Buscar

Coerência e coesão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Coerência e coesão – Resumo
Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Para compreender um pouco melhor os conceitos de Coerência textual e de Coesão textual, e também para distingui-los, vejamos:
O que é coesão textual?
Quando falamos de COESÃO textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos:
as referências e as reiterações: Este tipo de coesão acontece quando um termo faz referência a outro dentro do texto, quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela alguma relação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora.
as substituições lexicais (elementos que fazem a coesão lexical): este tipo de coesão acontece quando um termo é substituído por outro dentro do texto.
os conectores (elementos que fazem a coesão interfrásica): Estes elementos coesivos estabelecem as relações de dependência e ligação entre os termos, ou seja, são conjunções, preposições e advérbios conectivos.
a correlação dos verbos: consiste na correta utilização dos tempos verbais, ordenando assim os acontecimentos de uma forma lógica e linear, que irá permitir a compreensão da sequência dos mesmos.
São os elementos coesivos de um texto que permitem as articulações e ligações entre suas diferentes partes, bem como a sequenciação das ideias.
O que é coerência textual?
Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo:
"As ruas estão molhadas porque não choveu"
Há elementos coesivos no texto acima, como a conjunção, a sequência lógica dos verbos, enfim, do ponto de vista da COESÃO, o texto não tem nenhum problema. Contudo, ao ler o que diz o texto, percebemos facilmente que há uma incoerência, pois se as ruas estão molhadas, é porque alguém molhou, ou a chuva, ou algum outro evento. Não ter chovido não é o motivo de as ruas estarem molhadas. O texto está incoerente.
Podemos entender melhor a coerência compreendendo os seus três princípios básicos:
Princípio da Não Contradição: em um texto não se pode ter situações ou ideias que se contradizem entre si, ou seja, que quebram a lógica.
Princípio da Não Tautologia: Tautologia é um vício de linguagem que consiste na repetição de alguma ideia, utilizando palavras diferentes. Um texto coerente precisa transmitir alguma informação, mas quando há repetição excessiva de palavras ou termos, o texto corre o risco de não conseguir transmitir a informação. Caso ele não construa uma informação ou mensagem completa, então ele será incoerente
Princípio da Relevância: Fragmentos de textos que falam de assuntos diferentes, e que não se relacionam entre si, acabam tornando o texto incoerente, mesmo que suas partes contenham certa coerência individual. Sendo assim, a representação de ideias ou fatos não relacionados entre si, fere o princípio da relevância, e trazem incoerência ao texto.
Outros dois conceitos importantes para a construção da coerência textual são a CONTINUIDADE TEMÁTICA e a PROGRESSÃO SEMÂNTICA.
Há quebra de continuidade temática quando não se faz a correlação entre uma e outras partes do texto (quebrando também a coesão). A sensação é que se mudou o assunto (tema) sem avisar ao leitor.
Já a quebra da progressão semântica ocorre quando não há a introdução de novas informações para dar sequência a um todo significativo (que é o texto). A sensação do leitor é que o texto é demasiadamente prolixo, e que não chega ao ponto que interessa, ao objetivo final da mensagem.
Em resumo, podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A COERÊNCIA, por sua vez, é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.
Anáfora
É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto.
Exemplos:
Mariana comprou um novo carro. O veículo é o lançamento do ano.
Perceba a retomada do substantivo “carro” por outro substantivo, “veículo”.
O doutor está de férias. Ele só retornará aos atendimentos no próximo mês.
Nesse exemplo, houve a retomada do substantivo “doutor” pelo pronome “ele”.
“Você quer invadir a casa do Presidente? Como pretende fazer isso?”. Perceba que neste exemplo, o pronome “isso” remete a invadir a casa do Presidente, uma ideia que já havia sido expressada no texto anteriormente. Para que não houvesse repetição dos termos, diminuindo a textualidade devida à coesão, todo esse pensamento foi resumido em uma única palavra que serve para referenciá-lo. Veja mais alguns exemplos a seguir:
Meu filho está doente. O garoto não para de vomitar (o pronome “o” faz referência a “meu filho”).
Comprei um carro que possui ar-condicionado (o pronome relativo “que” faz referência a “carro”).
As anáforas costumam aparecer bem mais em pronomes, mas também podem estar presente no texto através de substantivos sinônimos. Como no exemplo abaixo:
O carro do meu filho quebrou. O pior de tudo é que o veículo está novinho (neste caso, o substantivo “veículo” faz uma referência ao também substantivo “carro” e evita que o termo se repita na frase).
Catáfora
É um mecanismo linguístico no qual o referente aparece depois do item coesivo.
Exemplos:
Só desejamos isto: férias!
Perceba que o pronome demonstrativo “isto” antecede o referente “férias”, que aparece logo depois.
Pedro comprou vários ingredientes: açúcar, farinha, ovos, chocolate em pó e leite.
Note que a expressão “vários ingredientes” antecede o referente que apresenta quais itens Pedro comprou: “açúcar, farinha, ovos, chocolate em pó e leite. ”
Resumo
Anáfora – por meio de uma referência, retoma um termo ou ideia que foi dita anteriormente.
Catáfora – termo utilizado para fazer referência a uma ideia ou termo que aparecerá posteriormente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais