Buscar

Material Direitos sociais e cidadania

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1ºTEMA: Diferenças entre Direito de ABSTENÇÃO e Direito de PRESTAÇÃO.
O direito de abstenção esta relacionado ao direito de defesa ou liberdade, em relação ao Estado. O significado de abstenção vem do fato de que o Estado não poderá interferir nas relações na sociedade de maneira que venha a ferir os direitos das pessoas. Em outras palavras, a função de defesa ou de liberdade dos direitos fundamentais limita o poder estatal (ele não pode editar leis retroativas), mas também atribui dever ao Estado (impõe-se-lhe, por exemplo, o dever de impedir a violação da privacidade).
O direito de prestação retrata o direito que o cidadão tem de obter algo do Estado para garantir que seu direito fundamental esteja sendo protegido e conservado. Em regra, fica vinculado ao direito de saúde, moradia, educação, transporte, etc. Significa o Estado dando algo fisicamente. Fazer com que através desses materiais o cidadão tenha uma vida digna. Por exemplo, na saúde, os remédios que o governo fornece. 
2º TEMA: Diferenças entre o conceito formal e o conceito material.
A prestação material do Estado: Trata-se de dar algo em forma física. Fazer com que através desses materiais o cidadão tenha uma vida digna, assim como esta previsto na CF. Um exemplo de prestação seriam os remédios dados pelo Estado para a população. A igualdade material é a busca pela igualdade real, tratando de forma desigual pessoas que se encontram em condições desiguais, na medida e proporção de suas desigualdades. A promoção da igualdade não significa proibir as diferenças e sim proibir as diferenças arbitrárias e injustas. 
A prestação formal A igualdade formal é a igualdade na lei (observada no momento de sua elaboração pelos legisladores) e a igualdade perante a lei (observada no momento de sua interpretação ou aplicação pelos intérpretes, autoridades públicas e particulares). Apesar de os indivíduos serem diferentes, a igualdade formal ou jurídica vem nos dizer que são todos iguais, ao menos formalmente (na lei e perante a lei).
3º TEMA: Diferenças entre regras e princípios.
As regras são as aplicações a maneira do tudo ou nada. Uma regra poderá ser válida ou inválida. Já um princípio, tem como base as razões que podem levar a uma determinada decisão, trata-se de peso e importância. Ambos se encaixam na conduta de dever/ser, o que diferencia os dois é o grau de qualidade que aplicam ao processo. Regras e princípios têm consequências distintas. A regra é aquilo que esta escrito, em sentido estrito, ou se encaixa ou não é. Se eu tenho um caso que se encaixa na regra eu tenho que aplica-la. Já o princípio pode ser avaliado pela otimização. É uma maneira de fazer com que algo seja analisado na melhor maneira possível, é o mandado de otimização. Logo, não é definitivo. 
4º TEMA: Instituto da ponderação. 
É uma técnica de decisão que, sem perder de vista os aspectos normativos do problema, atribui especial relevância as suas dimensões fáticas. A ponderação trata sobre quando existem dois direitos fundamentais em colisão, a ponderação se torna então uma técnica de decisão própria para casos difíceis. A ponderação é avaliada pela importância que se da ao direito fundamental de acordo com a ocasião, avalia-se peso, grau e valor entre eles. A ponderação em si trata de uma maneira de avaliar dois ou mais direitos em uma mesma situação e saber qual irá prevalecer, porém, sem excluir a existência do outro, apenas ponderando o mesmo. 
5o TEMA: Relação entre os direitos humanos e os direitos sociais. 
Direitos humanos estão ligados a igualdade e a liberdade de forma ampla, internacional. São positivados em tratados e acordos, sendo historicamente criados. Os direitos fundamentais são nacionais, estão caracterizados na nossa CF. Esses, visam trazer a igualdade entre as pessoas. Eles vão refletir numa ascenção histórica de luta social para que hajam condições dadas pelo Estado, de uma vida melhor para todos. Eles estão previstos no título 2 da CF, em seu art. 6º. Logo, vemos que ambos buscam enaltecer os direitos do ser humano, buscando sempre, desta forma, proteger a integridade de todos. Assim, o conteúdo dos dois é essencialmente o mesmo, o que difere é o plano em que estão consagrados.
QUESTÃO 6- Em relação a proteção global dos direitos sociais é correto afirmar: 
a) O Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) integra os direitos constantes da Declaração Universal sob a forma de preceitos juridicamente obrigatórios e vinculantes. 
b) Os direitos previstos no PIDESC apresentam realização progressiva 
c) O PIDESC possui um mecanismo 
d) O PIDESC possui sistemáticas. 
RESPOSTA: SOMENTE AS AS PROPOSIÇÕES I e III. (A e C)
QUESTÃO 7- São princípios do PIDESC: 
a) Princípio da observância do mínimo nacional 
b) Princípio da possibilidade do retrocesso social 
c) Princípio da aplicação progressiva dos direitos 
d) Princípio da inversão do ônus da prova 
QUESTÃO 8 – Sobre os deveres do Estado .................. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, assinale a alternativa correta: 
a) O dever de respeitar é a obrigação do Estado de evitar 
b) Dever de proteger é o dever que obsta ao Estado 
c) Dever de implementar é a adoção de medida 
d) obrigação de proteger a adoção de medidas voltadas 
ESSA RESPOSTA NÃO ACHEI!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando