Buscar

Teorias da aquisição da linguagem

Prévia do material em texto

*
*
Margarete T. A. Costa
Principais teorias/abordagens da Aquisição da Linguagem 
*
*
Final da década de 1950 - a aprendizagem da linguagem seria fator de exposição ao meio e decorrente de mecanismos comportamentais como estímulo – resposta - reforço. 
O empirismo: A teoria behaviorista
*
*
Para Skinner, aprender a língua materna não seria diferente, em essência, da aquisição de outras habilidades e comportamentos, como andar de bicicleta, dançar, já que ao longo do tempo, haveria um acúmulo de comportamentos verbais. 
*
*
Imagine a situação de uma criança que vê a mãe e quer sair do berço (estímulo). Ela começa a chorar (resposta). Caso a mãe a retire do berço, ela está reforçando positivamente o comportamento da criança, isto é, a criança aprende que para sair do berço deve chorar. Se, por outro lado a mãe não atender a criança (reforço negativo), esta aprenderá que não é chorando que vai conseguir sair de lá. 
*
*
Para Skinner, o mesmo princípio é usado para o aprendizado da língua. Imagine que a criança vê a mamadeira (estímulo) e diz papá. Se ela conseguir com isso que lhe deem a mamadeira, será reforçada positivamente, aprenderá que quando quiser comida deve dizer papá. 
*
*
O racionalismo:
Noam Chomsky e a hipótese do inatismo
Como produzimos frases que nunca foram proferidas?
Como entendemos frases cuja referência não se encontra no contexto em que são produzidas?
Como as crianças aprendem a falar tão rapidamente? 
*
*
Para Chomsky e seguidores
Existe uma Gramática Universal, que é uma matriz biológica responsável pela grande semelhança entre as línguas e pela rapidez com que as crianças aprendem a falar.
O meio cumpriria o papel de acionar o dispositivo responsável pela aquisição da língua.
*
*
As crianças aprendem a falar rapidamente porque, na verdade, já nascem dotadas de um dispositivo inato de aquisição de linguagem.
A criança fica exposta a uma fala fragmentada, repleta de frases incompletas, mas é capaz de internalizar num tempo muito curto a gramática de uma língua devido a este dispositivo inato, que aciona o conhecimento linguístico prévio geneticamente herdado. 
*
*
Na idade certa, o dispositivo será acionado e ela começará a falar. As crianças criam palavras, fazem analogias, falam frases inéditas ainda muito cedo. Além disso, com 4 ou 5 anos já utilizam praticamente todas as estruturas gramaticais de sua língua. 
*
*
Os geraltistas
Questionam a forma como as crianças adquirem os elementos linguísticos. 
*
*
Para eles, existem o As categorias lexicais – que são os substantivos, os verbos, os adjetivos e as preposições; o As categorias funcionais – que são os instrumentos gramaticais das línguas, como os artigos, os pronomes, as conjunções e os advérbios, além das categorias gramaticais de número, gênero, caso, pessoa, tempo, etc. 
*
*
O professor não pode abdicar de sua responsabilidade como formador de leitores e precisa demonstrar que o gosto se altera e que a identificação é uma, e apenas uma, das maneiras de se sentir ligado ao texto lido.
*
*
*
*
Hipóteses
Hipótese maturacional 
Existem diferentes fases para a aquisição de linguagem e a passagem de uma fase para outra é determinada pela maturação do organismo.
Existe uma ordem na configuração da GU que determina que as categorias lexicais surjam antes das categorias funcionais.
*
*
Fases de aquisição de linguagem
*
*
Fase pré-linguística 0 a 12 meses Gestos e balbucios 
Fase de uma palavra de 12 a 18 meses
Desenvolvimento dos sistemas lexicais Nesta fase surgem as flexões nominais e a fixação dos parâmetros de ordem das palavras. 
*
*
Fase multivocabular tardia (fase funcional) de 24 a 30 meses Presença dos sistemas funcionais. Essa fase só é atingida quando a criança dominou totalmente os sistemas lexicais. 
*
*
Ex. Fala de uma menina brasileira com menos de 2 anos a) Neném ta mexendo mimédio de vovô. b) Casa de poquinho. c) Panta de vovó. d) Coocá na cama. e) Carro é minha. f) Mamãe abe, mamãe. Abiu. Esse abe não, abe não? 
*
*
O cognitivismo O cognitivismo vincula a linguagem à cognição.
a aquisição e o desenvolvimento da linguagem são processos derivados do desenvolvimento do raciocínio na criança. 
*
*
Piaget, assim como Vygotsky 
Não está interessado na aquisição da linguagem, mas na relação linguagem/pensamento. 
*
*
O sujeito constrói estruturas (conhecimento) com base na experiência com o mundo físico, ao interagir e ao reagir biologicamente a ele, no momento dessa interação. 
*
*
Não basta que a criança esteja apenas “exposta” à interação social, ela deve também estar “pronta”, no que se refere à maturação, desenvolver o(s) estágios necessário(s) para compreender o que a sociedade tem para lhe transmitir: 
*
*
sensório-motor - 0 a 18/24 meses, que precede a linguagem
pré-operatório - 1ano e meio-2 anos a 7-8 anos, fase das representações, dos símbolos
operatório-concreto -7-8 a 11-12 anos, estágio da construção da lógica
operatório-formal - 11-12 anos em diante, fase em que a criança raciocina, deduz, etc
*
*
*
*
Para Piaget, são 2 as categorias de linguagem:
egocêntrica – as conversações das crianças são egocêntricas ou centralizadas (fala consigo mesma), não o objetivo de comunicar nem levam em consideração a presença de um interlocutor, quando é o caso, pois não há função social nelas.
socializada – nessa fase a criança passa a interagir, por meio de perguntas, respostas, ameaças, etc.
*
*
Apesar de mencionar esse aspecto social, Piaget não levou em conta o papel do outro nesse processo de aquisição/desenvolvimento da linguagem infantil, pois para ele a maturação (estágios) acontece de forma individual. 
*
*
(Socio)Interacionismo 
Tal teoria baseia-se na interação verbal, no diálogo da criança com o adulto.
Nesse sentido, o desenvolvimento da linguagem e do pensamento tem origens sociais, externas, nas trocas comunicativas entre os dois interlocutores. 
*
*
Para Vygotsky 
todo conhecimento se constrói socialmente, pela aprendizagem nas relações com os outros.
*
*
O adulto tem um papel fundamental no processo de aquisição da linguagem, funcionando enquanto regulador/medidor de todas as informações que as crianças recebem do meio.
Essas informações são sempre intermediadas pelos que as cercam, e uma vez recebidas, são reelaboradas num tipo de linguagem interna, individual.
É desse modo que a criança se desenvolve na interação com o outro e aprende com ele (adulto) aquilo que em breve ela será capaz de fazer sozinha. 
*
*
*
*
A aquisição da habilidade depende da instrução dada pelo adulto no momento em que a criança se encontra na chamada Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), i.e, uma fase de transição entre aquilo que ela é capaz de fazer sozinha e o que ainda não é capaz de realizar por si só, mas pode fazê-lo com o auxilio de alguém mais experiente, como a mãe, o professor, outros adultos, colegas mais velhos, etc. 
*
*
Para Vygotsky, a criança também deve passar por um processo de desenvolvimento das operações mentais e, para tanto, propõe fases.
Os primeiros sons do bebê são dissociados do pensamento; essa união só acontece por volta dos 2 anos, quando a fala assume uma função simbólica e organizadora do pensamento. 
*
*
*
*
É nessa idade também que as estruturas construídas externamente pela criança são internalizadas em representações mentais. 
A fala, resultante da internalização da ação e do diálogo, servirá de suporte para que a criança comece a controlar o ambiente e o próprio comportamento. 
*
*
Piaget e Vygotsky – insistiram no aspecto cognitivo como fator determinante para o desenvolvimento da linguagem da criança. Diferença – Para Piaget -> trata-se de um processo individual, i.e., a criança passaria sozinha pelo processo de internalização;Para Vygotksy -> a fala (egocêntrica) da criança é essencialmente social, depende da reação das outras pessoas e tende a se internalizar. 
*
*
Esta apresentação demonstra os novos recursos do PowerPoint e é visualizada com melhor resolução no modo Apresentação de Slides. Esses slides foram projetados para fornecer a você idéias excelentes de criação de apresentações no PowerPoint 2010.
Para obter mais exemplos de modelos, clique na guia Arquivo e, na guia Novo, clique em Exemplos de Modelos.
*
*

Continue navegando