Buscar

Prova de Direito Civil IV - família e sucessões

Prévia do material em texto

Prova de Direito Civil IV – Família e Sucessões
Nome: Sthéfani Luane Morais de Melo Batista
Nº USP:
Turma: IX
i. (V)
ii. (F) – ver o que você acha dessa questão. A resposta está na página 261 da apostila da Cíntia: 
Pode acontecer de se casar com mulher que já estava grávida antes de casar ou antes de decidirem pela constituição da união estável. Neste caso, como se opera a presunção acima destacada? Esta presunção pode ser contestada pelo marido ou companheiro? 
Nesta hipótese, a filiação não pode ser contestada se o marido, ao casar ou ao constituir união estável, tinha conhecimento da gravidez de sua mulher; ou se acompanhou a lavratura do registro, sem contestar a paternidade. Isto porque ao proceder desta forma, o marido ou companheiro aceitou a filiação como sua e não pode adotar, posteriormente, conduta contraditória (venire contra factum proprio), ou seja, ele conhecendo que o filho era de outrem, mas registrou como se fosse seu, não pode, depois, contestar este fato para negar a filiação.
Entretanto, tal conclusão não será aplicada na hipótese em que a gravidez era desconhecida pelo marido ou companheiro, na medida em que de boa-fé assumiu o filho como seu por desconhecer a gravidez prévia da esposa ou da companheira. Portanto, o erro é escusável.
Acredito que a resposta seja FALSO, já que a presunção é absoluta em relação ao pai que sabia que a esposa estava grávida. Não há quase nesse caso.
iii. (F) é iures tantum - relativa
iv. (V) p. 263/264 do material da Cíntia. Não há resposta expressa, mas aparentemente essa situação pode ser contestada por exame de DNA (art. 1597). 
i. (V) art. 1591
ii. (F) é terceiro grau – p. 252
iii. (F) é terceiro grau desigual – p. 255
iv. (F) é quarto grau desigual – p. 255
alternativa C – art. 1609 do CC e http://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/41479/o-reconhecimento-de-filhos-por-menores
alternativa D – art. 47 ECA, § 7º.
Aaa
alternativa A – estão corretas I e III
I – verdadeira - Art. 1767 CC
II – falsa, p. 246 do cad.
III – verdadeira
IV – falsa, art. 1773 CC.

Continue navegando