Buscar

ESTUDO ORIENTADO correto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

‘
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ 
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA
MARIA ELIANE FRANCELINO SILVA PONTES
LARISSA MAYARA LEITE MONTEIRO PEREIRA
ROKATIA CLEANIA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA TATIANE FERREIRA MAGALHÃES
EMANUELA INGRID DA SILVA
LEILA NUNES DE LIMA
MOSSORÓ – RN 
2018
MARIA ELIANE FRANCELINO SILVA PONTES
LARISSA MAYARA LEITE MONTEIRO PEREIRA
ROKATIA CLEANIA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA TATIANE FERREIRA MAGALHÃES
EMANUELA INGRID DA SILVA
LEILA NUNES DE LIMA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Estudo Orientado II, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, para obtenção de nota. Orientadora: Professora Especialista Geiza Maria Batista Carlos de Almeida.
 MOSSORÓ – RN 
2018
 [...] “ensinar não é transferir conhecimento, é fundamental pensar certo, é uma postura exigente, difícil, às vezes penosa, que temos de assumir diante dos outros e com os”.
 Outros” (FREIRE, 2013, p.48)
DADOS DA ESCOLA
SUMÁRIO
 DIAGNÓSTICO
 APRESENTAÇÃO
 OBJETIVOS
2.1. GERAL
 ESPECÍFICOS
 MARCO REFERENCIAL
3.1. DIRETRIZES
3.1.1. Constituição Federal Brasileira 1988
3.1.2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB
3.1.3. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s
3.1.4. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI 
3.2. PRINCÍPIOS NORTEADORES
3.2.1. Igualdade
3.2.2. Qualidade
3.2.3. Liberdade
3.2.4. Gestão Democrática
3.2.5. Formação Continuada
3.3. REFERENCIAL TEÓRICO
3.3.1 Fundamentos Conceitos e Concepções Sobre Educação
3.3.2 Quatro Pilares da Educação
3.3.3. Interdisciplinaridade
4. MARCO SITUACIONAL
4.1. MISSÃO
4.2. VISÃO
4.3. VALORES
4.4. HISTÓRICO
4.5. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA
4.5.1. Recursos materiais 
4.5.2. Recursos humanos
5. MARCO OPERACIONAL
5.1. CONSELHO ESCOLAR
5.2. REGIMENTO
5.3. PROJETOS
5.4. A.E.E. – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
5.5. AVALIAÇÃO
5.5.1. Diagnóstica
5.5.2. Formativa
5.5.3. Somativa
6. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 
6.1. EDUCAÇÃO INFANTIL
6.1.1. Educar
6.1.2. Cuidar
6.1.3. Brincar
6.1.4. Objetivos
6.1.4.1. Geral
 6.1.4.2. Específicos
 6.1.5. Organização do trabalho
 6.1.5.1. Por idade
 6.1.5.2. Por âmbito
 6.1.5.3. Por tempo e espaço
 6.1.5.4. Avaliação na educação infantil
 6.2. ENSINO FUNDAMENTAL I
 6.2.1. Orientações didáticas
 6.2.1.1. Autonomia
 6.2.1.2. Interação
 6.2.1.3. Organização do tempo e do espaço
 6.2.1.4. Disponibilidade para aprendizagem
 6.2.3. Objetivos
 6.2.3.1. Geral
 6.2.3.2. Específicos
 6.3. CONTEÚDOS
 6.3.1. Conceituais
 6.3.2. Procedimentais
 6.3.3. Atitudinais
 6.4. AVALIAÇÃO
 6.5. TEMAS TRANSVERSAIS
 6.5.1. Ética
 6.5.2. Meio Ambiente
 6.5.3. Pluralidade Cultural
 6.5.4. Orientação sexual
 6.5.5. Temas locais
 II – PLANOS E METAS
 Aprendizagem
Formação Continuada
Gestão (família)
 REFERENCIAIS 
 ANEXOS
DIAGNOSTICO
 A escola busca proporcionar ao aluno uma formação moral, ética e inteligente, através de um ambiente social participativo e solidário, com a participação de toda à comunidade no meio escolar.
 APRESENTAÇÃO 
A escola acredita na produção e reprodução dos valores, como o comportamento, ideias, costumes, assim construindo a aprendizagem na comunidade escolar direcionando e pensando no bem estar de todos.
As questões levantadas geram respostas e novas legislações por parte da direção de professores funcionários, alunos e pais. O esforço onde rico de todos possibilitará a identificação de quais finidades precisam ser reforçados, quais as que estão relegados e como elas poderiam ser detalhadas.
A escola persegue finalidades sendo importante ressaltar que os educadores precisam ter certeza das finalidades culturais e os objetivos que ela a define, pois as finalidades referem-se aos efeitos intencionalmente metidos e migados.
No projeto político pedagógico, ao se construir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instáveis uma forma de organização de trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar problemas na escola. O que pretendemos enfatizar é que devemos ondisor e compreender a organização do trabalho pedagógico =, passa pela reflexão anteriormente feita sobre os princípios.
OBJETIVOS
 GERAL
 Ser um espaço seguro e social onde os infantes se sintam capazes de produzir e compartilhar seus conhecimentos, demonstrando valores e as diversidades para que cresçam cidadãos hábitos a sociedade.
ESPECÍFICO 
 Ministrar conteúdos pedagógicos de qualidades.
 Formar cidadãos críticos. 
 Proporcionar toda instituição; pais, alunos, professores e funcionários a caminharem na fraternidade na formação da cidadania.
MARCO REFERENCIAL
3.1 DIRETRIZES 
3.1.1- C.F 1988 
A constituição brasileira/1988 destaca-se no cap. III , seção I , art. 205. A educação direito de todos e dever do estado e da família será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
 3.1.2 - LBD 
 A lei de diretrizes e bases (LBD) da educação nacional n° 9394/96, saliente em seu titulo IV, artigo 12 e 13, a importância e o compromisso educativo da unidade na elaboração, execução e cumprimento do projeto politico pedagógico (PPP) cujo o processo resgata a identidade da unidade escolar e sua intencionalmente, além de rever seus compromissos. 
3.1.3 - PCNS 
 Os parâmetros curriculares nacional (pcn.19995) definem-se como referencia que possam ser reduzidas em propostas regionais diferencias e em projetos educativos na escola e as salas de aulas. E que possam garantir a todo aluno o direito de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis p/ a construção de sua cidadania.
3.1.4 - RCNEI
Destaca ainda que a educação básica (educação infantil, fundamental e médio) tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (terminal idade e continuidade) (art22).
3.2 Princípios Norteadores
Esses princípios abordam o projeto pedagógico, como a organização d trabalho da escola como um todo, em buscar de uma escola democrática.
3.2.1 Igualdade
Evidencia a condição de que somos iguais na dignidade e diferentes nos saberes.
3.2.2. Qualidade
 Implica em duas dimensões indissociáveis: a formal ou teórica e apolítica no sentido de evitar a repetência e a evasão, fazendo uma distinção entre fins e meios, valores e conteúdos na construção do projeto politico pedagógico (P.P.P).
3.2.3 Liberdade
 Constitui o ponto de partida para as regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposição externa estabelecendo os limites de cada um. 
3.2.4 Gestão Democrática:
Visa romper com a separação entre a teoria e a pratica, entre o pensar e o fazer. E a participação critica na construção do projeto politico pedagógico (P.P.P) e na sua gestão.
3.2.5 Formação Continuada
Valorização do magistério Precisa-se de condições necessárias para que o professor possa criar cidadãos capazes de participar da vida socioeconômica.
 A importância da união desses princípios está em garantir. Ou seja, essa colocação
sustenta a ideia de que a escola ao assumir essas atitudes trabalhe no sentido de refletir sobre suas finalidades sócio-político e culturais.
3.3 Referencial Teórico
3.3.1 Fundamentos, Conceitos E Concepções Sobre Educação.
* De maneira moral, zelando pelo respeito e bom convívio no contexto escolar, pois o envolvimento familiar desempenha um papel importante no desenvolvimento infantil, com isso os pais se tornam ativos e colaboram de formas responsáveis.
* Melhorar investimentos em treinamentos e capacitações de mais professores, modernização das escolas e conteúdos, melhoria de condições de trabalho do mesmo, atualização do currículo escolar, ventaram passar por alterações a fim de preparar alunos para o decifro, incentivar a participação dos pais, através de reuniões regulares.
* Espera-se que a escola publica ofereça um ensino de boa qualidade e que disponibilizem matérias didáticos onde seja a base de conteúdo importante e necessários p/ a educação. É necessário que haja também, mais comprometimento por parte dos alunos tanto da questão de não faltar aulas, como de dar questão de não faltar aulas, como dar importância devida em sala de aula.
 “Nasceu gente é inteligente”. Jean P/ gente.
Todo ser humano nasceu com a capacidade de dentro de si, todos tem a mesma oportunidade de ser inteligente
 Dessa forma ao decorrer da vida todos constrói conhecimentos, desde quando um ao mundo, por exemplo: O choro isso ela não adquiri e nem constrói ela já nasce sabendo.
OBS: Tomando como referencia o ambiente cultural onde o homem nasce e se desenvolve a abordagem Vygotsky entende que o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito situado como o ambiente sócio cultural onde viver. (p.2)
 Tomando como modelo o meio cultural onde o sujeito nasce e se aprimora, a comportamento Vigotski compreende que o meio de idealização do pensamento ocorre por meio de comunicação do individuo posicionado com o ambiente sócio cultural em que se encontra.
 O meio social a qual estão inseridos as pessoas viabilizam caminhos de educação resumindo em atividade avaliativa, mas no meio social, onde os indivíduos crescem em comportamentos e vivencias cotidianas a partir do seu ambiente socializado junto a sociedade.
 “Vygotsky atribuía um papel preponderante as relações sócias nesse processo, tanto que a corrente pedagógico que se originou de seu pensamento é chamada de sócio construtivismo ou sócio interacionemos”.
 Vygotsky conferia um comportamento às ligações sócias no modo, tanto que a pedagogia que se resultou de seu pensar denominada de sócio construtivismo ou sócio interacionemos.
 O papel da educação é aproximar todos os modos e maneiras educacionais P/ se desenvolver o método do construtivismo ou sócio interacionemos, possibilitando dessa forma a construção de uma sociedade mais igualitária, participativa dentro dos processos educacionais.
 “O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e em movimento de vários processos de desenvolvimento que de outra forma, seria impossível de acontecer” ler Vygotsky e a formação social da mente.
 O conhecimento adequado projetado tem efeito em adiantamento e põe em mudança vários métodos de desenvolver, que de mesma forma, seriam improváveis de realizar.
 O ensino e aprendizagem ambos caminham juntos num processo educacional, pois, não se consegue um aprendizado sem um ensinamento. É preciso se ter atenção se o ensino aplicado tem atingido seus objetivos no aprender.
 3.1.2 Quatro Pilares Da Educação:
 Segundo o relatório da comissão internacional sobre a educação para o século XXI feito para UNESCO e publicado sob a responsabilidade de Jaques delores (1993) sob o titulo: Educação-um tesouro a descobrir, os professores em todo o mundo tem papel fundamental como agentes de mudanças e formadores do caráter e do espirito das novas gerações, tendo em vista a necessidade de evitar os preconceitos étnicos e o totalitarismo.
 De acordo com relatório, a educação, não basta maio acumulo de determinada quantidade de conhecimento. É também necessário aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer esses primeiros conhecimentos e de se adaptar a um mundo em mudança.
 Para poder dar às respostas necessárias a sociedade do novo século, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que ao longo da vida, de alguma forma, serão os pilares do conhecimento. 
Aprender a conhecer: Significar ser capaz de aprender a aprender ao longo da vida. Como conseguir? Utilizando instrumentos, conceitos e referencias resultando do avanço das ciências e dos paradigmas do nosso tempo.
Aprender a fazer: Corresponde ao desenvolvimento da competência de saber relacionar-se em grupos e saber resolver problemas.
Como conseguir? Obtendo qualidades que vão além da simples transmissão de praticas mais ou menos rotineiras.
Aprender a ser: Para melhor desenvolver sua personalidade e estar a altura de agir com capacidade, autonomia e responsabilidade.
Como conseguir? Não negligenciando, na educação, e nenhuma das potencialidades de cada individuo.
Aprender a viver juntos: Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências.
Como conseguir? Realizando projetos comuns e preparando-se para garir conflitos no respeito aos valores do outro.
A Escola Sonhar E Crescer, se propõe a realizar baseada nesses princípios, um planejamento participativo para a construção do Projeto Politico Pedagógico(P.P.P) buscando uma alternativa viável para o desenvolvimento educacional dessa unidade de ensino; e, sempre que necessário reverá os objetivos e conteúdos para p alcance de suas metas.
3.1.3 Interdisciplinar: Estabelece relações entre duas ou mais disciplinares ou ramos desconhecimento. 
4. MARCO SITUACIONAL
4.1 MISSÃO
	Nossa escola tem por missão contribuir para a constante melhoria das condições educacionais da população, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos, num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.
4.2 VISÃO
	Sermos reconhecidos pela excelência de nosso desempenho e pela união e criatividade de nossa equipe.
4.3 VALORES
	São ideais fundamentais em torno das quais se constrói a escola. Ou seja, aquilo que a escola se defende e acredita.
CRIATIVIDADE: (INOVAÇÃO)
Orgulhamo-nos de nossas atividades dinâmicas como oficinas, danças, teatros, músicas e entre outros.
TRANSPARENCIA: (COMUNICAÇÃO)
Pretendemos trabalhar na escola a transparência da comunicação e usar as redes sociais.
EXELÊNCIA: (QUALIDADE)
Um ensino pedagógico de qualidade e um espaço físico agradável.
4.4 Históricos - Fundação: 06\01\2018
	A escola foi construída para atender ás necessidades do bairro, pois as escolas que já existiam se localizava-se em lugares distantes do bairro e devido a esta situação, muitas crianças não iam á escola. Espera-se que estes indivíduos cresçam intelectualmente para que futuramente consigam melhorar suas condições financeiras, pretendemos oferecer boa qualidade de ensino para manter os alunos focados em um ambiente de boa estrutura.
	A motivação da escola é inserir á criança no meio social, tirando-as das ruas e criar cidadãos críticos a serem capazes de tomar decisões e opinar no meio onde vive. Onde o mesmo possa crescer profissionalmente e moralmente. Procura-se que o aluno obtenha sucesso em qualquer disciplina, independente da sua condição financeira.
	Reatividade da comunidade: Necessidade – o bairro onde a escola está situada é um bairro de classe média baixa. Observa-se que muitos não vão á escola por questões de transporte. Na maioria das vezes, são crianças desmotivadas e tem que ajudar seus pais na mão-de-obra. É notório observa-los no mundo do crime, praticando furtos e entrando no mundo do tráfico.
4.5 CARACTERIZAÇÕES FÍSICAS:
A escola possui: 5 salas de aula; 1 corredor; 1 pátio; 1 quadra poliesportiva; 1
sala de informática; 1 sala de vídeo;1 biblioteca; 1 sala da secretaria; 1 sala de professores
4.5.1 Recursos Materiais
- Frente: rampa de acessibilidade para deficientes.
- 5 salas de aula; 1º- 25 cadeiras\25 mesas\1mesa + 1 cadeira\ 1 quadro branco. Segue mesmo esquema na 2º, 3º, 4º, 5º séries. 
- Corredor 1 bebedouro;
- pátio 1 play grau; 
- quadra poliesportiva possui 2 traves de futebol, 2 cestas de basquete, 1 rede de vôlei. 
- Sala de informática: 13 computadores; 13 escrivaninha, 26 cadeiras acolchoadas, 1 quadro branco e 1 lixeiro.
- Sala de vídeo: 1 data show, 1 TV de plasma, 25 cadeiras acochadas, 1 notebook, 1 quadro branco e 1 lixeiras.
- Secretaria e tesouraria: 1 lixeira, 1 impressora, 1 computador, 1 armário de ferro, 1birô + cadeira, mesa de reunia e 6 cadeira.
- Biblioteca: 1 quadro branco, 1 computador, 1 birô + cadeira,4 conjuntos de mesas, 24 cadeiras e 1 lixeira.
4.5.2 Recursos Humanos (Organograma e quadros)
	
CARACTERISTICAS DOS ALUNOS
	
	QUANTIDADE
	IDADE
	NÍVEL
	OBSERVAÇÕES
	25
	06
	I
	I SÍNDROME
	25
	07
	II
	
	25
	08
	III
	
	25
	09
	IV
	
	25
	10
	V
	
	T= 125
	
	
	
.
 
	
MARCO OPERACIONAL
5.1 CONSELHO
Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho. Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm as funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.
Formação:
Presidente;
Vice presidente;
Secretário;
Representante de professores;
Representante de alunos;
Representante de pais;
Representante de funcionários.
5.2 REGIME ESCOLAR
O regime escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar da instituição, estabelecendo normas diversas que deverão ser seguidas por todos que convém no ambiente.
Toda instituição que possui um conjunto de normas e regras que regulam suas propostas, deve ter um documento explicito disponível para a consulta de toda a comunidade escolar.
5.3 PROJETOS
Higiene
Educação no transito
Folclore
Reciclagem
A.E.E.
PROED
Mais educação
PROLER
5.4 A.E.E.
É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminam barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades especificas. Sendo de vital importância para a inclusão escolar de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
5.5.1 diagnostica
A avaliação diagnostica trata-se de diagnosticar, verificar e levantar os pontos fracos e fortes do aluno em determinada área do conhecimento.
5.5.2 formativa
A avaliação formativa é aquela que observa cada momento vivido pelo aluno, seja na sala de aula ou fora dela. Nessa ótica, o professor deverá utilizar-se da avaliação para o aperfeiçoamento da sua praxe docente.
5.5.3 somativa
É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso e etc.). Atém-se a determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou varias sequências de um trabalho de formação.
6. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
6.1 Educação Infantil
É considerada a primeira etapa da educação básica (título V, capítulo II, seção II; art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seus seis anos de idade.
6.1.1 educar
Educar significa, portanto, propiciar situação de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso mais amplo das crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
6.1.2 cuidar
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.
6.1.3 brincar
 O brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso material ou recursos predominantemente implicados. Essas categorias incluem: o movimento e as mudanças da percepção resultantes essencialmente da modalidade física das crianças; as relações com objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e associação entre eles; a linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para brincar; os conteúdos sociais, como papéis, situação, valores e atitudes que se referem a forma como o universo social se constrói ; e finalmente os limites definidos pelas regras, constituindo-se em um recurso fundamental para brincar.
6.1.4 objetivo Geral
A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam.
6.1.4.2 objetivo específico 
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
6.1.5 Organização do trabalho
6.1.5.1 Por idade
A lei de diretrizes e bases da educação nacional de 1996, explicita no art.30 capitulo II, seção II que: A educação infantil será oferecida em I-creches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade; II-pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos.
6.1.5.2 Por âmbitos 
Destacam-se os seguintes eixos de trabalho, movimento, artes visuais, musica, linguagem oral e escrita, natureza sociedade e matemática.
 6.1.5.3 Por tempo e espaço
A rotina representa também a estrutura sobre a qual está organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas. A organização dos espaços e as matérias se constitui em um instrumento fundamental para a pratica educativa com crianças pequenas, isto implica que, para cada trabalho realizado com as crianças, deve-se planejar a forma mais adequada de organizar o mobiliário dentro da sala.
6.1.5.4 Avaliação na Educação Infantil 
Neste documento, a avaliação é entendida prioritariamente como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática ás
necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilitar ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar e redirecionar esse processo como um todo.
6.2 Fundamental
6.2.1 Orientações Didáticas 
6.2.1.2 Interação 
Organização de atividades que favoreçam a fala e a escrita como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos, que ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula.
6.2.1.3 Organização do tempo e do espaço
É preciso que as carteiras sejam móveis, que as crianças tenham acesso aos materiais de uso frequente, as paredes sejam utilizadas para exposição de trabalhos individuais ou coletivos, desenhos e murais.
6.2.1.4 Disponibilidade para aprendizagem 
Significa depender de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
6.2.3 Objetivos
Os objetivos propostos nos PCN´s concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade.
6.2.4 Geral 
Os PCN´s apresentam inicialmente os objetivos gerais do ensino fundamental, que são as grandes metas educacionais que orientam a estruturação curricular. A partir deles são definidos os objetivos gerais de área, os temas transversais, bem como o desdobramento que estes devem receber no primeiro ciclo
6.2.3.2 Específicos
Orientar a seleção de conteúdos a serem aprendidos como meio didáticos apropriados para que os conteúdos estudados façam sentido para os alunos.
6.3 Conteúdos
6.3.1Conceituais
Referem-se à construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem organizar a realidade.
6.3.2 Procedimentais 
Expressa um saber fazer, que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta. Assim, os conteúdos procedimentais sempre estão presentes nos projetos de ensino.
6.3.3 Atitudinais
Permeiam todo o conhecimento escolar. A escola é um contexto socializador, gerado de atividades relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, ás disciplinas, ás tarefas e á sociedade. É imprescindível adotar uma posição crítica em relação aos valores que a escola transmite.
6.4 Avaliações (Orientações) 
É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
6.5 Temas transversais 
6.5.1 Ética
Diz respeito ás reflexões sobre as condutas humanas. A pergunta ética por excelência é, como devo agir perante os outros. A questão central da preocupação ética é a da justiça, entendida como valores de igualdade e equidade. Na escola o tema ético encontra-se, em primeiro lugar, nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição.
6.5.2 Meio ambiente
Para cada ser vivo que habita o planeta, existe um espaço ao seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem, através de relações de troca de energia: conjunto de elementos, seres e relações constituir o meio ambiente.
6.5.3 Pluralidade Cultural 
Características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
6.5.4 O sexual 
Visar propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Seu desenvolvimento deve oferecer parâmetros para a discriminação de comportamentos ligados á sexualidade que demandam privacidade e intimidade.
6.5.5 Temas sociais 
Dadas as grandes dimensões do Brasil e as diversas realidades quem compões, é inevitável que determinadas questões ganhem importância maior em uma determinada região. Sob a denominação de temas locais, os PCN´s pretendem contemplar os temas de interesse específico de uma determinada realidade. 
II Planos e metas
Área: Educação infantil e ensino fundamental
Indicadores: passiva: atividade, compreensão, atenção.
Causa: imperatividade
Justificativa: Por que fazer? Qual a importância?
Meta: Fazer com que compreendam e realizem as atividades.
Ação: Professor auxiliar para ajudar com as crianças.
Responsável: professor e direção
Período inicial: 10/02/18
Período Final: 08/12/18
Resultado esperado: Que até o final do ano letivo aja compreensão da importância das atividades, como também das explicações.
	
Área: E.J.A.
Indicadores: passiva: atividade, interpretação.
Causa: trabalho.
Justificativa: Por que se alfabetizar? Pra que vai servir a essa altura?
Meta: Fazer com que todos saiam alfabetizados.
Ação: Projetos de Leitura.
Responsável: Professor e direção.
Período inicial: 03/02/18
Período Final: 10/12/18
Resultado esperado: Diminuir a taxa de analfabetismo, como também fazer com que todos saibam ler e escrever com perfeição. 
Área: familiar 
Indicadores: Passiva: trabalhar a participação da família.
Causa: trabalho.
Justificativa: por que participar? Qual a importância da participação?
Meta: Tornar compreensível a importância da família na escola.
Ação: A.P.M. (associação de pais e mestres), gincanas.
Responsável: professores, direção e pais.
Período inicial: 02/02/18
Período Final: 18/12/18
Resultado esperado: Melhora na aprendizagem dos alunos, trabalhar relação de pais e filhos.
Anexos:
Referências:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando