Buscar

Apol 3 Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 3 Movimentos Sociais e Serviço Social
Questão 1/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Nas esteira dos movimentos sociais, um dos movimentos mais significativos e importantes na realidade brasileira é o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST). Tal movimento demonstra toda sua importância e amplitude, não só pelo grande contingente populacional que dele participa, mas também e não menos importantes, pelas suas lutas reivindicatórias. De acordo com o período político vivenciado e as orientações governistas, diferentes resultados foram encontrados.  
Sendo assim, assinale a alternativa que contempla estes resultados.
 
I Apesar do caráter conservador do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) na década de 1990, houve o assentamento de mais de 500 mil famílias. Não atende à toda reivindicação, mas já demonstra uma garantia (mesmo que mínima) no que diz respeito ao direito à terra e moradia.
II No período do governo do então presidente Luis Inácio Lula da Silva (LULA), também houve o assentamento de grande número de famílias. Pode-se afirmar que a grande diferença entre os dois governos reside no modelo de política adotado para responder à demanda; no governo Lula, trata-se de política inclusiva e com viés de garantismos de ordem social.
III Enquanto no governo de FHC as políticas sociais de assentamento apresentaram perfil conservador e com resultados aquém do esperado à demanda apresentada, no governo Lula a política social adotada abrange fatores complexos e multidimensionais, buscando compreender a totalidade da situação. Em que pese a diferença das propostas e seu grau de alcance, as duas foram importantes à construção e reconhecimento da demanda por moradia e direito à terra.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as alternativas.
Você acertou!
Alternativa correta de acordo com os conteúdos estudados na rota de estudos da aula 03.
	
	B
	Nenhuma das alternativas.
	
	C
	Apenas a alternativa III.
	
	D
	Apenas as alternativas I e II.
Questão 2/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Um dos movimentos sociais importantes na contemporaneidade e construído historicamente, diz respeito aos movimentos feministas. Tais movimentos possuem como característica própria:
Nota: 20.0
	
	A
	A sororidade, entendida como a diferenciação entre as mulheres, é elemento utilizado como processo aglutinador de rotinas.
	
	B
	A sororidade apresenta a ideia de força por meio da unificação das mulheres, considerando os processos desiguais por quais passam em relação aos homens.
Você acertou!
Observem a conceituação e relativização do tema “sororidade” no universo do feminino, como apresentado no texto Movimentos feministas, feminismos de Suely Gomes Costa.
	
	C
	As lutas contra os sofrimentos vivenciados pelas mulheres neste processo, não identificam, necessariamente, relação com o movimento feminista.
	
	D
	O poder das mulheres e os direitos sociais a elas relacionados, não constituem demandas atinentes aos movimentos feministas.
Questão 3/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
No artigo As Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América latina, Maria da Gloria Gohn, fala que o leque de abordagens teóricas dos movimentos sociais é amplo e diversificado. Sendo que existe não apenas uma, mas várias teorias. E, em cada paradigma interpretativo, podemos encontrar também várias teorias. Dessa forma, relacione as colunas:
1- Teoria cultural
2 – Teoria da justiça social
3- Teoria de resistência
4- Teoria de institucionalização
 
( ) Destacam as questões do reconhecimento das diferenças, das desigualdades e as questões da redistribuição.
(   )Preocupam-se com os vínculos e redes de sociabilidade das pessoas.
(   ) Relativa ao processo de construção de identidades (atribuídas ou adquiridas) -  a um dado território, grupo étnico, religião, faixa etária, comunidade ou grupo de interesses, etc.
(  ) A partir de elaborações sobre o tema da autonomia, de formas de lutas em busca da construção de um novo mundo, critica-se veementemente a ressignificação das lutas emancipatórias e cidadãs pelas políticas públicas.
 
Marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2 – 4
	
	D
	2 – 4 – 1 – 3
Você acertou!
resposta: O leque das abordagens teóricas dos movimentos sociais é amplo e diversificado. Não há uma, mas várias teorias. E, em cada paradigma interpretativo, podemos encontrar também várias teorias. O uso dessas teorias está presente, de forma explícita ou não, nas redes temáticas de pesquisas que se formaram ou se adensam na última década. Entretanto, o tema dos movimentos sociais deixa de ser objeto de pesquisa apenas da academia. ONGs e outras entidades do terceiro setor, assim como entidades do poder público administrativo, iniciam pesquisas empíricas sobre alguns movimentos sociais, a fim de obter dados para seus planos e projetos de intervenção na realidade social. As análises fundadas nas narrativas que estabeleciam uma clara conexão entre classes sociais e movimentos sociais, e a centralidade da classe operária como sujeito fundamental das transformações sociais, reduziram-se em toda a América Latina neste novo milênio. Movimentos sociais de outras camadas, como os ambientalistas ou as mulheres das camadas médias, focalizam outros atores sociais na cena pública, como os que atuam nas ONGs. Essa mudança de foco levou muitos analistas a abraçar abordagens que se preocupam com as formas de organizar a participação e a mobilização social.
Questão 4/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Para Alain Touraine, o movimento social é formado pelo conjunto de três princípios: identidade, oposição e totalidade. O princípio de identidade é aquele que:
Nota: 20.0
	
	A
	revela-se no conflito, na oposição e no reconhecimento do objetivo das reivindicações.
Você acertou!
resposta: O principio de identidade para Touraine, é a mobilização social, bem como, a identidade é a autoidentificação, que se revela no conflito com os adversários, na ação e no reconhecimento do objetivo das reivindicações.
	
	B
	constrói-se na análise das características dos sujeitos em manifestações pacíficas do cotidiano.
	
	C
	identifica-se na falta de disputa e em interações consensuais.
	
	D
	manifesta-se em momentos de paz e tranqüilidade entre os grupos sociais.
Questão 5/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
O que podemos dizer sobre os movimentos sociais da América Latina.
Nota: 0.0
	
	A
	Não são compostos por grupos étnicos minoritários (indígenas, dentre outros).
resposta: Acreditava-se que as minorias, não se enquadravam nas lutas dos movimentos sociais, por já terem todos os seus direitos respeitados pelo Estado e sociedade civil.
	
	B
	Emergiram com base na harmonia que se consolidou entre a base proletária e a burguesa
	
	C
	A estrutura organizacional deles depende, única e exclusivamente, dos recursos financeiros Estado.
	
	D
	Nos anos de 1970, esses movimentos tinham o ponto de vista teórico do paradigma marxista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando