Buscar

Simulado AV1 Cultura das mídias

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804033957)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Gilles Lipovetsky aponta como características da sociedade hipermoderna:
A desinstitucionalização do indivíduo.
A solidariedade e a coletividade.
O culto à autonomia subjetiva e o hedonismo.
Assinale:
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804049006)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Avalie as afirmações abaixo : I-Para Santaella , a cultura virtual não brotou diretamente da cultura das massas, mas foi sendo semeada por processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais a que chamou de Cultura das Mídias. II ¿Ela acredita a Cultura das Mídias surgiu como uma cultura intermediária, situada entre a Cultura das Massas e a Cultura Virtual. III-A passagem de uma cultura para outra se deu por meio de seis formações culturais. São elas respectivamente:oral, impressa, destribalização , escrita , retribalização e cultura virtual. IV- A autora entende que as mudanças culturais devem ser estudadas a partir de um olhar centrado no advento das novas tecnologias e dos novos meios de comunicação. V- O estudo da cultura das mídias está nos processos comunicativos e nas formas de cultura que se realizam a partir de diferentes linguagens e sistemas de signos que se configuram dentro dos veículos . É correto apenas o que se afirma em :
		
	
	I ,II e IV
	
	I e III
	 
	I, II e V
	
	I e II
	
	II e III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803971547)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito do notável crescimento da complexidade do campo comunicacional, analise as asserções a seguir: I- Há seis grandes eras civilizatórias da comunicação: a oral, a escrita, a impressa, e também a comunicação de massa, a comunicação midiática e, por fim, a comunicação digital. PORQUE... II- Os meios de comunicação são inseparáveis do nível de desenvolvimento das forças produtivas duma sociedade, apesar de estarem desarticulados dos aspectos culturais e políticos. (SANTAELLA, 2005) Acerca dessas afirmativas, assinale a opção CORRETA.
		
	
	B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803301029)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	GILLES LIPOVETKY DEFENDE A TESE DE QUE A MÍDIA É UM FENÔMENO MUITO COMPLEXO E POR ISSO NÃO DEVE SER CULPADA POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NA SOCIEDADE. ASSINALE A OPÇÃO QUE MOSTRA OS ARGUMENTOS QUE EMBASAM SEU PENSAMENTO.
		
	
	A mídia manipula toda informação levada ao público; a mídia acaba com o espírito crítico dos indivíduos; os noticiários abrem os horizontes de cada indivíduo.
	
	A mídia libera as pessoas da influência das tradições; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a mídia homogeneíza o corpo social.
	
	A mídia faz desaparecer qualquer espírito crítico dos indivíduos; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a internet é o único meio que divulga a verdade dos fatos.
	 
	Noticiários e debates abrem os horizontes de cada um, oferecendo diversos esclarecimentos; a mídia libera os espíritos da influência das tradições e das culturas de grupo ou de classe; o espírito crítico não desaparece, tende a generalizar-se.
	 
	Noticiários manipulam os indivíduos; o rádio e a TV manipulam toda e qualquer informação; a mídia homogeneíza todo o corpo social.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803778994)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo Gilles Lipovetsky, existe um processo de interrelação entre a mídia e a construção do indivíduo. Sobre essa relação, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Comunicação e consumo juntos geraram o que o autor classifica como uma ¿segunda revolução individualista¿.
	
	Através dos noticiários e dos debates, a mídia abre os horizontes dos indivíduos, dando a conhecer diferentes pontos de vida e oferecendo diversos esclarecimentos.
	
	A responsabilidade da mídia é limitada, pois os valores que permeiam a sociedade são presentes na civilização ocidental contemporânea, caracterizada como tecnocientífica, utilitária, consumista e individualista.
	 
	O império da comunicação e do consumo gerou um indivíduo cujas características principais seriam a ausência de medos (através da autonomia) e o desenvolvimento de fortes relações sociais (através dos vínculos institucionais).
	
	A mídia é uma das forças subentendidas na dinâmica de individualização dos modos de vida e dos comportamentos da nossa época.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201803293727)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Por Cultura das Mídias, pode-se afirmar:
		
	 
	As mesmas informações transitam de uma mídia para a outra, distribuindo-se em aparições diferenciadas.
	
	É a a cultura com tráfego desacelerado entre suas múltiplas formas.
	
	Dissolução entra a polaridade entre o popular e o erudito, anulando suas fronteiras.
	
	Fenômenos emergentes e novos na dinâmica cultural e o surgimento de processos culturais iguais aos da lógica que era própria da cultura de massas.
	
	Uma dinâmica que, ao se alastrar nas relações das mídias entre si, impossibilita a seus consumidores a escolha entre produtos simbólicos alternativos.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201803306315)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um fato muito evidente da diferença entre a cultura das mídias e a cultura digital:
		
	 
	Está ocorrendo a convergência das mídias, um fenômeno muito distinto da convivência das mídias típica da cultura das mídias.
	
	É a nova mídia e a diversificação da audiência de massas.
	
	E a cultura do disponível, e a cultura do acesso.
	
	A cultura digital e a moeda corrente da informação
	
	As mídias e cultura digital, embora convivam hoje em um imenso caldeirão de misturas, apresentam cada uma delas caracteres que lhes são próprios.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201804033956)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com  o filósofo Gilles Lipovetsky, há a diabolização da mídia, acusada de ser responsável por todos os males da sociedade. A esse respeito, podemos afirmar:
A mídia é uma das forças de individualização dos modos de vida e dos comportamentos da atualidade.
Normas de felicidade e do consumos privados são disseminados na sociedade pela mídia, que também enfatiza a liberdade individual e a realização íntima.
Trata-se também de um agente que acaba por contribuir com a dissolução da força das tradições, das grandes ideologias, entre outros aspectos.
Assinale:
		
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803835852)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A partir dos anos 1960, as grandes instituições coletivas perderam uma considerável parte de seu poder regulador, e de certa forma criou-se uma liberdade com relação aos modos de enquadramentos sociais vigentes até esse momento. Para Gilles Lipovetsky, comunicação e consumo juntas, deflagaram o que ele chamou de "a segunda revolução individualista" marcada por determinados fatores. Assinale a resposta correta.
		
	
	Pelo hedonismo, pela cultura da mídia, pela política participativa.
	 
	Falência dos grandes sistemas ideológicos, pela culturado corpo, do hedonismo e do psicologismo, pelo culto à autonomia subjetiva.
	
	Pela cultura do corpo, pela política participativa, pela publicidade.
	
	Pelo psicologismo, pelo reinado da economia, pelo consumo desenfreado.
	
	Pela falência dos grandes sistemas ideológicos, pelo reinado da economia, pela força do jornalismo.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803306316)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O total de ideias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal contendo o mainstream de uma dada cultura, significa:
		
	
	Cultura Superficial.
	
	Cultura digital.
	 
	Cultura de massa.
	
	Propagação Institucional.
	
	Mídia.

Continue navegando