Buscar

apol 2 Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. [...] Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KURY, Lorelai B. A sereia amazônica dos Agassiz: zoologia e racismo na viagem ao Brasil. In: Revista brasileira de História. v. 21, n. 41, 2001. p. 157-172.
 
Além discutir sobre teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica que defendia a ideia da formação das “múltiplas raças” a partir de mutações genéticas. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao pensamento desta escola:
Nota: 20.0
	
	A
	A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
	
	B
	O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
	
	C
	Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
Você acertou!
Comentário: “A ideia subjacente aqui coloca a preeminência de traços físicos na interpretação moral dos indivíduos”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 102-103)
	
	D
	A escola era contrária à ideia de superioridade da “raça” branca.
	
	E
	O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial.
Questão 2/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Leia o extrato de texto a seguir:
“Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, [...] e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Jessé. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo social. v. 12, n. 1, 2000. p. 69-100.
Sobre a questão racial na obra de Gilberto Freyre, qual das alternativas a seguir diz respeito ao pensamento desse autor? Analise-as a partir do conteúdo apresentado no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A miscigenação seria causa do conflito entre as raças.
	
	B
	Atraso e degeneração populacional é o que acontece no Brasil.
	
	C
	Reforçou a visão negativa sobre o arranjo racial brasileiro, concordando com os autores que o precederam.
	
	D
	A harmonia entre as raças é fruto de sua mistura.
Você acertou!
Comentário: “A mistura racial promoveria o clima fértil para a construção de uma harmonia entre as raças” (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 106)
	
	E
	O preconceito racial é marcante no caráter brasileiro.
Questão 3/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Sobre o tema de raças e sua divisão e hierarquização, alguns teóricos propuseram reflexões e apontaram suas compreensões. De acordo com o conteúdo estudado, analise o teórico e qual sua contribuição acerca do tema, de acordo com os itens abaixo.
 
Georges Vacher de Lapouge
Joseph Arthur de Gobineau
Raimundo Nina Rodrigues
Sílvio Romero
(   ) Se posicionou contra a miscigenação de raças, pois isso faria com que os seres humanos se tornassem cada vez mais deficientes.
(   ) Criou a concepção da raça ariana (os de cor branca, braquicéfalos e de estatura elevada) como superior às demais.
(  ) Contrariamente à teoria de Nina Rodrigues, defendia a superioridade da raça branca e pela seleção natural do tipo branco.
 
(  )  Defendia a divisão do ser humano entre Homo europeu, superior e naturalmente destinado a dominar, e o Homo alpino, naturalmente destinado a trabalhar e a obedecer.
 
A sequência correta entre autor e seu pensamento sobre a divisão e hierarquização das raças é:
Nota: 20.0
	
	A
	1-2-3-4
	
	B
	3-2-4-1
Você acertou!
R.: Está correta, de acordo com o conteúdo de estudos da Aula 02.
	
	C
	3-2-1-4
	
	D
	2-1-4-3
	
	E
	4-2-3-1
Questão 4/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Considere a seguinte citação:
“O estigmatizado elabora e reelabora a sua identidade: no contraponto com a alteridade, na dinâmica das relações, processos e estruturas hierarquizadas, desiguais, com as quais os que mandam ou desmandam empenham-se em preservar ‘a lei e a ordem’ ”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100003>. Acesso em 06 maio 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a relação entre etnicidade e raça, analise as afirmativas a seguir. Assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:
I Segundo Weber, é por meio da raça de um grupo que os indivíduos se identificam etnicamente.
II Raça é um dos elementos possíveis para a formação da identidade étnica.
III. Em conjugação com o conceito de etnia, a ideia de raça passa a ser ressignificada, não sendo mais legitimador de superioridade ou inferioridade.
São verdadeiras as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I é FALSA: [...] acordo com Weber [...] o grupo étnico se de?ne a partir da crença subjetiva na origem comum, não sendo possível procurar sua fonte na posse de traços quaisquer que sejam eles. [...] o que distingue para Weber a pertença racial da pertença étnica é que a primeira estaria efetivamente fundada numa comunidade de origem num parentesco biológico efetivo, ao passo que a segunda estaria base a da na crença do sentimento e da representação coletiva [...]”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 117) 
As afirmativas II e III são VERDADEIRAS: “Assim, a ‘raça’ torna-se um dos canais possíveis de visibilização identitária. Mesmo que não seja mais possível crer no seu papel enquanto ‘legitimador de superioridades’ ”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 124)
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III apenas.
	
	E
	II apenas.
Questão 5/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Sobre o conceito de raça,estudado no Roteiro de Estudos da Aula 02, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	O conceito de raça é puramente biológico, inexistindo teorias racistas sobre o tema.
	
	B
	Não há que se falar em divisão de raças, pois que não existe discriminação acerca do tema em comento.
	
	C
	Uma das consequências de teorias racistas seria a compreensão de que a miscigenação de raças era aceitável, pois tornava o ser humano um ser considerado “deficiente”.
	
	D
	As teorias racistas buscavam defender o direito das ditas raças “superiores” imporem seu poder sobre as ditas “inferiores”.
Você acertou!
R.: Está correta, de acordo com o conteúdo de estudos da Aula 02.
	
	E
	O conceito de raça não tem relação com uma construção social, apenas biológica, já que o critério social não apresenta relação com as teoriais racistas.

Continue navegando