Buscar

Memorial Descritivo-Projeto1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Memorial Descritivo 
Situado no bairro Centro, dentro do município de Bauru, o terreno fica na junção da avenida Rodrigues Alves com a avenida Pedro de Toledo, em frente a ele se encontra a antiga Estação e o Museu Ferroviário de Bauru e entre eles a praça Machado de Mello. O fluxo de pessoas é menor em vista dos demais terrenos estudados, pois é uma área patrimonial de Bauru, com edifícios antigos e pouco utilizados.
O terreno selecionado na zona comercial possui de 22 metros de largura e 47 metros de comprimento, totalizando uma área de 1034m², sendo que é utilizada como estacionamento e possui uma pequena edificação. E o perfil natural topográfico do terreno possui um metro de desnivel acima do nível da rua, e mais ao centro da área mais dois metros acima. 
 A estação ferroviária é um exemplo, porque é operada como dormitório para os ambulantes, moradores de rua e dependentes químicos evidenciando problemas sociais na área. E, que solucionaremos com o surgimento de empregabilidade e potencial de inclusão socio-econômica. A Praça e a Estação Ferroviária há ligações viárias de inter-bairros, como Parque Julio Nobrega e Edson Silva, ajudando a locomação para o Hospital de Base que localiza-se próximo a área. 
Conforme a lei de zoneamento, essa área corresponde a uma zona ZCC – Zona Estritamente Comercial, na qual, a taxa de ocupação máxima é 1% (um porcento), e o índice de aproveitamento é 4. A área de incentivo ao uso misto tem grande importância para o projeto do Shopping Gourmet que viabiliza a interação das pessoas com a culinária, e nessas áreas é grande a procura pela diversificação do comércio e administrações. 
Como no shopping trará os diferentes tipos de restaurantes e lojas voltadas a alimentação que é uma necessidade fisiológica e que muito se fala, o projeto tende se estender a um nível de curisiodade e aprendizagem. No presente projeto instalaremos uma escola preparatória gastronômica para adultos e crianças, trazendo o benefício do edifício arquitetônico em unir-se com a educação e formação de pessoas, e também os alimentar de conhecimento. 
O Shopping Gourmet contará com restaurantes temáticos, mais precismente: tailandês, brasileiro, italiano, mexicano e ameriano; quatro lojas de departamentos: açougue, materiais e máquinas culinárias, adega (bebidas alccóolicas e não alcoólicas nacionais e importadas) e especiarias( temperos, massas, azeites, produtos alimnetícios importados e exóticos). Também um restaurante Self-Service para todos os tipos de público. Os acessos do Shopping na parte da manutenção serão viabilizados para o transporte de carga e descarga de mercadoria e limpeza do ambientes. 
A Escola Culinária entrará como uma aliada na formação do pessoal para os restaurantes, e no público que se interessa por gastronomia. Possuirá o espaço kids, que será voltado para crianças e terá profissionais especializados para adequeção dos mesmos.
	Insolação
A área recebe muita sombra, os ventos que deslocam para o sul atingem diretamente os edifícios verticalizados, que é o caso do futuro projeto em desenvolvimento. Essa característica de ser uma área de clima ameno, reduz a temperatura do próprio edifício trazendo conforto termico e redução da utilização de ar condicionado no local. Confrontando também com os materiais que serão utilizados na obra, como: concreto armado, aço e vidro. A Marquise modular de aço e vidro que cobrirá o edifício trará um sistema de capitação de energia eólica e solar que abastecerá os geradores das áreas mais utilizadas.
Materiais e Método Construitivo
Para o modo da eficiência de resistência global do edifício o concreto e o aço serão implementados, e são caracterizados pela durabilidade, bloqueio da ação do vento. Serão dispostos nas paredes, nos pilares, vigas e lajes. De acordo com o projeto e cálculos efetuados. 
Nas fachadas a utilização de placas de películas de vidro que captam a energia solar, tecnologia sustentável que vem crescendo, e está substituindo o vidro comum. Um desafio para os pesquisadores e a captação da energia solar, que é potencialmente efetiva na distribuição e durabilidade da energia nas residências e edifícios.  Quando a luz do sol atinge o vidro e começa a esquentá-lo, a película começa a brilhar com a os raios ultra violetas. Esta energia é então capturada e transformada em eletricidade utilizável pelas células solares, as quais ficam localizadas nas bordas do vidro. 
O isolamento térmico da obra contará com tinta térmica (Microesferas ocas de vidro) que reduz a temperatura, sendo um aliado para a diminuição de uso do ar-condicionado dos locais. Essa tinta tem potencial econômico e ecológico, esse revestimento serãos dispostos nas paredes, telhado e parte da pintura das fachadas do shopping. As microesferas de vidro são aditivos de alta resistência, baixa densidade feitos a partir de uma água e resistente quimicamente estável de vidro de soda-cal-borosilicato.
A maior parte do aço empregado na construção serão de reutilização de sucata, e tem diversas características sustentáveis: utilização de coprodutos, não poluente, economia de materiais e diminuição de impactos, economia de tempo na execução da obra, durabilidade, flexibilidade, maximização da iluminação com economia de energia, e infinitamente reciclável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais