Buscar

Relatório 5 - Padronização da Solução de Hidróxido de Sódio - Cópia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 
 Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
 Departamento de Química 
 Prática 5: PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
 Nome: Diego Vieira da Silva – 18.2.4084
 Joyce Mendes Gomes- 16.1.6080 
 Otávio Augusto Turci – 17.5959
	
Introdução
A análise volumétrica refere-se a todo procedimento no qual o volume de um reagente necessário para reagir com um constituinte em análise é medido. A concentração do titulante é conhecida como se o titulante foi preparado pela dissolução de uma quantidade pesada de reagente puro em um volume conhecido de solução. Em muitos casos, o titulante não é disponível como padrão primário, e necessita-se então utilizar uma solução que contenha aproximadamente a concentração desejada para titular um determinado peso de padrão primário.
Objetivo
- Objetivo geral:
Realizar a padronização da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH).
- Objetivo específico: 
Determinar com maior precisão a concentração da solução de NaOH (preparada em aula anterior) e treinar técnicas de titulação utilizando buretas convencionais.
Materiais
• 1 béquer de 50 e um de 100 ml;
• 1 pisseta;
• 1 suporte universal;
• 1 pinça castaloy;
• 3 Erlenmeyer de 125ml;
• 1 bureta de 25ml;
• 1 pipeta volumétrica com seringa de 10ml;
• Água destilada (H2O);
• Solução de NaOH (preparado na aula passada);
• Fenolftaleína;
• Solução de hidrogenoftalato de potássio.
Procedimento
Para padronização da solução de NaOH 0,1mol/L, utilizou-se a pipeta volumétrica para pipetar 10ml da solução de hidrogenoftalato de potássio com concentração de 0,1 mol/L, em seguida transferiu-se essa solução para um frasco de Erlenmeyer de 125ml e nela acrescentamos 4 gotas da solução indicadora fenolftaleína e completou seu volume até 50ml com água destilada. Em seguida, preencheu-se a bureta de 25ml com a solução de NaOH para fazermos a titulação. Com isso, foi se adicionando lentamente a solução de NaOH contida na bureta, ao frasco de Erlenmeyer até o aparecimento da coloração rósea clara na solução do frasco. Foi repetido esse processo mais duas vezes, nos outros dois frascos de solução, e os valores dos titulantes encontrados nas três padronizações foram utilizados para obtermos o volume final do titulante.
Resultados e Discussão
Os três experimentos ficaram com a coloração rosa ao ser utiizado 11,4ml de NaOH que estava na bureta. Assim, já tendo os dados do volume de NaOH (11,4ML), a concentração do hidrogenoftalato (0,1mol/L), e o volume do hidrogenoftalato (10ml), utilizamos a fórmula a seguir para encontrar a concentração do NaOH:
C(NaOH) x V(NaOH) = C(ftalato) x V(ftalato)
C(NaOH) x 11,4 = 0,1 x 10
C(NaOH) = 1/(11,4)
CNaOH = 0,087mol/L
Assim foi determinado que a concentração da solução de NaOH preparada na aula anterior foi 0,087mol/L.
Conclusão
Nota-se que para padronizar uma solução de Hidróxido de Sódio,é necessário uma solução cujo o soluto é uma substância padrão primária ácida e uma solução indicadora. Assim pode-se determinar com maior precisão a concentração da solução de NaOH, utilizando os valores dos titulantes encontrados nas padronizações, e assim utilizarmos esses valores para obtermos o volume final do titulante.
Bibliografia
• USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, volume único. São Paulo: Saraiva, 2002.
•ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química, 3ª edição. Porto Alegre: Brookman, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando