Buscar

teste 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Na Grecia Antiga, mais precisamente no Século VII a. C, quais eram as fontes originárias do conhecimento?
	
	
	
	A poesia e a religião.
	
	
	O teatro e a religião.
	
	
	A poesia e o teatro.
	
	
	O mito e a poesia.
	
	
	O mito e a religião.
	
Explicação:
Os primeiros conhecimentos do Homem foram o mito e a religião.
	
		2.
		Como sugere o nome, os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem a Sócrates. Contudo, essa divisão se dá mais propriamente devido ao objeto de sua filosofia (o interesse pelo estudo da natureza) em relação à novidade introduzida por Sócrates, do que em relação à cronologia. Já que, temporalmente, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou mesmo posteriores a ele (como no caso de alguns sofistas).
Assinale a alternativa que NÃO corresponde à filosofia dos pré-socráticos.
	
	
	
	Cada filósofo pré-socrático sugeriu um elemento primordial ou causa de todas as coisas que compõem a realidade física.
	
	
	Também chamados de naturalistas e tinham como escopo especulativo o problema cosmológico e buscavam o princípio (arché das coisas).
	
	
	Dedicaram seus estudos à problemática do sagrado e dos mistérios da fé.
	
	
	Buscaram construir uma explicação racional da natureza (physis) a partir de causas naturais e não sobrenaturais.
	
	
	Tales de Mileto, Heráclito, Demócrito e Pitágoras são representantes desta filosofia.
 
	
		3.
		A Filosofia Aristotélica (Metafísica), extremamente sistemática, propôs a divisão dos saberes em áreas de conhecimento, levando em conta os objetivos específicos de cada área. A partir do exposto acima, associe os conceitos da primeira coluna às definições correspondentes na segunda coluna:
(1) Conhecimento Teórico          
(2) Conhecimento Prático
(3) Conhecimento Produtivo
( ) Teologia, Metafísica, Ciências e Matemática, que deveriam estar no apetite do homem em querer saber e não na busca por recompensas;
( ) Ética e Política que servem para solucionar problemas da vida cotidiana
( ) Artes, Estética, Poética e Retórica, que são úteis ao homem.
	
	
	
	2 1 3
	
	
	3 1 2
	
	
	3 2 1
	
	
	1 2 3
	
	
	2 3 1
	
		4.
		Escolha a alternativa correta. Hilton Japiassu escreveu um livro denominado "O Mito da Neutralidade Científica". A partir do que temos estudado sobre o mito, ele está querendo afirmar que:
	
	
	
	a ciência é neutra
	
	
	os mitos são verdades científicas
	
	
	tudo é neutro
	
	
	a ciência não é neutra
	
	
	a ciência não tem nenhum valor
	
Explicação:
Japiassu afirma que não existe definição objetiva nem muito menos neutra daquilo que é ou não a Ciência. Esta pode ser tanto uma procura metódica do saber, quanto um modo de interpretar a realidade; tanto pode ser uma instituição com seus grupos de pressão, seus preconceitos, suas recompensas oficiais, quanto um ofício subordinado a instâncias administrativas, políticas ou ideológicas; tanto uma aventura intelectual conduzindo a um conhecimento teórico (pesquisa), quanto um saber realizado ou tecnizado.
	
		5.
		Sob quais condições a Filosofia nasceu fincada no chão da sociedade grega?
	
	
	
	Sob as condições políticas, econômicas e culturais.
	
	
	Sob as condições culturais, religiosas e políticas.
	
	
	Sob as condições culturais, religiosas e artísticas.
	
	
	Sob as condições políticas, artísticas e culturais.
	
	
	Sob as condições religiosas, artísticas e econômicas.
	
Explicação:
As condições materiais que propiciaram o surgimento da FIlosofia foram:
As viagens marítimas, pois o impulso expansionista obrigou os comerciantes a enfrentarem as lendas e daí constatarem a fantasia do discurso mítico, proporcionando a desmitificação do mundo (como exemplo, os monstros que os poetas contavam existir em determinados lugares onde, visitados pelos navegadores, nada ali encontravam);
- A construção do calendário que permitiu a medição do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre dia e noite. Isso favoreceu a capacidade dos gregos de abstrair o tempo naturalmente e não como potência divina;
- O uso da moeda para as trocas comerciais que antes eram realizadas entre produtos. Isso também favoreceu o pensamento abstrato, já que o valor agregado aos produtos dependia de uma certa análise sobre a valoração;
- A invenção do alfabeto e o uso da palavra é também um acontecimento peculiar. Numa sociedade acostumada à oralidade dos poetas, aos poucos cai em desuso o recurso às imagens para representar o real e surge, como substituto, a escrita alfabética/fonética, propiciando, como os itens acima, um maior poder de abstração.
A palavra não mais é usada como nos rituais esotéricos (fechados para os iniciados nos mistérios sagrados e que desvendavam os oráculos dos deuses), nem pelos poetas inspirados pelos deuses, mas na praça pública (Ágora), no confronto cotidiano entre os cidadãos;
- O crescimento urbano é também registrado em virtude de todo esse movimento, assim como o fomento das técnicas artesanais e o comércio interno, as artes e outros serviços, características típicas das cidades;
- A criação da Política que faz uso da palavra para as deliberações do povo (Demo) em cada Pólis (por isso, Democracia ou o governo do povo), bem como exige que sejam publicadas as leis para o conhecimento de todos, para que reflitam, critiquem e a modifiquem segundo os seus interesses.
	
		6.
		A Filosofia pode ser definida como: I- Reflexiva, que significa dizer que ela é um pensamento consciente de si mesmo, capaz de avaliar-se, de verificar o grau de adequação que mantém com os dados objetivos, de medir-se com o real. II- Radical, quer dizer, é preciso que se vá até às raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade. III- Crítica, palavra que vem do grego e significa julgamento, o que implica a análise do objeto em questão sob os mais diferentes aspectos, para que se desenvolva um conhecimento a seu respeito que supere os preconceitos do senso comum e as generalizações apressadas da ciência. IV- De conjunto, ou seja, o problema não pode ser examinado de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido.
	
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e II
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	II e IV
	
	
	II e III
	
Explicação:
A filosofia aborda a verdade, a capacidade de conhecer, as condições de possibilidade do pensar, procedimentos intelectuais para conhecer fatos, relações entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes. São questões filosóficas essenciais. (CHAUÍ, M.de S. Convite à filosofia. São Paulo, Ática. 1995).
	
	
	
		7.
		Segundo Chauí (Ática), a filosofia, tal como se conhece no ocidente, é um fenômeno grego, porque os gregos:
	
	
	
	elaboraram um tipo de pensamento que traz explicações sobre as coisas por meio de ideias que exprimem contradições.
	
	
	construíram um tipo de pensamento que estabeleceu rupturas com o mito.
	
	
	elaboraram um pensamento capaz de promover rupturas políticas importantes
	
	
	foram os primeiros a elaborar um tipo de raciocínio explicativo que estabelece certas concepções e formas de expressão do pensamento que tem marcas originais.
	
	
	foram os primeiros a utilizar a sabedoria como interpretação do mundo.
	
Explicação:
A Filosofia  é uma das cinco leituras que se pode fazer do real ao lado do senso comum, da arte, da religião e da ciência. Sua importância consiste na capacidade de abstração, ou seja, na reflexão sobre os objetos no âmbito do pensamento. Filosofia é uma forma de pensar que toma a razão como fundamento e analisa em que medida algo pode ser falso ou
verdadeiro (lógica), certo ou errado (ética), conhecido ou ideológico (teoria do conhecimento), belo ou não (estética), e por fim, em que medida a existência pode espelhar a essência  Na Grécia Antiga, os gregos encontravam as respostas fundamentais para solucionar suas questões da existência na religião e no mito. No século VI a.C, alguns pensadores propuseram uma outra forma de  investigar e explicar  a existência e origem do mundo, utilizando argumentos racionais.  Os Pré-Socráticos partindo de elementos presentes no mundo natural (a natureza) não invocam nenhum auxílio sobrenatural, nem a religião e nem o mito..O Mito segundo Japiassu "É o relato simbólico que não revela imediatamente qualquer reflexão sobre fatos realizados por agentes impessoais ou forças da natureza, mas representados por seres pessoais. Esses relatos constituem, em suma, a mitologia,acrescentando-se neles as crenças respectivas. a Filosofia é a produção constante de novos conhecimentos, partindo do questionamento e alcançado através da busca, da investigação e que depois de sistematizado deve ser aplicado com Ética, a filosofia é um não a mesmice e a acomodação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento, e identificam seu primeiro autor. É possível afirmar que a Filosofia:
	
	
	
	nasceu na Ásia Menor, no Mar Egeu, na cidade de Mileto e seu primeiro autor foi Pitágoras.
	
	
	nasceu no século IV, na Europa, na cidade de Roma e seu primeiro autor foi Tito Lívio.
	
	
	nasceu na região que abrigara as civilizações de Creta, Minos, Tirento e Micenas, anteriores aos gregos e seu primeiro autor foi o poeta Homero.
	
	
	nasceu entre o final do século VII a.C e início do séc. VI a.C, nas colônias gregas da Ásia Menor (região denominada Jônia), na cidade de Mileto e seu primeiro autor foi Tales.
	
	
	nasceu no século V a. C, na Grécia e seu primeiro autor foi Sócrates.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando