Buscar

prática de pesquisa em História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA 
	AV
	Aluno: JOSÉ MAVIE FRANCISCO DOS SANTOS
	201901227928
	Professor: FLAVIA MIGUEL DE SOUZA
 
	Turma: 9001
	CEL0527_AV_201901227928 
	 18/10/2019 11:15:59 (F) 
			Avaliação:
6,0
	Nota Partic.:
0
	Nota SIA:
	 
		
	TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 100%
	 
	 
	 1.
	Ref.: 253227
	Pontos: 2,50  / 2,50
	
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: o problema da pesquisa se resume na seguinte indagação: até que ponto a perseguição aos adeptos do candomblé no Brasil no século XX implicou na manutenção da intolerância e a discriminação aos afro-brasileiros. para tanto, também se adota aqui como principal objetivo analisar as perseguição aos adeptos do candomblé no Brasil no século XX, com o intuito de compreender até que ponto isto implicou na manutenção da intolerância religiosa e a descriminação aos afro-brasileiros. No momento, existe uma legislação que combate a intolerância religiosa e da discriminação afro-brasileira. Apesar disto nem sempre foi assim, o terminou por gerar momentos de intolerância, mesmo que pontuais e velados em inúmeras ocasiões.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 2.
	Ref.: 253226
	Pontos: 0,00  / 2,50
	
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: fora selecionadas de acordo com as palavras chaves que estão correlacionadas ao tema: perseguição religiosa, canbomblé, brasil e século XX. Essas quatros palavras chaves foram usadas no google acadêmico, foi feita uma pesquisa usando essas palavras. e foram selecionados artigos, dissertações e teses pertinentes ao tema perseguição aos adeptos do candomblé no Brasil no século XX que ocorreram nos últimos 10 anos.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 3.
	Ref.: 253229
	Pontos: 1,00  / 2,50
	
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: A metodologia quanto aos objetivos é explicativa, quantos aos procedimentos é bibliográfica,objetiva-se apresentar as principaiss ideias que são desenvolvidas sobre o tem que se estuda, visando compreeender bem os seus conceitos e características próprias com total imparcialidade. com uma escolha minuciosa dos atores e obras a serem utilizados. Além disso foi feito um levantamento de outros artigos, dissertações e teses que tratam o tema principla,leitura de outos artigos semelhantes, produzidos por outros acadeêmicos brasileiros e sites de busca na internet. Todas essas ferramentas ajudaram a estruturar as ideias centrais e detalhar pontos importantes. Nem tudo que foi pesquisado foi colocado na pesquisa, por questões de julgamentos e adequação textual.
	
Fundamentação do Professor: Como sabemos, não há total imparcialidade. A escolha do objeto já é parcial.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4.
	Ref.: 253232
	Pontos: 2,50  / 2,50
	
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: A intolerãncia religiosa no Brasil, especialmente as que incidem sobre as religiões afro-brasileiras, notadamente o candomblé e conhecer a diversidade religiosa presente no Brasil se faz, necessário, pois diante da nossa diversidade cultural,étnica e religiosa devemos ter respeito pela religião do próximo e o que é considerado sagrado para ele ou não. a definição de religião, de cultura, de tolerãncia e de intolerância permite a reflexão dos acontecimentos violentos envolvendo religiões. Foi possível observar que a religião é um dos principaisinstrumentos na formação do mundo cultural e que sua magnitude está em representar identidades culturais. A religiosidade se torna significativa de acordo com o indivíduo e suas realidades. cada pessoa pode ou não estabelecervínculos emocionais de fé que potencializam a vivência humana, sastifazendo necessidades existenciais. por isso, urge preservar a segurança jurídica de quem é adepto do candomblé, possibilitando quie as suas crenças e sua história sejam resguardadas com qualidade. Assim quem não respeita o patrimônio africano, ou qualquer outro, comete grave crime . que o preconceito e o rascimo segregam das mais variadas maneiras, perpetuando situações de grave afronta ao bem coletivo
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Outros materiais