Buscar

Contabilidade de Custos: Classificação e Normas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	
	Curso
	GRA1151 CONTABILIDADE DE CUSTOS PNA (ON) - 201920.2164.01
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	25/11/19 10:39
	Enviado
	25/11/19 11:35
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1,25 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	56 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando são medidos os custos dos produtos vendidos para confrontação com as receitas das vendas do período, o custeamento dos produtos pelo custeio por absorção requer a inclusão dos custos fabris que incorreram independentemente da produção, mas, para isso, os mesmos devem passar por critérios de rateio.
No cenário de custeamento dos produtos, como podemos classificar o tipo de custeamento?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Fluxo básico de formação de custos.
	Resposta Correta:
	 
Custeamento por absorção.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Demonstração de fluxo de caixa e fluxo dos materiais na compra da matéria-prima, estão embutidos no Fluxo físico de produção. O fluxo da produção é iniciado pelo fluxo dos materiais iniciados pela compra da matéria-prima e, posteriormente, sua transformação, que compreende toda a atividade fabril de consumo dos insumos produtivos para transformá-la em produto final. O fluxo básico de formação de custos tem que os custos serão diferenciados entre custos diretos, identificados com os produtos, serviços e processos a que pertencem, e custos indiretos que passam por rateio e posterior alocação para serem identificados ao objeto de custo.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As Normas Brasileiras de Contabilidade são emitidas pelo Conselho Federal da Contabilidade - CFC e são classificadas em técnicas e profissionais. As normas profissionais definem procedimentos relativos ao exercício da profissão contábil e são divididas em Normas Gerais (NBC PG - GERAL); Normas para o auditor Independente (NBCPA - do auditor independente) e as Normas para o Perito (NBC PP - do perito).
 Dentre os tipos de Normas Brasileiras de Contabilidade, qual tipo leva em conta especificações para o setor público?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Norma NBCTSP.
	Resposta Correta:
	 
Norma NBCTSP.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A norma NBCTSP trata-se do setor público, onde se apresenta como sendo: Órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O custo do estoque que não possam ser valorados pelo critério do custo específico ou identificado, devem ser atribuídos pelo uso do critério Primeiro a Entrar Primeiro a Sair (PEPS) ou pelo critério do custo ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério para o estoque que tenham o uso semelhante.
 Dentre os sistemas de custos, qual tem que ser definido pelo critério do custo ponderado que não possam ser valorados?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Custo de materiais.
	Resposta Correta:
	 
Custo de materiais.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Definem-se matérias-primas como todo material usado na fabricação que passa a fazer parte integrante do produto. Quando se reflete sobre o custo dos materiais, alguns pontos se destacam, entre eles a avaliação, o controle, perdas e a programação das compras.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A classificação dos custos em fixos e variáveis e a análise do seu comportamento permite a empresa fazer uma série de análises para direcionamento de sua eficiência na gestão.
 
No cenário de classificação de custos, o que se enquadra como a diferença entre o custo fixo e o custo variável?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Despesas.
	Resposta Correta:
	 
Margem de Contribuição (MC).
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. O Ponto de Equilíbrio é aquele nível de volume de produção no qual as Receitas Totais igualam-se ao Custo Total, onde a soma das margens de contribuição unitárias de todos os produtos vendidos se iguala aos custos fixos. O custo total é a soma do custo fixo e variável. Receitas totais são todos valores arrecadados. Despesas se enquadram como uma classificação de custo particular.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Cada análise se adéqua à decisão que está sendo tomada no momento pelo gestor e a informação necessária para esta decisão. Como sabemos, ninguém trabalha somente para cobrir os custos por muito tempo e uma empresa precisa gerar resultados.
 Dentre as características de toma de decisão, que tipo de ponto de equilíbrio é mais adequado para fluxos financeiros de pagamentos e recebimentos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ponto de Equilíbrio Contábil.
	Resposta Correta:
	 
Ponto de Equilíbrio Financeiro.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. O ponto de equilíbrio contábil é onde os custos e despesas se igualam à receita e, consequentemente, os custos e despesas estão cobertos pelas vendas. O Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE), é onde além dos custos e despesas se planeja uma remuneração pelo capital investido. Não existe definição de ponto de equilíbrio fixo e variável.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A análise de ponto de equilíbrio é muito importante para o planejamento do lucro. Se você planeja um evento como uma palestra, por exemplo, você tem o custo fixo do palestrante e o custo variável das pastas e crachás que serão distribuídos. Aplicando a análise é possível saber para quantas pessoas você deverá vender sua palestra para não ter prejuízo no seu evento.
 Dentre as características de toma de decisão, que tipo de ponto de equilíbrio despesas se planeja uma remuneração pelo capital investido além dos custos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ponto de Equilíbrio Financeiro.
	Resposta Correta:
	 
Ponto de Equilíbrio Econômico.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. O ponto de equilíbrio contábil é onde os custos e despesas se igualam à receita e, consequentemente, os custos e despesas estão cobertos pelas vendas. Não existe definição de ponto de equilíbrio fixo e variável. O Ponto de Equilíbrio Financeiro faz uma análise que considera somente o cálculo dos gastos que geram desembolso, extraindo, assim, a depreciação que está incluída nos custos fixos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Este Pronunciamento proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.
Dentre as representações de contabilização de estoques, destaque pontos importantes e relativos à estoques:
I.              Custo de aquisição.            
II.             Valor realizável bruto.
III.            Mensuração de estoque.
IV.           Custos de transformação.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta todas competências corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Custo de aquisição deve contemplar, além do valor pago ao fornecedor pela compra, todos os tributos, mesmo os de importação, com exceção dos impostos recuperáveis. Na mensuração do custo dos estoques devem ser incluídos, além do custo de transformação da matéria-prima avaliada pelo custo histórico, todos os outros custos que contribuem para colocá-la em condições de uso no local
do processamento. Custos de transformação:  tem incluídos todos os custos incorridos para transformação da matéria-prima em produto, como é o caso do valor do custo da matéria-prima e de todos os gastos indiretos relacionados ao processo de transformação.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Se os custos fixos são constantes não importa que a empresa esteja fabricando 1 item ou 100 (desde que esteja dentro de sua capacidade normal de produção), sempre terá o mesmo custo. Os custos variáveis, entretanto, se repetem a cada novo item que se fabrica. Assim, para cada produto cujo custo variável seja 10, dois itens serão 10 + 10 = 20, três itens serão 10 + 10 + 10 = 30 e assim por diante.
 Dentre as características apresentadas, como é definido essa repetição de custo a cada novo item?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ponto de Equilíbrio.
	Resposta Correta:
	 
Ponto de Equilíbrio.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O Ponto de Equilíbrio é aquele nível de volume de produção no qual as Receitas Totais igualam-se ao Custo Total, onde a soma das margens de contribuição unitárias de todos os produtos vendidos se iguala aos custos fixos.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quanto ao IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados), o valor correspondente deve ser incorporado ao custo de aquisição salvo nos casos em que a empresa possua algum crédito. Os descontos comerciais e abatimentos são reduções ao custo do material.
 
Dentre os sistemas de custos, qual tem relação com reduções por abatimentos e descontos comerciais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
. Custo de aquisição de matérias-primas.
	Resposta Correta:
	 
. Custo de aquisição de matérias-primas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um ponto pacífico para reconhecimento do valor do material a ser incorporado ao custo de produção é a observância das normas da contabilidade, na atribuição e reconhecimento dos valores a serem incorporados aos produtos, o custo histórico e regime de competência e confrontação das receitas e despesas.
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A classificação de custos quanto ao volume de produção é uma das mais úteis na produção de informações para o processo decisório baseado nas informações de custos.
 No cenário de classificação dos custos, qual conceito se aplica constantemente independente do aumento ou diminuição do volume produzido?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Custo variável.
	Resposta Correta:
	 
Custo fixo.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A perda não é uma classificação de custos. Os custos variáveis são aqueles cuja variação está atrelada ao aumento ou diminuição da produção e sua variação é a mesma do preço de venda, aumentam ou diminuem quando o volume produzido ou vendido aumenta ou diminui. As despesas, assim como os custos, também têm sua classificação entre fixas e variáveis dependendo se sua variação está ligada ou não ao volume de produção de bens e serviços no período contábil. Uma despesa com o salário do vendedor, por exemplo, é uma despesa fixa, enquanto a despesa com a comissão de vendedores é variável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando