Buscar

Trabalho Farmacologia 04 Estudo Diridido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENFERMAGEM
FARMACOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM
PROFESSORA: CAROLINA MEDEIROS
APLICAÇÃO : ARTICULAÇÃO TEORIA – PRÁTICA ATIVIDADE 4
Estudo Dirigido AV1
Aluna: Priscila 
Recife, setembro 2019
1 - Conceitue e descreva as principais diferenças entre ansiedade e depressão? 
A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza, ausência de prazer, perda de interesse nas atividades cotidianas e em outras pessoas, baixa autoestima e sentimentos de culpa, entre outros sintomas. Alguns dos sintomas da doença são distúrbios do sono e do apetite, apatia, irritabilidade, alterações de humor e tristeza persistente, além de dificuldade de planejar o futuro. 
O transtorno de ansiedade se manifesta por meio de dois sintomas específicos: ansiedade e preocupação excessivas, constantes e duradouras — além de dificuldade para controlar esses sentimentos.
Sintomas:
	Irritabilidade;
	Sensação constante de estar no limite;
	Tensão e dores físicas;
	Dores de cabeça;
	Sudorese excessiva;
	Tonturas;
	Problemas digestivos;
	Aceleração dos batimentos cardíacos;
	Falta de ar.
2 - Descreva os principais efeitos de ansiedade nos sistemas do corpo? 
Os efeitos da ansiedade no seu corpo podem variar desde uma leve irritação até um problema à longo prazo.  
Os sinais que o seu corpo te dá durante uma crise de ansiedade:
Problemas de garganta. Aquela voz esganiçada que parece dominar as suas cordas vocais é a sua reação imediata a uma situação estressante. Quando sentimentos de ansiedade se manifestam, os fluidos são desviados para partes mais essenciais do corpo, provocando espasmos nos músculos da garganta. Isso resulta em constrição, deixando a garganta seca e provocando dificuldade em engolir.
Reações hepáticas. Quando o corpo sofre com a ansiedade, o sistema endócrino produz uma quantidade excessiva de cortisol, o hormônio do estresse. Essa produção hormonal leva o fígado a produzir mais glicose, o açúcar sanguíneo de alto teor energético que desencadeia nossas reações de estado de alerta, como se devessemos “lutar ou fugir” de algo. No caso da maioria das pessoas, esse açúcar sanguíneo adicional no corpo pode ser reabsorvido sem causar danos reais. Mas as pessoas com risco de diabetes podem ter problemas de saúde.
Reações de pele. Aquele suor frio ou a sensação quente no seu rosto são sinais externos que o seu corpo te dá imediatamente em uma situação de estresse. Isso acontece por conta de uma mudança no fluxo sanguíneo. Quando sofremos com a ansiedade, o nosso sistema de alerta manda mais sangue para os nossos músculos – uma reação útil quando há necessidade imediata de usá-los. Mas uma exposição de longo prazo a essa reação pode acelerar o envelhecimento da pele. Outras reações também incluem a transpiração e até elevações no nível de histamina, que podem gerar inchaço. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, o estresse e ansiedade também podem desencadear eczemas  e estão relacionados a doenças de pele, como a psoríase.
Ativação do baço. A ansiedade não afeta apenas os órgãos mais óbvios, como cérebro e coração: ela atinge até as funções internas, como o baço e as células sanguíneas. Para distribuir mais oxigênio ao corpo, que pode ter sofrido baixa de oxigênio durante a situação que provocou o estresse, o baço descarrega glóbulos vermelhos e brancos adicionais. Seu fluxo sanguíneo aumenta em 300% a 400% durante esse processo, para preparar o resto do corpo para demandas adicionais.
Tensão muscular. Quando você começa a sentir ansiedade, seu corpo naturalmente fica mais rígido, tensionando os grandes grupos musculares. O estresse e ansiedade crônicos podem exacerbar essa tensão, resultando em dores de cabeça, ombros enrijecidos, dor na nuca e até enxaquecas. 
Depois de algum tempo, a ansiedade crônica pode afetar:
Seu coração. Os estressados e ansiosos crônicos apresentam risco maior de problemas cardiovasculares, devido à frequência cardíaca constantemente elevada, a pressão sanguínea elevada e a superexposição ao cortisol. De acordo com a Associação Psicológica Americana, o estresse de longo prazo pode acarretar hipertensão, arritmias e um risco aumentado de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Seus pulmões. Estudos comprovam que existe uma relação entre aqueles que sofrem de transtornos de ansiedade e a asma. Os asmáticos também têm probabilidade maior de sofrer ataques de pânico. De acordo com pesquisa conduzida pela USP, também pode existir um vínculo entre ansiedade, asma e seus efeitos sobre o equilíbrio.
Seu cérebro. A reação mais evidente à ansiedade é a resposta psicológica à condição. O estresse e ansiedade crônicos podem afetar áreas do cérebro que influenciam a memória de longo prazo, a memória de curto prazo e a produção química, o que pode resultar num desequilíbrio. Soma-se a isso o fato de que o estresse crônico pode ativar continuamente o sistema nervoso, que, por sua vez, pode influenciar outros sistemas do corpo, desencadeando reações físicas, desgaste corporal, fadiga e outros sintomas.
As pessoas que sofrem de ansiedade também têm dificuldade em pegar no sono, pelo fato de ficarem remoendo pensamentos preocupantes. Aproximadamente 54% das pessoas dizem que o estresse e a ansiedade influenciam sua capacidade de dormir, e mais de 50% dos homens e 40% das mulheres sofrem dificuldades de concentração no dia seguinte em consequência disso, revela a Associação de Ansiedade e Depressão americana.
Seu sistema imunológico. A exposição ao estresse pode cobrar um preço do sistema imunológico, levando essa função a ser suprimida devido à reação de alerta do seu organismo. Estudos constataram também que, quando estamos estressados, temos mais chances de contrair um resfriado e ficamos mais suscetíveis a infecções e inflamações.
Seu estômago. Quando seu corpo sofre estresse, ele não regula corretamente a digestão dos alimentos. O estresse crônico e extremo pode ter efeitos de longo prazo sobre os intestinos e os nutrientes que eles absorvem, provocando refluxo, inchaço, diarreia e ocasionalmente até o descontrole intestinal.
O estresse e a ansiedade de longo prazo também podem alterar o metabolismo corporal, levando ao ganho de peso e possivelmente à obesidade. Um estudo constatou que a liberação constante de cortisol no sangue pode reduzir a sensibilidade à insulina, e outra pesquisa recente encontrou uma associação entre adultos que sofrem de ansiedade e úlceras diagnosticadas por médicos.
3 - Quais as classes farmacológicas utilizadas no tratamento dos transtornos de ansiedade, de acordo com o quadro diagnosticado? 
Benzodiazepínicos
Classes:
- Diazepam
- Clordiazepóxio
- Lorazepam
- Clonazepam
- Bromazepam
- Alprazolam
- Midazolam
Antidepressivos
Classes:
- Amitriptilina
- Clomipramina
- Imipramina
INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SERATONINA
- Citalopram
- Escitalopram
- Fluoxetina
- Paroxetina
- Sertralina
4 - Explique a diferença de ansiolítico e hipnótico, cite dois exemplos de cada. 
Os fármacos ansiolíticos são utilizados no tratamento dos sintomas da ansiedade, enquanto os fármacos hipnóticos são utilizados no tratamento da insônia. Apesar dos objetivos clínicos serem diferentes, as mesmas drogas são frequentemente usadas para ambas as finalidades, variando-se neste caso somente a dose para cada fim, devido ao fato de que as drogas que aliviam a ansiedade geralmente produzem certo grau de sedação e sonolência, que é um dos principais inconvenientes do uso clínico dos ansiolíticos. 
5 - Quais os principais efeitos colaterais e reações adversas dos ansiolíticos? 
A dependência, a depressão respiratória e a sedação secundária são os principais efeitos adversos.
Os principais efeitos colaterais: Sonolência; Dependência; Tonturas; Dores de cabeça;Enjoo;Suor excessivo; Dificuldade de concentração; Sensação de ressaca; Perda de memória; Falta de coordenação motora,
como reflexos lentos; Confusão, mais comum em pessoas idosas; Delírios; Euforia (mais raro); Hipotonia muscular (perda de força e do tônus muscular);Visão turva ou dupla;Vertigens;Fala arrastada; Falta de energia.
6 - Descreva os efeitos colaterais e reações adversas dos hipnóticos? 
Os efeitos colaterais e reações adversas são: Sedação; Fadiga; Perdas de Memória; Sonolência; Incoordenação Motora; Di minuição da atenção , da concentração e dos reflexos.
7 - Em relação Depressão e os antidepressivos, explique a Terapia das monoaminas? 
O cérebro de indivíduos com fase depressiva na doença bipolar (síndrome maníaco depressivo), depressão crônica ou profunda poderão apresentar pequenas diminuições na utilização dos neurotransmissores monoaminas (noradrenalina e dopamina) e da serotonina (5-HT). Esta teoria das origens bioquímicas da depressão é conhecida como teoria das monoaminas. No entanto na depressão unipolar mesmo profunda, na maioria das vezes não há alterações e na depressão unipolar moderada estas diminuições quando existem não são significativas. Contudo os fármacos que são eficazes no tratamento da depressão todos eles aumentam os níveis de alguns desses neurotransmissores. É sabido que a dopamina é importante nas vias da satisfação, e a adrenalina e serotonina produzem efeitos de satisfação. 
8 - Qual a classificação dos tipos de depressão e descreva os principais fármacos utilizados em cada tipo? 
Depressão maior: Todos
Transtorno de ansiedade generalizada: Venlafaxina, Escitalopram
Transtorno 	obsessivo 	compulsivo: 	 Fluvoxamina, paroxetina, sertralina, fluoxetina, Clomipramina, Citalopram e Escitalopram
Fobia social: Escitalopram, Paroxetina, Venlafaxina, Sertralina
Transtorno do pânico: Sertralina, paroxetina, Amitriptilina,Escitalopram e Citalopram
Transtorno de estresse pós-traumático: Sertralina
Bulimia nervosa: Fluoxetina
Transtorno disfórico pré-menstrual: Fluoxetina
Transtorno de personalidade limítrofe: Fenelzina 
Compulsão alimentar: Fluoxetina ou sertralina
Tabagismo: bupropiona e nortriptilina
Alcoolismo e outras dependências psicológicas: fluoxetina e desipramina 
Insônia: Mirtazapina, Agomelatina 
Dor crônica neurológica: Imipramina, amitriptilina ou duloxetina 
Fibromialgia: Duloxetina, Milnaciprano
Mal de Parkinson: IMAO seletivos B como a selegilina.
Ejaculação precoce: Paroxetina e Clomipramina
9 - Quais as classificações dos principais fármacos antidepressivos e cite exemplos de cada classificação. 
10 - Qual a definição de monoaminoxidase (MAO)? 
É uma enzima envolvida no metabolismo da serotonina e dos neurotransmissores catecolaminérgicos, tais como adrenalina, noradrenalina e dopamina. 
11 - Quais são os inibidores da monoaminoxidase e suas áreas de atuação? 
Existem dois tipos de IMAOS: os reversíveis e os irreversíveis.
Os IMAOS reversíveis (exemplo: Moclobemida) são em geral mais bem tolerados e causam poucas interações alimentares porém são em geral menos eficazes. Os IMAOs irreversíveis e não-seletivos (exemplo: Tranilcipromina) bloqueiam a ação dos dois subtipos da enzima (MAO-A e MAO-B). Esta característica confere-lhes uma longa duração de ação, mas está também relacionada com os seus efeitos adversos, uma vez que a inibição não-seletiva (e irreversível) leva à acumulação e consequente toxicidade de vários dos subtratos da MAO, sobretudo a Tiramina. Por este motivo, é muitas vezes necessária a instituição de uma dieta alimentar específica para reduzir o consumo de substratos da enzima, como a tiramina. No entanto, os IMAO irreversíveis são muito mais eficazes.
12 - Quais os principais anticonvulsivantes utilizados no tratamento da epilepsia de acordo com cada tipo de crise? 
13 - Os fármacos que atuam no sistema cardiovascular são essenciais no tratamento das doenças do sistema cardiovascular em sua grande maioria é de uso crônico. Como ocorre a atuação dos anti-hipertensivos? 
A ação dos anti-hipertensivos ocorre por seus efeitos sob a resistência periférica e/ou débito cardíaco, ou seja, há aqueles que inibem a contrabilidade (força extrema do músculo) do miocárdio ou reduzem a pressão do ventrículo do coração. 
14 - Quais são as quatro principais classificações dos diuréticos e cite exemplos de cada classe?
Poupadores de potássio
Espironolactona, amilorida e triantereno.
Diuréticos tiazidas
Clorotiazida, hidroclorotiazida.
Diuréticos de alça
Furosemida, bumetamida, ácido etacrínico.
Inibidores da anidrase carbônica (AC)
Acetazolamida e a indapamida.
Diuréticos osmóticos
Isossorbida, sorbitol e manitol.
15 - Quais os principais efeitos colaterais dos diuréticos poupadores de potássio? 
Pode causar excesso de potássio, hipotensão, ginecomastia em homens, impotência sexual e irregularidade menstrual. Outros efeitos incluem dor de cabeça, sonolência, náuseas e/ou vômitos. 
16 - Defina o que é IECA, a sua ação, exemplos dos fármacos dessa classe farmacológica e as principais reações adversas? 
IECA - Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina
Mecanismo de ação
Bloqueio da ação da enzima conversora da angiotensina. Menor formação de angiotensina II, potente vasoconstrictor e estimulador da aldosterona. O IECA é inibidora também da degradação da bradicinina, potente vasodilatador, que portanto tem sua ação aumentada.
Farmacos: enalapril, lisinopril, benazepril, quinapril  
Reações adversas: tosse, Urticária, Hipotensão e perda do paladar
17 - Defina que são os BRA, suas ações, exemplos dos fármacos dessa classe farmacológica e as principais reações adversas? 
Bloqueadores de receptores da angiotensina (BRA) - atuam no eixo da renina ao bloquearem os receptores AT1 da angiotensina II, agente vasoconstritor e causador de retenção hídrica – ambos resultam no aumento da pressão arterial. 
Reações adversas: hepatotoxicidade, edema e sintomas neuropsiquiátricos. 
Fármacos: losartana, valsartana, ibersartana e candersartana  
18 - Quais as indicações do uso de B-Bloqueadores? 
Melhoria da função cardíaca e sintomas em pacientes com insuficiência cardíaca classe II e III e tratamento convencional com diurético, IECA e digital e Insuficiência cardíaca diastólica sintomática.
19 - Quais são os B-Bloqueadores mais utilizados e os principais efeitos adversos? 
Reações adversas: náuseas, vómitos, alterações do trânsito intestinal e dores abdominais 
* Atenolol, bisoprolol, carvedilol, esmolol, metoprolol, nadolol, proponolol
20 - Defina o que é Insuficiência Cardíaca, descreva os principais sinais e sintomas e as principais classes farmacológicas que fazem parte do tratamento? 
É uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo, não conseguindo suprir as suas necessidades. 
Sintomas e sinais: Tosse, Inchaço dos pés e tornozelo, Inchaço do abdômen, Ganho de peso, Pulso irregular ou rápido, Sensação de sentir o batimento cardíaco (palpitações), Dificuldade para dormir, Fadiga, fraqueza, desmaios, Perda de apetite, indigestão, Diminuição da atenção ou concentração, Redução do volume de urina, Náuseas e vômitos, Necessidade de urinar durante a noite, Bebês podem apresentar suor durante a alimentação (ou outra atividade).
Os medicamentos mais usados para o tratamento de insuficiência cardíaca são:
	Aldactone
	Aminofilina
	Ancoron
	Aradois
	Atenolol
	Amiodarona
	Apresolina
	Atorvastatina Cálcica
	Besilato de Anlodipino
	Captopril
	Carvedilol
	Clexane
	Concor
	Cardcor
	Clortalidona
	Coreg
	Cozaar
21 - Descreva as principais glândulas endócrinas e suas funções? 
* Hipófise
A hipófise é considerada a glândula mestre do corpo. Ela é uma pequena glândula, aproximadamente do tamanho de uma ervilha, localizada na base do encéfalo.
A hipófise é dividida em duas partes: a anterior ou adeno-hipófise e a posterior ou neuro-hipófise. 
	
* Glândula Tireoide
A tireoide é uma das maiores glândulas
do corpo humano, encontrada na região do pescoço.
A principal função da glândula tireóide consiste na síntese dos hormônios tireoidianos, T3 e T4. 
* Glândula Pineal
Uma de suas funções conhecidas é secretar o hormônio melatonina, um dos responsáveis pelos ciclos de sono. 
* Glândulas Supra-Renais
Os hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais são a adrenalina e a noradrenalina. Os dois atuam de modo independente.
Adrenalina: A adrenalina serve como um mecanismo de defesa do organismo, preparando-o para uma situação de emergência. É responsável por elevar o nível de glicose no sangue.
Noradrenalina: Hormônio relacionado com o raciocínio e emoções. A ação da noradrenalina no corpo é manter a pressão sanguínea em níveis normais.
* Pâncreas
A porção endócrina do pâncreas secreta os hormônios insulina e glucagon, que se encontram em estruturas chamadas Ilhotas de Langerhans e são lançados diretamente nos vasos sanguíneos do pâncreas.
Insulina: Hormônio responsável por diminuir o nível de glicose no sangue.
Glucagon: Estimula o fígado a degradar glicogênio e liberar glicose quando o corpo precisa de energia.
* Testículos
Os testículos representam as gônadas masculinas, que produzem os hormônios sexuais masculinos e os espermatozoides. Eles são duas glândulas de forma oval, que estão situadas na bolsa escrotal.
O principal hormônio produzido é a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz, etc.
* Ovários
Os ovários representam as gônadas femininas.
Os principais hormônios produzidos são o estrógeno e a progesterona.
Estrógeno: responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. Ele prepara o útero para uma possível gravidez.
Progesterona: atua no ciclo menstrual e no útero.
22 - Em relação a tireoide, descreva a localização e as principais funções dessa glândula. 
Encontrada na região do pescoço. 
A principal função da glândula tireóide consiste na síntese dos hormônios tireoidianos, T3 e T4. 
23 - Defina hipotireoidismo e descreva os principais fármacos utilizado no tratamento e os principais efeitos adversos. 
É uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Levotiroxina (l-T4)
Eveitos adversos: Taquicardia, palpitações, arritmias, irritabilidade, insônia, tremores, cefaleia, diarreia, anorexia, perda de peso. 
24 - Defina hipertireoidismo, descreva os principais fármacos utilizados no tratamento e os efeitos adversos.
É a condição que ocorre quando existe produção excessiva de hormonas da tiroide pela glândula tiroide.  
Metimazol, Tioureilenos (tiamizadas); Propiltiouracil (Propiltiouracil); Carbimazol (não há no Brasil). 
Efeitos adversos: Reações de hipersensibilidade (raras); Granulocitopenia (infrequente) 
25 - Quais são as principais funções bioquímicas do pâncreas? 
Função Exócrina – atravéz da qual se produzem enzimas e sucos digestivos que são secretadas no intestino.
Função Endócrina - travéz da qual se produzem e secretam hormonas peptídicasque regulam o metabolismo energético do organismo
26 - Determine o que é Diabetes mellitus, as classificações do tipos de diabetes e diagnóstico 
É uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
Diabetes mellitus tipo 1  1A (auto- imune)  1B (idiopático) 
Diabetes mellitus tipo 2 
Diabetes gestacional 
Diagnóstico:
Alguns sinais que alertam para os sintomas do diabetes são: vontade de urinar excessivamente, muita sede, fome constante, cansaço, desânimo, perda de peso, fadiga e mudanças de humor. 
Determinação da glicemia 
Em jejum 
Após sobrecarga com 75 g de dextrose anidra 
Hemoglobina glicada 
Para um diagnóstico assertivo do diabetes são necessários exames que atestem o nível de glicose no sangue.
Dentre eles, a hemoglobina glicada é o que faz uma medição do controle glicêmico em um período de 90 dias, o que o torna confiável por não considerar o nível de glicose pontual.
O teste de glicose no sangue em jejum é o teste preferido para o diagnóstico de diabetes em crianças e adultos não gestantes, e é mais confiável quando feito na parte da manhã.
Há também o Teste Oral de Tolerância à Glicose, conhecido como “curva glicêmica”. Neste caso, o paciente passa por diferentes etapas e ingere uma solução contendo 75 gramas de açúcar dissolvida em água. Durante todo o período, sua glicose é monitorada e avaliada em um gráfico.
27 - Quais as classes farmacológicas dos principais hipoglicemiantes utilizados no tratamento da diabetes mellitus tipo 2? 
Biguanida (metformina), Sulfoniluréia (glibenclamida), Metiglinida (ripaglinida), Inibidor da alfaglicosidase (Acarbose), Glitazona 
*insulinas * secretagogos de insulina * sensibilizadores de insulina * inibidores da glicosidae *incretinomiméticos.
28 - Quais os fatores que deve ser considerado na prescrição de insulina? 
Idade, Estilo de vida, Condições socioeconômicas, Motivação dos responsáveis ou do paciente, Nível de compreensão de cuidadores ou paciente, Aceitação do esquema proposto, Decisão quanto à necessidade de internamento.
29 - Quais os princípios fundamentais na terapia da diabetes mellitus? 
Ingestão de energia, Plano alimentar (dieta), Gasto de energia, Atividade física , Hipoglicemiantes orais insulinas e análogos, Formas de aplicação e Preferência p/ múltiplas aplicações 
30 - Quais as principais diferenças entre Diabetes do tipo 1 e Diabetes do tipo 2 ? 
As diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2 são:
Tipo 1:
	Muitas vezes é diagnosticada na infância;
	É uma doença autoimune;
	Não está associada ao excesso de peso;
	É tratada com injeções de insulina;
	Não pode ser controlada com outro medicamento, a não ser a insulina;3
 
Tipo 2:
	O mais comum é aparecer em adultos acima dos 30 anos de idade;
	O corpo passa a ter resistência à insulina, ou seja, perde a capacidade para responder aos efeitos do hormônio;
	Mesmo com fatores genéticos, está bastante associado ao excesso de peso;
	Dependendo do caso, podem ser utilizados medicamentos;3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais