Buscar

Desafio Profissional-Artes Visuais-ENVIAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
 
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
 DP- DESAFIO PROFISSIONAL
 Solange Barbosa Gonçalves -RA:23375777
 Hortolândia-SP
 2019
 
 
 
 DP – Desenvolvendo Estudo de Imagens
Desafio Profissional apresentado às disciplinas de: Arte e Novas Tecnologias,Educação Musical , Estética ,Leitura de Imagem , Práticas Pedagógicas: Investigação Científica
Tutor (a) -Andressa Aranda Nicolau
 
 
 Hortolândia-SP
 2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	03
DESENVOLVIMENTO	04
CONCLUSÃO	07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS	08
INTRODUÇÃO
Os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e desde a introdução do filme fotográfico colorido quase não sofreram mudanças, portanto os avanços tecnológicos tem sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas e agilizando as etapas do processo de produção e a redução de custos popularizando o uso da fotografia.
Entretanto o surgimento da fotografia alterou o mundo da arte, em linguagens podendo ser utilizada como ferramenta para elaborar trabalhos artísticos em vídeos e outras plataformas, trazendo consigo, música, dança, teatro e artes visuais, se envolvendo a outras linguagens como a percussão corporal tendo o apoio da tecnologia. Portanto toda arte deve ser exposta e a curadoria vem para auxiliar essa exposição de artes, retratando seus sentimentos em cada linguagem.
 3
DESENVOLVIEMNTO
A origem etimológica de "fotografia" vem do grego e significa "gravar com luz", "foto" é a luz e "graphaein" é escrever. Contudo, a definição de fotografia é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível.
A primeira fotografia reconhecida foi no ano de 1826 e atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e desde a introdução do filme fotográfico colorido quase não sofreram mudanças, portanto os avanços tecnológicos tem sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas e agilizando as etapas do processo de produção e a redução de custos popularizando o uso da fotografia. De fato o surgimento da fotografia alterou o mundo da arte, em linguagens ela pode ser utilizada como ferramenta para elaborar trabalhos artísticos em vídeos e outras plataformas. A fotografia e a arte trazem consigo, música, dança, teatro e artes visuais, se envolvendo a outras linguagens com o apoio da tecnologia.
A fotografia é simultaneamente um movimento, e seu espaço divide o tempo criando o momento estático, então a fotografia da dança mostra o corpo como uma mescla de tempo e luz, como movimento quase intangível e nele se confronta com a ambivalência da dinâmica e da captação momentânea, como mostra as quatro figuras abaixo da exposição Bilder Vom Tanz - Imagem da Dança Goethe-Institut.
Após analise das quatro figuras e discussão de seus movimentos. Segue um questionário com três perguntas referente a imagem da exposição Bilder Vom Tanz - Imagem da Dança Goethe-Institut, que acabamos de analisar.
 4
Portanto as imagens provocam sensações, com suas cores, as linhas, as formas, reparando que as imagens demonstram expressões das linhas do nosso corpo marcando a arte da fotografia com a dança. Surgindo as articulações da língua, se dividindo em primeira articulação e segunda articulação. Ao expressar nossas ideias fazemos uso de combinações de palavras as quais se associam a que chamamos de signos linguísticos, esses signos por sua vez são constituídos do significante do significado sendo este relacionado à imagem psíquica que automaticamente se forma, e aquele relacionado à parte material, ou seja, formado pela representação gráfica. Então, podemos dizer que a primeira articulação diz respeito à combinação que fazemos dos signos linguísticos, formando sequências lógicas como as imagens que representam a dança, as formas o corpo e a segunda é mais referente à combinação que fazemos com fenômenos que se associam a esses signos, como é a estrutura corporal interagindo com a dança.
A percussão corporal como ferramenta de ensino em música corporal ou percussão corporal é tratada de forma que seu sentido de origem é a sua presença na cultura, promovido no meio familiar no decorrer de gerações e também a sua presença na atualidade pautado nos métodos ativos em novas propostas como a do Grupo Barbatuques e Grupos Fritos, são pesquisadores e divulgadores de ensino de percussão corporal que a promovem como produção artística. Portanto, a percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada entre outras finalidades como recurso sonoro musical, sendo a percussão de modo geral, uma prática bastante associada a culturas populares e transmitindo a forma que o corpo acompanhe cada movimento da música.
Segue abaixo quatro imagens que representam pinturas, fotografias relacionadas à primeira imagem apresentada na aula.
(Imagens meramente ilustrativas, extraída da internet. Acesso: 10 out. 2019).
 5
	1. Qual a definição da fotografia e da arte, representada na imagem?
2. Sabemos que a fotografia é simultaneamente um movimento, nesse caso a fotografia da dança mostra o corpo como uma mescla de tempo e luz. Quais são as expressões mais marcantes que as imagens estão representando para arte e a fotografia?
3. Relatem quais são os movimentos mais marcantes nas quatro imagens.
Dentre as imagens é possível analisar que em todas elas o corpo fala com a arte, ele representa sentimentos, nos passando provocações, vontade de entender as expressões, sendo que cada expressão é um movimento diferente e trazendo cada parte da articulação de linguagens e da percussão corporal já vista, transmitindo que a fotografia está relacionada com a arte, sendo uma maneira de criar expressões corporais.
Curadoria de arte é o processo de organização cuidado e montagem de uma exposição artística formada por um conjunto de obras de um ou de vários artistas a partir da relação feita pelo curador, o seu papel vai além da organização sendo também responsável pela intermediação entre artista, a crítica artista e o mercado consumidor da arte.
Após as discussões, realizaremos um espaço expositivo chamado: Expressões Corporais: Encontre Seu Estilo.
Os alunos devem se dividir em grupos de até quatro pessoas, e criar ideias de expressões corporais que mais gostarem de acordo com a discussão em sala de aula. Os grupos podem apresentar na exposição imagens, que serão feitas pelos próprios alunos, eles poderão tirar fotos utilizando os batuques, formas corporais, então são fotos de formas culturais, representando a dança, fotografia, desenhos, todas as figuras que retrate seus estilos corporais entre outros, no qual a exposições pode ser feita em quadros, banner de forma colorida chamativa. 
A exposição será no pátio da escola, trazendo a mostra das imagens que cada aluno fez. Sendo aberta ao publico do sábado de manhã para os alunos terem a oportunidade de apresentar seus trabalhos aos pais, parentes, colegas e demais pessoas.
6
CONCLUSÃO
Após compreender a origem da fotografia e como ela está interligada com a arte visual e corpo, compreende-se que o corpo fala com a arte, ele representa sentimentos, nos levando a compreender suas expressões no batuque, na dança entre outros. Sabemos que cada expressão é um movimento diferente e traz consigo cada parte da articulação de linguagens, da percussão corporal, transmitindo á fotografia um sentimento tridimensional de maneira tecnológica, estando relacionada com a arte, portanto se torna uma maneira de criar expressões corporais. Contudo cada pessoa pode criar sua arte e suas expressões por exposições tendo o auxílio à curadoria para expor sua arte.
 7
Referências Bibliográficas
Penha, Gustavo de Oliveira; Franceschini, Sheila Regiane. A Percussão Corporal Enquanto Ferramenta de Ensino em Música. Disponível em: https://pedroconsortebr.files.wordpress.com/2014/04/artigo001.pdf. Acesso em: 10. Out de 2019.
	
BNC, Portal MEC – Linguagens. Disponível em: http://basecurricular.portalsas.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Ensino-FundamentalLinguagens.pdf. Acesso em: 10. Out de 2019.
CURADORIA EDUCATIVA: inventando conversas. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do-Educador_Texto_CuradoriaEducativa.pdf. Acesso em: 10. Out de 2019.
Percussão corporal – espacoartemonica: Disponível em: https://espacoartemonica.wordpress.com/2015/07/31/percussao-corporal/ . Acesso em: 10. Out de 2019.
 8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando