Buscar

CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO - MATERIAIS DENTARIOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
 CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
Indicações: cimentação definitiva, forramento cavitário ou base, restauração provisória, fixação de bandas ortodônticas.
Características Gerais: Apresenta propriedades mecânicas inferiores a dos materiais restauradores definitivos, como menor resistência mecânica e maior solubilidade. Tem como principal função proteger o complexo dentino-pulpar contra estímulos térmicos, estímulos elétricos e contra microinfiltração.
 CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
Principais Características: Espessura da película (25 micrometros), resistência à compressão (>100Pa), seu pH é baixo principalmente na primeira hora e solubilidade (desintegra em água no período de 24h).
Composição:
	 Pó: 90% de reagente básico (óxido de zinco) e 10% de agente retardador (óxido de magnésio).
 Líquido: ácido ortofosfórico, água (controla a ionização do ácido) e sais metálicos (alumínio e zinco).
CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
Reação de Presa: óxido de zinco + ácido fosfórico = fosfato de zinco amorfo
 O tempo de presa varia de 4 a 9 minutos, para as diferentes marcas comerciais.
Como Controlar o Tempo de Presa ?
 Pelo fabricante, controla-se o tempo de presa através da composição do pó, composição do líquido, temperatura de sinterização e tamanho da partícula.
 Pelo operador/profissional, controla-se o tempo de presa através da temperatura da placa de vidro, da proporção pó-líquido (que utilizamos no laboratório a proporção de uma colher de pó, para três gotas de líquido), velocidade da incorporação do pó e tempo de espatulação (lembrando que o pó deve ser dividido em 6 partes e ser incorporado ao líquido da menor para maior proporção).
CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
Quanto maior a proporção de pó e líquido, menor o tempo de trabalho e presa e, quanto maior a proporção de pó e líquido, maior a resistência e menor a solubilidade.
CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
Manipulação: Placa de vidro grossa, espátula n°24, dispensar o pó antes do líquido dividindo em 6 partes, iniciando a espatulação em porções menores.
Espatular todo o material, até chegar na consistência, utilizando a maior área possível da placa promovendo uma reação exotérmica.
CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
Consistências do Fio: o fio que quebra é a melhor consistência para a cimentação, o fio que não quebra é a melhor consistência para uma base e, o fio em forma de massa é a melhor consistência para uma restauração provisória.
CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
VANTAGENS: Os cimentos de fosfato de zinco geralmente se manipulam com facilidade e apresenta uma longa experiência de durabilidade clinica razoável. Resistência á compressão elevada e pequena espessura de película pode ser obtidas pelo controle da relação pó/liquido.
DESVANTAGENS: Fragilidade, solubilidade em ácidos orgânicos e fluidos bucais, irritação pulpar( um forrador deve ser usado em cavidades profundas), falta de adesão á estrutura dentaria, o que leva á infiltração; e ausência de características anticariogênicas.
OBRIGADO!!
REFERÊNCIAS
Matérias Dentários - O’ Briencapitulo 12 – página 132 a 134.
Imagens fotografadas durante a presente aula em laboratório da Universidade de Araraquara ministradas pelas Profª Cláudia e Cristina.
 Integrantes 
Barbara Barboza – 04818002
Caio Coutinho - 04818045
Gabriela Galvanin - 04818006
Gustavo Mattos -
Heric Camargo – 04818054
Isabel Xavier – 
Isadora Marqueti –
João Victor P. Gomes - 04818064
Larissa Moraes – 
Mariana Sancanari -
Rafaela Borges - 04818073

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando