Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino

Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino


DisciplinaAee Atendimento Educacional Especializado178 materiais266 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino
Leia a citação a seguir:
(...) uma sociedade inclusiva é aquela capaz de contemplar, sempre, todas as condições humanas, encontrando meios para que cada cidadão, do mais privilegiado ao mais comprometido, exerça o direito de contribuir com seu melhor talento para o bem comum (WERNECK, 1999, P. 23).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: \u201cO Serviço de Atendimento Educacional Especializado/AEE e Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva\u201d - file:///C:/Users/92007947/Downloads/O%20Servi%C3%A7o%20de%20Atendimento%20Educacional%20EspecializadoAEE%20(1).pdf; página 56.
Considerando a informação dada e conforme o artigo \u201cO Serviço de Atendimento Educacional Especializado/AEE e Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva\u201d da disciplina ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO , assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Materiais variados no ANE é de extrema importância para contribuir com o desenvolvimento de vários aspectos nos alunos.
	
	B
	Alencar (2007) afirma que a Teoria das Inteligências Múltiplas valoriza o potencial e respeita a especificidade de alunos com AH/ SD.
	
	C
	Cades-Nascimento (2007), Dorado (2004), Maia (2004), referem que o trabalho educacional com a criança deficiência física precisa considerar: em que momento do desenvolvimento as perdas aconteceram.
	
	D
	O uso de recursos e materiais variados no AEE é de extrema importância para contribuir com o desenvolvimento de vários aspectos nos alunos.
	
	E
	As Diretrizes Nacionais da Educação Especial apontam para a inclusão de alunos nas escolas regulares de ensino, na perspectiva de uma educação inclusiva, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de aprender com a diversidade, convivendo com as diferenças.
A alternativa correta é a letra E), e encontra-se na página 53 do artigo
\ufffd
Questão 2/5 - Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino
Leia a citação a seguir:
De acordo com Vigotsky (1997), a escola quando garante uma mediação eficaz, favorece a aprendizagem no ambiente imediato, onde o desenvolvimento ocorre de forma mais direta, atuando assim no processo de aprendizagem da criança. Sobre este ambiente face a face, não se pode ignorar que o mesmo é influenciado por outros contextos, de onde provem o aluno (BRONFENBRENNER, 1996).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GALVÃO, N. C. S.S., MIRANDA, T. G. Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Surdocegueira: um Estudo de Caso no Espaço da Escola Regular. https://www.researchgate.net/publication/291053330_Atendimento_educacional_especializado_para_alunos_com_surdocegueira_um_estudo_de_caso_no_espaco_da_escola_regular. Acesso em 25 nov. 2019. 
Considerando a informação dada e conforme o artigo Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Surdocegueira: um Estudo de Caso no Espaço da Escola Regular, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Amaral (2002) refere que o trabalho educacional com a criança surdocega e com deficiência intelectual precisa considerar: em que momento do desenvolvimento as perdas aconteceram.
	
	B
	Cades-Nascimento (2007), diz que o trabalho educacional com a criança surdocega não precisa considerar: em que momento do desenvolvimento as perdas aconteceram.
	
	C
	Amaral (2002), Cades-Nascimento (2007), Dorado (2004), Maia (2004), referem que o trabalho educacional com a criança surdocega precisa considerar: em que momento do desenvolvimento as perdas aconteceram.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois: "Autores como Amaral (2002), Cades-Nascimento (2007), Dorado (2004), Maia (2004), referem que o trabalho educacional com a criança surdocega precisa considerar: em que momento do desenvolvimento as perdas aconteceram; o grau de comprometimento de cada perda; o acesso da criança ao atendimento especializado e o uso funcional da tecnologia mais adequada para cada caso" (texto-base, p. 45).
	
	D
	Dorado (2004), Maia (2004), referem que o trabalho educacional com a criança autismo precisa considerar: em que momento do desenvolvimento as perdas aconteceram.
	
	E
	Cades-Nascimento (2007), Dorado (2004), Maia (2004), referem que o trabalho educacional com a criança deficiência física precisa considerar: em que momento do desenvolvimento as perdas aconteceram.
\ufffd
Questão 3/5 - Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino
Leia o seguinte trecho de texto:
\u201cO AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Artigo 2º. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 07 nov. 2019.
De acordo com a informação dada e conforme a Aula 3, video 6, Tema 05 - Organização da sala de recursos: atendimento, assinale a alternativa correta sobre as atribuições do professor de AEE:
Nota: 20.0
	
	A
	Excluir e isolar professores das classes comuns.
	
	B
	Ministrar exclusivamente língua estrangeira para alunos cegos.
	
	C
	Controle do cronograma de atividades que deve ser elaborado pelo aluno.
	
	D
	Disponibilização de recursos de tecnologia para que o aluno utilize sozinho.
	
	E
	Organização de estratégias pedagógicas e produção de recursos acessíveis.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois dentre as atribuições está a \u201corganização de estratégias pedagógicas e identificação e produção de recursos acessíveis\u201d. O professor da AEE deve articular-se com professores das classes comuns, desenvolver atividades de língua portuguesa para alunos surdos, acompanhar a usabilidade de recursos de tecnologia, elaborar, executar e avaliar o plano de AEE do aluno (Aula 3, vídeo 6, Tema 05 - Organização da sala de recursos: atendimento, 0\u201900\u2019\u2019 a 07\u201902\u2019\u2019).
\ufffd
Questão 4/5 - Atendimento Educacional Especializado nos Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino
Leia a seguinte citação:
"O AEE é um serviço da educação especial, realizado no período contrário ao frequentado pelo aluno no ensino regular, e sua oferta é obrigatória a todos os alunos público-alvo da educação especial (BRASIL, 2008)\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Simone M., LIMA, Eloisa B., GARCIA, Fernanda A. O Serviço de Atendimento Educacional Especializado/AEE e Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva. https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/14993/17828. Acesso em 25 nov. 2019. p. 48.
Considerando a informação dada e conforme o artigo O Serviço de Atendimento Educacional Especializado/AEE e Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva, sobre o profissional que atua no AEE, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O profissional que atua neste atendimento é o professor de educação especial, que deve ter formação específica na área de atuação.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, conforme o artigo: "O profissional que atua neste atendimento é o professor de educação especial, que deve ter formação específica na área de atuação. No atendimento realizado no contra turno, as necessidades e potencialidades são trabalhadas, com a finalidade de oferecer novos caminhos para aprender, ao aluno público-alvo da educação especial, e de fato ter suas diferenças atendidas e respeitadas. A partir do atendimento, o professor de educação especial pode contribuir com observações