Buscar

Avaliacao I Gabarito - organizacao_do_trabalho-educativo_em_ambiente_nao_escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar (PED16)
	Avaliação:
	Avaliação I - ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A empatia consiste na capacidade de uma pessoa em tentar entender o que a outra pessoa sente, caso estivesse numa situação idêntica a vivenciada por ela. Assim, a empatia consiste no elemento que sustenta a relação entre professor e aluno, mais especificamente em se colocar no lugar da pessoa que aprende. Os dois principais tipos de relação entre professor e aluno são relação e comunicação mais pessoal e a relação de orientação própria ao estudo. Sobre o conceito da relação de orientação própria ao estudo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor organiza o conteúdo de forma criativa, que será estudado pelos alunos, de forma a desconsiderar a afetividade no decorrer do processo.
	 b)
	O professor reconhece os avanços dos alunos com atitudes de cordialidade, priorizando o desenvolvimento da afetividade no grupo.
	 c)
	O professor estabelece objetivos de aprendizagem que devem estar de acordo com a demanda técnica da sociedade.
	 d)
	O professor organiza suas aulas para que o conteúdo seja transmitido conforme os livros didáticos, objetivando somente o aprendizado.
	2.
	O pedagogo tem um papel fundamental na escola, ele é um elemento-chave no acompanhamento do aluno. Sua principal tarefa é orientar cada aluno, acompanhando suas atividades pedagógicas, sempre orientá-lo quanto à melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem, sobretudo a partir dos conteúdos e das experiências desenvolvidos em cada área temática. Por isso, o pedagogo tem um importante papel na atualidade. A partir desta afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor da atualidade tem o dever e a competência acadêmica nas áreas das exatas.
(    ) O professor da atualidade pode modificar o conteúdo das suas aulas para que se pareça muito com sua identidade profissional.
(    ) O professor tem o dever de propor e inserir inovações didáticas próprias, a fim de ter noções empíricas para ensinar aos futuros profissionais.
(    ) O professor tem o dever de se tornar, desde a sua graduação e por prazo indeterminado, um pesquisador ávido, para que não fique desatualizado pedagogicamente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	A educação não formal é um processo organizado e assertivo que perpassa comunidades em que a educação formal deveria estar. Como os resultados desta modalidade são avaliados?
	 a)
	Os resultados de aprendizagens não são avaliados formalmente.
	 b)
	Os resultados de aprendizagens são avaliados formalmente.
	 c)
	O resultados são liberados posteriormente na educação formal e depois publicados pelo município.
	 d)
	Os resultados da aprendizagem são meramente avaliados progressivamente de acordo com o professor.
	4.
	O professor que é realmente comprometido com o aluno e com seu processo de aquisição de conhecimento irá lutar por vários ângulos da didática para proteger o seu aluno, assegurando-o ao direito ao conhecimento de forma significativa. Sobre os meios que ele deve seguir, analise as sentenças a seguir:
I- Buscará o acesso a aulas extras e metodologias mais lúdicas e pensará no aluno e em sua condição ambiental.
II- Usará a sensibilidade como forma de compreensão das dificuldades do aluno e pensará estrategicamente em soluções didáticas para a promoção do ensino.
III- Seguirá os seus instintos empíricos somente.
IV- Verificará a culpa do aluno e dará seguimento nas matérias, pois o fato de o aluno ter fracasso escolar não partiu do professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	As investigações científicas de áreas como a psicologia, a linguística e a antropologia sobre a comunicação oferecem um conhecimento aprofundado deste fenômeno humano essencial em praticamente todas as suas atividades. A partir destas investigações, sabemos que existem tipos distintos de comunicações que possuem benefícios peculiares em determinados contextos. Qual é o tipo de comunicação essencial nos relacionamentos positivos e igualitários entre as pessoas e que pode melhorar a autoestima, estimulando a capacidade de decisão e de lidar com pessoas difíceis, despertando assim a habilidade de resolver conflitos?
	 a)
	Comunicação expressiva, aperfeiçoando a linguagem visual.
	 b)
	Comunicação gestual, estimulando a habilidade de uma linguagem universal.
	 c)
	Comunicação assertiva, promovendo a responsabilidade social.
	 d)
	Comunicação oral, evitando equívocos na fala.
	6.
	Através da pedagogia, sabemos que é preciso ter clareza nas informações sobre as modalidades formais e não formais de ensino, repeitando suas peculiaridades, que são singulares e devem ser vistas de maneira homogênea. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A única regra de formação do ser encontra-se nele mesmo.
II- A escola tem o dever de cultivar o relacionamento com seus alunos e unir seus vínculos com a educação formal e a não formal, empoderando-se de uma proposta consciente, crítica e realista diante dos conceitos educacionais.
III- A regra prática para a execução da educação formal diz que não se deve atribuir a prática educacional somente na unidade escolar, pois é neste ambiente que a formação sistematizada inicia seu percurso e o apresenta às demais formas educativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	De acordo com Fernandes (apud CONZATTI, 2014), precisamos conviver com a tríade: acesso, informação e conhecimento, pois são recursos presentes na atual sociedade competitiva e conectada. Contudo, entre a informação e o conhecimento há o que chamamos de contextos e habilidades, que podem transformar ou não a informação em conhecimento. Isso dependerá de diferentes fatores intrínsecos no aluno ou no contexto educativo. Assinale a alternativa CORRETA que descreve a função da escola na era da informação e do conhecimento:
FONTE: CONZATTI, Mônica. Organização do trabalho educativo em ambiente não escolar. Indaial: Uniasselvi, 2014.
	 a)
	Dar sentido às aprendizagens, relacionando-as entre os saberes escolares e as práticas sociais.
	 b)
	Garantir que as informações contidas na proposta curricular estejam alinhadas nas avaliações, contribuindo para não repetência escolar.
	 c)
	Democratizar o acesso ao saber, tornando este exclusivo do espaço educativo.
	 d)
	Promover informações suficientes para nivelar o grau de conhecimento dos alunos.
	8.
	Os processos educativos envolvem várias situações que se encontram nos trabalhos pedagógicos realizados nas escolas. Contudo, quando se aborda sobre tema da educação, o sentido se amplia e abarca outros campos envolvidos. Assim, a educação, no âmbito geral, apresenta metodologias próprias para cada modalidade, de acordo com suas especificidades. Sobre a organização metodológica das modalidades de educação formal, informal e não formal, analise as sentenças a seguir:
I- A educação informal apresenta um método que se baseia na vivência e reprodução do conhecimento.
II- Na educação não formal, o método advém da cultura das pessoas de acordo com os grupos sociais inseridos.
III- A educação formal indica um método baseado no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos.
IV- Na educação
formal, o método se baseia unicamente na problematização das experiências da vida cotidiana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	A forma como a sociedade organiza o conhecimento sofreu alterações conforme os paradigmas defendidos em cada época. Desta forma, na Pós-modernidade, a globalização sustenta premissas que repercutiram nas formas de pensar, sentir e agir das pessoas, incluindo os estudos sobre as concepções filosóficas. Sobre o conceito dos diversos tipos de abordagem de aprendizagem do aluno, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(     ) A multidisciplinaridade se assemelha à disciplinaridade quando um tema é estudado nas diversas disciplinas de forma isolada. 
(     ) A transdisciplinaridade considera conceitos que são denominados de transversais e transpõe as disciplinas.
(     ) A interdisciplinaridade utiliza os conhecimentos de diversas disciplinas, que interagem entre si. 
(     ) A multidisciplinaridade consiste no agrupamento de vários temas em uma única disciplina, apresentando diversos conceitos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V -  V - V - F.
	10.
	Existe uma grande necessidade de se repensar na ética a partir do sujeito em desenvolvimento, não se tem a pretensão de modelar o educando e, sim de fornecer elementos para que ele mesmo encontre o caminho da convivência na liberdade através dos preceitos éticos. A ética na sala de aula exige muitos cuidados quando o professor vai transmitir esses conhecimentos na resolução de determinados problemas. A partir deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno, apenas quando houver um lado antissocial dos pais.
(    ) O professor não precisa focar ao máximo no aluno que tem traços cleptomaníacos com seus colegas. 
(    ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for analisar sua postura indisciplinada e sua insistência em permanecer no erro já sinalizado.
(    ) O professor precisa ter o máximo de cuidados com o aluno quando for chamar a sua atenção ou avaliar sua postura em meio à convivência. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais