Buscar

Exercício de Relatório Jurídico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia o caso concreto e destaque os elementos da narrativa jurídica:
a) o quê?
b) quem?
c) quando?
d) onde?
e) por quê?
f) como?
Texto adaptado
Mulher diz que teve útero retirado por engano Cozinheira de 48 anos foi internada em Goiás para operação de períneo. De acordo com advogado, ela descobriu erro médico na sala de cirurgia. A cozinheira Dorcelina Felinto Freitas Justo, de 48 anos, disse que teve seu útero retirado por engano durante uma cirurgia realizada na semana passada. Segundo o advogado de Dorcelina, Edilberto de Carvalho, ela foi internada em um hospital particular Lituaro de Aparecida de Goiânia (GO) na quinta-feira 21 de fevereiro de 2008, para uma operação no períneo e descobriu o erro médico dentro do centro cirúrgico. 
O caso está sendo investigado pela polícia e pelo Conselho Regional de Medicina de Goiás. "O marido dela veio até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência", disse ao G1 a delegada Cybelle Silva Tristão. "Temos informações de que outra paciente foi internada no mesmo dia que Dorcelina para a retirada do útero. Pode ter havido troca de prontuários." De acordo com o depoimento à polícia, após a cirurgia, ao passar o efeito da anestesia, a cozinheira sentiu dores na parte inferior do abdômen e reclamou. O cirurgião Juraci Alves, nesse momento, lhe disse que era normal, já que havia retirado o útero. Assustada, ela disse que não estava ali para isso. A delegada Cybelle disse que recebeu exames da paciente que mostraram que ela passou por uma laqueadura, mas não tinha problemas no útero. Ela ainda deve ouvir representantes do hospital. 
 A direção da unidade de saúde informou que será aberta uma sindicância interna para apurar o fato e que, além do médico, será ouvida a equipe que acompanhou a paciente durante a internação e cirurgia.
O Conselho Regional de Medicina de Goiás informou que tomou conhecimento do caso na segunda-feira 25 de fevereiro de 2008 e que também iniciou uma apuração. Médicos e representantes do hospital devem ser ouvidos. Não há prazo para encerramento desse processo.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL328959-5598,00.html 
Gabarito:
O quê? 
Retirada de útero em vez de realização de operação de períneo.
b) Quem? 
Dorcelina Felinto Freitas Justo, 48 anos, cozinheira
Hospital particular Lituaro de Aparecida de Goiânia (GO)
*As duas partes
Quando?
 21 de fevereiro de 2008, quinta-feira
Onde? 
Goiânia (GO)
e) Por quê? 
Possivelmente, houve troca de prontuários.
f) Como? Dorcelina internou-se para realizar uma cirurgia de períneo. No mesmo dia, outra paciente foi internada para se submeter à retirada do útero. Após a cirurgia, reclamou de dor na parte inferior do abdômen. O cirurgião lhe disse que a dor era normal em uma cirurgia de retirada do útero. Nesse momento, ela percebeu que havia sido submetida a uma cirurgia distinta da que se propunha fazer.
Observação:
Destaco que, é comum os alunos indicarem "erro médico" como o fato gerador do conflito. Entretanto, "erro médico" é uma valoração do fato, não é o fato que gerou o conflito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando