Buscar

REPORTAGEM SISTEMA CARDIOVASCULAR

Prévia do material em texto

Caminhada faz bem para sistema cardiovascular, diz preparador físico
Nutricionista e preparador físico Bruce Cotta falam de benéficos da atividade.
Karin Honorato também dá dicas de alimentação para quem pratica exercício.
FACEBOOK
A nutricionista Karin Honorato conversa com o profissional de educação física Bruce Cotta sobre caminhada. Eles vão falar dos benefícios da atividade para o corpo e para organismo, da forma indicada de fazer o exercício, de como ela pode ajudar na dieta e na saúde.
Para quem deseja começar a praticar a caminhada, Cotta recomenda um acompanhamento médico. Ele ressalta os benefícios da atividade em relação ao condicionamento cardiovascular. “O seu coração fica mais forte, você consegue controlar o seu nível de pressão, o seu nível de glicose sanguínea, você consegue controlar a relação do colesterol, então você tem toda uma melhoria do seu sistema cardíaco e do seu sistema cardiovascular com a caminhada”, afirma.
O profissional em educação física indica e periodicidade e a intensidade que o exercício deve ser feito para que valer como uma atividade aeróbica. Segundo ele, a caminhada precisa ser feita de forma regular, de três a cinco vezes por semana. Com relação ao ritmo, Cotta recomenda um nível de esforço “pelo menos moderado”. “Seria o equivalente a você fazer a caminhada e conseguir conversar com uma leve dificuldade, você ter uma leve sensação de estar ofegante”, explica.
Muito praticada nos dias de hoje, a corrida também é citada pelos profissionais. Cotta ressalta a importância da caminhada para quem deseja começar a correr. “Quem nunca correu, é importante fazer um trabalho de evolução gradativa, conseguir aumentar de cinco a seis vezes por semana a frequência da caminhada. Então conseguir fazer com uma velocidade um pouquinho maior e você começar a intercalar algum tempo de caminhada com o estímulo de corrida”.
Alimentação
Para quem pratica a caminhada, Karin recomenda que uma hora antes e uma hora depois da atividade, a pessoa consuma alimentos energéticos, “principalmente fontes de carboidratos”. Entre eles, a nutricionista indica frutas, sucos e vitaminas; o pão integral com geléia ou queijo magro; e os iogurtes com adição de um cereal, como a aveia.
Karin ainda ressalta a importância da hidratação, com água e água de coco, antes durante e depois da atividade.
FONTE: http://g1.globo.com/minas-gerais/projeto-caminhar/2012/noticia/2012/01/caminhada-faz-bem-para-sistema-cardiovascular-diz-preparador-fisico.html
Alimentos vermelhos ajudam sistema cardiovascular, diz nutricionista
Segundo Karin Honorato, nutrientes desses alimentos melhoram circulação.
Consumo ainda ajuda liberar substâncias que não são boas para organismo.
Na segunda coluna sobre os benefícios das cores dos alimentos, a nutricionista Karin Honorato vai falar sobre os alimentos vermelhos – amora, melancia, morango, pimenta, tomate. Segundo ela, esses alimentos ajudam a fortalecer o sistema cardiovascular, porque são ricos em fibras – que ajudam a equilibrar o nível do colesterol – e potássio – mineral que influencia no equilíbrio da pressão arterial.
Veja no vídeo outros benefícios trazidos pelos alimentos vermelhos.
Ainda de acordo com Karin, estes alimentos possuem substâncias ativas que melhoram a nossa circulação. Várias outras vitaminas e minerais estão presentes nesses alimentos, como por exemplo, os carotenos.
A nutricionista explica que estudos mostram que o licopeno, muito presente no tomate, ajuda a prevenir o câncer de próstata. Karin aconselha a consumir o tomate cozido – em molhos ou refogados – e com azeite, para melhor absorção do licopeno.
O consumo de pimentas, principalmente as vermelhas, ajuda a pessoa a queimar calorias, segundo Karin.
Frutas vermelhas, como o morango e a amora, podem ser consumidas com cascas. A nutricionista aconselha uma boa lavagem e higienização. As antocianidinas estão presentes nas cascas dessas frutas. Karin explica que as antocianidinas são substâncias anti-inflamatórias e ajudam a aliviar as reações alérgicas.
O consumo diário de alimentos vermelhos ajuda ainda na liberação de substâncias que não são boas para o organismo e estão presentes, por exemplo, em produtos industrializados.
 
FONTE: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/alimentos-vermelhos-ajudam-sistema-cardiovascular-diz-nutricionista.html

Continue navegando

Outros materiais