Buscar

aula do dia 14 de fevereiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Processual Penal II
Da prova pericial: previsão legal, art 158/184 CPP
- É a prova mais valiosa no processo penal
- Exame de corpo de delito: é a perícia realizada pela polícia judiciária (civil e federal, e possível a cooperação entre os mesmo.
> Exceção: em algumas situações a policia militar quando é conduzida por questão de segredo de estado, incluindo o corpo de bombeiros, quando ocorre crimes propriamente militares pode pedir auxilio e cooperação.
> Finalidade do exame: buscar provas que demonstre autoria e materialidade do crime
> “Corpo de delito”: é o objeto/local em que sera efetuada a perícia, é necessário o isolamento do local onde ocorreu um crime. Corpo é levado e analisado no IML devido aos equipamentos técnicos necessário não se encontrarem no local.
> O exame/perícia poderá ser 
1. direta: obrigatoriamente quando o crime deixar vestígios (são quaisquer elementos matérias deixado na cena do crime
1. indireta: quando o crime não deixar vestígios, nesse caso a prova testemunhal poderá suprir (art 167 cpc, interpretação art 158 cpc) (ex: caso elisa samudio, conjunto probatório – de provas, contra o bruno foi muito alto)
- A confissão do acusado não poderá suprir a ausência do exame do corpo de delito (art 199), pois por si só não é elemento para que o Juiz condene.
> Momento para efetuar a perícia: deverá ser efetuada imediatamente ou a qualquer tempo (qualquer dia e qualquer hora), para evitar a perda dos vestígios, aquele que limpa ou interfere responde por crime de adm publica, adulteração da cena do crime, os obj em relação do crime podem ser retirados com autorização da policia.
Perito: especialista na área, objeto da perícia, poderá ser oficial, aquele aprovado em concurso público de provas e títulos, quando o perito oficial basta um (antes era necessário 2, hoje com o 159 cpp ,caput, quando oficial so basta um) único perito para realizar a pericia oficial, possui fé pública. Perito não oficial (louvado) é aquele que não efetuou concurso, é nomeado pelo Estado para realizar a perícia pois no local não existe perito oficial. (paragrafo 1, art 159), Neste caso é necessário 2 peritos, de preferência (não obrigatório) com curso superior na área da pericia.
Assistência de peritos: as partes poderão indicar, perito do estado (policia) > MP E DEFESA, poderão indicar.
>> Cabe suspeição: caso haja interesse particular
>> Perícia particular: pode ser contratado para emitir laudo para constatar a pericia oficial, o pagamento é feito pelo interessado, tem peso relativo. Essa pericia oferece mais recursos ($) do que a do Estado.
Documentos da perícia: 
Quesitos: perguntas do perito com as respostas de forma objetiva. (Ex: sim ou não). Se tiver duvida e desqualificado, impossível definir, não pode oferecer opinião pessoal.
Laudo: emitido para concluir o trabalho, é uma resposta conclusiva, os peritos serão ouvidos em qualquer fase do processo, preferencialmente na AIJ, ou no plenário do júri. Prestarão o serviço de dizer a verdade no que for perguntado. Crime contra vida é ouvido no plenário, caso mente responde por crime e perde o cargo.
Art. 400. Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 deste Código, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado. (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).
§ 1o As provas serão produzidas numa só audiência, podendo o juiz indeferir as consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatórias. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008). 
§ 2o Os esclarecimento
Exames periciais:
 grafotécnicos (grafia),
 papiloscopia (impressões digitais), 
exame de DNA (colheita de material genético, lei nova de banco de dados genéticos dos que forem condenados para caso reincida seja identificado), 
necropsia/autopsia (examinação de cadáver para avaliar e determinar causa da morte, lei exige que deve ocorrer somente 6 horas caso houver dúvida da morte, confirmada pelo medico pode ocorrer)
exumação: desenterramento do corpo, quando gera duvida sobre a causa mortis 
perícia ambiental
perícia informática
pericia contábil
pericia psiquiátrica
pericia financeira, etc.
Espécies de pericia:
Deduzente: o perito aprecia determinado fato
Precipiende: apenas descreve o fato
Intríseca: toda vez que tiver por objeto a materialidade da infração (Ex: necropsia)
Extrínseca: analise de elementos externos (Ex: faca/arma)
Vinculatoria: obriga o acompanhamento do juiz
Liberatoria: elemento de prova que não vincula o juiz
Elementos da pericia:
Iniciação: portaria > inicia- se o inquérito e abre a investigação, assim tendo informações do ocorrido os peritos comparecem ao local
Realização: recolher e analisar o material
Corporificação: aquilo que foi colhido e necessário emitir o laudo, e a materialização por meio da peça técnica > laudo.

Outros materiais