Buscar

FUSAO E EBULICAO QUIMICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Bruno Boffo Locatelli	
Deisi Gabriela Pavilaki Araujo
Gabriela Salete Costa
Karina Fernanda Ribeiro de Almeida
Luiza Natana Lamb
Michelly Rodrigues Braun
Rosemarie Kleinschmidt Santos
Suellyn Thais da Silva
ESTADOS DA MATÉRIA: DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO E DO PONTO DE EBULIÇÃO
Toledo
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Bruno Boffo Locatelli
Deisi Gabriela Pavilaki Araujo
Gabriela Salete Costa
Karina Fernanda Ribeiro de Almeida
Luiza Natana Lamb
Michelly Rodrigues Braun
Rosemarie Kleinschmidt Santos
Suellyn Thais da Silva
ESTADOS DA MATÉRIA: DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO E DO PONTO DE EBULIÇÃO
Relatório apresentado à disciplina de Laboratório de Fundamentos da Química, do Curso de Licenciatura em Química, da Unioeste, para obtenção parcial da nota bimestral.
Período: 1º ano.
Professora: Dra. Maria Luiza F. Rodrigues
Toledo
2015
Introdução:
As substâncias químicas possuem propriedades físicas variadas que pesquisando profundamente permite observar sua identificação. Ao analisar uma amostra desconhecida pode-se notar: cor, forma cristalina (se sólido), índice de refração (se líquido), densidade, solubilidade em vários solventes, ponto de ebulição e características de sublimação. Acontecendo geralmente quando um composto é isolado ou sintetizado.
Ponto de fusão é quando o sólido passa para o estado líquido sobre a pressão de (1atm). Nas substâncias puras o grau é bem fixo com bases de 0,5 °C. Contudo quando o líquido é resfriado a solidificação ocorre na mesma temperatura de fusão. Concluindo que em substâncias puras o ponto de fusão e o ponto de solidificação ou recristalização são idênticos.
A substância não pura é influenciada por outras substâncias, levando a maiores valores de início e termino da fusão. O motivo para a substância se decompor durante o processo se tem por mudanças na coloração durante a fusão, ou pela liberação de gases. Para afirmar o ponto de fusão de uma substância utiliza-se um capilar imerso num banho de aquecimento e outro pela placa de metal eletricamente aquecida.
Ponto de ebulição de uma substância é definido como a temperatura em que a pressão de vapor de um líquido é igual pressão externa exercida sobre uma superfície, sendo igual pressão atmosférica. É utilizada na identificação de líquidos e alguns sólidos de baixo ponto de fusão. Para notar o ponto de ebulição pode-se usar a destilação simples, ou por ‘’Método de Siwolaboff’’, em que 5 a 10 gotas do líquido é o suficiente. Esse último método consiste em observar o escape rápido e continho de bolhas de ar pela parte exterior do tubo capilar.
A extensão da faixa de temperatura permite observar a pureza do composto, mostrando que quanto mais estreita é a faixa de ebulição, mais puro o composto será. E quando a faixa de ebulição for larga, será um forte indicio de mistura de líquidos, tendo que fazer previamente uma destilação fracionada.
2. OBJETIVO
Determinar pontos de fusão e de ebulição de substâncias usando o método do tubo capilar e termômetro capilar para ponto de fusão. Além de realizar e controlar aquecimento usando banho de glicerina. 
3. MATERIAIS E REAGENTES
	Substância sólida desconhecida
	Tubo de Thiele
	Bico de Bunsen
	Substância líquida desconhecida
	Tubos capilares
	Suporte universal com garra
	Glicerina
	Tubo de vidro (30 a 50 cm) 
	Almofariz e pistilo
	
	Tubinho de vidro (diâmetro 1cm)
	Rolha com furo
	
	Termômetro (até 200 ºC)
	Anéis de borracha
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Procedimento dos pontos de ebulição das substâncias:
Montar o aparato que será utilizado para determinar o ponto de ebulição das substâncias;
Separar uma pequena quantidade da substância 1 com a pipeta volumétrica e colocar em um tubo de vidro (30 a 50 cm);
Colocar dentro do tubo de vidro um capilar.
Amarrar o tubo de vidro ao termômetro.
Mergulhar o tubo de vidro (30 à 50 cm), dentro do tubo de Thiele devidamente preenchido com óleo;
Ligar o bico de Bunsen e aquecer lentamente o óleo;
Anotar a temperatura do surgimento das primeiras bolhas e a temperatura do ponto final de ebulição (fluxo rápido e continuo de bolhas);
A partir da temperatura final de ebulição identificar a substância que esta sendo testada.
5. RESULTADOS E DISCUTIÇÕES
Ponto de Fusão
Os elementos usados nessa experiência eram elementos sólidos, para isso, prendemos o capilar juntamente com o termômetro e mergulhamos no óleo, aquecendo o braço do tubo de Thiele. Assim obtivemos seu Ponto de Fusão.
Elemento A- Ácido Benzóico, o inicio de seu ponte de Fusão foi 110ºC, e o final 122ºC. Começou a ficar sólido em 110ºC e totalmente sólido 90ºC. Esta substancia é considerada Polar e Apolar, sendo assim aplica-se duas forças, uma para Polar, Ligações de Hidrogênio, e outra para Apolar, Van der Waals. Veja a figura a baixo:
Elemento B- Naftalina, o inicio de seu ponto de Fusão foi a 75ºC, e o final 95ºC. Começou a se solidificar em 75ºC e totalmente sólido 50ºC. Está substancia é considerada totalmente polar, sendo assim aplica-se uma só força, que é a de Van Der Waals.
Veja a imagem a baixo:
Ponto de Ebulição
Na ebulição realizamos o mesmo procedimento da fusão. Porém os elementos usados eram sólidos, sendo assim verificamos seu ponto de Ebulição.
Elemento C: Etanol Liquido ,o inicio da Ebulição foi á 60ºC, e o final 80ºC.Está substancia polar, então sua força é Ligações de Hidrogênio.
Veja a imagem abaixo:
Elemento D: Propanona Liquida mais conhecida como cetona, o inicio da ebulição foi a 40ºC e o final 59ºC. Essa molécula é polar, a força aplicada é Dipolo-dipolo.
Veja a imagem abaixo:
Ao terminar os experimentos verificamos que através das atrações das forças que determinamos quais era os elementos utilizados. Fizemos todos “às escuras”, então quanto Menor o ponto de Fusão e de Ebulição dos elementos, maior a atração das forças moleculares.
Atração das forças moleculares:
Ligação de Hidrogênio > Dipolo-dipolo> Van der Waals.
CONCLUSÃO:
Na identificação das substâncias através da temperatura de fusão, ao realizar-se o procedimento, concluiu-se ao observar a tabela dos pontos de fusão que a substância 01 era Ácido Benzóico (122º), a substância 02 era Naftaleno (80,3º).
Na identificação das substâncias através da temperatura do seu ponto de ebulição, realizado o procedimento para os dois líquidos problema, concluiu-se, ao observar a tabela dos pontos de ebulição das substâncias, que a de número 03 era Etanol (78º), e a número 04 era Acetona (56º).
Questões
1. Identifique o sólido do qual você determinou o ponto de fusão, comparando seu valor com os pontos de fusão tabelados de outros sólidos.
A substancia “A” teve sua fusão iniciada a 110ºC e finalizada em 122ºC sendo equivalente ao ponto de fusão do ácido benzoico, já a substancia “B” inicio a sua fusão em 75ºC e o término em 95ºC tendo a média mais próxima do ponto de fusão do naftaleno (80,2ºC).
2. Identifique o líquido do qual você determinou o ponto de ebulição, comparando seu valor com os pontos de ebulição tabelados de outros líquidos.
A substancia "C" teve sua fusão iniciada a 60º C e finalizada em 80ºC, equivalente ao ponto de fusão do Etanol liquido. Já a substancia "D" iniciou sua fusão em 40ºC e o término em 59ºC, tendo a media mais próxima do ponto de fusão da Propanona liquida.
BIBLIOGRAFIA
1. SILVA, R. R; BOCCHI, N.; ROCHA FILHO, R. C. Introdução à Química Experimental. São Paulo, McGraw-Hill, 1990, p. 95-108.
2. GIESBRECHT, E. (coord.), Experiências de Química: técnicas e Conceitos Básicos, PEQ - Projetos de Ensino de Química. São Paulo: Ed. Moderna, 1982, p.3-14.
3. SOARES, B. C.; SOUZA, N. A; PIRES, D. X. Química Orgânica: teoria e técnicas de preparação, purificação e identificação de compostos orgânicos, Editora Guanabara
Dois, Rio de Janeiro, 1988.
4. VOGEL, A. I. Química Orgânica - Análise Orgânica Qualitativa, 3a. ed., Ao Livro Técnico SA, RJ,1978.
5. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química - Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando