Buscar

Relatorio de estagio i - ensino fundamental anos iniciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTONIO EDWARD CANICEIRO FILHO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL
Ibaiti
2019
ANTONIO EDWARD CANICEIRO FILHO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I Educação Infantil.
Tutor Eletrônico: 
Tutor de Sala: Renata Pereira de Castro Santos 
Ibaiti
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	2
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	3
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	4
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	11
CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Para realizar o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental, é necessário cumprir com a seguinte rotina: observação de turma, onde o estagiário irá vivenciar o dia a dia dos alunos, como acontece a rotina, o trabalho do professor regente, entre outras ciosas.
No decorrer de seis dias, o estagiário tem a oportunidade de escolher e assumir uma turma para por em prática seu aprendizado e adiquirir experiência em preparar as aulas, com atividades, trabalhos e brincadeiras que acrescentem na vida de cada aluno e ao mesmo tempo, aprender e exercer a função de professor.
Durante esse período, é muito importante obter um bom relacionamento com os alunos para que os objetivos sejam alcançados, deixando para os alunos um legado importante sobre o hábito da leitura e seus benefícios, apresentando o maravilhoso mundo da leitura e seu poder de formar leitores.
ensino.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Estágio foi realizado na Escola Municipal Jose Goncalves Dias, com carga horária de 100 horas, sendo 52 horas em observação e participação no ambiente físico escolar, realizado nos anos iniciais do ensino fundamental e 48 horas de organização, planejamento e acompanhamento do professor regente, do coordenador pedagógico e tutor presencial do polo.
A escola é acolhedora e agradável; os pais são atraídos pela qualidade de ensino ofertado, e pelo atendimento diferenciado. Além disso, a prática pedagógica é lúdica e valoriza as brincadeiras. Oferece educação Infantil e ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino. O período letivo do turno matutino ocorre entre 7:30h e 12:00, o vespertino entre as 13:30h e 17:30. Sendo 200 dias letivos e 800 horas letivos. Atende uma população de mais de 200 alunos. Oferta educação infantil partir de dois anos (Creche e pré-alfabetização) e Ensino Fundamental 1° ao 5° ano.
Durante o estágio realizado a escola foi atenciosa com o aluno estagiário, facilitando em tudo o que foi solicitado. A equipe de professores e todos que atuam junto a escola trabalham em harmonia e transmitem confiança as crianças e aos pais. A escola tem a preocupação com a segurança das crianças. E tem câmeras ligadas em todas as salas e também na entrada de acesso principal.
Foi possível fazer a observação e regência em turma composta por cerca de 30 alunos, e conta com uma professora e uma monitora de sala. 
A instituição foi fundada em 19 de março de 1967. O espaço físico é composto por varias salas de aulas, uma sala para equipe pedagógica, uma sala de vídeo e biblioteca, uma quadra coberta, banheiros adaptados para crianças e uma sala administrativa (secretaria e direção). 
Ainda sobre a estrutura física da unidade de ensino, percebeu-se que é um prédio aonde se fez várias reformas de pinturas, pisos e até mesmo remoção e adição de paredes e outros afins. Encontra-se a entrada da escola (pátio), a secretaria e diretoria, sala de coordenação, banheiros infantis masculino e feminino, salas de aula, sala de vídeo, pátio com parquinho e área para atividades esportivas, cozinha e área de serviço, além de um espaço livre sem cobertura destinada a circulação e lazer das crianças menores. 
Conta com 47 funcionários no total. Os professores são licenciados em Pedagogia. A escola incentiva a capacitação continuada dos professores com palestras e cursos ofertados pela direção da escola. Os projetos a serem desenvolvidos durante o ano são:
Volta as Aulas: Procurar atender aos anseios e minimizar a separação dos primeiros momentos entre a família e o educando, e tem como objetivo a adaptação da socialização da criança.
Festa da Família: Interação entre as famílias da escola e valorização das famílias. 
Feira Cultural e Primavera do livro: Conscientizar os alunos, pais e professores e comunidade escolar sobre a importância da leitura.
Feira de Ciências: Aguçar a curiosidade sobre o tema cientifico e participar das experiências que enriquecem o aprendizado. 
Feira da Alfabetização: Culminância do trabalho desenvolvido durante todo o ano, com as amostras dos trabalhos das crianças do grupo. 
E além desses tem ainda o projeto da Noite do Pijama, Soletrando, Concurso de matemática, Astronomia e Astronáutica.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO – 01
Escola: Escola Municipal Jose Goncalves Dias
Data: 
Hora de início e término da aula: 08:00 às 12:00
Professora Regente: 
Nível/ ano: 1° ano
Nesta turma, pude observar uma organização interessante, com os alunos sentados ao redor da sala, a professora dá inicio à sua aula fazendo as apresentações e explicando o que vai acontecer naquele dia. Em seguida realiza as atividades do livro e faz a correção.
Observei que a maioria dos alunos demonstram interesse, pois a professora estimula seus alunos, atua como mediadora e traz um excelente material complementar.
A sala é limpa e organizada, tornando mais fácil e acessível o material tanto para a professora, quanto para os alunos.
 
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO – 02
Escola: Escola Municipal Jose Goncalves Dias
Data: 
Hora de início e término da aula: 08:00 às 12:00
Professora Regente: 
Nível/ ano: 2° ano
Neste dia, observei uma grande diferença da turma anterior, pois a professora utilizou métodos mais tradicionais, lançando o conteúdo e explicando no quadro.
Os alunos sentavam enfileirados e demonstravam desinteresse e agitação, a sala de aula, apesar de bem decorada, não tinha organização.
Mesmo com todas as observações citadas acima, os alunos foram receptivos e carinhosos e a professora também foi atenciosa e educada.
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO – 03
Escola: Escola Municipal Jose Goncalves Dias
Data: 
Hora de início e término da aula: 08:00 às 12:00
Professora Regente: 
Nível/ ano: 3° ano
Neste dia a professora deu inicio a aula conversando com a turma e fazendo as apresentações, logo após, sentados em fileiras, a professora deu inicio as atividades do dia. 
De forma objetiva, a professora trabalhou o bloco sistema de numeração com a ideia de quantidade utilizando quadro e livro didático, após concluir as atividades, a professora regente usou um jogo de dominó para revisar a tabuada de adição, esse momento foi de grande euforia e participação de todos os alunos. 
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO – 04
Escola: Escola Municipal Jose Goncalves Dias
Data: 
Hora de início e término da aula: 08:00 às 12:00
Professora Regente: 
Nível/ ano: 4° ano
Neste dia a observação foi nessa turma de crianças maiores, com comportamentos diferentes, exigindo da professora regente uma postura, porém transmitindo carinho e tornando assim um ambiente tranquilo, de respeito e companheirismo.
A professora trabalhou encontro vocálico de forma que os alunos identificassem os sons, trabalhou também produção textual para o domínio da leitura e da escrita.
A aula foi finalizada com uma conversa informal sobre o conteúdo do dia, lendo um texto com a turma e tirando as dúvidas. Pude concluir que o trabalho da professora, sua postura perante os comportamentos dos alunos e sua forma
dinâmica de aplicar o conteúdo. 
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO – 05
Escola: Escola Municipal Jose Goncalves Dias
Data: 
Hora de início e término da aula: 08:00 às 12:00
Professora Regente: 
Nível/ ano: 5° ano
Em uma sala pequena, com apenas 13 alunos, a professora da inicio a aula, trabalhando práticas de leitura e identificando as dificuldades e ajudando cada aluno, de forma individual, depois pediu para que os alunos produzissem um texto com tema internet, citando seus pontos positivos e negativos, após a produção dos textos, a professora deu início a um debate sobre o tema e lançou as atividades do dia no quadro.
Mediante tudo isso, concluo que a professora tem um ótimo domínio de turma e consegue atrair a atenção de toda a turma. 
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
Projeto Linguagem Oral e Escrita: Alfabeto!
O projeto é a proposta de leitura, focadas na escrita e oralidade, para a criança ter uma leitura significativa com a família, e que a criança goste de ler por prazer. E além disso, existe outra meta a ser alcançada que é a interatividade da turma; fundamental para o convívio em grupo.
O objetivo é que a criança leve para casa todo dia um livro de histórias e atividades sobre esses contos. E também que seja trabalhado em sala. Ao final do projeto a professora irá realizar a exposição no pátio dos livros e apresentarão uma das histórias.
A historinha principal é a do “número 0 (O zero que queria ser mais) ”. Isto é, a criança aprende matemática e português ao mesmo tempo, trazendo assim a interdisciplinaridade. Para Vygotski (2001), desde o início, a escrita precisa ser apresentada à criança como um instrumento que tem uma função social; a função de expressar ou comunicar ideias e sentimentos.
- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Jose Gonçalves Dias.
- CARGA HORÁRIA: 24horas.
- ACADEMICO (A) RESPONSÁVEL EM APLICAR O PROJETO: Antônio Edward Caniceiro Filho
- CONTEÚDOS:
 Linguagem oral e escrita – a linguagem faz parte do eixo da educação infantil e faz parte do cotidiano das crianças desde o nascimento, porém a cada fase ela expressada de uma forma. A linguagem oral é um dos componentes mais fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado e inserção do letramento.
Escrita – O reconhecimento do alfabeto.
Matemática ­– Operações de adição e subtração.
Sequência lógica.
- OBJETIVO GERAL:
 Trabalhar de forma lúdica o alfabeto, leitura, musica, matemática e movimento corporal. Acelerar o processo de conhecimento das letras e leitura.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Aprender os códigos do alfabeto.
Estimular o gosto pela leitura através das histórias lidas em sala e em casa, estimular a imaginação e a capacidade de expressão e reconhecimentos dos signos. Grafar palavras corretamente. Reflexão da escrita.
- METODOLOGIA:
Leitura.
Atividade realizada no livro pedagógico.
Apresentação no pátio da escola.
Dança.
Trabalho em Conjunto.
- RECURSOS:
Música (Som).
Pasta.
EVA.
Livros.
Giz de cera lápis.
- AVALIAÇÃO:
Pretende-se que ao final do projeto, as crianças estejam reconhecendo os jogos silábicos.
Se expressando com maior fluidez.
O Conhecimento do alfabeto e dos números.
1. PLANO DE AULA (08/05) Quarta-Feira
- CONTEÚDO
Português: Leitura de pequenos textos com intuito educativo em tendo sempre um desfecho moral.
Leitura da história o Leão e o Rato.
- OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá interpretar e entender o texto e sua finalidade moral.
Participar e interagir das atividades.
Interagir e ler as palavras encontradas.
- DURAÇÃO 4 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para apresentação e abordagem dos combinados do dia.
2° Momento: Atividade com Leitura para atenção e concentração.
3° momento: Intervalo para recreio.
4° Momento: Serão explicadas como brincar. A partir da palavra encontrada no balão, os alunos irão ler para a turma toda. A palavra será escrita no quadro. E todos irão ler em voz alta trechos de livros contendo a palavra sorteada.
5° Momento: Surpresinha Entrega das Lembranças (lápis).
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Balão.
Fita pvc.
Livros.
Palavras em recortes.
Cartaz Semáforo do comportamento.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Será avaliada a participação dos alunos na execução da atividade, a apresentação, bem como as expressões de conhecimentos na brincadeira de massinha.
2. PLANO DE AULA (14/09) Quinta-Feira
- CONTEÚDO: Matemática: Oralidade e corpo em movimento (musica).
- OBJETIVOS: Aprenderem a música para apresentarem no projeto, confeccionar os número, com papel cartão e fazer uma bela arte, de livre escolha de cada um.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA
1° momento: Acolhimento.
2°momento: As crianças irão ensaio da música (Os números).
3° Momento: Intervalo para recreio.
4°Momento: Confecção dos Números de dia de aniversario, pintura livre no número.
5° Momento: Montagem de mural com os números.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
 Som
 Papel cartão
 Números 0 a 9 impressos grandes
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar quem aprendeu a coreografia,
Capacidade de interação.
3. PLANO DE AULA (10/05) Sexta-Feira
- CONTEÚDO
Explorar a oralidade
Trabalhar a Atenção, concentração e competição.
- OBJETIVOS
Reconhecimento dos encontros silábicos.
Interação da turma.
Trabalhar em equipe.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida e rotina na sala
2° Momento: Solicitar aos alunos nomes de pessoas que começa com a letra do seu próprio nome.
3° Momento: Intervalo para recreio.
4° Momento: Montar um cartaz coletivo com gravuras de revistas, aonde os alunos irão criar uma historia com os nomes das pessoas sugeridas.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Revistas velhas.
Cartolina Branca.
Cola Branca.
Tesoura.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Será observada a participação dos alunos na execução da atividade, a maneira que eles se expressam mediante a competição e interação, bem como o texto escrito por eles. Trabalhar a Atenção, concentração e competição.
4. PLANO DE AULA (13/05) Segunda-Feira
- CONTEÚDO
Matemática
Raciocínio lógico
Linguagem Oral e escrita
- OBJETIVOS
O aluno deve pintar o quebra cabeça com giz de cera, e em seguida com a ajuda do professor recortar e montar um quebra cabeça, de livre escolha de corte e o formato sugerido é que corte a folha apenas em números impares, visando a diferenciação pelo aluno.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA
1° Momento: acolhida das crianças.
2° Confecção de um quebra cabeça.
3° Momento: intervalo para recreio.
4° Momento: Historia dos números impares. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Ilustração da história do “1” que queria mais.
Atividade em folha impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Criatividade
Concentração
Coordenação Motora Global
5. PLANO DE AULA (14/05) Terça-Feira
- CONTEÚDO: Arte e Cultura.
- OBJETIVOS: Adquirir habilidades com pincéis e tinta.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida da turma, conversa informal, sobre a exposição do dia seguinte.
2° Momento: Intervalo para recreio.
3° Momento: Pintura de tela, com tinta de tecido, reproduzindo grandes obras de arte a escolha dos alunos.
 
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Tela.
Pinceis.
Tinta Tecido Várias Cores.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar a capacidade de motricidade e criatividade.
6. PLANO DE AULA (15/05) Quarta-Feira
- CONTEÚDO
Finalizar o projeto.
Exposição.
Apresentação.
- OBJETIVOS
Expor todo o material confeccionado.
Apresentação
Despedida da Turma.
Conversa Informal.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA
Expor as atividades realizadas em sala no pátio da escola, convidar a escola para visitar a exposição.
Os alunos serão os recepcionistas. Além disso, apresentação da música ensaiada.
Despedida da turma.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Som
Cartazes
Pastas
Trabalhos desenvolvidos
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Interatividade.
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
1.    RELATÓRIO DE REGÊNCIA
Essa foi à primeira
intervenção de regência, e foi a sequência no qual a professa docente da instituição, vem trabalhando. A aula foi tranquila, a professora ficou em sala de aula. Como foi a primeira prática, os alunos ganharam lápis de lembrancinha. 
O ponto positivo foi a interatividade a empolgação das crianças, pois a aula se deu forma alegre e animada. A parte do ditado estourado foi o ponto alto da aula. O ponto negativo é que o aluno estagiario ainda não tem total domínio com as crianças, as vezes a professora entrava na sala de aula e pedia mais silêncio aos alunos. A aula foi boa e todas as atividades propostas foram realizadas, com sucesso.
2.    RELATÓRIO DE REGÊNCIA
A  aula inicia com a rotina, já habituada da escola. O professor de música foi convidado a ajudar as crianças com o ensaio da música. As crianças se empolgaram, pois a música é animada e começa com o assovio. Rapidamente eles aprenderam os movimentos, pois é bem didática. Combinamos ensaiar um pouquinho todos os dias no final da aula.
Os números eles pintaram com facilidade. O ponto positivo da aula é que ela foi bem lúdica e alegre. O negativo é que a turma é de difícil controle, pois as crianças ainda são agitadas e pede muito do aluno estagiário. 
3.    RELATÓRIO DE REGÊNCIA
A aula foi concretizada, e o objetivo de interação mediado foi alcançado. A turma gosta de fazer juntos, apesar da competitividade as vezes atrapalhar. Os alunos muitas vezes querem fazer tudo o que o colega já está fazendo e quer o mesmo material. Pode se dizer que aula foi muito divertida e o tempo passou rápido. O ponto negativo é que esse tipo de aula traz muitos conflitos entre os alunos.
4.    RELATÓRIO DE REGÊNCIA
Segunda-Feira é o dia que as crianças chegam mais agitadas, pois elas vem do fim de semana de passeios e etc. A princípio, a ideia foi acalmar a turma, pois o plano de aula é sempre adaptável. Após a rotina,  as atividades foram iniciadas, ainda voltada para o produzir as tarefas que serão expostas ao final do projeto.
O ponto positivo é que nessa aula, já se tem o um maior domínio da turma; não completamente, contando com a professora docente sempre que necessário. A interação entre aluno e aluno tem sempre alguns conflitos que a professora deixa eles primeiro, resolverem, caso não consigam, ela faz a mediação com conversa.
5.    RELATÓRIO DE REGÊNCIA.
Todas as aulas, foram acompanhadas pela professora docente, enquanto a monitora de sala fazia as organizaçoes das agendas (comunicação com a família). A professora sempre tinha algumas ativiades para corrigir e organizar durante a aula da aluna estágiaria. A aluna não conseguiu aprender o nome de todos os alunos e issso as vezes era um problema na comunicação.
6.    RELATÓRIO DE REGÊNCIA.
Aula especial pois foi a culminância do trabalho intenso da semana. A turma estava em clima de festa, animados, caracterizados para a apresentação. No primeiro momento, conversa informal e despedida. Também ganharam um pedaço de bolo, feito pela estagiária (que foi guardado para o momento do lanche). Realização do ensaio da música. Pausa para o lanche.
Após o lanche, as crianças se organizam e descem com os materiais com calma para o pátio; cartazes e livros. Com ajuda da professora docente, monitora e aluna estagiária, foi organizado tudo em mesas da escola. As outras turmas chegam e são convidadas a sentar no chão da escola para ver a apresentação. O grupo 5 estava eufórico. A turma apresentou lindamente a coreografia. Foi cansativo e compensador. Receberam muitas palmas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A observação participativa é um momento fundamental e inesquecível na vida do aluno, pois se tem a oportunidade de vivenciar a prática de todo estudo teórico realizado até o momento. Através da dinâmica do dia a dia o aluno aprofunda os conhecimentos metodológicos do ensino aprendizagem, a partir do cotidiano escolar.
A realidade do exercício da função do professor é a expansão natural da capacitação do aluno, e através do estágio o aluno tem a oportunidade de ver o que o que de fato é a profissão e a educação no seu município.
Pode-se dizer que o estágio é um dos momentos mais importantes da vida do aluno, afinal ele é inserido exatamente no mundo profissional em que vai atuar. Esse momento o aluno deve refletir sobre todos os aspectos possíveis e aproveitar ao máximo o estágio.
A participação efetiva no processo de ensino aprendizagem engrandece a formação do profissional, pois sai da zona de conforto dos livros e bancos acadêmicos e entra na zona de confronto, encarando e conhecendo a realidade da sala de aula, as diversidades dos alunos, as peculiaridades de cada ser, o individualismo de conhecimentos e respostas do individuo.
O estagio proporciona o conhecimento de si mesmo, além dos ensinamentos sobre a pratica acadêmica e docência, o individuo se autoconhece, se identifica, e assim sabe definir suas habilidades e fraquezas, de modo que possa se aperfeiçoar, criando mecanismos de busca pessoal pela perfeição profissional.
Mais do que estagiar, é viver a realidade da profissão, é poder conhecer o futuro, vivenciando no presente o caminho para o qual se destina. E desta forma a criação de profissionais cada vez mais gabaritados para o desempenho da atividade, como se pode observar no projeto realizado, onde o aluno/professor em suas aulas de regência, conquistou muito conhecimento e admiração pela profissão, formando-se um profissional que gosta cada vez mais do que faz e almeja ser reconhecido no futuro pela qualidade do seu trabalho.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. 3. ed. Secretaria de educação fundamental. 267 p. Brasília. 1998. (ministério da educação e do desporto.). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 02 Setembro de 2017.
CRUVINEL, Fabiana Rodrigues; LIMA, Bianca; ALVES, Gabrielle Marques.Revista cientifica eletronica: Como desenvolver a linguagem oral e escrita na educação infantil. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 de Outubro de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais