Buscar

APOL 1 ANALISE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito dos conceitos relacionados ao processo estratégico, analise as asserções a seguir indicadas e dentre as alternativas apresentadas indique a única que contém a resposta correta.
 
I - “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si.
II - “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, determinado pelos sócios da organização e direção, para que sejam efetivados por meio de atividades sequenciais, com intuito especifico de lucro.
III - A escola empreendedora é, conforme entendimentos dos autores, a que representa mais adequadamente os estágios ou aspectos do processo de estruturação e formação das estratégias organizacionais e do processo estratégico
 
É correto o que se afirma apenas em:
Nota: 20.0
	
	A
	Asserção I  
Você acertou!
Resposta correta – Letra A
”. O autor Rebouças (2007,p.58) nos ensina que processo:
“ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.”
	
	B
	Asserção II
	
	C
	Asserção III
	
	D
	Asserções I, II e III
	
	E
	Asserções II e III
Questão 2/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Qual a palavra que se refere à união de duas ou mais organizações formando uma única empresa, geralmente sob controle administrativo da maior ou mais próspera?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquisição;
	
	B
	Fusão;
Você acertou!
A resposta está explícita no 4º parágrafo tema 5 da rota 2:
“União de duas ou mais organizações que formam uma única empresa, geralmente sob controle administrativo da maior ou mais próspera (Rossetti, 2001). As fusões são o resultado da união de organizações distintas que forma uma terceira diferente das originais. ”
	
	C
	Joint Venture;
	
	D
	Associação;
	
	E
	Parceria.
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Sobre a estratégia de liderança e custos, podemos afirmar corretamente que:
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A colocação em prática da estratégia de baixo custo pode exigir investimento pesado de capital em equipamento atualizado, fixação de preço agressiva e prejuízos iniciais para consolidar a parcela de mercado.
Você acertou!
A resposta refere-se ao último parágrafo do tema 02 da rota 01.
	
	B
	Basta haver uma estrutura de preços baixos para que a empresa se posicione bem em uma indústria, seja ela de que segmento for, pois clientes e consumidores valorizam custos acima de tudo.
	
	C
	Consumidores valorizam custos iniciais, mas tendem a se adequar às exigências de qualidade no decorre do relacionamento com as empresas. Assim, a estratégia de custos nunca deveria ser adotada em um segmento competitivo.
	
	D
	Da estratégia de baixo custo não se pode esperar uma estratégia seguinte de expansão, pois sempre haverá poder de barganha dos clientes;
	
	E
	Em todas as estratégias que envolvem baixos custos o poder de barganha dos clientes é decisivo para a não entrada de empresas concorrentes.
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A análise de cenários visando a adoção da ação e mentalidade estratégica, bem como a transformação estratégica e a identificação do diagnóstico estratégico é fundamental para a tomada de decisões estratégias com vistas a execução e implementação do processo estratégico.
A respeito da análise de cenários indique, dentre as alternativas abaixo, a única alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A análise prospectiva funciona como resultado originado da análise de outras ações cujas premissas são antecipadamente verdadeiras e que mediante a analise delas se permitir concluir com a construção de um resultado logico, validando as hipóteses das outras ações mencionadas.
	
	B
	A lógica intuitiva parte do princípio da busca de diversos possíveis e futuros cenários, a partir de horizonte temporais específicos e tem como proposito definir estratégias capazes de favorecer a organização em função das probabilidades de ocorrência dos fatos prospectados, ou previstos, e, também, de outra forma, permitir a organização se preparar para enfrentar situações e acontecimentos que podem ser previstos dentro da sua área de ação e competência, ou mesmo fora da sua área de ação e competência, mas que podem produzir efeitos no seu ambiente organizacional.
	
	C
	Criação do método de Análise lógica de cenários prospectivos vê o enfoque do efeito de determinados eventos nas tendências das variáveis analisadas, em um dado período de tempo, diferentemente do que ocorre com a Lógica dos impactos tendenciais que procura perturbações e rupturas de tendências.
	
	D
	A identificação de cenários é pratica desenvolvida há muitos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos exércitos e por outras formas de atuação que requerem, antecipadamente, a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.
Você acertou!
A análise de cenários visando a adoção da ação e mentalidade estratégica, bem como a transformação estratégica e a identificação do diagnóstico estratégico é fundamental. Sem o cenário, ou com um cenário mal identificado e inadequadamente previsto, é praticamente impossível obter resultados satisfatórios para com as metas de transformação estratégica e implantação de diretrizes e planejamento estratégico.
A identificação e análise de cenários sempre irá possibilitar a tomada de decisões que possam minimizar o impacto das constantes e, por vezes, profundas alterações que se processam nos ambientes empresariais e, em função disto, permitir resultados mais satisfatórios a respeito da transformação estratégica.
A identificação de cenários é pratica desenvolvida há muitos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos exércitos e por outras formas de atuação que requerem, antecipadamente, a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.
Em períodos mais recentes, como os que antecedem e sucedem os eventos das grandes guerras mundiais, surgem outros indícios e eventos de ações estratégicas com as quais se pode determinar ações previamente combinadas e alternadas visando, desta forma, agir em face a ação do inimigo.
 
	
	E
	A identificação de cenários é pratica desenvolvida há poucos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos autoridades governamentais norte americanas e da antiga União Soviética que, em decorrência da guerra fria, tinham necessidade de manter a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.
Questão 5/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Sabendo que as estratégias corporativas são aquelas que se preocupam com importantes questões a serem enfrentadas pelos gerentes da corporação.
Assinale V para verdadeiro e F para falso para possíveis estratégias corporativas:
(   ) Diversificação
(   ) Integração
(   ) Internacionalização
(   ) Fusões e aquisições
(   ) Segmentação produtiva
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V, V
	
	B
	V, F, V, V, F
	
	C
	V, V, V, V, F
Você acertou!
Esta questão refere-se ao 13º parágrafo do tema 1 da rota II.
	
	D
	F, V, V, V, F
	
	E
	F, F, F, F, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando