Buscar

aula apoio

Prévia do material em texto

1
INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR - IIES
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - ECS
Itapetininga
2019
Apresentação
O presente manual apresenta as instruções que devem ser seguidas para a redação e entrega do relatório final de Estágio Curricular Supervisionado (ECS). São especificados os itens principais e obrigatórios que deverão constar no relatório e a explicação do assunto que deve ser desenvolvido em cada item, sendo que esses itens poderão ter seus subitens.
Ao final deste manual também são descritas as instruções gerais para a apresentação formal do relatório de ECS.
1 INTRODUÇÃO
	Neste item, deve ser descrito um resumo das atividades desenvolvidas, justificativa quanto às escolhas dessas atividades relatadas e do seu cronograma de execução, ou seja, seu desenvolvimento em relação ao tempo.
É importante ressaltar que as atividades desenvolvidas devem estar relacionadas com as atribuições do engenheiro de produção, conforme a RESOLUÇÃO N° 1.073, DE 19 DE ABRIL DE 2016*, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/CREA para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia.
 1.2 Objetivos 
Apresentar em itens distintos os diversos objetivos do estágio. 
 1.3 Importância do estágio 
Relatar a importância do estágio para a sua formação profissional, os conhecimentos que foram adquiridos e habilidades desenvolvidas. Destacar os pontos positivos e negativos das atividades que participou e avaliar o aproveitamento dos conteúdos das disciplinas cursadas.
*acessar o link para verificar as atribuições.
http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=59111
2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 
2.1 Caracterização geral da(s) empresa(s) ou instituição(ões)
Fazer um breve histórico da empresa, ou da instituição concedente de estágio, ressaltando aspectos que marcaram sua evolução; descrição geral de suas instalações (área construída, localização, estrutura organizacional, assistência, segurança, etc.) e suas principais áreas de atuação, demonstrando as principais atividades desenvolvidas. Destacar a importância da empresa na comunidade e os benefícios trazidos à Região e ao País considerando aspectos econômico-sociais, tecnológicos e ambientais.
 Também destacar alguns de seus “pontos fortes”: potencialidades ou competências bem como de seus “pontos fracos”: fragilidades ou limitações. Procurar identificar fatores que corroboram em suas potencialidades, bem como interferem em suas limitações. E dar ênfase aos aspectos ergonômicos e de segurança e higiene, em relação ao ambiente de trabalho.
Caso o estágio seja realizado em várias empresas, todas deverão ser caracterizadas.
2.2 Caracterização do setor de atuação no estágio
Descrever o setor onde o estágio foi desenvolvido: a sua situação dentro da organização, histórico, atividade, ambiente competitivo; organograma setorial, como foi a sua interação com a equipe de trabalho; relação com outros setores; abordagem dos problemas ou oportunidades escolhidos como objeto de estudo do trabalho etc.
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Apresentar e descrever todas as atividades desenvolvidas e as principais aquisições de conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos referentes às técnicas e processos construtivos, fazer análise sobre o estágio realizado, os trabalhos em que participou e sobre as expectativas de resultados práticos e aperfeiçoamentos futuros. As atividades desenvolvidas também podem ser apresentadas através de organogramas, funcionogramas, fluxogramas, gráficos de planejamento e controle, layout, diagrama de inter-relações, etc...
Deverá ser realizada uma revisão bibliográfica visando a fundamentação teórica sobre as atividades desenvolvidas. Descrever como ocorreu a integração entre os conceitos teóricos e práticos obtidos no curso e o desenvolvimento do estágio. Relatar também experiências importantes e dificuldades encontradas na realização do estágio, os recursos e materiais para o desenvolvimento das atividades. Podem ser anexadas fotos, tabelas, planilhas, etc.
3.1 Sugestões de melhoria: análise das atividades realizadas
Relatar sugestões/recomendações relacionadas com o estágio visando elevar a qualidade do estágio e o desempenho do estagiário e possibilitar uma avaliação da empresa para futuros estágios. 
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Descrever sobre a avaliação do estágio de forma geral: a sua participação como estagiário, quais foram as suas potencialidades e limitações, a contribuição do estágio na sua formação e como ele pode colaborar para o seu amadurecimento profissional, as contribuições que o estágio proporcionou à concedente (empresa) e para o seu curso de graduação, orientação e supervisão recebidas (escola/empresa), fazer sugestões de melhorias na empresa, descrever suas expectativas quanto ao mercado de trabalho.
Finalizando destacar a ocorrência de um problema específico, suas possíveis causas, no que está interferindo e principalmente apresentar uma proposta de solução; respaldado por argumentos técnicos, teóricos e conceituais.
5. ANEXOS 
Os anexos são opcionais, compreendem notas, ilustrações, gráficos, fotos, devem ser descritos com a palavra ANEXO seguida de letras ou números, na sequência em que aparecem no texto.
6. BIBLIOGRAFIA
 Relacionar os materiais consultados, livros, periódicos e publicações avulsas tais como apostilas, relatórios, anais de reuniões acadêmicas, etc., os quais que devem seguir as normas de citação bibliográfica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
 As referências devem aparecer alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaços simples e separados entre si por espaço duplo. Para obter maiores informações, consultar a norma da ABNT NBR 6023/2002 para elaboração de referências.
	Apresentam-se abaixo alguns exemplos que indicam também fontes onde se podem buscar informações acerca das normas para a escrita de trabalhos científicos, principalmente de referências bibliográficas.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2001. 174p.
JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Alínea, 2003.
ASSOCIAÇÂO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6023: Informação e documentação, referências, elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: Unimep, 2000.
DUPAS, Maria Angélica. Pesquisando e Normalizando: noções básicas e recomendações úteis para a elaboração de Trabalho Científico. São Carlos: EDUFSCAR, 2004.
SARRACINI, Margareth de Cássia; LOPES, Valéria Regina Rodrigues. Manual de Orientação de Trabalhos Acadêmicos (TCC).
 
FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO 
Os relatórios deverão ser apresentados em papel A4, digitado em espaço duplo, com letra “Arial” tamanho 12. A margem superior deverá ter 3,0 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 4,0 cm e direita 2,0 cm, para assim permitir a encadernação em espiral de cor preta, seguindo a ordem especificada abaixo:
 
CAPA;
FOLHA DE ROSTO;
DEDICATÓRIA (opcional): oferecimento do trabalho à determinada pessoa ou pessoas;
• EPÍGRAFE (opcional): frase com elevado conteúdo, capaz de imprimir maior elegância ao texto;
AGRADECIMENTOS (opcional): texto cujo conteúdo registra o reconhecimento pela contribuição oferecida por pessoas ou instituições no processo de realização da pesquisa;
SUMÁRIO: texto em forma de esquema cujo objetivo é relacionar todos os títulos e subtítulos dos capítulos e seções existentes no relatório de pesquisa.DEFINIÇÕES SOBRE OS TRABALHOS A SEREM DEPOSITADOS EM CADA FASE. 
Esse material escrito (parcial ou final) será a base de fundamentação das notas a serem atribuídas ao Aluno (a) pelo Coordenador do Curso juntamente com as ponderações relativas ao processo de orientação: interesse, nível das discussões, empenho para superar dificuldades etc.
O Aluno (a) que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) na média semestral, estará aprovado. 
O Aluno (a) que entregar fora dos prazos estipulados pela Coordenação do Curso será considerado (a) reprovado (a) em ECS. 
O Aluno (a) tem o direito de solicitar uma revisão da nota do ECS para a Coordenação do Curso. Para tanto, deve fazê-lo em um prazo máximo de 5 dias úteis, considerando a data oficial de publicação das notas pelo Coordenador do ECS, utilizando-se, para isto, do formulário disponível na Secretaria. A Coordenação do Curso terá 15 dias corridos, contados a partir da data de recebimento do pedido de revisão, para avaliar o pedido e dar um parecer. As possíveis alterações terão como base às anotações do processo de orientação do Coordenador do ECS. 
 Apresentação formal 
Em termos de apresentação formal dos conteúdos, o ECS deve no mínimo dispor de capa, folha de rosto, sumário, os itens principais que foram anteriormente descritos neste manual, anexos e apêndices (se houver necessidade), Bibliografia.
Configurações
Capa –conforme o estabelecido na figura 1.
Folha de rosto – está página deverá conter os dados principais para a identificação da obra, em papel sulfite tamanho A4 de acordo com o padrão estabelecido na figura 2, deverá conter:
Identificação institucional;
Título do trabalho;
Nome do autor;
Instituição para quem o trabalho é apresentado indicando o título pretendido;
Nome do orientador;
Para o caso do trabalho possuir mais de um volume o número de volumes; 
Local e ano (numeração romana).
Página de dedicatória – esta folha é opcional, entretanto, quando elaborada, é o local onde o Aluno (a) ou os Alunos (as) prestam uma homenagem especial e destacam uma ou mais pessoas a quem, ou as quais dedica o seu trabalho, por exemplo: (A Deus....., Aos meus pais...., Para meu filho...., etc),
A dedicatória deverá conter um texto sóbrio e breve.
Página de agradecimentos – Este item também é opcional, entretanto, quando elaborada, é o local onde o Aluno (s) presta agradecimentos de forma destacada a pessoas e/ou instituições que contribuíram significativamente para elaboração do trabalho ou para o alcance dos seus objetivos. 
Sumário – representa a enumeração das principais divisões, seções e partes do trabalho, ordenados na forma em que aparecem no texto com a indicação da página inicial.
Lista de figuras- este item deverá relacionar as figuras utilizadas no texto do trabalho (caso constem do trabalho), enumeradas na mesma ordem em que são editadas no corpo do trabalho, devendo constar número, legenda (se for o caso) e identificando a autoria (quando de outro(s) autor (es)/obra conforme estabelece a ABNT. 
Lista de tabelas – utilizar as mesmas recomendações do item anterior.
Lista de gráficos – observar a mesma configuração da lista de figuras.
Lista de Reduções (abreviaturas ou siglas) - item opcional, porém se incluído deve ser relacionadas em ordem alfabética, acompanhadas de seu significado.
Texto – parte do trabalho onde o conteúdo é desenvolvido e deverá ser desenvolvido conforme itens descritos anteriormente.
Anexos – elemento de pós-texto contendo informações indispensáveis à compreensão do texto. São inseridos logo após a conclusão do trabalho, com paginação contínua a do texto. Havendo mais de um anexo, deverão ser diferenciados com uso de letras maiúsculas. Exemplo ANEXO A, ANEXO B.
Apêndice- Os apêndices contêm informações ilustrativas ou elucidativas para o texto, mas não representam itens essenciais para o entendimento do texto, no caso de inclusão deste item a identificação deverá ser feita em algarismos romanos, como por exemplo: APÊNDICE I, APÊNDICE II.
MARGEM SUPERIOR 5 CM
INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR - IIES
(fonte arial 14 - negrito - espaço duplo)
CURSO DE ENGENHARIA de Produção
(fonte arial 12) 
 4 cm margens horizontais 2 cm 
(7 sete espaços duplos - alinhamento centralizado – fonte arial 12 - negrito )
TÍTULO 
(4 quatro espaços duplos - alinhamento centralizado – fonte arial 12 - negrito )
NOME DO AUTOR
(fonte arial 12 – 6 seis espaços duplo – alinhamento centralizado)
ITAPETININGA - SP
2017
Margem inferio 2,5 cm Figura 1
FOLHA DE ROSTO
MARGEM SUPERIOR 3 CM
INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR - IIES
(fonte arial 14 - negrito - espaço duplo)
CURSO DE ENGENHARIA de Produção
(fonte arial 12 (alinhamento centralizado) 
 4 cm margens horizontais 2 cm 
(7 sete espaços duplos – centralizado – arial 12 negrito )
Nome do Autor
(2 dois espaços 1,5 – arial 12 negrito )
Trabalho de estágio de curso apresentado ao Instituto Itapetiningano de Ensino Superior – IIES, como requisito básico para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção.
(margem 5 cm – fonte arial 11 – espaço 1,5 – alinhamento justificado)
Orientador: 
(margem 5 cm – fonte arial 12 negrito – espaço 1,5)
(fonte arial 12– 4 quatro espaços duplo – alinhamento centralizado)
ITAPETININGA - SP
2017
Figura 2
FOLHA DE DEDICATÓRIA
Configuração da dedicatória
Papel: A4,
Fonte:
A fonte a ser usada deverá ser a mesma do corpo do trabalho, com o tipo itálico. As alternativas de fontes para escolha do autor são as seguintes:
Arial,
Times News Roman,
CourierM, ou
Curier New no tamanho 12
Espaço: 
1,5 cm.
Margens:
Superior: 3 cm 
Inferior: 2,5 cm
Esquerda: 10 cm 
Direita: 2 cm
Alinhamento: a direita
FOLHA DE AGRADECIMENTOS
Configuração da folha de agradecimentos
Papel: A4.
Fonte:
A fonte a ser usada deverá ser a mesma do corpo do trabalho. As alternativas de fontes para escolha do autor são as seguintes:
Arial,
Times News Roman,
CourierM, ou
Curier New no tamanho 12
Espaço: 
1,5 cm.
Margens:
Superior: 3 cm 
Inferior: 2,5 cm
Esquerda: 4 cm 
Direita: 2 cm
Alinhamento:
Justificado
Primeira Linha: 1,25 cm
SUMÁRIO
Configuração do Sumário
Papel: A4.
Fonte:
A fonte a ser usada deverá ser a mesma do corpo do trabalho. As alternativas de fontes para escolha do autor, podem ser admitidas as seguintes:
Arial; Times News Roman; CourierM, ou Curier New no tamanho 12
Espaço: 
1,5 cm ( iniciar o texto do Sumário após 4 espaços da margem superior)
Margens:
Superior: 3 cm 
Inferior: 2,5 cm
Esquerda: 4 cm 
Direita: 2 cm
Alinhamento:
Justificado
Numeração de página : algarismos romanos (caracter romano minúsculo) para: Lista de figuras. Lista de tabelas, Lista de gráficos, Lista de Reduções, Resumo e Abstract.
Numeração de páginas do corpo da dissertação em algarismos arábicos sequenciais.
TEXTO
Configuração do Texto
Papel: A4.
Fonte:
A fonte a ser usada deverá ser a mesma do corpo do trabalho, digitado em espaço duplo. As alternativas de fontes para escolha do autor, podem ser admitidas as seguintes fontes:
Arial; Times News Roman; CourierM, ou Curier New no tamanho 12
Margens:
Superior: 3 cm 
Inferior: 2,5 cm
Esquerda: 4 cm 
Direita: 2 cm
Alinhamento:
Justificado
Recuo primeira linha:
1,25 cm (opcional)
Numeração de página: algarismos em algarismos arábicos sequenciais
FOLHA DE APROVAÇÃO
Relatório Final de Estágio Curricular aceito em (data) pelos abaixo assinados:
___________________________________________________
(nome do aluno)
___________________________________________________
(nome) - Orientador/Supervisor na Empresa/Instituição
____________________________________________________
(nome) - Orientador/Supervisor no IIES
____________________________________________________(nome) - Coordenador do Curso de Engenharia de Produção
INFORMAÇÕES GERAIS
Estagiário
Nome do Aluno: 
Curso: Engenharia de Produção 
Empresa/Departamento
Orientador/Supervisor da Empresa
Orientador/Supervisor do IIES
Período
.../.../..... a ..../..../....
Total de horas:

Continue navegando