Buscar

DESENVOLVIMENTO MULTIPLATAFORMA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESENVOLVIMENTO MOBILE
Resenha de Estudo de Caso
Douglas Santos Rodrigues
Trabalho da disciplina Desenvolvimento Multiplataforma
 Tutor: Prof. Thiago Rodrigues Medeiros
Brazlândia - DF
2019
Estudo de Caso:
Os paradigmas de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos celulares
REFERÊNCIA: Marcelo Moro da Silva, Marilde Terezinha Padro Santos, 2014, Os paradigmas de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos celulares.
O artigo em questão aborda os paradigmas de desenvolvimento de aplicativos de aparelho móveis explanando as vantagens e desvantagens nos paradigmas de desenvolvimento nativo e multiplataforma, bem como a evolução das tecnologias dos aparelhos móveis e como essa revolução afeta diretamente nosso dia a dia.
O artigo está dividido em 7 tópicos: I - Introdução, II - Desenvolvimento de aplicativo nativo para aparelhos celulares, III - Desenvolvimento de aplicativo multiplataforma para aparelhos celulares, IV - A melhor solução: Existe um paradigma de desenvolvimento ideal?, V - Estudo de caso: Sistema de gestão patrimonial (GEPAT), VI - Trabalhos relacionados, VII - Conclusão e trabalhos futuros.
Com a evolução da tecnologia e a rápida expansão do mercado mobile as empresas tentam acompanhar esse crescimento, onde esse mercado é disputado por diferentes plataformas móveis. Diante dessa diversidade no mundo mobile as empresas buscando melhores paradigmas para o desenvolvimento de aplicativos para celular.
O artigo visa a preocupação das empresas de desenvolvimento mobile em relação a diminuição de tempo de desenvolvimento, do custo e da complexidade, assim abordando os paradigmas de desenvolvimento de aplicativos nativo (aplicativos desenvolvidos para uma plataforma específica) e aplicativos multiplataformas (aplicativos desenvolvidos em uma determinada linguagem e utilizado em diversas plataformas).
O desenvolvimento nativo é conceituado como aplicativos desenvolvidos para uma determinada plataforma, e o mesmo exige conhecimentos específicos na plataforma  a ser desenvolvida, suas principais vantagens são acesso a recursos nativos da plataforma, melhor experiência do usuário e melhor desempenho, tendo como desvantagem  aumento de tempo de desenvolvimento, alto custo, esforço, equipe de desenvolvimento especializada para cada plataforma e o fato de ser executado somente na plataforma que foi desenvolvido.
Já o desenvolvimento multiplataforma são aplicativos criado por um único processo de desenvolvimento, porém o resultado final é um aplicativo executável em diferentes plataformas, tendo como vantagem a diminuição de tempo de desenvolvimento, baixo custo e manutenção, diminuição do conhecimento necessário e o fato de ser executado em diversas plataformas, porém o desenvolvimento multiplataforma tem algumas desvantagens diretamente ligada a utilização de recursos nativos e experiência do  usuário.
O artigo cita 2 casos onde um faz referência ao projeto da empresa Facebook, onde foi adotado o paradigma de desenvolvimento multiplataforma, porém o resultado final foi um aplicativo lento e repleto de falhas onde posteriormente o mesmo foi reescrito em plataforma nativa. E outro caso onde foi desenvolvido em plataforma nativa o aplicativo Sistema de Gestão Patrimonial (GEPAT), desenvolvido na plataforma Android e com finalidade de realizar o gerenciamento de patrimônio da Universidade Federal de São Carlos, onde utiliza recursos nativos como o NFC que foi fundamental para a escolha do paradigma de desenvolvimento em plataforma nativa.
Como conclusão do artigo não existe um paradigma ideal para o desenvolvimento de aplicativo móvel, o uso do paradigma nativo ou multiplataforma vai depender da necessidade detectada na elaboração do projeto, apenas quando tais necessidades forem detectadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais