Buscar

PRÁTICA- CREME DE UREIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO: FARMÁCIA 6º
DISCIPLINA: FARMACOTÉCNICA AVANÇADA
PROFESSOR: IAN MURILO RIBEIRO BLANCO
VANNUCI SANTOS SANTANA
Aracaju – SE
2019
 FARMACOTÉCNICA AVANÇADA
 PRÁTICA – CREME DE UREIA
Relatório de aula prática para formulação de uma solução de creme de ureia, Prof. Ian Murilo Ribeiro Blanco, na disciplina Farmacotécnica avançada, no curso de Farmácia 6º período.
 Aracaju – SE
 2019
1.INTRODUÇÃO 
O creme de ureia é indicado como hidratante, emoliente e queratolítico no tratamento de pele seca e áspera, hiperqueratoses, ictioses, eczemas, e calosidades em áreas espessadas como mãos, cotovelos e pés.
LANOLINA ANIDRA
É um emoliente com substancia purificada e anidra obtida da lã de ovelha, possui consistência tenaz, untuosa, de cor amarela pálida, suave ao tato e com um leve odor característico. É empregada largamente como base em pomadas e agentes emulsificantes. Junto com outros óleos é absorvida facilmente na pele.
BHT
O BHT (Butil-hidroxitolueno) é um antioxidante, substância que impede a oxidação das fórmulas. É um pó cristalino branco e leve odor, é um composto lipossolúvel e antioxidante usado como conservante em cosméticos. 
VASELINA SÓLIDA
Vaselina sólida é usada pelas indústrias farmacêuticas nas formulações de medicamentos, cremes, pomada e emolientes, por ser um produto inerte e não agressivo a pele. 
AROMA DE MENTA
O mentol é um álcool que pode ser extraído da planta hortelã. O mentol tem ação refrescante, aromatizante e corretivo, é de um material ceroso, cristalino de cor clara ou branca. É famoso por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias.
2. OBJETIVO
Realizar os cálculos par encontrar a concentração de cada componente para a formulação, identificar a função de cada componente da formulação. Elaboração de creme base Lannete.
3. EQUIPAMENTOS E VIDRARIA
Gral
Pistilo 
Pipeta de pasteur 
Espátula de plástico (pão duro)
Balança analítica 
4. MATÉRIA PRIMA
Lanolina 
BHT
Vaselina sólida 
Aroma de menta
5. COMPONENTES 
	Componentes
	g/ml
	Função
	Lanolina anidra
	9
	Emoliente
	BHT
	0,001
	Antioxidante
	Vaselina sólida
	21
	Emoliente 
	Aroma de menta 
	qsp
	Aromatizante 
6. PROCEDIMENTO
Em um gral colocar a vaselina sólida, a lanolina e o BHT misturar com o pistilo e finalizar com o aroma de menta. Em seguida colocar em pote plástico e etiquetar.
7. RESULTADO
A formulação de creme de ureia produzida no laboratório apresentou resultado satisfatórios na aparência, viscosidade para equipe que a elaborou. 
8. REFERÊNCIAS
FERREIRA, Anderson de Oliveira. Guia Prático da Farmácia Magistral. Vol. 1. 3ª Edição São Paulo: Pharmobooks, 2008.
SOUZA, Hebert Critian. Apostila teórica de Farmacotécnica II. In, Araguari, 2016. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/herbert_farma/apostila-farmacotcnica-ii-2015-01>. Acesso em: 21 set. 2019.
MANOEL, Guedes. Apostila Farmacotécnica Básica. Tatuí – São Paulo, 2018. Disponível em: <https://irp-cdn.multiscreensite.com/64d4fda7/files/uploaded/Apostila%20farmacotecnica%202018.pdf>. 
Acesso em: 21 set. 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando