Buscar

Funções Inorgânicas e Experimentos Práticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA
DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSORA: RENATA A. CHAGAS
TURMA: DEPENDÊNCIA 
ALUNO: DANIEL A. PILGER
AULA PRÁTICA RELACIONADA A FUNÇÕES INORGÂNICAS
CONCÓRDIA
NOVEMBRO DE 2018
FUNÇÕES INORGÂNICAS
O que são?
As funções inorgânicas são compostos químicos. Elas são chamadas assim por não possuírem cadeias carbônicas em sua composição — por isso não são consideradas como compostos orgânicos. São substâncias químicas agrupadas em famílias, porque têm propriedades semelhantes. Elas se diferenciam somente no comportamento que apresentam quando entram em contato com a água. Estão divididas em quatro grupos: as bases, os ácidos, os sais e os óxidos.
O que é ionização e dissociação?
A ionização é um fenômeno químico que acontece quando os átomos neutros são carregados de forma elétrica, ou seja, têm sua carga elétrica alterada.
A dissociação nos remete à ideia de separação de algo. Na Química, essa ideia acontece de forma literal. Ela consiste em um processo físico. Quando colocamos uma substância iônica em contato com a água, os íons já existentes se separam.
BASES
As bases são substâncias que sofrem dissociação em meio aquoso, liberando cátions e o ânion hidróxido OH–, chamado de hidroxila. Bases podem ser consideradas fortes ou fracas, dependendo do seu grau de dissociação. são bons condutores de energia em meio aquoso. Além disso, seu nível de basicidade pode ser medido pelo pH ou pelo pOH. Quando mais hidroxilas estão presentes em solução, mais básica a substância é considerada. Elas também são bases são neutralizadoras de ácidos.
No geral, para nomear uma base é necessário escrever a palavra HIDRÓXIDO seguida do nome do cátion liberado. 
Exemplo: 
NaOH — hidróxido de sódio;
AgOH — hidróxido de prata.
ÁCIDOS
Os ácidos são substâncias que, em meio aquoso, sofrem ionização e liberam o cátion H+. Eles também podem ser considerados fortes ou fracos, dependo do seu grau de ionização.
Além disso, por terem carga elétrica, são substâncias condutoras de eletricidade, podendo queimar a pele das pessoas quando acontece contato direto. O nível de acidez de cada um deles pode ser medido pelo pH, com a escala entre 0 a 6 — ou seja, medindo a quantidade de H+ da substância. Quando mais H+ liberados, mais ácida ela é.
Existem diversas formas de nomear diferentes tipos de ácidos:
ÁCIDO + ELEMENTO + sufixo ÍDRICO. Exemplo: HCl — ácido clorídrico;
ÁCIDO + prefixo HIPO + ELEMENTO + sufixo OSO. Exemplo: HClO — ácido hipocloroso;
ÁCIDO + ELEMENTO + sufixo OSO. Exemplo: HClO2 — ácido cloroso;
ÁCIDO + ELEMENTO + sufixo ICO. Exemplo: HClO3 — ácido clórico;
SAIS
Os sais são substâncias parecidas com os ácidos e as bases, pois liberam íons em contato com a água. São formados a partir da neutralização de um ácido por uma base. Essa reação pode ser chamada de reação de neutralização ou salinização, na qual são liberados um sal e uma molécula de água. O sal é um composto feito de um ânion e um cátion diferentes de H+ e OH–.
Sais de hidrácidos
NOME DO ÂNION + sufixo ETO + DE + NOME DO CÁTION. Exemplo: NaCl — cloreto de sódio;
Sais de substâncias com o NOX variável
prefixo HIPO + ELEMENTO + sufixo ITO + DE + NOME DO CÁTION. Exemplo: KClO — hipoclorito de potássio;
ELEMENTO + sufixo ITO + DE + NOME DO CÁTION. Exemplo: KClO2 — clorito de potássio
ELEMENTO + sufixo ATO + DE + NOME DO CÁTION. Exemplo: KClO3 — clorato de potássio;
prefixo PER + ELEMENTO + sufixo ATO + DE + NOME DO CÁTION. Exemplo: Mg(ClO4)2 — perclorato de magnésio.
ÓXIDOS
Os óxidos são os compostos chamados de binários, por possuírem um elemento ligado ao átomo de oxigênio, sendo este o mais eletronegativo da substância. É necessário escrever a palavra óxido, seguida do nome do elemento que compõe o resto da substância. Exemplo: CaO — óxido de cálcio.
EXPERIMENTOS PRÁTICOS
Experimento 1: Reação de HCl com Bicarbonato de sódio.
1-Reação ocorrida no experimento:
R: NaClO3 + HCl NaCl + H2O + CO2
Sais Ácido Sais Óxido Óxido 
2-Resultados observados:
R: Ocorreu uma fermentação devido a junção de HCl com Bicarbonato de sódio promovendo a formação de NaCl (Sal de cozinha) e a liberação de gás carbônico e água, ocorre a fermentação por conta da liberação de CO2.
3-Classificação dos reagentes e produtos da reação:
R: Resposta no tópico 1. 
4- Nomenclatura dos reagentes e produtos do experimento: 
R: HCl Ácido Clorídrico
 NaClO3 Clorato de sódio
 NaCl Cloreto de sódio
 H2O Água
 CO2 Dióxido de carbono 
Experimento 2: Indicadores ácido-base.
O que são indicadores ácido-base?
R: São substancias naturais ou sintéticas, e possuem uma capacidade de mudar de cor conforme o ph, ao entrar em contato com determinada solução ácida, e se colocado em um meio básico apresentam outra coloração.
Resultado observado na reação:
 R: Ao colocar um indicador ácido-base sintético pode-se observar a mudança de coloração apresentando o ph do ácido clorídrico e do hidróxido de sódio. Segundo Le Chatelier, o equilíbrio é deslocado no sentido de ácido fraco ficando com a coloração. 
Experimento 3: simulação de chuva ácida.
O que é chuva ácida?
R: Chuva ácida é um fenômeno que ocasionado quando nitrogênio e óxido de enxofre são lançados na atmosfera gerando ácidos.
Qual o problema da chuva ácida?
R: A chuva ácida ocasiona desastres ambientais, tanto para plantas, animais e seres humanos. Provoca alterações químicas em rios lagos levando a morte de peixes e, também contaminando águas subterrâneas e traz o surgimento de doenças respiratórias.
Descreva a reação que ocorreram nesse experimento:
R: SO2 + ½O2 + H2O H2SO4
Experimento 4: sangue do diabo.
Quais os resultados observados e por que isso ocorre?
R: o sangue do diabo é contido por: Fenolftaleína, hidróxido de amônio, álcool e água. O hidróxido de amônio durante a reação se transforma em amônia. O álcool amônia contida no “sangue do diabo” se evapora fazendo com que volte a cor original da roupa em poucos minutos conforme evapora e seca a reação. Isso ocorre por que a fenolftaleína é um indicador ácido-base que muda de cor conforme o ph em meios neutros e ácidos fica incolor e em meios básicos, fica com um tom de rosa claro, formando o tal (Sangue do diabo). 
QUESTÕES
R:
	Composto
	Função inorgânica
	Nomenclatura
	NaNO3
	Sal
	Nitrato de Sódio
	HNO3
	Ácido
	Ácido Nítrico
	CaCO3
	Sal
	Carbonato de Cálcio 
	NaOH
	Base
	Hidróxido de Sódio
R: Alternativa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando