Buscar

Avaliação I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Auditoria e Controle no Setor Público (GPU26)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455414) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13941695
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Cabe ao auditor e ao administrador estabelecerem um consenso para verificar qual o melhor trabalho de auditoria a ser executado e a sua forma de realização. Contudo, a auditoria divide-se em dois grandes grupos: a auditoria interna e a externa. Sobre a auditoria interna, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Este tipo de auditoria revisa tanto o cumprimento das normas técnicas como a consecução dos objetivos, assim como acompanha as políticas a serem executadas pela administração da entidade.
	 b)
	Este tipo de auditoria estabelece o controle das políticas e formas de pagamento às necessidades operativas das entidades.
	 c)
	Este tipo de auditoria analisa e confere os sistemas de controle das entidades e da administração como um todo, com o intuito de ajudar no aprimoramento normativo das entidades.
	 d)
	Este tipo de auditoria estabelece o controle das políticas e formas de relacionamentos com as fontes de financiamentos das entidades, seja este tipo de financiamento vindo pelo orçamento geral ou diretamente dos investidores.
	2.
	Parte do trabalho da controladoria no âmbito público refere-se aos procedimentos de controle dos serviços públicos e dos gastos respectivos na execução destes. Para que este controle interno possa ser executado, é necessário ter componentes de controle tanto contábil como operacional. Sobre os controles contábeis, analise as sentenças a seguir:
I- Faz parte destes controles os sistemas de revisão, aprovação e execução dos registros de vendas e gastos.
II- Faz parte destes controles toda classificação por níveis de funções e graus de responsabilidade dos funcionários das entidades públicas.
III- Deve-se ter um sistema de controle físico sobre os ativos das entidades públicas.
IV- Deve-se ter um planejamento de execução da gestão dos inventários, a se realizar durante o período fiscal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	As informações registradas na contabilidade podem contribuir para a apresentação da boa conduta da gestão das entidades públicas, refletindo-se isso numa imagem positiva na opinião pública. Assim, essa responsabilidade demanda um controle interno que possua características importantes do papel da controladoria. No que tange a esse controle de responsabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A responsabilidade do auditor está apenas em zelar pelos interesses na manutenção dos resultados econômicos da organização, ou seja, apenas na geração do lucro vinda das operações de prestação de serviços.
	 b)
	A responsabilidade do trabalho do auditor independente está em atentar para o fato de que este é apenas um profissional liberal prestando serviços à gestão fiscal do governo, ou seja, deve corroborar com as boas práticas de gestão fiscal e evitar problemas de sonegação de impostos.
	 c)
	A responsabilidade do auditor independente está voltada em atender às prerrogativas da continuidade da organização relacionada ao resultado econômico e interesses específicos da entidade a ser auditada.
	 d)
	Este é um processo previamente planejado, implementado e segurado pelos gestores responsáveis, mas que deve ser também responsabilidade de todos que fazem parte de uma organização. Assim, o controle interno só poderá ser efetivo com a participação de todos.
	4.
	Os princípios norteadores da controladoria edificam a fundamentação teórica para que a aplicabilidade seja sustentada por fatores motivacionais éticos e conceitos sólidos norteadores. Esses princípios são constituídos de diferentes vertentes, tais como: imparcialidade, oportunidade, comunicação, ética, liderança, entre outras. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as faltas:
(    ) O princípio chamado visão para o futuro se refere à análise do desempenho e aos resultados passados, a fim de implementar ações que melhorem o desempenho futuro.
(    ) O princípio da comunicação racional diz respeito a uma linguagem simples, compreensível e útil aos gestores.
(    ) O princípio da cultura geral concerne na importância da percepção das oportunidades e ameaças frente às diferenças sociais e econômicas.
(    ) O princípio da iniciativa deve antecipar e prever problemas e fornecer as informações necessárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	5.
	Nos últimos anos, o Brasil vem experimentando um crescimento econômico expressivo de suas empresas, sejam elas privadas ou públicas. Esse fato trouxe com a presença de alguns acontecimentos socioeconômicos um aumento no desenvolvimento da auditoria no Brasil. Sobre os fatos ligados a esses acontecimentos, analise as sentenças a seguir:
I- O crescimento econômico trouxe diversas empresas multinacionais, que com suas filiais e subsidiárias ao longo do Brasil apresentaram a necessidade de serviços de auditoria.
II- Perante a necessidade da centralização de atividades das empresas, há a necessidade de ter maiores controles, logo, maiores serviços de auditoria.
III- Perante a necessidade de exportar, as empresas brasileiras começaram a adquirir financiamento externo, logo, apresentou-se a necessidade de serviços de auditoria.
IV- Foi só a partir da criação das normas de auditoria estabelecidas pelo Banco Central no ano de 1989 que realmente a auditoria teve as bases legais para atuar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Dentro da gestão de controle das organizações governamentais, existem os princípios de controle interno, que são um conjunto de regras, diretrizes e sistemas que conseguem dar apoio à efetividade das atividades das organizações governamentais. Sobre os princípios dos controles internos, analise as sentenças a seguir:
I- O princípio de custo/benefício considera que tanto a receita pública como os custos de um determinado centro de custos não possa superar os benefícios definidos no orçamento público.
II- O princípio das instruções devidamente formalizadas considera que as ferramentas de controle interno sejam claras, práticas e objetivas, devendo ser formalizadas para o organismo público competente.
III- O princípio de controles sobre as transações considera o seguimento específico das transações das atividades operativas das instituições públicas, devendo ser executado por pessoal competente.
IV- O princípio da aderência às diretrizes e normas legais considera a verificação se a organização pública possui suas atividades em concordância às normativas governamentais, leis, regulamentos, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	Na Administração pública, a Constituição Federal adotou dois sistemas de controle, o interno e o externo. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, o sistema de controle interno. Qual a finalidade do sistema de controle interno?
	 a)
	Prestar as informações solicitadas pelo Poder Legislativo, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.
	 b)
	Representar ao poder competente
sobre irregularidades ou abusos apurados, a partir da realização de auditoria nos órgãos públicos.
	 c)
	Denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Ministério Público, quando constatadas nas transações realizadas por entidades da Administração pública.
	 d)
	Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
	8.
	O auditor da empresa Negócios S.A. estabeleceu três procedimentos obrigatórios para emissão do parecer. O primeiro, que a empresa renovasse o contrato de auditoria para o próximo ano, o segundo, que a empresa emitisse a carta de responsabilidade da administração e o terceiro, que o parecer seria assinado por sócio do escritório de contabilidade, cuja única formação é administração de empresas. Pode-se afirmar, com relação aos procedimentos, respectivamente, que:
	 a)
	É ético, não deve ser considerado para emissão do parecer e atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
	 b)
	Não é ético, não é procedimento de auditoria e não atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
	 c)
	É ético, não é procedimento de auditoria e atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
	 d)
	Não é ético, é procedimento de auditoria e não atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
	9.
	Nas organizações atuais, a auditoria faz parte integral do controle da gestão institucional e, para executá-la, existe uma série de termos e conceitos necessários para dar continuidade aos processos de controle e de auditoria em uma organização economicamente ativa. Considerando esses conceitos, analise as sentenças a seguir:
I- Quando se aplica a auditoria externa, há elementos que ajudam a estabelecer perspectivas de cenários sobre o registro das transações executadas nas demonstrações contábeis.
II- Os exames servem para avaliar procedimentos internos, medindo a exatidão dos registros das demonstrações contábeis (DCs).
III- Quando se aplica a auditoria interna, há elementos que acompanham atos e registros da gestão, ajudando na prevenção de erros, fraudes, assim como colabora dando sugestões de políticas administrativas.
IV- Os usuários internos podem dar sugestões e, inclusive, participar das reuniões com fornecedores e gestores financeiros sobre interesses patrimoniais da organização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Diante do cenário governamental, para executar as atividades dentro de uma política sólida e eficaz, são necessárias ferramentas que possibilitem tais resultados. A controladoria, dentro da contabilidade gerencial, disponibiliza recursos que resultam na produtividade e organização de determinado setor, a sua aplicação no setor governamental e suas respectivas funções. A controladoria, aliada ao planejamento de leis orçamentárias, como consta na Constituição Federal, é capaz de direcionar e propor a tomada de decisão em ações emergenciais dentro do campo de atuação. Desta forma, o profissional controller é capaz de analisar todas as ações executadas e mostrar através das demonstrações contábeis as amostras para a estruturação e a implementação de projetos no setor público. Sobre a função de controller, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É responsável pelo controle das ações, avaliação e sugestão de melhorias e correções.
	 b)
	É responsável pelo planejamento e ações do setor público.
	 c)
	É responsável, independentemente das leis, pelas demonstrações contábeis e sua execução.
	 d)
	É responsável pelas contas do setor público e encaminhar relatórios ao Tribunal de Contas da União.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando