Buscar

Sistema Urinário-resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Urinário- (Resumo)
O sistema urinário contribui para a homeostasia, alterando a composição, o pH, o volume e a pressão do sangue; mantendo a osmolaridade do sangue, excretando resíduos e substâncias estranhas e produzindo hormônios. O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma eretra. Após os rins filtrarem o plasma sanguíneo,retornam grande parte da água e solutos para a corrente sanguínea. O restante da água e solutos consistem a urina, que passa pelos ureteres e é armazenada na bexiga urinária, até ser excretada do corpo pela uretra.
As funções dos rins incluem as seguintes:
Regulação da composição iônica do sangue: Os rins ajudam a regular os níveis sanguíneos de diversos íons, sendo os mais importantes, os íonssódio, potássio, cálcio, cloreto e fosfato.
Regulação do volume de sangue: Os rins ajustam o volume de sangue, conservando ou eliminando água na urina. Aumenta e diminui a pressão arterial.
Regulação da pressão arterial: Os rins também ajudam a regular a pressão arterial, secretando a enzima renina, que ativa a via renina-angiotensina-aldosterona. Manutenção da osmolaridade do sangue: Ao regularseparadamente a perda de água e solutos na urina.
Produção de hormônios: O calcitirol, a forma ativa da vitamina D, e a eritropoietina, estimula a produção de eritrócitos.
Regulação da concentração sanguínea de glicose: os rins conseguem usar o aminoácido glutamina na glicogênese, a síntese de novas moléculas de glicose.
Excreção de resíduos e substâncias estranhas: ao formar a urina, os rins ajudama excretar resíduos. Outros resíduos excretados na urina são substâncias estranhas da alimentação, como medicamentos e toxinas ambientais.
Anatomia Externa dos Rins
Um rim normal, em um adulto, mede entre 10 e 12 cm de comprimento, de 5 a 7 cm de largura e 3 cm de espessura e possui massa de 135 a 150g. A camada profunda, a cápsula fibrosa, serve como barreira contra trauma e ajuda a manter oformato do rim. A camada média, a cápsula adiposa, protege o rim contra trauma mantendo-o firmemente no lugar, dentro da cavidade abdominal. A camada superficial, a fáscia renal, é outra camada que ancora o fim às estruturas adjacentes e à parede do abdome.
Os rins são envolvidos pela cápsula renal (fibrosa), cápsula adiposa e fáscia renal. As duas principais regiões do parênquima do rim são ocórtex renal e as pirâmides renais, situados na medula renal.
Anatomia Interna dos Rins
Um corte frontal através dos rins revela duas regiões distintas: uma área superficial vermelho-clara, chamada de córtex renal, e uma região interna profunda, marrom-avermelhada, chamada de medula renal. A medula consiste em diversas estruturas coniformes, as pirâmides renais. A base de cada pirâmide está voltadapara o córtex renal e seu ápice, chamado de papila renal, aponta para o hilo renal.
 
O córtex renal é a área de textura lisa que se estende da cápsula fibrosa até as bases das pirâmides renais e nos espaços entre elas. É dividido em zonas externa e interna. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas de colunas renais. Um lobo renal consiste em uma pirâmiderenal, sua área sobrejacente do córtex renal, e em uma metade de cada coluna renal adjacente. A urina formada pelos néfrons drena para grandes ductos papilares que se estendem pelas papilas renais das pirâmides.
Os ductos papilares drenam para estruturas cupuliformes, chamadas de cálices renais maiores e menores. Cada rim possui entre 8 e 18 cálices menores e entre 2 e 3 cálices maiores. Um cálicemenor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal, distribuindo-a para um cálice maior. A partir dos cálices maiores, a urina drena para uma cavidade grande e simples, chamada de pelve renal, e, em seguida, drena para fora, através do ureter, até a bexiga urinária.
 Camadas dos Rins
 
Néfrons
O néfron é a unidade morfofuncional ou a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contém cerca de um milhão de néfrons. A forma do néfron é peculiar, inconfundível, e admiravelmente adequada para sua função de produzir urina. Ele é formado por dois componentes principais:
   1. Corpúsculo Renal:
        Cápsula Glomerular (de Bowman);
        Glomérulo – rede de capilares sanguíneos enovelados dentro da cápsula glomerular.
   2. Túbulo Renal:
        Túbulo contorcido proximal;
        Alça do Néfron (de Henle);
        Túbulo contorcido distal;
        Túbulo coletor.
URETERES
         São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.
         Descendo obliquamente e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
Bexiga Urinária
Uretra
     A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras de muco. A uretra se abre para o exterior através do óstio externo da uretra. A uretra é diferente entre os dois sexos.
Uretra Masculina
          A uretra masculina estende-se do orifício uretral interno na bexiga urinária até o orifício uretral externa na extremidade do pênis. Apresenta dupla curvatura no estado comum de relaxamento do pênis. É dividida em três porções: a prostática, a membranácea e a esponjosa, cujas as estruturas e relações são essencialmente diferentes.No homem, a uretra faz parte dos sistemas urinário e reprodutor. Medindo cerca de 20 cm.
Uretra Feminina
Canal menbranoso que cominica a bexiga com o meio externo. Localiza-se dorsalmente na sínfise púbica na parede inferior á vagina
Função do Sitema Urinário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando