Buscar

Hanseníase Transmissão

Prévia do material em texto

Hanseníase Transmissão
Acredita-se transmissão da Hanseníase através da inalação de bacilos, por gotículas da fala que são inalados por outras pessoas penetrando no organismo pela mucosa do nariz (tosses e espirros) outra possibilidade é por contato intimo e prolongado de pessoas suscetíveis com indivíduos multibacilares que ainda não foram submetidos ao tratamento especifico. Daí a importância do exame dos familiares do doente com hanseníase.
A melhor forma de cessar a transmissão é o diagnóstico e tratamento precoce. Quando a pessoa doente inicia o tratamento quimioterápico, ela deixa de ser transmissora da doença, pois as primeiras dose matam os bacilos , torna-os incapazes de infectar outras pessoas.
A hanseníase apresenta longo período de incubação, ou seja, tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção. Geralmente, é em média de 2 a 7 anos. Há referências com períodos mais curtos, de 7 meses, como também mais longos, de 10 anos. 
Considerado de baixa patogenicidade, pois apenas uma pequena parcela dos indivíduos supostamente infectados desenvolve a moléstia,cerca de 90% da população tem defesa contra a doença . Não se sabe ao certo se, em algum momento entre o contato com o bacilo e a enfermidade, o indivíduo assintomático se torna "bacilífero" e participa da cadeia de transmissão da hanseníase .
“Pacientes em Colônias”
Pergunta:
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o  Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade), qual é a fonte de infecção dessa doença?
A ) Fontes de infecção são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam a bactéria em seu tubo digestivo,
B) O homem é reconhecido como a única fonte de infecção, embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados — o tatu, o macaco mangabei e o chimpanzé.
C) A fonte de infecção dessa doença são os ratos, o homem e o tatu.

Continue navegando