Buscar

Projeto Integrador Assistencia Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
ATIVIDADE AVALIATIVA ÚNICA: Projeto Integrador II
Análise de Conjuntura Identificação das Demandas Sociais Planejamento da Intervenção Profissional Projeto Social
WILKA COQUEIRO
 RA: 3864944
BARRA DO TURVO- SP
2019
 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
ATIVIDADE AVALIATIVA ÚNICA: Projeto Integrador II
Análise de Conjuntura Identificação das Demandas Sociais Planejamento da Intervenção Profissional Projeto Social
WILKA COQUEIRO
RA: 3864944
Trabalho apresentado como um dos requisitos obrigatórios na matéria de análise da Conjuntura, pela UNISA.
BARRA DO TURVO- SP
2019
RESUMO
A presente pesquisa tem a finalidade de explicitar conhecimentos sobre análises de conjunturas, foi baseada em temas previamente escolhidos e optou-se por um estudo acerca de Interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi pesquisa de referencial teórico diverso, que proporcionasse um entendimento mais amplo do assunto. Assim sendo, foram abordados subitens relacionados ao campo central da pesquisa, aprofundando os conhecimentos sobre o assunto.
Palavras chave: Conjuntura, sociais, interdisciplinaridade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem a finalidade de ajudar o aluno na compreensão mais clara das disciplinas análise das conjunturas estudada nesse bimestre. O tema escolhido foi a interdisciplinaridade na Análise da conjuntura, focando especialmente na aplicação do Campo Serviço social.
Na pesquisa serão apresentados e comentados conceitos relativos a interdisciplinaridade, conceituando o termo, segue com explicação das contribuições da interdisciplinaridade dentro do campo de conjunturas e serviço social e a pesquisa será amarrada, com apresentação de como interdisciplinar se relaciona com leitura da realidade.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é levar o aluno a um aprofundamento das matérias cursadas, sendo capaz de intervir de forma interdisciplinar dentro do contexto real da vida profissional de um assistente social. 
INTERDISCIPLINARIDADE
De acordo com Gomes (2004) a interdisciplinaridade faz parte dos trabalhos em equipe e no Serviço social, significa que todos os envolvidos no processo de um Projeto, trabalham em conjunto, rumo às metas estabelecidas.
Frigoto (2008) Apud Gomes (2004) afirma o seguinte:
O trabalho interdisciplinar é tanto uma necessidade como também um problema. O trabalho interdisciplinar é uma necessidade dado o caráter dialético da realidade social, que é ao mesmo tempo, singular e variável e devido a natureza intersubjetiva com que essa realidade é apreendida e interpretada pelos sujeitos que se propõem a investigá-la, bem como, nela intervir. O trabalho interdisciplinar é também um problema, devido a complexidade e o caráter histórico de uma determinada realidade e as limitações dos indivíduos que buscam construir o conhecimento acerca dessa realidade
Tem havido muita confusão entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, a exemplo de equipes Multidisciplinares, é dos profissionais de Serviço social em conjunto com Conselheiros Tutelar, ambos, tem o alvo de investigar uma situação problema envolvendo menores e juntos planejar como intervir neste contexto. Segundo Gomes, muito se tem ouvido falar no termo interdisciplinar, mas, ainda é um assunto em aprofundamento no trabalho entre equipes. A forma como o assunto é “olhado” pelos profissionais, chama-se então interdisciplinar.
Souza (2008) Apud Santos (2010) também afirma o seguinte:
A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade e processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar o conceito pertencente às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas subáreas.
Quando de fala na interdisciplinaridade está se falando, portanto, em como novos conhecimentos são produzidos a partir de dado conhecimento. Artigo no Portal Educação também afirma que a interdisciplinaridade tem como foco fazer com que um ou mais assuntos interajam entre si, essa integração não é apenas a comunicação de idéias, mas, sim a possibilidade de respostas em uma conjuntura.
Contribuições da interdisciplinaridade para a composição de uma análise de conjuntura
A história do Serviço social é pautada em interdisciplinaridade, pois, de acordo com Gomes, o serviço social intercala os assuntos, em já na formação do profissional diversas matérias permeiam a vida do acadêmico. Quando em contato com análise de uma conjuntura ou mesmo do desenvolvimento de um projeto, é muito importante abarcar mais de uma área, tendo vários ângulos de visão, ajudando a tomar a decisão mais acertada.
As equipes interdisciplinares em Serviço social e na análise da conjuntura, tem como principal diferencial que juntam os conhecimentos de cada área de formação, em prol da resolução de um problema. Por exemplo, desenvolver um projeto de Serviço social voltado a uma pessoa com deficiência mental, fica muito mais fácil, quando um psicólogo e um Assistente social analisam a conjuntura, ou o problema em conjunto. O saber de cada um deles, a ótica com que cada qual vê o problema pode contribuir para que haja uma resolução eficiente do problema apontado.
Em contrapartida, segundo Gomes, um dos déficits que envolve análises em conjunto, são conflitos relativos a opinião de cada um dos envolvidos sobre o assunto, o que se não for bem administrado, pode comprometer o projeto.
Em análises de conjuntura, o profissional assistente social em muitos casos necessitará de habilidades e conhecimentos de outras áreas do saber, sendo impossível, segundo Gomes, que ele tome decisões baseadas apenas em seus próprios conhecimentos. Isso, porque em análises de conjuntura, o contexto da situação problema, implica nos resultados, portanto, essencial olhar por mais de um ângulo o problema.
Segundo Sá ( 1987) até mesmo quando se vão analisar documentos, é preciso fazer uma análise baseada em contexto interdisciplinar e não raro, no Serviço social, é necessário fazer este tipo de análise. Os benefícios da analise por vários ângulos, é que evitam os possíveis erros, ajudam a administrar tempo e espaço das pesquisas, facilitam os processos de análise das informações e melhoram a qualidade dos Serviços, uma vez que há um dialogo sobre mais de uma perspectiva.
 
2.2 Como a interdisciplinaridade se articula e viabiliza a leitura de realidade
Silva e Vieira (2016) afirmam que fazer uma leitura correta do assunto e contextualizar a realidade é muito importante. Nas escolas, por exemplo, quando se fala do interdisciplinar, está ligado a trabalhar um assunto pelo ângulo de várias áreas temáticas. Isso permite o aprofundamento do tema e coloca o leitor frente a realidade, quando se desenvolve uma aula interdisciplinar, por exemplo, o aluno participa do problema, buscando soluções possíveis.
A interdisciplinaridade na análise da conjuntura permite ao profissional apontar problemas e as possíveis soluções, tendo como embasamento a forma como os profissionais enxergam o assunto, sendo este processo de leitura da realidade uma importante ferramenta, por exemplo, no desenvolvimento de projetos públicos desenvolvidos na área social. É preciso “ler o assunto problema” de forma realística, no contexto em que ele está inserido, para então discorrer sobre as melhores soluções em relação à leitura estabelecida da conjuntura.
Ainda segundo Silva e Vieira (2016):
Informar e informar-se, comunicar-se, expressar-se, argumentar logicamente, aceitar ou rejeitar argumentos, manifestar preferências, apontar contradições, fazer uso adequado de diferentes nomenclaturas, de diferentes códigos
e de diferentes meios de comunicação, são competências gerais, recursos de todas as disciplinas
Argumentar logicamente diante da conjuntura apresentada, principalmente quando da elaboração de projetos e documentos, tem fundamental importância, nesse sentido, temos a interdisciplinaridade até mesmo na elaboração de um projeto, que, além de ter suas especificidades, requer um português claro e subsídios que alicercem as informações que serão disponibilizadas, com qualidade e precisão.
Ler com qualidade a realidade do problema, onde ele ocorre, porque ocorre e com quem ocorre e de forma interdisciplinar, vai, portanto, ajudar o profissional de Serviço social a ter uma solução mais eficaz para a conjuntura em análise.
CONCLUSÃO
O Assistente social quer em sua formação inicial, quer em sua pratica enquanto profissional terá que atuar de forma interdisciplinar, ou seja, um mesmo assunto, não raro, precisará ser visto por mais de uma ótica, antes que sejam tomadas as decisões cabíveis.
Em análises de conjuntura, conforme exemplificado muitas vezes estará mais que um campo do saber, exigindo que o profissional saiba interpretar de forma adequada essas informações. Ao passo que no trabalho multidisciplinar a troca ou dialogo das informações é menor, no caso do interdisciplinar, os conceitos são ampliados e a visão do profissional sobre uma conjuntura, é vista de mais de uma forma. Também ficou claro a análise do contexto em que de Sá a conjuntura, porque analisando de forma interdisciplinar os detalhes, haverá menores chances de erro e mais precisão em relação as respostas para os problemas apontados. Não se trata apenas do dialogo de informações por mais de um campo disciplinar, mas, também de colocar o profissional dentro da realidade do problema, de forma que ele não apenas apresente este problema, mas, de acordo com a realidade apresentada, seja capaz de também ter soluções eficientes ao problema que foi apontado.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOMES M. A. SERVIÇO SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE: CONFLUÊNCIAS E DESAFIOS. Disponível em http://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/b0/b05174b2-f299-4679-8d9a-70cdd43580ed.pdf. Acesso em maio de 2019.
SÁ S. Interdisciplinaridade e suas práticas em documentos de "avaliação e perspectivas" do CNPq 1978, 1982. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1987000300007. Acesso em maio de 2019.
SILVA R. E. VIEIRA W N. LEITURA INTERDISCIPLINAR, UMA FERRAMENTA SUBSTANCIAL NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM. disponível em https://www.fasete.edu.br/eventos/flipa/anais/arquivos/2016/leitura_interdisciplinar_uma_ferramenta_substancial_na_formacao_dos_alunos_do_ensino_medio.pdf. Acesso em maio de 2019.
_____Importância da interdisciplinaridade. Disponível em https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-interdisciplinariedade-na-educacao-infantil/136495. Acesso em maio de 2019.
_____Interdisciplinaridade. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/o-ludico-e-a-interdisciplinaridade/35415. Acesso em maio de 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais