Logo Passei Direto
Buscar

enade gestao ambiental

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

(ENADE-2010) O relatório da qualidade do ar elaborado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo com referência à região da Grande Vitória no ano de 2006, utiliza um índice de qualidade do ar (IQA) que contempla os seguintes parâmetros: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), partículas inaláveis (PM10) e partículas totais em suspensão (PTS). O IQA é uma função linear segmentada (por faixa de classificação) e adimensional da concentração dos poluentes, cujos pontos de inflexão são os padrões limitantes de qualidade apresentados na tabela a seguir. Para cada poluente, é calculado um valor de IQA. Desse modo, concentrações de NO2 iguais a 50 μg/m3 e a 150 μg/m3 correspondem, respectivamente, a valores de IQA iguais a 25 e 62 para esse poluente.
Considerando as informações no texto e na tabela acima, suponha que o responsável por uma estação de monitoramento de poluição atmosférica tenha repostado uma evolução para o IQA das PTS, no ano de 2009, conforme mostrado no gráfico da figura a seguir. Nessa situação e com base nos dados apresentados, conclui-se que:
a. em 2009, a qualidade do ar é predominantemente boa, ocorrendo somente alguns eventos de concentrações de PTS acima do padrão primário determinado pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.
b. no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente boa, em especial no mês de junho, com alguns valores de PTS superiores a 175 μg/m3 no semestre.
c. em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a ocorrência de alguns eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS foram superiores a 150 μg/m3, embora sempre inferiores ao do padrão primário estabelecido pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.
d. no segundo semestre de 2009, a qualidade do ar foi predominantemente boa, com alguns eventos de qualidade regular. Esse fato se deveu a uma menor produção industrial no período.
e. no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente regular, especialmente no mês de junho, com valores de PTS sempre inferiores a 175 μg/m3.

(ENADE-2013) O Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte tem previsão para conclusão das obras para 2015 e, quando entrar em operação, será a terceira maior hidrelétrica do mundo, perdendo para a Usina Três Gargantas, localizada na China, e Itaipu, localizada no Brasil.
No que se refere à flora (meio biótico), o impacto da “retirada de vegetação, com perda de ambientes naturais e recursos extrativistas”, de acordo com a metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais será corretamente avaliado como:
a. do tipo indireto, categoria positiva, abrangência regional, duração permanente, caráter irreversível, prazo médio, magnitude forte, relevância alta.
b. do tipo direto, categoria negativa, abrangência regional, duração permanente, caráter irreversível, prazo imediato, magnitude forte, relevância alta.
c. do tipo indireto, categoria positiva, abrangência local, duração permanente, caráter reversível, prazo longo, magnitude média, relevância baixa.
d. do tipo direto, categoria negativa, abrangência estratégica, duração temporária, caráter reversível, prazo imediato, magnitude média, relevância média.
e. do tipo indireto, categoria negativa, abrangência local, duração temporária, caráter irreversível, prazo médio, magnitude fraca, relevância média.

(ENADE 2013) Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim.
Considerando o texto acima, infere-se que:
a. os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas.
b. o uso das tecnologias digitais de informação e das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação entre os usuários de serviços das empresas de tecnologia.
c. os caçadores de falhas testam os softwares, checam os sistemas e previnem os erros antes que eles aconteçam e, depois, revelam as falhas a compradores criminosos.
d. a maneira como as empresas de tecnologia lida com a prevenção contra ataques dos cibercriminosos é uma estratégia muito bem-sucedida.
e. os caçadores de falhas agem de acordo com princípios éticos consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial.

(ENADE-2013) Os mapas a seguir mostram emissões de gases de efeito estufa, por milhões de toneladas de CO2, em dois momentos: 1990 e 2005.
A partir da análise da situação e considerando a evolução das emissões de gases de efeito estufa apresentada nos mapas, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A evolução apresentada pode ser explicada pela adoção das medidas propostas pelo Protocolo de Quioto, que prevê a regressão das emissões de gases de efeito estufa aos índices registrados em 1990.
II. A África e a América do Sul são as regiões que menos emitem CO2, mas, proporcionalmente, o aumento das emissões brasileiras tem um peso maior para a América do Sul do que o aumento das emissões pela África do Sul tem para o continente africano, considerando o período que vai de 1990 a 2005.
III. A situação da Ásia manteve-se inalterada no período, porque embora os índices da China tenham aumentado de 2,2 mil toneladas de CO2, em 1990, para 5,3 mil toneladas de CO2, em 2005, os índices da Rússia (antiga União Soviética) diminuíram de 3,8 mil toneladas de CO2, em 1990, para 1,7 mil toneladas de CO2, em 2005.
IV. O aumento dos índices de emissão observados na Europa, América do Norte, Oceania e em parte significativa da Ásia reflete as dificuldades enfrentadas para a diminuição das altas concentrações de CO2 na atmosfera da Terra.
a. II e IV.
b. III e IV.
c. I e III.
d. II.
e. I.

(ENADE-2013) A figura mostra a área de influência direta do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte, delimitada em amarelo. As planícies aluviais existentes fora da calha do Rio Xingu estão representadas em vermelho, das quais 43% encontram-se recobertas por florestas aluviais.
Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As planícies de inundação mais significativas e com maior cobertura vegetal, na Área de Influência Direta, encontram-se nos afluentes da margem direita do Rio Xingu, sobretudo ao longo do Rio Bacajá.
II. Após a confluência do Rio Xingu com o Rio Bacajá, as planícies de inundação são mais escassas, apresentando maior número na margem esquerda, na área do reservatório dos canais, e maior área nas proximidades de Belo Monte.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

(ENADE 2010) Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmacoes seguintes.
I. Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gêneros, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II. Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III. No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV. Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
a. I, III e IV.
b. II e IV.
c. I e II.
d. III e IV.
e. I, II e III.

(Enade 2016) Empreendimentos de mineração no Brasil têm ocasionado impactos ambientais de considerável monta na última década, o que torna o licenciamento ambiental foco de atenção social e de interesse público.
Considerando o licenciamento ambiental de atividades de mineração, assinale a opção correta.
a. Os empreendimentos de mineração públicos são dispensados do licenciamento ambiental, pois atendem ao interesse do Estado e serão por ele fiscalizados.
b. O controle social é exercido durante as etapas iniciais do licenciamento, uma vez que após a instalação e operação do empreendimento a fiscalização passa a ser competência do poder público estadual.
c. Os recursos minerais são bens da União, portanto a outorga do título minerário e o licenciamento ambiental do empreendimento devem ser realizados pelo governo federal.
d. A classificação do empreendimento de mineração quanto ao porte, tipo de lavra e de beneficiamento é dispensável para o licenciamento de atividades de mineração com barragens de rejeitos.
e. Com a finalidade de mitigar ou compensar os impactos ambientais do empreendimento, são estabelecidas pelo órgão ambiental, no processo de licenciamento, as condicionantes ambientais, cujo descumprimento pode acarretar a cassação da licença.

(ENADE 2016) Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Com base no texto apresentado, conclui-se que:
a. A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
b. O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
c. O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
d. A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
e. Os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

(ENADE-2010) O relatório da qualidade do ar elaborado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo com referência à região da Grande Vitória no ano de 2006, utiliza um índice de qualidade do ar (IQA) que contempla os seguintes parâmetros: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), partículas inaláveis (PM10) e partículas totais em suspensão (PTS). O IQA é uma função linear segmentada (por faixa de classificação) e adimensional da concentração dos poluentes, cujos pontos de inflexão são os padrões limitantes de qualidade apresentados na tabela a seguir. Para cada poluente, é calculado um valor de IQA. Desse modo, concentrações de NO2 iguais a 50 μg/m3 e a 150 μg/m3 correspondem, respectivamente, a valores de IQA iguais a 25 e 62 para esse poluente.
Considerando as informações no texto e na tabela acima, suponha que o responsável por uma estação de monitoramento de poluição atmosférica tenha repostado uma evolução para o IQA das PTS, no ano de 2009, conforme mostrado no gráfico da figura a seguir. Nessa situação e com base nos dados apresentados, conclui-se que:
a. em 2009, a qualidade do ar é predominantemente boa, ocorrendo somente alguns eventos de concentrações de PTS acima do padrão primário determinado pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.
b. no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente boa, em especial no mês de junho, com alguns valores de PTS superiores a 175 μg/m3 no semestre.
c. em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a ocorrência de alguns eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS foram superiores a 150 μg/m3, embora sempre inferiores ao do padrão primário estabelecido pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.
d. no segundo semestre de 2009, a qualidade do ar foi predominantemente boa, com alguns eventos de qualidade regular. Esse fato se deveu a uma menor produção industrial no período.
e. no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente regular, especialmente no mês de junho, com valores de PTS sempre inferiores a 175 μg/m3.

(ENADE-2013) O Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte tem previsão para conclusão das obras para 2015 e, quando entrar em operação, será a terceira maior hidrelétrica do mundo, perdendo para a Usina Três Gargantas, localizada na China, e Itaipu, localizada no Brasil.
No que se refere à flora (meio biótico), o impacto da “retirada de vegetação, com perda de ambientes naturais e recursos extrativistas”, de acordo com a metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais será corretamente avaliado como:
a. do tipo indireto, categoria positiva, abrangência regional, duração permanente, caráter irreversível, prazo médio, magnitude forte, relevância alta.
b. do tipo direto, categoria negativa, abrangência regional, duração permanente, caráter irreversível, prazo imediato, magnitude forte, relevância alta.
c. do tipo indireto, categoria positiva, abrangência local, duração permanente, caráter reversível, prazo longo, magnitude média, relevância baixa.
d. do tipo direto, categoria negativa, abrangência estratégica, duração temporária, caráter reversível, prazo imediato, magnitude média, relevância média.
e. do tipo indireto, categoria negativa, abrangência local, duração temporária, caráter irreversível, prazo médio, magnitude fraca, relevância média.

(ENADE 2013) Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim.
Considerando o texto acima, infere-se que:
a. os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas.
b. o uso das tecnologias digitais de informação e das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação entre os usuários de serviços das empresas de tecnologia.
c. os caçadores de falhas testam os softwares, checam os sistemas e previnem os erros antes que eles aconteçam e, depois, revelam as falhas a compradores criminosos.
d. a maneira como as empresas de tecnologia lida com a prevenção contra ataques dos cibercriminosos é uma estratégia muito bem-sucedida.
e. os caçadores de falhas agem de acordo com princípios éticos consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial.

(ENADE-2013) Os mapas a seguir mostram emissões de gases de efeito estufa, por milhões de toneladas de CO2, em dois momentos: 1990 e 2005.
A partir da análise da situação e considerando a evolução das emissões de gases de efeito estufa apresentada nos mapas, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A evolução apresentada pode ser explicada pela adoção das medidas propostas pelo Protocolo de Quioto, que prevê a regressão das emissões de gases de efeito estufa aos índices registrados em 1990.
II. A África e a América do Sul são as regiões que menos emitem CO2, mas, proporcionalmente, o aumento das emissões brasileiras tem um peso maior para a América do Sul do que o aumento das emissões pela África do Sul tem para o continente africano, considerando o período que vai de 1990 a 2005.
III. A situação da Ásia manteve-se inalterada no período, porque embora os índices da China tenham aumentado de 2,2 mil toneladas de CO2, em 1990, para 5,3 mil toneladas de CO2, em 2005, os índices da Rússia (antiga União Soviética) diminuíram de 3,8 mil toneladas de CO2, em 1990, para 1,7 mil toneladas de CO2, em 2005.
IV. O aumento dos índices de emissão observados na Europa, América do Norte, Oceania e em parte significativa da Ásia reflete as dificuldades enfrentadas para a diminuição das altas concentrações de CO2 na atmosfera da Terra.
a. II e IV.
b. III e IV.
c. I e III.
d. II.
e. I.

(ENADE-2013) A figura mostra a área de influência direta do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte, delimitada em amarelo. As planícies aluviais existentes fora da calha do Rio Xingu estão representadas em vermelho, das quais 43% encontram-se recobertas por florestas aluviais.
Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As planícies de inundação mais significativas e com maior cobertura vegetal, na Área de Influência Direta, encontram-se nos afluentes da margem direita do Rio Xingu, sobretudo ao longo do Rio Bacajá.
II. Após a confluência do Rio Xingu com o Rio Bacajá, as planícies de inundação são mais escassas, apresentando maior número na margem esquerda, na área do reservatório dos canais, e maior área nas proximidades de Belo Monte.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

(ENADE 2010) Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmacoes seguintes.
I. Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gêneros, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II. Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III. No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV. Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
a. I, III e IV.
b. II e IV.
c. I e II.
d. III e IV.
e. I, II e III.

(Enade 2016) Empreendimentos de mineração no Brasil têm ocasionado impactos ambientais de considerável monta na última década, o que torna o licenciamento ambiental foco de atenção social e de interesse público.
Considerando o licenciamento ambiental de atividades de mineração, assinale a opção correta.
a. Os empreendimentos de mineração públicos são dispensados do licenciamento ambiental, pois atendem ao interesse do Estado e serão por ele fiscalizados.
b. O controle social é exercido durante as etapas iniciais do licenciamento, uma vez que após a instalação e operação do empreendimento a fiscalização passa a ser competência do poder público estadual.
c. Os recursos minerais são bens da União, portanto a outorga do título minerário e o licenciamento ambiental do empreendimento devem ser realizados pelo governo federal.
d. A classificação do empreendimento de mineração quanto ao porte, tipo de lavra e de beneficiamento é dispensável para o licenciamento de atividades de mineração com barragens de rejeitos.
e. Com a finalidade de mitigar ou compensar os impactos ambientais do empreendimento, são estabelecidas pelo órgão ambiental, no processo de licenciamento, as condicionantes ambientais, cujo descumprimento pode acarretar a cassação da licença.

(ENADE 2016) Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Com base no texto apresentado, conclui-se que:
a. A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
b. O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
c. O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
d. A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
e. Os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.

Prévia do material em texto

Iniciado em quinta, 21 Nov 2019, 17:07 
Estado Finalizada 
Concluída em quinta, 21 Nov 2019, 17:41 
Tempo empregado 34 minutos 11 segundos 
Avaliar 4,8 de um máximo de 8,0(60%) 
Questão 1 
Incorreto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(ENADE-2010) O relatório da qualidade do ar elaborado pelo Instituto Estadual de 
Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo com referência à 
região da Grande Vitória no ano de 2006, utiliza um índice de qualidade do ar (IQA) 
que contempla os seguintes parâmetros: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de 
nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), partículas inaláveis (PM10) 
e partículas totais em suspensão (PTS). 
O IQA é uma função linear segmentada (por faixa de classificação) e adimensional da 
concentração dos poluentes, cujos pontos de inflexão são os padrões limitantes de 
qualidade apresentados na tabela a seguir. Para cada poluente, é calculado um valor de 
IQA. Desse modo, concentrações de NO2 iguais a 50 μg/m3 e a 150 μg/m3 
correspondem, respectivamente, a valores de IQA iguais a 25 e 62 para esse poluente. 
 
ESPÍRITO SANTO. Relatório da Qualidade do Ar na Região da Grande Vitória 2006. Cariacica: Instituto 
Estadual de Meio Ambiente e Recusos Hídricos, 2007. (adaptado). 
Considerando as informações no texto e na tabela acima, suponha que o responsável por 
uma estação de monitoramento de poluição atmosférica tenha repostado uma evolução 
para o IQA das PTS, no ano de 2009, conforme mostrado no gráfico da figura a seguir. 
 
Evolução do IQA para o PTS (2009). 
Nessa situação e com base nos dados apresentados, conclui-se que: 
Escolha uma: 
a. em 2009, a qualidade do ar é predominantemente boa, ocorrendo somente alguns 
eventos de concentrações de PTS acima do padrão primário determinado pela 
Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990. 
em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a ocorrência de alguns 
eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS foram superiores a 150 
μg/m3, embora sempre inferiores ao do padrão primário estabelecido pela Resolução 
CONAMA n.º 3, de 28/06/1990. 
b. no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas 
totais em suspensão, foi considerada predominantemente boa, em especial no mês de 
junho, com alguns valores de PTS superiores a 175 μg/m3 no semestre. 
c. em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a ocorrência de 
alguns eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS foram superiores 
a 150 μg/m3, embora sempre inferiores ao do padrão primário estabelecido pela 
Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990. 
d. no segundo semestre de 2009, a qualidade do ar foi predominantemente boa, com 
alguns eventos de qualidade regular. Esse fato se deveu a uma menor produção 
industrial no período. 
e. no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas 
totais em suspensão, foi considerada predominantemente regular, especialmente no mês 
de junho, com valores de PTS sempre inferiores a 175 μg/m3. 
Feedback 
A resposta correta é: em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a 
ocorrência de alguns eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS 
foram superiores a 150 μg/m3, embora sempre inferiores ao do padrão primário 
estabelecido pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.. 
Questão 2 
Correto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(ENADE-2013) O Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte tem previsão 
para conclusão das obras para 2015 e, quando entrar em operação, será a terceira maior 
hidrelétrica do mundo, perdendo para a Usina Três Gargantas, localizada na China, e 
Itaipu, localizada no Brasil. 
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2013. 
Localizada no Rio Xingu, no estado do Pará, o AHE de Belo Monte produzirá energia 
suficiente para satisfazer 40% do consumo residencial de todo o Brasil. É a maior obra 
de infraestrutura do País e já tem cerca de 30% de suas obras concluídas. A previsão é 
que a primeira das 24 turbinas da usina comece a operar em fevereiro de 2015, e a 
última, em janeiro de 2019. A hidrelétrica terá capacidade instalada de 11,2 mil 
megawatts (MW) de potência e geração anual prevista de 38,8 milhões de megawatts-
hora (MWh) ou 4,6 mil MW médios. O AHE de Belo Monte deve representar cerca de 
7% da expansão de capacidade de energia prevista para o País, entre 2011 e 2021. 
Em uma perspectiva multidisciplinar, analise a matriz de avaliação de impactos 
ambientais apresentada a seguir. 
MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 
 
No que se refere à flora (meio biótico), o impacto da “retirada de vegetação, com perda 
de ambientes naturais e recursos extrativistas”, de acordo com a metodologia de 
Avaliação de Impactos Ambientais será corretamente avaliado como: 
Escolha uma: 
a. do tipo indireto, categoria positiva, abrangência regional, duração permanente, 
caráter irreversível, prazo médio, magnitude forte, relevância alta. 
b. A do tipo direto, categoria negativa, abrangência regional, duração permanente, 
caráter irreversível, prazo imediato, magnitude forte, relevância alta. 
A do tipo direto, categoria negativa, abrangência regional, duração permanente, caráter 
irreversível, prazo imediato, magnitude forte, relevância alta. 
c. do tipo indireto, categoria positiva, abrangência local, duração permanente, caráter 
reversível, prazo longo, magnitude média, relevância baixa. 
d. do tipo direto, categoria negativa, abrangência estratégica, duração temporária, 
caráter reversível, prazo imediato, magnitude média, relevância média. 
e. do tipo indireto, categoria negativa, abrangência local, duração temporária, caráter 
irreversível, prazo médio, magnitude fraca, relevância média. 
Feedback 
A resposta correta é: A do tipo direto, categoria negativa, abrangência regional, duração 
permanente, caráter irreversível, prazo imediato, magnitude forte, relevância alta.. 
Questão 3 
Correto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(ENADE 2013) Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria 
um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que 
não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim. 
Empresas 
como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar maneiras 
de entrar em seus softwares. Essas companhias frequentemente pagam milhares de 
dólares pela descoberta de apenas um bug – o suficiente para que a caça a bugs possa 
fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas dizem que os programas de 
recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de bugs, 
o que significa que temos mais correções, o que significa uma melhor experiência para 
nossos usuários”, afirmou o gerente de programa de segurança de uma empresa. 
Mas os programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que 
as recompensas devem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para encorajar 
as pessoas a encontrar as falhas. E também há a questão de double-dipping – a 
possibilidade de um hacker receber um prêmio por ter achado a vulnerabilidade e, 
então, vender a informação sobre o mesmo bug para compradores maliciosos. 
Disponível em: <http://pcworld.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado). 
Considerando o texto acima, infere-se que 
Escolha uma: 
a. os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos 
trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas 
empresas. 
A resposta correta é: os usuários de serviços de empresas de tecnologia são 
beneficiários diretosdos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados 
e premiados pelas empresas. 
b. o uso das tecnologias digitais de informação e das respectivas ferramentas dinamiza 
os processos de comunicação entre os usuários de serviços das empresas de tecnologia. 
c. os caçadores de falhas testam os softwares, checam os sistemas e previnem os erros 
antes que eles aconteçam e, depois, revelam as falhas a compradores criminosos. 
d. a maneira como as empresas de tecnologia lida com a prevenção contra ataques dos 
cibercriminosos é uma estratégia muito bem-sucedida. 
e. os caçadores de falhas agem de acordo com princípios éticos consagrados no mundo 
empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial. 
Feedback 
A resposta correta é: os usuários de serviços de empresas de tecnologia são 
beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados 
e premiados pelas empresas.. 
Questão 4 
Correto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(ENADE-2013) Os mapas a seguir mostram emissões de gases de efeito estufa, por 
milhões de toneladas de CO2, em dois momentos: 1990 e 2005. 
 
 
Disponível em: <http://www.estadao.com.br >. Acesso em: 20 jul. 2013. 
A partir da análise da situação e considerando a evolução das emissões de gases de 
efeito estufa apresentada nos mapas, avalie as afirmações a seguir. 
I. A evolução apresentada pode ser explicada pela adoção das medidas propostas pelo 
Protocolo de Quioto, que prevê a regressão das emissões de gases de efeito estufa aos 
índices registrados em 1990. 
II. A África e a América do Sul são as regiões que menos emitem CO2, mas, 
proporcionalmente, o aumento das emissões brasileiras tem um peso maior para a 
América do Sul do que o aumento das emissões pela África do Sul tem para o 
continente africano, considerando o período que vai de 1990 a 2005. 
III. A situação da Ásia manteve-se inalterada no período, porque embora os índices da 
China tenham aumentado de 2,2 mil toneladas de CO2, em 1990, para 5,3 mil toneladas 
de CO2, em 2005, os índices da Rússia (antiga União Soviética) diminuíram de 3,8 mil 
toneladas de CO2, em 1990, para 1,7 mil toneladas de CO2, em 2005. 
IV. O aumento dos índices de emissão observados na Europa, América do Norte, 
Oceania e em parte significativa da Ásia reflete as dificuldades enfrentadas para a 
diminuição das altas concentrações de CO2 na atmosfera da Terra. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. II e IV. 
A evolução apresentada pode ser explicada pela adoção das medidas propostas pelo 
Protocolo de Quioto, que prevê a regressão das emissões de gases de efeito estufa aos 
índices registrados em 1990; O aumento dos índices de emissão observados na Europa, 
América do Norte, Oceania e em parte significativa da Ásia reflete as dificuldades 
enfrentadas para a diminuição das altas concentrações de CO2 na atmosfera da Terra. 
b. III e IV. 
c. I e III. 
d. II. 
e. I. 
Feedback 
A resposta correta é: II e IV.. 
Questão 5 
Incorreto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(Enade 2016) A avaliação de impacto ambiental, um dos instrumentos mais 
importantes para a proteção dos recursos ambientais, é prevista no art. 225, inciso IV, § 
1º, da Constituição Federal, como um dever do poder público: “exigir na forma de lei, 
para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa 
degradação do meio ambiente estudo prévio de impacto ambiental a que se dará 
publicidade”. Esse instrumento foi consolidado pela Resolução CONAMA n. 01/1986, 
que criou dois novos 
instrumentos: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto 
Ambiental (RIMA). 
 
BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. 2 ed. São Paulo: Pearson 
Prentice Hall, 2005 (adaptado). 
Com base no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades 
sujeitas à elaboração de EIA-RIMA, avalie as afirmações a seguir. 
I. O diagnóstico ambiental deve contemplar aspectos do meio físico, biológico e 
socioeconômico. 
II. A compensação ambiental é dispensável em casos de empreendimentos em que a 
elaboração de EIA-RIMA no processo de licenciamento ambiental é obrigatória. 
III. A área de influência corresponde à dimensão espacial que pode sofrer impactos 
ambientais associados ao empreendimento a ser instalado. 
IV. Os impactos ambientais devem ser identificados e qualificados, considerando-se as 
fases de implantação e operação do empreendimento e, quando couber, a fase de 
desativação deste. 
É correto apenas o que se afirma em 
Escolha uma: 
a. II, III e IV. 
b. II e IV. 
O diagnóstico ambiental deve contemplar aspectos do meio físico, biológico e 
socioeconômico; A área de influência corresponde à dimensão espacial que pode sofrer 
impactos ambientais associados ao empreendimento a ser instalado; Os impactos 
ambientais devem ser identificados e qualificados, considerando-se as fases de 
implantação e operação do empreendimento e, quando couber, a fase de desativação 
deste. 
c. I e III. 
d. I e II. 
e. I, III e IV. 
Feedback 
A resposta correta é: I, III e IV.. 
Questão 6 
Correto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(ENADE-2013) A figura mostra a área de influência direta do Aproveitamento 
Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte, delimitada em amarelo. As planícies aluviais 
existentes fora da calha do Rio Xingu estão representadas em vermelho, das quais 43% 
encontram-se recobertas por florestas aluviais. 
 
 
Disponível em: <http://licenciamento.ibama.gov.br>. Acesso em: 20 jul. 2013 
(adaptado). 
 
 
Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. As planícies de inundação mais significativas e com maior cobertura vegetal, na Área 
de Influência Direta, encontram-se nos afluentes da margem direita do Rio Xingu, 
sobretudo ao longo do Rio Bacajá. 
PORQUE 
II. Após a confluência do Rio Xingu com o Rio Bacajá, as planícies de inundação são 
mais escassas, apresentando maior número na margem esquerda, na área do reservatório 
dos canais, e maior área nas proximidades de Belo Monte. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Escolha uma: 
a. As asserções I e II são proposições falsas. 
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I. 
Feedback 
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I.. 
Questão 7 
Incorreto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(Enade 2016) Para determinar o Índice de Sustentabilidade da Mineração (ISM) foram 
consideradas três dimensões, cujos índices são apresentados para três empreendimentos 
na Tabela 1. Para a determinação do índice ambiental, foram analisados 30 indicadores, 
dos quais cinco foram selecionados e são apresentados na Tabela 2. Os índices e 
indicadores variam entre 0 e 1, o que reflete, respectivamente, uma pior e uma melhor 
situação no parâmetro observado. 
Tabela 1 
 
 
Tabela 2 
 
VIANA, M. B. Avaliando Minas: índice de sustentabilidade da mineração. Centro de 
Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, 2012 (adaptado). 
Considerando as informações apresentadas e o procedimento de licenciamento 
ambiental, avalie as afirmações a seguir. 
I. O ISMé obtido pela média simples das três dimensões, ou seja, cada componente tem 
a mesma importância na determinação do índice. 
II. A obtenção da licença de operação (A1) é garantida para os empreendimentos que 
obtiveram a licença prévia e a licença de instalação. 
III. O cumprimento das condicionantes do licenciamento determinadas pelo órgão 
regulador (A2) isenta o empreendimento de multas aplicadas pelo órgão fiscalizador 
(A3). 
IV. Os dados que compõem os indicadores A4 e A5 são de natureza qualitativa e 
quantitativa. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. II. 
b. I e III. 
c. II e IV. 
O ISM é obtido pela média simples das três dimensões, ou seja, cada componente tem a 
mesma importância na determinação do índice; Os dados que compõem os indicadores 
A4 e A5 são de natureza qualitativa e quantitativa. 
d. III. 
e. I e IV. 
Feedback 
A resposta correta é: I e IV.. 
Questão 8 
Correto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(ENADE 2010) Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a 
equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de 
trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e 
Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da 
Mulher. 
Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos 
grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os 
rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. 
No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimentos para profissionais com 
escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. 
Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1.653,70 para 
eles. 
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/ mat/2010/03/08>. 
Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações). 
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes. 
I. Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gêneros, maior será a 
possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho 
e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações 
de gênero. 
II. Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente 
para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho. 
III. No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não 
apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-
cultural. 
IV. Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos 
movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o 
preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma: 
a. I, III e IV. 
A resposta correta é: I, III e IV. 
b. II e IV. 
c. I e II. 
d. III e IV. 
e. I, II e III. 
Feedback 
A resposta correta é: I, III e IV.. 
Questão 9 
Correto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(Enade 2016) Empreendimentos de mineração no Brasil têm ocasionado impactos 
ambientais de considerável monta na última década, o que torna o licenciamento 
ambiental foco de atenção social e de interesse público. O licenciamento ambiental de 
atividades de mineração influencia na gestão das operações desses empreendimentos. 
Considerando o licenciamento ambiental de atividades de mineração, assinale a opção 
correta. 
Escolha uma: 
a. Os empreendimentos de mineração públicos são dispensados do licenciamento 
ambiental, pois atendem ao interesse do Estado e serão por ele fiscalizados. 
b. O controle social é exercido durante as etapas iniciais do licenciamento, uma vez que 
após a instalação e operação do empreendimento a fiscalização passa a ser competência 
do poder público estadual. 
c. Os recursos minerais são bens da União, portanto a outorga do título minerário e o 
licenciamento ambiental do empreendimento devem ser realizados pelo governo federal. 
d. A classificação do empreendimento de mineração quanto ao porte, tipo de lavra e de 
beneficiamento é dispensável para o licenciamento de atividades de mineração com 
barragens de rejeitos. 
e. Com a finalidade de mitigar ou compensar os impactos ambientais do 
empreendimento, são estabelecidas pelo órgão ambiental, no processo de licenciamento, 
as condicionantes ambientais, cujo descumprimento pode acarretar a cassação da 
licença. 
Com a finalidade de mitigar ou compensar os impactos ambientais do empreendimento, 
são estabelecidas pelo órgão ambiental, no processo de licenciamento, as condicionantes 
ambientais, cujo descumprimento pode acarretar a cassação da licença. 
Feedback 
A resposta correta é: Com a finalidade de mitigar ou compensar os impactos ambientais 
do empreendimento, são estabelecidas pelo órgão ambiental, no processo de 
licenciamento, as condicionantes ambientais, cujo descumprimento pode acarretar a 
cassação da licença.. 
Questão 10 
Incorreto 
Remover rótulo 
Texto da questão 
(ENADE 2016) Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às 
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar 
essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa 
resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu 
contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos 
favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de 
experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, 
cultural e educacional. 
Disponível em: <www.portal.mec.gov.br>. 
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado). 
Com base no texto apresentado, conclui-se que 
Escolha uma: 
a. o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo 
compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões. 
b. os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a 
possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões. 
A resposta correta é: a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais 
contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica. 
c. a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais 
que inclusão digital técnica. 
d. a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-
lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros. 
e. o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no 
pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos. 
Feedback 
A resposta correta é: a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais 
contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.. 
Terminar revisão

Mais conteúdos dessa disciplina