Buscar

PLURALIDADE CULTURAL - Rosanew

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
pluralidade cultural
Chapecó
2018
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
pluralidade cultural
Trabalho de ........ apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de .........
Orientador: Prof. 
Chapecó
2018
INTRODUÇÂO
	O presente trabalho apresenta um estudo teórico sobre a importância da interdisciplinaridade, multimodalidade e multiletramento para o ensino aprendizagem e para a formação humana. 
	O desenvolvimento do trabalho, através de um plano de aula, irá trazer estratégias de como trabalhar em sala de aula com todas essas modalidades. 
	A pluralidade cultural está muito presente e discutida atualmente em nossa sociedade, e como abordar um assunto tão polêmico de forma assertiva e bem interpretada? 
	Também, abordara, a importância dos alunos conhecer todo o contexto cultural de nosso país e principalmente aprender a respeitar para que assim tornem-se seres críticos, que buscam no seu dia-a-dia fazer o melhor para o crescimento e evolução de nossa sociedade. 
	
PLURALIDADE CULTURAL
	Atualmente, vivemos em uma sociedade em constante mudança. Em nosso país, há algum tempo já vem se falando sobre pluralidade cultural, visto que não é de hoje que tal demanda tenha surgido, mas sim, dês do início da colonização Brasileira, quando diferentes povos conheceram se instalar e constituir família. 
	Pluralidade e ou diversidade cultural, refere-se à os diferentes grupos de pessoas existente, as quais possuem hábitos, costumes, valores específicos de sua cultura ou região. 
	O Brasil é um dos países mais abertos e receptivos em termos de acolhimento á imigrantes, os Haitianos são os que mais procuram nosso país como abrigo e para reconstruir suas vidas. Diante de inúmeros ataques e guerras existentes no mundo, nos Brasileiros podemos dizer que somos grandes privilegiados. Porém, como acontece esse acolhimento da pluralidade cultural em sala de aula? 
	Através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os professores encontram subsídios para desenvolver seus planos de aula e projetos pensando na diversidade que os cerca, buscando valorizar a cada um de seus alunos de acordo com suas especificidades. 
	A interdisciplinaridade também é um suporte que vem para auxiliar o professor, fazendo com que se rompa com os modelos tradicionais e estereotipados de educação e reformulando suas práticas. Trabalhar de forma interdisciplinar é facilitar o desenvolvimento do conteúdo, estabelecendo uma melhor relação entre professor e aluno. 
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantem sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas e fatores que invertem sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registros sistemático dos resultados. (BRASIL 1999, p. 89)
	
 	Através do trabalho interdisciplinar desenvolve-se novos olhares sobre um mesmo tema, e nesta perspectiva, na troca de informações, se fortalece relações e consequentemente melhora o processo de ensino aprendizagem. 
Nas palavras de Japiassu, interdisciplinaridade é:
Podemos dizer que nós reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes em que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo a outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicos, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê-los integrarem e convergirem, depois de terem sido comparados e julgados. Donde podermos dizer que o papel específico da atividade interdisciplinar consiste, primordialmente, em lançar uma ponte para ligar as fronteiras que haviam sido estabelecidas anteriormente entre as disciplinas com o objetivo preciso de assegurar um seu caráter propriamente positivo, segundo modos particulares e com resultados específicos. (JAPIASSU 1976, p. 75).
	
	Segundo o autor, o trabalho interdisciplinar é uma ponte que liga e expande o saber, chegando de várias formas. 
	Trabalhar pluralidade cultural de forma interdisciplinar favorece na formação autônoma e crítica do saber. O professor enquanto mediador desse conhecimento deve desafiar seus alunos para que busquem respostas, conheçam diferentes realidades, e se tornem protagonistas de suas histórias. O grande desafio do professor é fazer com que não aceitem respostas prontas e reproduzidas, mas que encontrem suas próprias respostas. 
	A multimodalidade também é uma metodologia que muito contribui para o processo educativo, porém ainda precisa ser mais utilizado embora esteja em toda parte, se manifestando nas culturas, religiões, política e nas classes sociais. A multimodalidade esta nas ruas, placas, outdoors, televisão, na tela do celular, é composta por mais de um tipo de representação. Desenhos, gráficos, charges, tabelas, são muitas os gêneros textuais, porém como saber interpretar de maneira correta e produtiva? 
Segundo KRESS (1998), as tecnologias contemporâneas de produção do texto tornam fácil a combinação de diferentes linguagens. Imagens podem se combinar com escrita e com som ou até se tornarem animadas. E, segundo Gomes (2011, p. 13), “tudo isso num visual diferente, que ultrapassa os limites do que chamamos de redação e entra no campo do design, da programação visual”. Nessa perspectiva, Costarelli (2012, p. 149) parece ter esse mesmo ponto de vista: 
Com esses novos textos escritos, é preciso repensar o sentido da palavra ‘texto’, não como um novo conceito, mas como uma ampliação desse conceito para outras instâncias comunicativas, trazendo para ela uma concepção um pouco diferente daquela que tínhamos em mente e nas teorias da Linguística. É preciso entrar na semiótica e aceitar a música, o movimento e a imagem como parte dele. (COSTARELLI, 2012, p. 149)
Através dos autores acima citados, podemos perceber a importância dos diferentes gêneros textuais para a efetivação do processo educacional. O aluno que está mais familiarizado sentira menos dificuldade de interpretação quando se deparar com estes gêneros, para tanto é de total responsabilidade do professor garantir que o mesmo seja abordado e discutido em sala de aula, pois é necessário que o professor crie roteiros e caminhos para que o aluno reflita, abordando além da multimodalidade o multiletramento, possibilitando o aluno conhecer as mais variadas formas de pesquisa e estudo. 
As dificuldades de interpretação dos alunos, sobre diferentes gêneros textuais, também está ligada ao letramento. No Brasil, os índices são baixíssimos, pois constata-se que os alunos têm dificuldade de localizar informações, mapas, gráficos e tirinhas, devido à baixa circulação deste gênero na escola. 
Por isso dá importância de um trabalho interdisciplinar na escola, para que temas como pluralidade cultural seja abordado juntamente com a multimodalidade e multiletramento, auxiliando no processo de ensino aprendizagem, melhorando os índices de educação no país. 
	.
PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE
Identificação da escola
Pequeno Príncipe 
Disciplinas
História, português e matemática
Período de realização
Fevereiro, março e abril
Turma
5º ano
Professores
(Escrever o nome das integrantes do grupo)
Objetivo geral
Possibilitar o desenvolvimento de valores humanos no meio escolar, para que respeitem o outro e a si mesmo, e para que compreendam e valorizem a pluralidade cultural. 
Objetivo específico
Produzir
conhecimentos com posturas e valores que eduquem crianças quanto a pluralidade cultural.
Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos distintos, os quais possuem suas próprias histórias. 
Desenvolver oralidade e comunicação através de pesquisas, leitura de imagens e interpretação de textos e músicas. 
Compreender porcentagem e construção de gráficos. 
Conteúdos e cronograma de atividades 
	MÊS 
	DISCIPLINA 
	CONTEÚDO
	Fevereiro 
	- História
- Português 
- Matemática 
	- Colonização Brasileira (Contexto histórico).
- Interpretação de imagens e textos.
- Porcentagem e leitura de gráfico
	Março
	- História
- Português 
- Matemática
	- Importância em respeitar a pluralidade cultural;
Igualdade, racismo e preconceito;
- Interpretações de músicas e paródias sobre o sistema capitalista existente em nosso país.
- Pesquisa de campo e montagem de gráfico.
 
	Abril 
	- História
- Português
- Matemática 
	- Formação e crescimento populacional; Desafios do século XXI;
- Linguagens e interpretações de charges;
- Porcentagem 
 
Percurso metodológico
Atividade 1 – História: Contexto histórico da colonização do Brasil.
	Iniciar a aula com a seguinte pergunta: Quem foram os primeiros colonizadores do Brasil? 
Através desta pergunta saberemos o que eles já conhecem sobre o assunto e, a partir daí, utilizar o laboratório de informática para que façam pesquisas e apontem fatos ocorridos no Brasil dês da chagada dos portugueses. 
Na próxima aula, em uma roda de conversa, pedir para que cada um fale sobre a pesquisa que fez, na medida que todos vão falando a professora vai complementando suas falas para socializar as informações e questionando-os se foi certo o que aconteceu com os índios quando os Portugueses chegaram ao Brasil. 
Atividade 2 – História: Diversidade de cultura e religiões no Brasil
	Pedir para que tragam fotos de diferentes regiões que represente a cultura local. Fazer uma roda de conversa e colocar as fotos dentro do círculo. Pedir para que as observem iniciar alguns questionamentos, bem como: o que vocês percebem nas fotos? São todas iguais? As pessoas das fotos são parecidas? Quais as diferenças? Por que somos diferentes?
Abrir para a roda dialogar. A partir desta conversa fazer uma breve fala de que toda essa diversidade começou a surgir com a colonização do Brasil. Indígenas, portugueses, italianos, alemães, açorianos, enfim, somos diferentes devido as diferentes culturas existentes dês da época da colonização. Neste momento, também, a professora poderá ressaltar a importância em respeitar a cultura, o espaço e a religião de cada um. 
Atividade 3 – Matemática: Leitura de gráficos e porcentagem
Levar para sala de aula, gráfico que demonstre a porcentagem das religiões existentes no Brasil.
Entregar um gráfico para cada um deles, orienta-los a colar no caderno e observar as instruções: O que representa a cor azul? A laranja? A amarela? A verde? A bordo? A azul roial? E a verde musgo?
 Orienta-los para que observem que junto da cor temos a porcentagem, que corresponde a religião. Neste momento pedir a cada um qual sua religião, somar os dados e montar um gráfico no quadro.
Como tema de casa, solicitar que façam uma pesquisa no bairro onde morram, somem os dados e montem um gráfico. Salientar durante a aula a importância de respeitar a religião de cada um. 
	 
Atividade 4: Português - Interpretações de músicas e paródias sobre diversidade.
	Entregar, a todos, uma cópia da música: Diversidade – Lenine, e passar um vídeo sobre a mesma.
https://www.youtube.com/watch?v=eNNUNMWpEK0 
Diversidade (Lenine)
Se foi pra diferenciar
Que Deus criou a diferença
Que irá nos aproximar
Intuir o que Ele pensa
Se cada ser é só um
E cada um com sua crença
Tudo é raro, nada é comum
Diversidade é a sentença
Que seria do adeus
Sem o retorno
Que seria do nu
Sem o adorno
Que seria do sim
Sem o talvez e o não
Que seria de mim
Sem a compreensão
Que a vida é repleta
E o olhar do poeta
Percebe na sua presença
O toque de deus
A vela no breu
A chama da diferença
A humanidade caminha
Atropelando os sinais
A história vai repetindo
Os erros que o homem tras
O mundo segue girando
Carente de amor e paz
Se cada cabeça é um mundo
Cada um é muito mais
Que seria do caos
Sem a paz
Que seria da dor
Sem o que lhe apraz
Que seria do não
Sem o talvez e o sim
Que seria de mim...
O que seria de nós
Que a vida é repleta
E o olhar do poeta
Percebe na sua presença
O toque de Deus
A vela no breu
A chama da diferença
	Após ouvir e cantar juntos a música, propor que façam uma reflexão e escrevam o que a música quer nos transmitir, quando finalizarem pedir para que leiam e socializem com os colegas, pois com a ajuda um do outro irão formando o senso crítico e refletindo. 
Atividade 5 – Português: Linguagens e interpretações de charges.
	Iniciar a aula entregando a eles uma folha com algumas charges e pedir para que escrevam o que representa cada uma delas. Ler, socializar e explicar formando um bate-papo. Pedir se concordam com as charges e porquê? Deixar um tempo para todos falar e em seguida formar uma charge ou um diálogo referente a aula que tiveram. 
 
 
 
Recursos
Computador 
Internet
Data show 
Fotos de diferentes culturas
Cópias da música – Diversidade
Cópias de charges
Avaliação
A avaliação será um processo continuo, do início ao fim das atividades. Pretendemos observar se todos participam de forma efetiva, se demonstraram interesse e concentração. A linguagem oral e escrita foi bem desenvolvidas conforme previsto? Houve facilidade ou dificuldade para desenvolver as atividades? Conseguiram assimilar e compreender o tema abordado? Contribuiu para o desenvolvimento e senso crítico?
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
	Quando falamos em pluralidade cultural, abrangemos um leque de temas sociais que fazem parte do nosso contexto diário, os quais precisam melhorar, e a educação precisa ser a ponte de todo este processo.
Trabalhar com essa temática na escola é garantir que a mesma não passe por despercebida, é um incentivo a formação baseada nos valores humanos, os quais são primordiais para uma sociedade melhor. A pluralidade cultural propõe respeitar as diferenças e enriquecer-se com elas.
Fazer uso da interdisciplinaridade, da multimodalidade e multiletramento neste processo, facilita a compreensão do aluno e melhora seu desenvolvimento. É muito importante que a escola enquanto função social transmita esse conhecimento de diferentes formas para que os alunos não tenham dificuldades de interpretação e consigam desenvolver um senso crítico aguçado e ético. 
Através deste trabalho percebemos o quanto é necessário introduzir, ainda nos anos iniciais, toda essa metodologia de ensino, pois servira de base para os anos finais, para o mercado de trabalho, e principalmente para ser um ser humano de princípios, que valoriza e respeita toda a diversidade existente no nosso país e, o mais importante, que à respeita.
	 
REFERÊNCIAS 
COSCARELLI, Carla. Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Disponível em: https://www.significados.com.br/pluralidade/. Acessado em: 25/03/18
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16305 Acessado em: 25/03/18
Disponível em: http://www.pluralidadecultural.jex.com.br/noticias/pluralidade+cultural+sera+trabalhado+com+alunos+de+4+serie Acessado em: 25/03/18
Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/o-ibge-e-a-religiao-cristaos-sao-86-8-do-brasil-catolicos-caem-para-64-6-evangelicos-ja-sao-22-2/ Acessado em: 25/03/18
Disponível em: https://www.google.com.br/search?tbm=isch&sa=1&ei=lOy3WvuvNs_ywASZvr6oDw&q=charges+sobre+desafios+do+seculo+xxi&oq=charges+sobre+desafios+do+seculo+xxi&gs_l=psy- Acessado em: 25/03/18.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eNNUNMWpEK0 Acessado em: 19/04/2018
Disponível em: http://gabypva.blogspot.com.br/2011/11/projeto-diversidade-cultural.html. Acessado em: 15/04/2018.
GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.        
KRESS, Gunther. Visual and verbal modes of representation in electronically mediated communication: the potentials of new forms of text. In: SNYDER, I. Taking literacy into the electronic era. Sydney: Allen & Unwin, 1998.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais