Buscar

avaliação objetiva final libras uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Segundo os estudos linguísticos, para dar significado a uma língua, existe um sistema de representação ou símbolos que resulta em uma escrita dessa língua. Na Libras também encontramos símbolos para representar sua escrita criada nos Estados Unidos, por volta do ano de 1974. Sobre essa escrita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Registros de pesquisadores dos Estados Unidos, ouvintes e um grupo de surdos aprenderam a escrita dos sinais, chamada "Sign sinais".
	 b)
	Registros mostram que os pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos aprendendo a escrita dos sinais, chamada "sign línguas".
	 c)
	Com base nesses registros, pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos, aprenderam a escrita dos sinais, chamada "sinais vivos".
	 d)
	Com base nesses registros, pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos, aprenderam a escrita dos sinais, chamada "sign writing".
	2.
	Para aprender uma nova língua, existem várias formas e fatores que podem influenciar a aprendizagem. No caso da Libras, a datilologia é um elemento de comunicação manual que já detém um reconhecimento histórico entre os surdos e estudiosos da língua, que auxilia na aprendizagem. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na datilologia, a posição das mãos e dos olhos representa o alfabeto.
	 b)
	É comum em línguas de sinais a utilização somente de uma mão para soletração do alfabeto.
	 c)
	Na datilologia e na Libras como um todo, é necessário esforço, dedicação, treino e convivência com os surdos.
	 d)
	A datilologia se caracteriza pela utilização das mãos para a leitura labial e o alfabeto de forma mecanizada.
	3.
	Quanto à integração dos surdos com o mundo, sabemos que a maior parte das crianças surdas nasce de famílias ouvintes, que desconhecem a Língua de Sinais e têm dificuldades de aceitá-las, pois privilegiam a linguagem oral. Isso resulta na exclusão do surdo em conversas familiares, trazendo um grande impacto em sua vida emocional e social. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e este fato não compromete a aquisição da Língua de Sinais.
III- No que diz respeito ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia de seus filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial, como facilitadores para o mundo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Aprender um nova língua é sempre um grande desafio. Ao iniciarmos a aprendizagem da Libras, devemos aprender primeiro os sinais básicos. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao sinal apresentado na imagem a seguir:
FONTE DA IMAGEM: Secretária do Estado da Ed. e do Desporto. SED: Fundação Catarinense de Educação Especial ? FCEE. Vocabulário em Língua de Sinais. Florianópolis, 2003.
	
	 a)
	Mãe.
	 b)
	Mulher.
	 c)
	Prima.
	 d)
	Filha.
	5.
	No documento "Nomenclatura na área da surdez", do professor e escritor Romeu Kazumi Sassaki, que se encontra na trilha de aprendizagem, nos deparamos com as palavras "portar" e "portador de" para deficiência. Ele explica de forma clara as diferenças que há entre elas. Sobre essas nomenclaturas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/deficiencia/Nomenclatura_na_area_da_surdez.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2017.
	 a)
	É natural em outros países mais desenvolvidos usarem palavras equivalentes a "portadores" ou (carregadoras) para se referir à pessoa com surdez ou deficiência auditiva.
	 b)
	Uma pessoa só porta algo que ela não possui. Por exemplo, uma pessoa pode portar um objeto e depois por algum motivo, deixar de portar.
	 c)
	Uma pessoa só pode portar algo que ela possa não portar casualmente, isso se dá também com a deficiência no futuro poderá deixar de portá-la.
	 d)
	A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência, pois as palavras "portar" e "portador de" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que está presente na pessoa.
	6.
	Ao realizar um estudo da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, e seus parâmetros quanto às suas contribuições à educação, profissionais e atual sociedade, observa-se que os enunciados legais presentes tendem a apontar para o acesso e a inclusão das pessoas surdas à educação. Assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identificar os fundamentos e analisar os benefícios legais da Lei Federal n° 10.436.
II- O Brasil somente reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como língua materna das comunidades brasileiras surdas com a oficialização da lei.  
III- Discutir sobre a educação dos surdos e como ela vem existindo tem sido um desafio. Uma realidade que por muito tempo foi negligenciada.
IV- Mostrar a importância desta lei para a sociedade, profissionais e instituições educacionais.
(    ) O artigo 4° dispõe que os sistemas educacionais federais, estaduais e municipais devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em níveis médio e superior.
(    ) Observamos que existem leis que são criadas, porém não contemplam ou não se aplicam às necessidades reais da sociedade surda organizada.
(    ) Com a existência da lei, no Brasil, os surdos sempre serão definidos como deficientes e, portanto, incapazes com limitações impostas pela sua condição.
(    ) É fato que a lei pode servir como fonte de informação para alunos de cursos de Direito. No entanto, para os que atuam como profissionais na área educacional, não contribui diretamente para a temática de aprendizagem e inclusão do aluno surdo.   
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	II - IV - I - III.
	7.
	Durante a construção da história dos surdos e da Língua de sinais, muitas personalidades se destacaram contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento no ensino-aprendizagem dos surdos. Entre eles podemos mencionar Charles Michel de L'Épée, educador francês que se interessou em aprender o meio de comunicação dos surdos que ele tinha contato. Com relação à sua contribuição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Idealizou o sistema de datilologia, e foi criador de vários institutos de surdos na França. Chega ao Brasil sob aprovação do imperador Dom Pedro II.
	 b)
	Foi um médico que se dedicou ao estudo da deficiência auditiva, usava em suas pesquisas métodos invasivos, tais como descarga elétrica, perfuração de tímpanos.
	 c)
	Fundou a primeira escola para surdos em Paris, Instituto Para Jovens Surdos e Mudos de Paris. Treinou inúmeros professores para surdos na Europa.
	 d)
	Ele usava gestos, porém defendia o método oralista, sendo defensor da leitura labial. Além disso, fundou a primeira escola oralista na Alemanha.
	8.
	Quadros (2004, p. 10) nos diz que surdocego é uma definição funcional que se refere àquele que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal modo que a combinação das suas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de habilidades educacionais, vocacionais e lazer. Assim, muitas instituições que têm alunos matriculados com essa múltipla deficiência necessitam de um profissional habilitado para atuar. Assim, analise
as sentenças a seguir:
I- Viu a necessidade da formação de um guia-intérprete, como profissional que faz a mediação entre o mundo e o surdocego. 
II- Este profissional passa a descrever todos os acontecimentos, a fim de que o surdocego se aproprie das situações ao seu redor.
III- Dá-se preferência para atuarem como guia-intérprete pessoas que tenham surdez, o que facilitará sua atuação.
IV- Este profissional faz a mediação para o surdocego, não necessitando auxiliá-lo na sua vida e locomoção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2004.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	No Brasil, desde a década de 1980, há registros da presença de intérpretes de Língua de Sinais Brasileira. Inicialmente, esse serviço era prestado por frequentadores de templos religiosos ou por parentes de pessoas surdas. Sobre o papel do intérprete em sala de aula, analise as seguintes sentenças:
I- Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando preceitos éticos, como: a confiabilidade, a discrição, mas nunca a imparcialidade, uma vez que tal profissional deve estar sempre a favor da pessoa surda, em uma tentativa de remediar todos os danos e prejuízos causados pela comunidade ouvinte.
II- O intérprete de língua de sinais é a pessoa que faz a interpretação de uma determinada língua de sinais para outra língua, ou desta outra língua para uma determinada língua de sinais. O ato de interpretar envolve processos altamente complexos, pois requer habilidades cognitivas e linguísticas.
III- Realizar unicamente a interpretação da língua falada para a língua sinalizada, fazendo-se desnecessária uma interpretação da sinalizada para a falada, pois os ouvintes conseguem entender bem os surdos quando estes se utilizam de mímicas.
IV- O intérprete precisa ter o domínio das línguas envolvidas no processo de tradução e interpretação, e ter qualificação específica. Precisa ter propriedade quanto aos processos, modelos, estratégias e técnicas de tradução/interpretação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	Na busca pela garantia dos direitos dos surdos, e diante de reformulações nos aspectos educacionais, a educação dos surdos hoje no país vive uma tensão que defende a educação inclusiva que prevê professores bilíngues (Língua de Sinais e Português). O que acontece na prática está longe de atender a essas indicações. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
I- Considerando a diferença linguística instaurada em sala de aula, o professor não deve se preocupar em buscar meios de forma a possibilitar o ensino-aprendizagem de todas as crianças.
II- Na tentativa de comunicação, criam-se dinâmicas educacionais na sala de aula e na escola, porém grandes partes delas estão focalizadas na língua oral e na escrita da mesma.
III- A Lei de Libras 10.436, de 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito a escolhas na área da educação, na sua própria língua, ou seja, na modalidade bilíngue.
IV- Os alunos surdos inseridos nos espaços educacionais de alunos ouvintes têm o mesmo direito de aprender vocábulos com os suportes adequados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei de Libras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2014) O grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. À organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo, o que exige, cada vez mais, formação de qualidade. Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir:
I- As políticas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação continuada, complementar ao exercício profissional, que é responsabilidade de cada professor.
II- Nos processos de formação docente devem ser desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à organização e à gestão escolar, além das que dizem respeito ao trabalho pedagógico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.
III- O preparo profissional docente requer apropriação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino e conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão de sala de aula e valores e normas de convivência social e coletiva.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I e III.
	 b)
	I e II.
	 c)
	II e III.
	 d)
	Somente a II.
	12.
	(ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. A lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive. Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação, incluem-se as de:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e III.
	 b)
	II, III e IV.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	I e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando