democráticas, são constitucionalmente admissíveis as restrições de direitos individuais adiante indicadas, comuns ao estado de defesa e ao estado de sítio:
		
	
	Suspensão de liberdade de reunião;
	
	Suspensão da liberdade de associação;
	
	Incomunicabilidade de presos de qualquer condição;
	 
	Sigilo de correspondência e de comunicações telegráfica e telefônica;
	
	Detenção em prédios não destinados a criminosos comuns, independentemente de autorização judicial desde que não ultrapassado o prazo de trinta dias;
	Respondido em 16/11/2019 21:02:06
	
Compare com a sua resposta: Questão polêmica e ainda carente de pacificação no STF, mas encaminhada no sentido de que as Assembleias Estaduais não precisam autorizar o início do processamento perante o STJ. Inaplicável o Princípio da Simetria nestes casos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710587832)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Observe a seguinte notícia e, após, indique qual o princípio constitucional que justifica adequadamente a constitucionalidade do projeto de lei em questão: "A presença obrigatória de advogado na solução consensual de conflitos, tais como conciliação e mediação, está mais perto de se tornar realidade. O Projeto de Lei 5.511/2016 foi aprovado na quinta-feira (28/9), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, e, se não houver recurso, já seguirá para o Senado Federal".
		
	
	Inafastabilidade da jurisdição
	
	Reserva de plenário
	 
	Indispensabilidade
	
	Publicidade
	
	Legalidade
	Respondido em 16/11/2019 21:04:06
	
Compare com a sua resposta: O objetivo desta atividade é fazer o aluno refletir sobre federalismo de cooperação. No Direito Ambiental a necessidade de cooperação entre os Entes federativos mostra-se, talvez, com maior clareza. A resposta está no art. 7.º da LCP 140/2011. LCP 140/2011 Art. 7o São ações administrativas da União: XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades: a) localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; b) localizados ou desenvolvidos no mar territorial, na plataforma continental ou na zona econômica exclusiva; c) localizados ou desenvolvidos em terras indígenas; d) localizados ou desenvolvidos em unidades de conservação instituídas pela União, exceto em Áreas de Proteção Ambiental (APAs); e) localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710586602)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 38 - Exame 23 - OAB-RJ) - Indique, acerca do Poder executivo, a alternativa incorreta:
		
	
	Nenhuma das respostas apresentadas
	 
	a eleição do Presidente da República, segundo a Constituição vigente, ocorre, necessariamente, através de dois turnos de votação, ainda que o candidato mais votado , no primeiro turno , obtenha, desde de logo, a maioria absoluta dos votos válidos
	
	o Presidente da República, na vigência do seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções;
	
	o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão ausentar-se do País, por prazo superior a quinze dias, sem autorização do Congresso Nacional, sob pena da perda dos respectivos cargos;
	
	em caso de impedimento do Presidente e Vice-Presidente da República, ou vacância dos respectivos cargos, serão chamados, sucessivamente, ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal;
	Respondido em 16/11/2019 21:04:31
	
Compare com a sua resposta: Momento do constitucionalismo que tem como marco histórico o fim da 2ª Guerra Mundial e os regimes totalitários na Europa (Nazismo e Fascismo). Marcado pela concepção pós-positivista, que promoveu a reaproximação entre o direito e a moral. Neste contexto, as normas jurídicas passam a ser entendidas como regras + princípios, de modo que a jurisdição além de adotar a técnica da subsunção do fato à norma passou a adotar a técnica também da ponderação. Neste momento do constitucionalismo, o Poder Judiciário passou a deter destaque. Foi o momento de surgimento das Cortes Constitucionais, da expansão da Jurisdição Constitucional e do reconhecimento da força normativa das constituições.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710587249)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as Forças Armadas, marque a opção CERTA.
		
	
	A fim de proteger a supremacia da Constituição, a Federação deve manter um órgão encarregado de exercer o controle de constitucionalidade.
	 
	As Forças Armadas são instituições nacionais de caráter permanente e regular, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, compostas pela Marinha, Exército e Aeronáutica e se dedicam à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem.
	
	O regime jurídico do militar é composto, somente, por normas aplicáveis aos servidores públicos.
	
	Quando da posse em cargo ou emprego público civil, se este for permanente, o militar será levado à condição de "agregado", não sendo transferido para a reserva.
	
	O serviço militar é obrigatório para todos os brasileiros, exceto para as mulheres e para os eclesiásticos, em tempos de paz. Porém, mesmo em casos de mobilização, estes indivíduos não poderão receber encargos relacionados à defesa nacional.
	Respondido em 16/11/2019 21:07:18
	
Compare com a sua resposta: Monarquia - Governo de indivíduos que se materializa no monarca ou rei, o representante. Características: irresponsabilidade política do monarca; hereditariedade do poder; vitaliciedade. República - Governo de todos, o titular da soberania é o povo. Características: responsabilidade política do governante; eletividade; temporariedade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710587771)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNDATEC/ Agente Penitenciário/RS/2014) Qual destinação da Polícia Federal está INCORRETA, dentro das atribuídas pela Constituição Federal?
		
	
	Apurar infrações penais em detrimento de bens, serviços e interesses da União.
	 
	Executar atividade de defesa civil.
	
	Exercer as funções de polícia de fronteiras.
	
	Exercer as funções de polícia marítima.
	
	Exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.