UNIP projeto de gestão-Jeh
7 pág.

UNIP projeto de gestão-Jeh


DisciplinaProjetos e Praticas da Ação Pedagogica145 materiais71 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CURSO DE PEDAGOGIA
Gestão de Educação em Ambientes Não Escolares
Atividade de Estágio
PROJETO CORPO E MENTE EM AÇÃO.
Nome: Jéssica Martins Grizão.
RA:1718258
Polo: Caldas Novas - GO.
2019
Apresentação do Projeto:
	O Projeto Corpo e Mente em ação, tendo em vista o descaso familiar e social enfrentado por muitos com a chegada da terceira idade, busca fortalecer vínculos familiares e comunitários, recuperando a autoestima do idoso e a sua participação na sociedade, e também melhorando a firmeza no caminhar, o fortalecimento da musculatura, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, melhorando o raciocínio lógico, exercitando a memória e conseqüentemente aumentando muito sua qualidade de vida.
	Será realizado na cidade de Caldas Novas - GO, mais precisamente no bairro Santa Efigênia, tendo como público alvo pessoas da terceira idade participantes da unidade CRAS que fica sediada neste local. O referido projeto tem como finalidade melhorar a rotina diária das pessoas na terceira idade bem como o convívio familiar e em sociedade, já que alguns estudos e projetos comprovam que ao entrar em contato com uma rede de convivência, o idoso tem vários aspectos de sua vida melhorados. 
Será realizado de forma objetiva, com muito carinho e amor.
	E por que realizar esse projeto em um ambiente não escolar?Pelo fato de que outro espaço da cidade pode ser considerado como entorno, contexto ou local de acontecimentos educativos.
 Para esse Projeto, foi escolhida uma unidade CRA, que será considerada um agente, um veículo, um instrumento, um emissor de educação. Será transformada num objeto de conhecimento com objetivos e conteúdo de aprendizagem, integrando conhecimentos entre os participantes, favorecendo que aprendam, partilhem, troquem e enriqueçam suas vidas. 
	Todas as atividades serão previamente organizadas, para que a culminância aconteça de forma satisfatória.
1.1-Objetivo Geral:
	
	Criar um clima de proximidade, interação e integração entre comunidade e idosos. Valorizar e resgatar a autoestima, sentimento de valoração e pertencimento dos mesmos. O projeto procura também melhorar aspectos físicos e mentais. 
1.2-Objetivos Específicos:
-Dinâmica de atividades que resgatem a autoestima;
-Ouvir histórias e recontá-las através de desenhos e pinturas;
-Relatar sentimentos e trocar experiências; 
-Exercitar atividades voltadas para os movimentos de coordenação motora global; 
- Jogos como: \u201cA memória viva\u201d.
1.3-Características do Local: 
	O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é responsável pelos serviços socioassistenciais da SUAS nas áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social nos municípios.	Seu principal trabalho é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), dando auxílio e orientações as famílias para prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos.
Em outras palavras, as principais funções do CRAS em Caldas Novas \u2013 GO: l são:
Fazer a oferta do serviço PAIF e outros programas e/ou projetos socioassitenciais;
Fazer a articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local;
Fazer a prevenção de risco em toda a cidade;
Garantir direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos.
 	O prédio da sede outrora fora uma casa, e seus cômodos foram adaptados para receber as atividades ali realizadas. Possui uma área externa arborizada, sua parte interna é climatizada e com salas diferenciadas para cada ação que é ministrada nesta unidade.
1.4-Público alvo:
Idosos que sejam participantes ativos no CRAS da comunidade no Bairro Santa Efigênia em Caldas Novas.
1.5-Justificativa:
	Os índices de depressão na terceira idade são alarmantes, bem como as lesões por queda, decorrentes da falta de tônus muscular, e também os casos de demência. Temos conhecimento de que muitos desses problemas podem ser prevenidos se o idoso estiver inserido em um circulo de convivência e apoio.
	Manter a vida ativa de homens e mulheres na velhice é extremamente necessário para que os mesmos tenham um bom desempenho físico, para que sua autoestima seja preservada, e para que ainda sejam peças fundamentais na comunidade vivem por tantos anos. 
2-Etapas do Projeto:
	O projeto terá duração total de cinco dias úteis, com duração estimada de quatro horas por dia.
11/11/2019 - Apresentação do projeto ao diretor e colaboradores desta unidade CRAS. - 04 horas;
12/11/2019 - Roda de conversa na unidade CRAS para apresentação dos membros do projeto e para conhecer a da rotina diária dos participantes. - 04 horas;
13/11/2019 - Todas as atividades de coordenação motora serão realizadas neste dia. Exemplo: Passar o fitilho pelo buraco de uma tampa, em circulo, cada participante terá que jogar uma bola para outro colega como se fosse a brincadeira de \u201cbatata quente\u201d, e etc. - 04 horas.
14/11/2019 - Dinâmicas para o resgate da autoestima, atividades com troca de experiências e as que estimulem o raciocínio lógico serão realizadas neste dia - 04 horas;
17/11/2019 - Culminância do projeto com roda de conversa para feedback sobre as atividades realizadas, o que foi proveitoso e o que não foi, o que os participantes acrescentariam, etc. No espaço será preparado um delicioso café da manha com a exposição em mural com fotos tiradas durante execução do projeto \u2013 04 horas. 
2.1-Avaliação
Ao final do projeto serão avaliados:
A participação dos envolvidos;
Os pontos positivos e negativos no desenvolvimento do projeto;
O que mudou e o que pode ser mudado a partir do projeto no cotidiano dos participantes;
O que pode ser melhorado na execução do projeto;
Aceitação do projeto pelos participantes.
 3-Detalhamento das funções do Pedagogo.
Apresentar a proposta de trabalho à Equipe Escolar.
Organizar o calendário, estipulando qual a melhor data para o desenvolvimento do Projeto.
 Elaboração do projeto;
Escolha do local de atuação;
 Escolha dos profissionais envolvidos;
Organização do cronograma de atividades;
 Organização dos ambientes que serão utilizados durante o desenvolvimento do projeto;
 Organização do material utilizado nas atividades desenvolvidas;
Estabelecer objetivos que sejam alcançados para que o projeto ganhe forças e aconteça mais vezes.
4-Texto Reflexivo
	
	O principal objetivo do projeto é conscientizar o participante e a comunidade do seu valor, que em muitas vezes quando chegam nesse momento de suas vidas, em que a força física e a memória começam a dar sinais de falha, quando a disposição já não é mais a mesma, o idosos são deixados de lado ou eles mesmo se colocam em uma posição de inferioridade. 	O projeto busca resgatar a autoestima do participante, ajudando no fortalecimento da musculatura, nos exercícios lógicos melhorar o desenvolvimento do cérebro, buscando melhorar sua rotina diária e prevenindo quadros depressivos.
	Com esse projeto todos ganham. As famílias envolvidas, a comunidade e também o pedagogo envolvido por compartilhar informações, mas também absorver novos conhecimentos.
	5-Referências bibliográficas.
< https://www.saude.rj.gov.br/atividade-na-terceira-idade/> - Acesso em: 10/11/2019
<http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Proposta_GT_idinscrito_216_2cad92519d0b870166dc64511f8b09e9.pdf> Acesso em: 10/11/2019
<http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_2datahora_25_05_2014_15_09_31_idinscrito_672_b667ed1fe6a431b5bdf0f64805f99a68.pdf> Acesso em: 10/11/2019
https://br.pinterest.com/miramorenamasso/atividades-para-idosos/ Acesso em: 10/11/2019
https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-3-dinamicas-para-aplicar-em-um-grupo-de-idosos/ Acesso em: 10/11/2019
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt