Buscar

PCC PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO(3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ETSÁCIO DE SÁ
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
TUTOR: Marília Cammarosano
TÍTULO DO RELATÓRIO: Desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes e idosos.
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: Eleia da Silva Borges
MATRÍCULA: 201807008541
DATA: 09/10/19
OBJETIVO: Observar uma criança por alguns dias e estabelecer a relação entre os aspectos psicossocial, biossocial e cognitivo dessa criança.
INTRODUÇÂO TEÒRICA:
 De acordo com Sigmund Freud, existe um período de latência que vai dos 06 anos até a puberdade. Nesse período, o desenvolvimento psicossexual está suspenso. Portanto, é um momento sereno comparado aos seis primeiros anos de vida. 
O estágio da latência é resultado de parte das tentativas dos pais de punir ou desencorajar a atividade sexual em seus filhos, Caso a supressão parental tenha sucesso, as crianças, reprimirão seus impulsos sexuais, dirigindo sua energia psíquica para a escola, as amizades e outras atividades não sexuais.
 O ciclo vital compreende o desenvolvimento do ser humano do nascimento até a velhice. Ele é composto por estágios ou etapas demarcados por acontecimentos muitas vezes culturais. Por isso não é objetivamente definido quando uma pessoa passa de uma etapa para outra.
 Papalia, Old e Feldman descrevem o ciclo vital em oito períodos: pré-natal (da concepção ao nascimento), primeira infância (do nascimento até 3 anos de idade), segunda infância(de 3 nos até 6 anos), terceira infância ( de 6 até 11 anos), adolescência ( de 11 até 18 anos), jovem adulto (de 19 até 40 anos), meia idade (de 41 a 65 anos) e terceira idade (de 66 anos em diante).
 Jean Piaget (1896-1980) foi um dos grandes estudiosos do desenvolvimento cognitivo. Ele parte do pressuposto que o desenvolvimento mental não pode ser dissociado do crescimento físico, e defende que há um paralelismo entre eles, a inteligência para Piaget, modifica-se a medida que a criança se desenvolve, e parte de reflexos biológicos, movimentos espontâneos e hábitos adquirido, que podemos localizar na fase de bebê (sensório-motor), até alcançar as habilidades de realizar operações abstratas, caracterizadas do período operatório formal (final da adolescência).
 
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
 Observei meu filho, ele se chama Arthur e está cursando a 5° série do ensino fundamental 1, observei ele tanto na escola como em seu dia a dia em casa. 
 Ele é um menino ativo, gosta de estudar, ler e de eletrônicos, é tímido, porém na escola ele interage bem com seus colegas, porém percebo que ele esta ficando seletivo com relação a suas amizades. O ambiente em que ele vive é cercado de adultos então ele sempre brinca e conversa com pessoas mais velhas que ele, percebe que ele se sente mais a vontade com adultos ele gosta de participar das conversas e dar sua opinião sobre o assunto.
 Pelo fato de seu pai e seu tio trabalharem na área de eletrônica eu percebo que ele despertou interesse por essa área também, quando pergunta o que ele quer ser quando crescer ele fala que vai ser designer de games.
 Ele é um menino de estatura baixa e magro, porém isso ocorre devido a genética familiar, pois a maioria é de estatura baixa ou mediana. Ele está na fase da Latência, percebo que ele se preocupa em estar inserido em grupos de amigos, ele sente necessidade de mostrar que sabe fazer coisas legais, como desenhos, jogos, etc., O Arthur não aceita qualquer coisa, ele questiona o porquê, exige seus direitos quando está achando que tem alguma coisa errada, porém percebo que ele gosta de ficar sozinho em certos momentos, como se ele tivesse vivendo um conflito dentro dele, pois não se é criança ou adolescente.
 
CONCLUSÂO:
 De acordo com a teoria psicossexual de Freud, o Arthur está na fase de latência, tem sua libido investida em objetos não sexualizados, pois ele se preocupa e tem prazer em ser reconhecido, exemplo, se ele fizer um desenho ele tem que postar em redes sócias para que todos saibam que ele sabe fazer um desenho legal e fica aguardando ansioso as pessoas colocarem comentários elogiando, percebo que ele essa necessidade, sente prazer em ser reconhecido pelo que faz.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Acervodigitalunivesp.br/unesp/15533813/unesp_nead_reei1_ee_d06_01_texto01.pdf
Pt.wikipedia.org/wiki/desenvolvimento_psicossexual
Scielo.br/pdf/pusp/v25n2/0103-6564-pusp-25-01555.pdf
Psicoativo.com/2016/04/as-5-fases-do-desnvolvimento-psicossexual-de-freud-html
Referências da aula de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem ministrada pela professora Marília Cammarosano
Youtube,com/watch?v=uJcEEdD1g4cFt=582s

Continue navegando