Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O artigo originou-se do Latim Vulgar a partir do demonstrativo ille/ illa a fim de sanar a perda da declinação dos nomes e satisfazer a uma necessidade eufônica. (MATTOS E SILVA, 1993). [...]Ressaltamos que a compreensão do artigo como elemento de coesão referencial que, geralmente, é anafórico, quando é definido e, catafórico, quando é indefinido. Segundo Neves (2000), o artigo indefinido tem, frequentemente, um uso não-referencial, aplicando-se a todo e qualquer membro da classe, grupo ou tipo que é escrito pelo sintagma, constituindo uma generalização.
CARNEIRO, Cléa Gurjão. Licenciatura em Letras/ Português: Língua Portuguesa III. Disponível em http://ead.uepb.edu.br/arquivos/letras/Lingua_portuguesa_III_final.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 23h33.
O artigo é importante para dar valor semântico às frases. Leias as sentenças abaixo sobre o uso dessa classe gramatical.
I. Os artigos, em língua portuguesa, precedem o substantivo.
II. Para substantivar uma palavra, traga o artigo para antes dela: o não é uma forma de educar.
III. Os artigos definem gênero, número e grau.
IV. Não há precisão sobre quem se fala ao utilizar o artigo indefinido.
V. O artigo definido pode indicar uma espécie inteira: a melancia é doce. Todas elas são doces.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Em algumas línguas, como no búlgaro e no albanês, os artigos não precedem o substantivo, mas, em língua portuguesa, sim. Qualquer palavra, expressão ou frase pode ser substantivada se o artigo for inserido antes: O amar é um ato político. “Um, uns, uma e umas” são artigos indefinidos e não definem sobre quem o que está se referindo. O artigo também pode se referir a uma espécie inteira: A baleia é um animal aquático.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	[...] A língua portuguesa é, na prática, muitas vezes considerada homogênea, apesar de o Brasil ser um país marcado muitas vezes considerada homogênea, apesar de o Brasil ser um país marcado muitas vezes considerada homogênea, apesar de o Brasil ser um país marcado por grandes contrastes, aliás, em vários sentidos. A variedade padrão é aquela ensinada na escola, instituição que representa uma força corretiva e unificadora da língua. A despeito do que preconizam os manuais gramaticais, a heterogeneidade linguística está estabelecida no país e é influenciada tanto por fatores diatópicos, geográficos, quanto por fatores diastráticos, sociais. Devido ao acesso limitado à ampla e efetiva escolarização, as diferenças linguísticas tornam-se acentuadas e, sobretudo, cada vez mais distantes da norma culta.
SILVA, K. A. Da; PILATI, E.; FREITAS, J. De F.; O Ensino de Gramática na Contemporaneidade: Delimitando e Atravessando as Fronteiras na Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n4/a08v10n4 . Acessado em 12 de agosto de 2019, às 18h29.
Algumas reflexões acerca da Gramática Normativa podem ser realizadas. Analise as sentenças abaixo.
I. O processo de elaboração da Gramática Normativa ocorreu em meio a uma sociedade excludente. Por isso, o preconceito linguístico é tão evidente.
II. A variação linguística da língua portuguesa pode ser apresentada pela Gramática Descritiva, a qual não emite juízo de valor e fortalece a igualdade cultural da formação da língua.
III. Há diversidade linguística também nos diferentes grupos da sociedade. Jovens tendem a falar diferente dos idosos, assim como os falantes digitais possuem sua própria linguagem.
IV. Conhecer as regras gramaticais favorece os indivíduos a destacarem-se nas suas atividades laborais, pois emitirão mensagens mais coesas e coerentes, havendo comunicação mais rápida.
V. A ortografia, como objeto de estudo, só deve fazer parte do contexto acadêmico dos professores de Língua Portuguesa, únicos responsáveis por ensinar tais regras.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A construção das normas que regem a Gramática foi escrita com o intuito de analisar a linguagem que os poetas utilizavam antigamente. Quem tinha acesso ao estudo eram os filhos de famílias mais abastadas, por isso, o aspecto excludente da Gramática Normativa, visto que as regras foram construídas em um momento histórico em que a educação não era um processo que inclui todos. Enquanto esta Gramática exclui os sujeitos que não enquadram-se nesses padrões, a Gramática Descritiva apresenta as variações linguísticas como parte integrante da língua portuguesa, sem emitir valor a estas diferenças. A língua é mutável e pode apresentar diferenças entre pessoas que pertencem a diferentes classes sociais, de trabalho, de interesses, etc. Quando um funcionário escreve bem, tende a ser reconhecido, pois facilita a comunicação entre as pessoas, utilizando recursos coesivos e de coerência, e quem o lê foca somente na mensagem, não se atendo a palavras mal escritas e estruturas inadequadas.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A linguagem é uma ferramenta que está presente a todo o momento em nossas vidas. Compreender seus usos e funções deveria ser uma obrigação a todos nós, mas, sabemos que nem sempre é assim. É visível que a falta de conhecimento da relação linguagem e poder, de seus usos e funções existe, levando em consideração vários exemplos de pessoas que atribuem ao “mau uso da nossa linguagem” ao “fracasso como cidadão”.
SOLTES, V.; RAUPP, E. S.. A Intencionalidade na Propaganda Publicitária. http://ri.uepg.br:8080/monografias/bitstream/handle/123456789/51/Vania%20Soltes.pdf?sequence=1. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 5h37.
Sobre a linguagem, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ter conhecimento expandido em relação ao uso correto, gramaticalmente, da linguagem, é um ato político e social, pois emancipa o sujeito frente à sociedade historicamente excludente.
	Resposta Correta:
	 
Ter conhecimento expandido em relação ao uso correto, gramaticalmente, da linguagem, é um ato político e social, pois emancipa o sujeito frente à sociedade historicamente excludente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Utilizar a língua conforme os padrões gramaticais emancipa os sujeitos e lhe dá margem para compreender as relações sociais e políticas estabelecidas no mundo social. Lutar por um mundo mais igualitário, através da produção de um discurso mais coerente e coeso, torna-se mais eficaz quando domina-se a língua, ao invés de ser dominado.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Se os procedimentos metodológicos são constitutivos dos conteúdos, torna-se relevante apresentar algumas exigências que se fazem necessárias para a ação de ensinar, tais como a ação fundamentada no domínio consistente de um saber resultante dos vários saberes formais e experienciais. Afinal, o professor é aquele que ensina não apenas porque domina os conteúdos, mas porque sabe ensiná-los (ROLDÃO, 2007), ou seja, é aquele que sabe promover a transposição didática adequada para a devida aprendizagem dos conteúdos.
SILVA, E. R. da; ABUD, M. J. M. Estratégias de Ensino e Aprendizagem da Gramática: Apreciações Docentes na Formação Continuada. Disponível em https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/download/1324/869. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 23h57.
Muitas estratégias podem ser construídas para o ensino da Gramática. Marque a alternativa que apresenta coerência quanto ao planejamento do ensino das regras gramaticais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Para evitar o preconceito linguístico o professor deve adequar o ensino da Gramática à comunidade em que está inserido e aceitar os desvios da norma culta nas produções estudantis.
	Resposta Correta:
	 
O professor
pode assumir o lugar de intermediador do conhecimento e propor que os estudantes construam os hipóteses sobre as regras gramaticais.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. O professor, atualmente, assume a posição de mediador do processo educativo, não tendo respostas prontas, apoiando o estudante em sua trajetória. As variações linguísticas devem ser respeitadas, porém, é obrigação da escola apresentar as regras da Gramática Normativa às pessoas que falam de maneira dissonante às normas padrão. Quanto mais textos forem apresentados aos estudantes, maior a possibilidade de relacioná-los à sua realidade e, consequentemente, mais significativa é a aprendizagem. A análise gramatical inclui a semântica, visto que, caso haja algo que vá de encontro a tais regras, o sentido do texto pode ficar comprometido.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A   tarefa   de   leitura, consagrada   como   de   responsabilidade   única   dos professores de português, é considerada como responsável pelo fracasso de alunos em matemática e outras disciplinas afins. Porém, a nossa escola, em seu fazer cotidiano, ainda está vinculada a métodos tradicionais profundamente demarcados pelas disciplinas constantes do currículo e, por esta razão, a leitura não vem sendo conduzida satisfatoriamente, chegando a perder seu real significado [...].
          BITTENCOURT, Joel F.1. A Importância da Leitura e da Interpretação do Texto do Problema Matemático. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1797-8.pdf. Acessado em 14 de agosto de 2018, às 11h41.
Leia as reflexões abaixo sobre o texto e suas representações.
I. O texto deve ser utilizado como uma representação social, cultural e emancipatória, refletindo sobre sua finalidade, antes de usá-lo para fins de análise gramatical.
II. Textos que apresentem variantes linguísticas não devem ser levados à sala de aula, pois o contato com linguagens que desviam da regra padrão induzem os estudantes ao erro.
III. Os estudantes devem compreender que um texto sempre apresentará uma finalidade e as suas produções autorais necessitam ser conduzidas pela pergunta: o que quero comunicar?
IV. As reflexões sobre oralidade não são importantes para a análise do texto escrito, visto que as regras estruturais são diferenciadas.
V. O ato da leitura e da escrita pressupõe análise do contexto em que as palavras estão inseridas, visto que estas podem modificar seu sentido a depender do contexto.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e V.
	Resposta Correta:
	 
I, III e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É importante refletir acerca do papel social do texto, como pode-se utilizá-lo para emancipar-se, para apresentar suas ideologias, suas ideias para tornar do mundo um lugar melhor para viver. Sendo assim, o texto sempre apresentará uma finalidade, mesmo que seja a de escrever para você mesmo. As palavras nunca têm sentido soltas, para dar-lhes sentido, é necessário refletir acerca do que as permeiam.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano. Se a comunicação se realiza por intermédio dos textos, deve-se possibilitar aos estudantes a oportunidade de produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa.
CALDAS, Lilian Kelly. Trabalhando Tipos/Gêneros Textuais em Sala de Aula: Uma Estratégia Didática na Perspectiva da Mediação Dialética. Disponível em http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 19h11.
Para que os aspectos linguísticos sejam trabalhados em sala, é necessário fazer um trabalho eficiente sobre os gêneros textuais.
Analise as assertivas abaixo.
I. Um professor consciente sobre os aspectos linguísticos a serem desenvolvidos por seus alunos propõe momentos de livre escolha dos gêneros textuais, incitando-os a criatividade.
II. Expor aos estudantes uma variedade de gêneros textuais fortalece a compreensão das regras gramaticais, pois cada autor tem sua maneira de escrever e de utilizar as estruturas linguísticas.
III. A oralidade também deve ser trabalhada em sala de aula, pois os estudantes serão expostos a situações em que exigem apropriação específica da fala.
IV. Cada gênero textual apresenta a sua estrutura, por isso os estudantes devem conhecer os mais variados possíveis, para que identifiquem suas características.
V. Apresentar a variedade de textos literários como fruição estética é, também, um mecanismo de poder, pois, historicamente, somente as classes dominantes tinham acesso à arte.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Apresentar diferentes gêneros, de diferentes autores, faz com que os estudantes desenvolvam a criatividade, reconheçam características estilísticas, identifiquem a escolha de determinada regra para dar ênfase a algum aspecto no texto e, também, para que reconheçam as características básicas de cada um deles. Apresentar propostas em que o uso da oralidade seja evidenciado abrange o mundo de possibilidades dos estudantes, pois deixa-os aptos a enfrentarem variadas situações comunicativas. Além disso, o texto não pode ser utilizado, somente, para fins pedagógicos. Identificar o belo também faz parte do processo, pois o acesso à arte também é uma maneira de exclusão social, visto que nem todos têm acesso a ela.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia, o caminho atual é enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores. Ou seja: levar a criança a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever. Noticiar um fato num jornal, ensinar os passos para fazer uma sobremesa ou argumentar para conseguir que um problema seja resolvido por um órgão público: cada uma dessas ações envolve um tipo de texto com uma finalidade, um suporte e um meio de veiculação específicos.
NOVA ESCOLA. Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 23h56.
Proporcionar a produção de textos aos estudantes é um ato político.
Acerca da afirmação acima, leia as sentenças abaixo.
I. As marcas autorais dos estudantes é de extrema importância para a sua formação social, cidadã e política.
II. É importante apresentar diversos gêneros textuais para que observem que não há uma fórmula mágica para a escrita, mas sim, estruturas que os permeiam.
III Aprender as classes gramaticais é de extrema relevância para que os textos produzidos pelos alunos tenham sentido e finalidades bem definidas.
IV. Compreender a diferenciação entre tipologia e gênero textual aprimora o processo de aprendizagem quanto à estrutura e à grande variedade de textos possíveis de serem elaborados.
V. A inserção de gêneros digitais no processo de aprendizagem sobre produção textual aproxima o estudo da realidade dos estudantes, atribuindo mais significado ao processo.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É importante apresentar uma variedade de gêneros textuais aos estudantes, pois eles podem perceber que a escrita tem diferentes funções e podem atribuir aos seus textos autorais este valor. Quanto mais aprimorarem seus conhecimentos gramaticais, melhor será a coesão e coerência de suas estruturas. Conhecer as estruturas dos tipos e a variedade dos gêneros textuais faz com que o estudante
reconheça o papel social que a linguagem tem, a de torná-lo cidadão, um ser político e emancipado, compreendendo e fazendo-se compreender diante os processos sociais. Os jovens contemporâneos estão cada vez mais conectados, logo, estudar os gêneros digitais faz com que o processo de aprendizagem seja ainda mais significativo, pois aproxima os conhecimentos acerca do texto à realidade dos estudantes.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Não há dúvida de que se deve ensinar a gramática normativa nas aulas de Língua Portuguesa, embora se sabe perfeitamente que ela em si não ensina ninguém a falar, a ler e a escrever com precisão. O dever da escola é ensiná-la oferecendo condições ao aluno de adquirir competência para usá-la de acordo com a situação vivenciada. Não é com teoria gramatical que ela concretizará o seu objetivo, pois isso leva os estudantes ao desinteresse pelo estudo da língua, por não terem condições de entender o conteúdo ministrado em sala de aula, resultando assim frustrações, reprovações e recriminações que iniciam pela própria escola e o preconceito linguístico.
SANTOS, Gorete R. G.. O Ensino da Gramática Normativa em Sala de Aula: as Dificuldades de Aprendizagem no 6º Ano do Ensino Fundamental. Disponível em https://docplayer.com.br/12671824-O-ensino-da-gramatica-normativa-na-sala-de-aula-as-dificuldades-de-aprendizagem-no-6o-ano-do-ensino-fundamental.html. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 21h44.
 Leias as assertivas sobre o ensino da Gramática Normativa na escola.
I. Os estudantes devem ter a oportunidade de aprender as regras da Gramática Normativa, mesmo que utilizem a variação linguística em sua fala e que esta não seja motivo de preconceito.
II. Espera-se que no final do Ensino Fundamental os estudantes já tenham memorizado todas as classes gramaticais que compõem a Gramática Normativa.
III. As regras gramaticais não têm relação com a semântica textual, pois, o mal uso dessas aprendizagens não altera o sentido do texto.
IV. As classes gramaticais relacionam-se ao estudo da sintaxe e da morfologia do texto, ou seja, à composição dos elementos da frase.
V. A Gramática Normativa é dividida em dez classes gramaticais, as quais apresentam os diferentes usos e funções das palavras que compõem a língua portuguesa.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todos os estudantes devem ter a oportunidade de aprender os conceitos apresentados na Gramática Normativa, pois este ato está atrelado à emancipação dos sujeitos, o que espera-se que ocorra durante o processo educativo. Caso ele utiliza variantes da norma considerada padrão, este aluno não pode ser alvo de preconceito linguístico, o qual deve ser combatido em todas as situações possíveis. As classes gramaticais apresentam o estudo sobre a composição das palavras, ou seja, sua função e as diferentes ocorrências, e são classificadas a partir da sintaxe e da morfologia.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Antes do advento da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), o ensino de português, no Brasil, era marcado por um total conflito no emprego de termos. O espaço que cabia aos adjetivos, nesse cenário, refletia o excesso de nomenclatura existente para tratar, também, dessa classe gramatical.
CARVALHO, R. S. de; KANTHACK, G. S.. Adjetivos nas Gramáticas do Português. Disponível em www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/download/11557/6825/. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 19h17.
Os adjetivos são muito importantes para a compreensão exata da mensagem emitida.
Leia as sentenças abaixo.
I. O adjetivo restringe o sentido amplo e geral do substantivo. “Mulher alta”. “Casa antiga”.
II. Os adjetivos são uniformes quando acompanham os substantivos de ambos os gêneros.
III. Os elementos dos adjetivos compostos não assumem a forma feminina.
IV. É um exemplo de adjetivo derivado a palavra “luso-brasileira”.
V. São biformes os adjetivos que possuem palavras sinônimas para o mesmo significado.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II .
	Resposta Correta:
	 
I e II .
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O adjetivo restringe a semântica do substantivo o qual ele acompanha, tirando-o na generalização, para a especificidade. Alguns substantivos não se modificam quando o gênero dos substantivos muda e são chamados de biformes.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Falar em ensino de gramática na escola é despertar reações do tipo “amor ou ódio”. [...] Tenho claro que cabe à escola qualificar os alunos em três conjuntos de conteúdos: conteúdos essenciais (“úteis”, indispensáveis para a vida cotidiana das pessoas), conteúdos culturais (de formação geral, indicadores de identidade sócio-cultural), e conteúdos de iniciação científica (de disciplina intelectual, de compreensão do mundo). [...] acredito que a escola poderia reservar algum espaço para o ensino de gramática (ou alguma outra reflexão metalinguística sistemática, se esse for o entendimento). Ninguém contesta a possibilidade que o estudo da gramática nos dá de desenvolver nos alunos as habilidades de observação, de levantamento de hipóteses explicativas, de testagem e avaliação dessas hipóteses (e de hipóteses propostas por outros investigadores), de construção de sistemas explicativos, etc., que são atividades próprias da iniciação científica.
NETO, José Borges. Ensinar Gramática na Escola? Disponível em http://www.revel.inf.br/files/e5c43b98325ed8dae986eca642e5c3d2.pdf. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 22h31.
Estratégias necessitam ser pensadas para tornar o ensino da Gramática eficiente. Sobre esta declaração é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O livro didático deve ser utilizado como apoio durante o processo de aprendizagem gramaticais, visto que este deve estar vinculado às diversas realidades dos estudantes, as quais os livros não dão conta de tratar.
	Resposta Correta:
	 
O livro didático deve ser utilizado como apoio durante o processo de aprendizagem gramaticais, visto que este deve estar vinculado às diversas realidades dos estudantes, as quais os livros não dão conta de tratar.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O professor deve utilizar o livro didático como apoio de suas práticas docentes, pois, nem sempre, ele atenderá às expectativas dialógicas com o contexto dos estudantes, por isso a importância do professor refletir acerca do seu planejamento e tentar fazer com que o ensino das estratégias linguísticas seja construído com bastante significado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando