Buscar

precarização do trabalho2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

precarização do trabalho 
A precarização do trabalho é um processo que se acelerou com a velocidade do desenvolvimento dos bens de produção dando pelo menos dois saltos fantásticos que merecem lembrança, a revolução industrial e a revolução ocasionada pela informatização em um crescimento constante desde a II guerra mundial e popularizando-se principalmente nos anos 70 e 80 sendo responsável pela demissão de escribas que foram substituídos por computadores que armazenavam dados de forma digital e realizavam cálculos com precisão e velocidade (CASTELLS, 1999). 
Exemplos clássicos desse processo de precarização do trabalho podemos citar: os bancos, que demitiram em massa e a proletarização de profissões como advocacia e medicina que agora de profissionais liberais passaram a ser funcionários de empresas, escritórios e corporações. 
Segundo "isto e dinheiro" o que chamamos de indústria "4.0 muda a relação entre patrões e trabalhadores, eliminando vagas e forçando a criação de funcionários terceirizados sem nenhuma proteção social. Essa tendência parece irreversível e a consequência social também". 
O fim do emprego formal e a ampliação dos empregos terceirizados juntamente com o crescimento do emprego tipo ifood, uber são princípio dessa transformação, que chamamos de indústria 4.0 que está chegando a automatização da produção e entrega de comida e o transporte automático de passageiros. 
Fonte: 
1- https://www.istoedinheiro.com.br/o-emprego-tem-futuro/ em 24 de setembro de 2019; 
2- Texto básico da disciplina. 
	
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando