Buscar

Atividades Reflexivas - III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
Nome: Maria Aparecida Paradela Rocha
RGM: 18414877
Atividade Reflexiva - Unidade: III
Polo: Santos Dumont – MG 
A Prática de Ensino e o Estágio na Gestão Educacional: o Coordenador Pedagógico e o Supervisor de Ensino
 
Para que haja sucesso escolar, é preciso que haja um envolvimento do coletivo da escola como diretor, coordenadores, professores e pais de alunos. O coordenador precisa conhecer os alunos e os professores – seus saberes, suas concepções de mundo e de escola e o que pensam da vida. É fundamental saber relacionar e articular o conteúdo às necessidades, aos interesses e problemas dos alunos frente à realidade no seu contexto histórico, social e cultural. É preciso também observar se a escola está em permanente trabalho com os temas transversais (ética , saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade sexual) e se eles fazem parte da proposta pedagógica da escola. É assim fazendo que o coordenador pedagógico estará atuando diretamente na sua função propriamente dita. Em relação à prática de ensino e o estágio na Gestão Educacional, é preciso saber selecionar conteúdos significativos e importantes. 
É necessário que o coordenador esteja atento aos problemas relacionados à alfabetização, aos temas transversais e suas diversidades. E questões como essas, exige que se façam reuniões para discussões e planejamentos com os professores refletindo sobre a educação e o cotidiano da escola. Também é necessário que se tome consciência de executar outras funções como a valorização e concretização da proposta pedagógica da escola (PPP), razão de sua existência, uma vez que as escolas existem para que os alunos aprendam; fazer a análise nos planos de ensino e projetos de trabalho dos professores; coordenar reuniões pedagógicas; orientação da aprendizagem; diagnósticos de dificuldades; enfim, ocupar um lugar de escuta, observação, angustia de seus professores para o crescimento e boas relações interpessoais.
É importante que o coordenador organize formas de atender alunos com necessidades especiais, visando reduzir as dificuldades enfrentadas pela criança Libâneo (2004). Incentivar o processo de formação continuada também é papel do coordenador pedagógico. Ele deve estar preparado para desempenhar as suas funções que são várias para que haja uma educação que privilegie e estimule o desenvolvimento do raciocínio, da capacidade de análise, de julgamento e reflexão, enfim um coordenador que tenha o papel de mobilizar a comunidade escolar em prol dos interesses coletivos. E todas essas ações devem ter um estreitamento de laços com as famílias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais: Brasília: Mec, SEB, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes das Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996.
PINTO. Umberto de Andrade. Pedagogia Escolar – Coordenação Pedagógica e gestão Educacional. São Paulo: Cortez, 2011. 
Projeto Político Pedagógico, Escola Municipal Rocha Pombo, 2016.
Proposta Regimental, Escola Municipal Rocha Pombo, 2016.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, Editora, 2006

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais