Buscar

PIM III - DEFINITIVO

Prévia do material em texto

UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE LAN PARA CAFETERIA
POLO MARQUES
2019
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA LAN PARA CAFETERIA
NOME: Carlos Henrique Gruthner Junior
RA: 1911504
NOME: José Alexandre da Costa Galvão
RA: 1911891
NOME: Maicon Camilo
RA: 1909398 
NOME: Uellington de Jesus Pinto
RA: 1918744
NOME: Vinicius Pormann Barroso 
RA: 1937070
NOME: Willian Santos Silva 
RA: 1914001
CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
SEMESTRE: 2º
POLO MARQUES
2019
RESUMO
Os grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo, concentram um maior número de pessoas em trânsito. A população que trabalha, estuda ou circula na região comercial, além de turistas que visitam a cidade demandam serviços de internet. Diante desse cenário, os cybercafés se posicionam como estruturas sofisticadas, agradáveis, requintadas e confortáveis aos clientes, além de oferecerem cafés especiais, disponibilizam acesso gratuito à rede de internet wireless no local. Neste contexto, abordou-se neste projeto de pesquisa a implantação de uma LAN para cafeteria com apresentação dos equipamentos utilizados, meios físicos, endereços IP e servidores nas unidades comerciais da Cafeteria Essência e Sabor do Café, além dos cálculos dos custos e dos aspectos éticos e legais referentes ao uso da internet na cafeteria.
 
 
Palavras-chaves: Lan. Redes. Cybercafé. Cafeteria. Café.
ABSTRACT
Large urban centers, such as the city of São Paulo, concentrate a larger number of people in transit. The population that works, studies or travels in the commercial region, besides tourists visiting the city, demand internet services. Faced with this scenario, cyber cafes are positioned as sophisticated, pleasant, refined and comfortable for customers, as well as offering specialty coffees and free access to the on-site wireless internet. In this context, this research project addressed the implementation of a cafeteria LAN with the presentation of the equipment used, physical means, IP addresses and servers in the Cafeteria Essência and Sabor do Café business units, as well as cost and ethical aspects calculations. and legal regarding internet use in the coffee shop.
Key-words: Lan. Network. Cyber cafes. Coffee Shop. Coffee. 
	
	
	
	
	
	
1 INTRODUÇÃO
Pensando no bem-estar dos seus clientes e em buscas de novos atrativos para conquistar ainda mais a liderança do ramo cafeteiro, a empresa Essência e Sabor do Café, com sua matriz localizada na Avenida Paulista, possui 19 unidades de negócios na Grande São Paulo.
Sem ferir os direitos da cidadania e da ética, pois segundo Santana (2015) a ética empresarial tem que agir junto com os princípios morais e éticos aceitos pela sociedade. A empresa conta com uma quantidade de suficiente de funcionários respeitando a normas estabelecidas Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) através do revezamento dos funcionários, o atendimento aos seus clientes é de ótima qualidade. 
Além do seu café de uma excelência qualidade o empreendimento conta com uma rede de internet estruturada, moderna e potente, para que toda as informações de pedidos e transferência de dados sejam mais rápidas possível, sendo assim, além da utilização dessa rede a empresa dá condições a todos os clientes a navegarem em rede sociais e demais sites em velocidade incrível com toda a segurança possível aos usuários, pois acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania.
2 CYBERCAFÉ
Um cybercafé pode se configurar em um estabelecimento que tem como atividade principal o oferecimento de serviços e equipamentos para atividades relacionadas ao acesso à internet - como locação de computadores com acesso à internet, disponibilização de pontos de acesso para notebooks e o mais comum, a cobertura de internet wireless, rede sem fio para acesso dos dispositivos próprios dos clientes do cybercafé – com serviços agregados de cafeteria. 
Neste contexto, tomamos como referência, como parte do Projeto de pesquisa para implantação de uma LAN nas unidades comerciais, a Cafeteria Essência e Sabor do Café, fundada em 1993 na cidade de São Paulo, na Av. Paulista, no bairro Bela Vista. No início, o estabelecimento contava com apenas uma unidade de negócios com 40 m², atendendo a demanda de clientes que trabalhavam e residiam na região. Hoje possui 19 unidades espalhadas pela Região Metropolitana de São Paulo. 
Atualmente as unidades de negócio funcionam das 08h às 22h diariamente, com revezamento 5x1, ou seja, a cada 5 dias trabalhados o funcionário tem um de folga, sendo um domingo de folga por mês. De acordo com a CLT, a jornada de trabalho é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. As equipes são compostas por:
05 Operadores de caixa
10 Atendentes e operadores de vendas. 
10 Baristas/funcionários da cozinha. 
05 Funcionários dedicados aos serviços gerais. 
01 Gerente de vendas 
03 Coordenadores de atendimento. 
Na matriz, além da unidade de negócios, está situada toda administração da empresa, contando com as áreas de recursos humanos e departamento pessoal, financeiro, criação, TI, operação e administrativa. Todas as unidades de negócios estão preparadas para atender pessoas com deficiência, com infraestrutura adequada para cadeirantes, funcionários que conhecem e praticam a linguagem brasileira de sinais e cardápios em braile.
3 REDE DADOS
	Para interligar os hosts, utilizamos uma rede de dados cabeada para os mesmos interagirem entre si, possibilitando a transferência de arquivos e acesso à internet.
3.1 Estrutura Física
	Na montagem da rede, utilizamos cabeamento estruturado, contendo cabos de par trançado sem blindagem (UTP) CAT-5e, por ser mais utilizada pelo mercado e com baixo custo. Para a infraestrutura utilizamos o Router CISCO 1841, para criarmos a interface de rede, tanto para a rede local (utilizada para os equipamentos do estabelecimento), quanto para a rede wireless, que será utilizada pelos clientes para acesso à internet.
	Para a distribuição da rede utilizamos dois Switch Cisco 2950-24. Utilizamos um para o departamento administrativo, onde fica a gerencia e coordenação, e o outro no salão de vendas, para interligar os terminais de atendimento e computadores dos baristas a rede. Estes equipamentos serão postos em um rack de parede, para melhor armazenamento e segurança.
	O acesso a rede sem fio será servido por um Access Point, ele estará ligado diretamente ao Router, de forma que, não terá acesso a rede principal do estabelecimento, trazendo uma segurança a mais contra invasões.
	Tabela 1 – Equipamentos de Rede
	Descrição
	QTDE.
	
	Router Cisco 1841
	1
	
	Switch Cisco 2950-24
	1
	
	Firewall Cisco ASA 5505
	1
	
	Servidor PowerEdge R440, 1 HD Hot Plus 1TB, 8GB Ram
	1
	
	Access Point Cisco Wireless N Com Antenas Internas
	1
	
	Rack Parede Standard 19 4U P470 CWB METAL
	1
	
	Cabo LAN Furukawa CAT 5E CMX Azul Soho Plus 305m
	2cx
	
	Conector RJ45 Macho CAT.5E
	-
	
	Conjunto de Tomada RJ45 (cat. 5E)
	-
	
	
	
	
3.2 Estrutura lógica
	A topologia escolhida para a montagem da rede foi a estrela. Por ser a mais adequada e com melhor aproveitamento dos recursos de rede.
	Nesta rede trabalharemos com dois IPs diferentes, pois um será utilizado para a rede local, interligando as estações de trabalho, multifuncional e smart tvs. Já o outro número de IP será apenas para a rede WIFI, a utilizamos desta forma, pois, esta rede será utilizada pelos clientes para acesso à internet; se mantivéssemos todos integrados a mesma rede, poderíamos sobrecarregar e/ou causar interferências.
Figura 1 – Estrutura Lógica da Rede
Fonte: Autoria Propria
3.3 Equipamentos de informática
	Paraa área de trabalho serão utilizados duas maquinas para a gerencia e coordenação, duas para os baristas e duas fazer a frente de caixa, sendo estas últimas, utilizando monitores touchscreen, para melhor manuseio e agilidade para a entrega ao cliente. Para os atendentes, também serão disponibilizados dois tablets, para poder recolher com mais agilidade os pedidos na fila.
	Abaixo estará listado todos os equipamentos que estarão no ambiente de trabalho:
	Tabela 2 – Equipamentos de informática
	Descrição
	QTDE.
	
	Desktop Empresarial Dell Optiplex 3070 Micro-u20 9ª Geração Intel Core I3 4gb 500gb Linux
	6
	
	Kit Teclado e Mouse Microsoft Wired 600 Preto
	6
	
	Teclado PDV Smak 44 Teclas USB sem display
	2
	
	Monitor LED 19,5" LG 20M37AA-B.AWZ
	2
	
	Monitor Touch Screen 15' TM-15 - Bematech
	4
	
	Gaveta de Dinheiro Automática Bematech GD-56 (Preta)
	2
	
	Leitor Código de Barras Manual Imager Datalogic TD1100
	2
	
	Impressora Térmica não Fiscal Bematech MP-4200 TH
	2
	
	Multifuncional Samsung ProXpress M4070, Laser, Mono, 110V - SL-M4070FR
	1
	
	PIN Pad Gertec PPC 930 USB
	2
	
	Nobreak SMS NET4+ 1500VA Bivolt - 27296
	3
	
	
	
	
4 PRINCÍPIOS DA ÉTICA E LEGISLAÇÃO PARA INTERNET
Atualmente é muito comum o acesso à internet sem o uso de fio (Wi-Fi). Trata-se de uma abreviação de wireless fidelity (“fidelidade sem fio”) (Exame, 2018; Jornal Carta Forense, 2019 e Folha Certa, 2019). É uma tecnologia de comunicação sem o uso de cabos. Esse sistema de acesso à internet pode ser usado de forma restrita, por exemplo, no ambiente doméstico; ou de forma ampla, como no caso de empresas que fornecem esse serviço aos seus clientes e/ou colaboradores, como é o caso da cafeteria Essência e sabor do café que por sua vez além do serviço de cafeteria é um ponto para trabalhadores remotos utilizarem o serviço de internet enquanto degustam de outros sabores.
Para falarmos da responsabilidade de quem fornece acesso à internet a terceiros por meio de Wi-Fi é indispensável analisarmos o que dispõe o Marco Civil da Internet (MCI).
4.1 Responsabilidade para quem fornece acesso à internet
No art. 3º a disciplina do uso da internet no Brasil temos os seguintes princípios:
I - Garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal;
II - Proteção da privacidade;
III - Proteção dos dados pessoais, na forma da lei;
IV - Preservação e garantia da neutralidade de rede;
V - Preservação da estabilidade, segurança e funcionalidade da rede, por meio de medidas técnicas compatíveis com os padrões internacionais e pelo estímulo ao uso de boas práticas;
VI - Responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades, nos termos da lei;
VII - Preservação da natureza participativa da rede;
VIII - Liberdade dos modelos de negócios promovidos na internet, desde que não conflitem com os demais princípios estabelecidos nesta Lei.
Diante deste art. 3º a cafeteria Essência e sabor do café garante aos seus clientes um ambiente para uso de internet seguro e todos os direitos assegurados em lei.
4.2 Direitos e garantias dos usuários
No art. 7º O acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, vejamos alguns dos direitos assegurados ao usuário: 
I - Inviolabilidade da intimidade e da vida privada, sua proteção e indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
II - Inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet, salvo por ordem judicial, na forma da lei;
III - Inviolabilidade e sigilo de suas comunicações privadas armazenadas, salvo por ordem judicial;
Assim sendo a cafeteria Essência e sabor do café através de um provedor de internet de segurança, disponibiliza a seus clientes um ambiente seguro para navegação. Independentemente do número de internautas que estejam acessando a internet pelo roteador Wi-Fi, para o provedor de acesso será considerada uma única conexão identificada pelo mesmo IP. Por isso, compartilhar o acesso à web por Wi-Fi nada mais é do que fazer o compartilhamento do IP atribuído pelo provedor de acesso. 
Entretanto, o roteador Wi-Fi atribui “IP’s” internos que podem ser utilizados pelo usuário titular do modem para individualização dos internautas. De tal forma, quando quaisquer dispositivos desejar acessar a internet, o roteador entende qual dispositivo pediu o acesso e o que ele deseja, e assim guarda seu endereço IP. 
Em seguida, transmite o pedido ao modem que, por já estar conectado ao provedor de acesso, tem condições de acessar informações contidas em qualquer servidor do mundo conectado à rede. Por isso, o usuário empresarial ou doméstico não é responsável pela conexão à internet em si, pois ele depende de um provedor que forneça a ele um endereço IP que permita seu modem acessar à internet.
Tão importante é o fato de que quando o internauta utiliza em seu ambiente um dispositivo que se conecta a uma rede local, usando fios ou não, ele não está se conectando diretamente à internet. Isso porque, o roteador, conforme as configurações de segurança que foram realizadas, pode exigir uma senha para conectar aquele dispositivo à rede local sem fio por ele formada para atribuir a ele um endereço IP válido naquela rede específica. Contudo, a conexão aqui não é feita à internet, mas apenas à rede local, sendo os endereços IP disponibilizados pelo roteador do usuário para os dispositivos (com ou sem fio) não permitem “por si só” o acesso à internet.
4.3 Sobre ilícitos na rede
 
Quando alguém utiliza do acesso à internet disponibilizado via Wi-Fi e acaba cometendo um ilícito? Para o provedor de acesso, o endereço IP que ficará registrado em seus controles é o atribuído ao modem daquele usuário titular da rede local. 
Para todos os usuários é recomendado recorrer ao auxílio de um especialista para configurar corretamente o acesso à rede sem fio. Sobretudo no caso de usuários que sejam empresas, e demais organizações, também é sugerido solicitar os serviços periódicos de uma consultoria em segurança de informações a fim de verificar os meios mais adequados para minimizar os riscos de incidentes desagradáveis.
Assim, aqueles que compartilham a senha do Wi-Fi, não são responsáveis se a lei e/ou o contrato não os obrigam. Do contrário, haveria um grande peso para efeitos de cadastramento de todos aqueles que pretendam utilizar-se do Wi-Fi daquele fornecedor. E, sendo isso inviável, o compartilhamento de Wi-Fi gratuito simplesmente tornar-se-ia escasso devido ao risco que isso possa representar. 
Se caso fosse atribuída responsabilidade a quem compartilha Wi-Fi, a este deveria ser dado o direito de vigiar o conteúdo do que está sendo acessado, postado, enviado, recebido, etc. pelo usuário. Mas isso seria inconcebível na relação da violação da privacidade.
4.4 Jornada de trabalho
Segundo pesquisa feita em um artigo do site Folha Certa citado nas referências bibliográficas a jornada de trabalho é o período que o funcionário passa no seu local de trabalho e está relacionada diretamente com escala de trabalho, diz respeito a uma rotina preestabelecida na qual os funcionários devem seguir uma determinada carga horária.
Esse período é estabelecido sob as normas registradas na CLT. Sendo assim o mais comum é que os trabalhadores executem suas funções durante 8 horas por dia e 44 horas semanais, e esses turnos podem ser distribuídos em várias escalas de acordo com a legislação brasileira.
É importante dizer que o tempo das refeições e a locomoção do funcionário até a empresa não estão incluídos nessa jornada.
4.4.1 Sobre intervalos
Os períodos de intervalo não podem ser negligenciados. Empresas que não cumprem esses termos podem sofrer punições estabelecidas nas leis trabalhistas, além de multas. São determinados os seguintes intervalos:
-15 Minutos para jornadas de 6 horas diárias;
-Mínimo de 1 hora e máximo de 2 horas para jornadas acima de 6 horas diárias;
-Todo tipo de escala o funcionário temdireito de no mínimo 24 horas consecutivas de descanso semanal remunerado.
Outro aspecto importante é que entre uma jornada e outra d trabalho, tem que ter no mínimo 11 horas consecutivas de descanso segundo a CLT, e em uma jornada de trabalho ininterrupta de revezamento a carga horaria máxima permitida é de 6 horas.
Sendo assim logo abaixo veremos agora duas tabelas referente a carga horária e escala de trabalho dos funcionários da cafeteria Essência e sabor do café onde teremos:
E = Entrada
S = Saída
Figura 2 – Quadro de horários funcionários
Fonte: Autoria própria
Figura 3 – Quadro de horários funcionários aos sábados
Fonte: Autoria Própria
5 MATEMATICA PARA COMPUTAÇÃO
5.1 Custos
Com base no conteúdo da disciplina de Matemática para Computação, apresentamos abaixo os cálculos dos custos para implementação da LAN de todas as unidades de negócios da cafeteria:
5.1.1 Frente de caixa:
	Tabela 3 – Equipamentos frente de caixa:
	Descrição
	Valor
	
	Desktop Empresarial Micro-u20 9ª Geração Intel Core I3 4gb 500gb Linux.
	R$ 1.897,00
	
	Monitor Touch Screen 15' TM-15 - Bematech
	R$ 2.120,00
	
	Nobreak SMS NET4+ 1500VA Bivolt - 27296
	R$ 798,90
	
	Impressora Térmica não Fiscal Bematech MP-4200 TH
	R$ 559,00
	
	Leitor Código de Barras Manual Imager Datalogic TD1100
	R$ 329,00
	
	Gaveta de Dinheiro Automática Bematech GD-56 (Preta)
	R$ 159,00
	
	Teclado PDV Smak 44 Teclas USB sem display
	R$ 380,00
	
	Kit Teclado e Mouse Microsoft Wired 600 Preto
	R$ 154,00
	
	PIN Pad Gertec PPC 930 USB
	R$ 750,50
	
	
	
	
	TOTAL
	R$ 7.145,39
	
O valor de um terminal para caixa custa R$ 7.145,39, neste caso, como o a cafeteria irá precisar de dois terminais, o valor será R$ 7.145,39 x 2 = R$ 14.290,78.
5.1.2 Computador para a coordenação de atendimento e gerência da Loja:
	Tabela 4 – Equipamentos gerência e coordenação:
	Descrição
	Valor
	
	Desktop Empresarial Micro-u20 9ª Geração Intel Core I3 4gb 500gb Linux.
	R$ 1.897,00
	
	Monitor LED 19,5" LG 20M37AA-B.AWZ
	R$ 360,00
	
	Nobreak SMS NET4+ 1500VA Bivolt - 27296
	R$ 798,90
	
	Kit Teclado e Mouse Microsoft Wired 600 Preto
	R$ 154,00
	
	
	
	
	TOTAL
	R$ 3.206,90
	
Para a montagem do computador utilizado pela Coordenação de atendimento e Gerência, nestas duas seções foi de R$ 6.413,80. O custo total foi encontrado assim: computador da Coordenação e computador da Gerência (valor total x 2).
5.1.3 Computador para barista e funcionários da cozinha:
	Tabela 5 – Equipamentos baristas:
	Descrição
	Valor
	
	Desktop Empresarial Micro-u20 9ª Geração Intel Core I3 4gb 500gb Linux.
	R$ 1.897,00
	
	Monitor Touch Screen 15' TM-15 - Bematech
	R$ 2.120,00
	
	Nobreak SMS NET4+ 1500VA Bivolt - 27296
	R$ 798,90
	
	Kit Teclado e Mouse Microsoft Wired 600 Preto
	R$ 154,00
	
	
	
	
	TOTAL
	R$ 4.969,90
	
	Os computadores que estão funcionando na área do barista e com os funcionários da cozinha, cada custou R$ 4.969,90, sendo assim como a cafeteria precisará de 2 computadores, logo o custo total será 4.969,90 x 2 resultando em R$ 9.939,80.
5.1.4 Demais aparelhos elétricos e/ou eletrônicos:
	Tabela 6 – Demais equipamentos:
	Descrição
	Valor
	
	Smart TV LED 50” 4K
	R$ 1.756,55
	
	Multifuncional Samsung ProXpress M4070, Laser, Mono, 110V
	R$ 1.634,90
	
	Smartphone Android 9.0, octa-core, 2gb ram e tela de 5,7”
	R$ 584,10
	
	
	
	
	TOTAL
	R$ 3.975,55
	
	Na cafeteria além dos computadores acima, possui 02 Smart TVs, o custo unitário é 1.756,55, sendo assim as duas custou R$ 3.513,10. O valor da impressora é R$ 1.634,90. Já Smartphones para todos os atendentes e operadores de caixa é 2 unidades, nesse contexto o custo é de R$ 1168,20. Todos os cálculos utilizados acima foi: valor do produto x quantidade.
5.1.5 Rede local:
	Tabela 7 – Equipamentos de Rede
	Descrição
	Valor
	
	Router Cisco 1841
	R$ 450,00
	
	Switch Cisco 2950-24
	R$ 2804,15
	
	Access Point Cisco Wireless N Com Antenas Internas
	R$ 2899,90
	
	Rack Parede Standard 19 4U P470 CWB METAL
	R$ 197,57
	
	Cabo LAN Furukawa CAT 5E CMX Azul Soho Plus 305m
	R$ 460,90
	
	Conector RJ45 Macho CAT.5E
	-
	
	Conjunto de Tomada RJ45 (cat. 5E)
	-
	
	Firewall Cisco ASA 5505
	R$ 7.369,20
	
	Servidor PowerEdge R440, 1 HD Hot Plus 1TB, 8GB Ram
	R$8.499,00
	
	
	
	
	TOTAL
	R$ 22.680,72
	
	Para rede local, a empresa possui um router custando R$ 450,00, dois switches no valor total de R$ 5.608,30, um access point de R$ 2899,90, um servidor de R$ 8.499,00 e um firewall de R$ 7.369,20. O cabo UTP utilizados na rede de cafeteria foram necessários 3 caixas, sendo assim o valor gasto foi de R$ 1.382,70 (460,90 x 3).
5.1.6 Área administrativa da matriz:
	Tabela 8 – Equipamentos área administrativa matriz:
	Descrição
	Valor
	
	Desktop Empresarial Micro-u20 9ª Geração Intel Core I3 4gb 500gb Linux.
	R$ 1.897,00
	
	Monitor LED 19,5" LG 20M37AA-B.AWZ
	R$ 360,00
	
	Nobreak SMS NET4+ 1500VA Bivolt - 27296
	R$ 798,90
	
	Kit Teclado e Mouse Microsoft Wired 600 Preto
	R$ 154,00
	
	
	
	
	TOTAL
	R$ 3.206,90
	
	Na área administrativa da empresa matriz, todos os setores irão utilizar o mesmo padrão de computadores, sendo assim: RH e departamento de pessoal (2 PCs), financeira (1 PC), criação (2 PCs), TI (2 PCs), operação (1 PC) e administrativa (1 PC), totalizando 9 computadores, resultando em R$ 28.862,10.
5.1.7 Valor padrão com as empresas filiais e matriz
	
	Tabela 9 – Valores para montagem da cafeteria
	QTDE.
	Descrição
	Valor Total
	
	02
	Frente de caixa
	R$ 14.290,78
	
	02
	Gerência e Coordenação
	R$ 6.413,80
	
	02
	Baristas
	R$ 9.939,80
	
	02
	Smart TVs
	R$ 3.513,10
	
	01
	Multifuncional
	R$ 1.634,90
	
	02
	Smartphones
	R$ 1.168,20
	
	01
	Equipamentos para rede
	R$ 22.680,72
	
	
	
	
	
	TOTAL
	
	R$ 59.641,30
	
4.1.8 Valor dos equipamentos da área administrativa da matriz:
	
	Tabela 9 – Valores para montagem da cafeteria
	QTDE.
	Descrição
	Valor Total
	
	10
	Estações de trabalho para adm matriz
	R$ 28.862,10
	
	
	
	
	
	TOTAL
	
	R$ 28.862,10
	
	Para calcularmos o custo total da implementação da rede e dos recursos tecnológicos, utilizamos o sistema de função, pois através dela podemos compreender como as variáveis se relaciona entre si, conforme salienta OLIVEIRA (2014, p.37) “[...] o conceito de função é um dos mais importantes na Matemática e é uma ferramenta poderosa nos processos de modelagem de problemas, ou seja, entender como as variáveis estão relacionadas entre si. Nesse sentido utilizamos a seguinte formula: 
	Nessa formula atribuímos as seguintes especificações: f(c) é função custo, atribuímos a X o valor de gasto padrão, Y a quantidade de cafeteria (filial + matiz) e a Z o valor dos equipamentos da área administrativa da matriz.
	Com base no cálculo da função custo, podemos observar que o custo para a implementação dos recursos tecnológicos de boa qualidade nas cafeterias Essência e Sabor do Café teve um custo de R$ 1.162.046,80.
6 CONCLUSÃO
Neste Projeto Integrado Multidisciplinar apresentou-se um projeto para implantação de uma LAN para uma rede de cafeteria com 19 unidades na região metropolitana de São Paulo, abordando desde equipamentos utilizados, meios físicos, além de cálculos de custos e aspectos éticos e legais para internet.
A rede irá interligar todos os hosts e equipamentos utilizando cabeamento estruturado com cabos de par trançado sem blindagem (UTP) CAT-5e que é o mais utilizado e de menor custo, além de Router para interface, Switchs para distribuição da rede e um Access Point ligado ao Router para rede sem fio com mais segurança a invasões. A topologia lógica em estrela foi escolhida por aproveitar melhor os recursos de rede. Dois IPs estarão separando a rede local de trabalhoe a rede sem fio para clientes, trazendo menor risco de sobrecarga e interferências.
Na questão ética e legal foram abordados artigos e leis de responsabilidade para quem fornece internet a terceiros, para isso foi analisado o Marco Civil da Internet (MCI), garantindo assim desde a proteção à privacidade, proteção à dados pessoais na forma da lei, e todos os direitos essenciais para o exercício de cidadania. As normas da CLT asseguram os direitos dos funcionários na questão de Jornada de trabalho, intervalos e escala de horários de revezamento.
Para o cálculo de custo foram feitos levantamentos de todos os equipamentos utilizados na unidade de vendas e na administração da cafeteria, após isso o cálculo do custo nas 19 unidades de vendas mais a administração se chegou a um montante de R$ 860.551,00.
Diante deste quadro foi concluído o projeto de uma Lan para 19 unidades de vendas e um setor administrativo, utilizando equipamentos de qualidade com custos dentro do orçamento, garantindo um ambiente de trabalho agradável para os funcionários e clientes e uma rede fluida e segura tanto para empresa quanto para os clientes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SITES:
Como montar um Cybercafé. In: Sebrae. Ideias de negócios. 2019. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-cyber-cafe,43187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD> Acesso em: 06 outubro. 2019
Wi-fi gratuito virou um problema para cafés e restaurantes. In: Revista Exame. Negócios. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/wi-fi-gratuito-virou-um-problema-para-cafes-e-restaurantes/> Acesso em: 06 outubro. 2019
A responsabilização de quem fornece wi-fi. In: portal justificando.com. Artigos. 2019. Disponível em: <http://www.justificando.com/2015/09/23/eu-nao-entao-quem-foi-a-responsabilizacao-civil-de-quem-fornece-wi-fi/> Acesso em: 06 outubro. 2019
Wi-fi: riscos e aspectos jurídicos. In: Jornal Carta Forense. Artigos. 2019. Disponível em: <http://www.cartaforense.com.br/conteudo/artigos/wi-fi-riscos-e-aspectos-juridicos/15506> Acesso em: 06 outubro. 2019
Conheça os tipos de escalas de trabalho permitidas pela CLT. In: portal folhacerta.com. Artigos. 2019. Disponível em: <http://folhacerta.com/conheca-os-tipos-de-escalas-de-trabalho-permitidas-pela-clt/> Acesso em: 06 outubro. 2019

Continue navegando