Buscar

APOL Temas Contemporâneos da Diversidade de Gênero a Faixa Geracional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento a seguir:
“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa porque envolve dimensões que transcendem a questão educacional. Até uns anos atrás, essa educação resumia-se à alfabetização como um processo compreendido em aprender a ler e escrever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.
De acordo com o texto-base Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito à diversidade e de responsabilidade das políticas públicas educacionais, pode-se afirmar que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem sido vista historicamente:
Nota: 20.0
	
	A
	com uma visão profissionalizante do ensino, ou seja, muitos alunos da EJA apresentam somente objetivos profissionais.
	
	B
	com uma visão econômica do ensino, ou seja, muitos dos alunos da EJA economizam ao estudarem nessa modalidade.
	
	C
	com uma visão compensatória de ensino, ou seja, muitos alunos da EJA precisam recuperar um tempo perdido.
Você acertou!
“Questiona-se que, apesar dos avanços no campo da política educacional, a EJA defronta-se historicamente com uma visão compensatória e de ‘tempo perdido’. Há a dificuldade, no plano das políticas públicas, de vê-la como direito” (Artigo: “Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito à diversidade e de responsabilidade das políticas públicas educacionais”, p. 211-212).
	
	D
	com uma visão social do ensino, ou seja, muitos alunos da EJA estão nessa modalidade por apresentarem risco social.
	
	E
	com uma visão qualitativa do ensino, ou seja, muitos alunos da EJA escolhem essa modalidade por desejo de aprofundar determinados temas que o ensino regular não aprofunda.
Questão 2/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“Acredita-se que só quando as atitudes cidadãs passarem a ser uma constante no espaço escolar e principalmente, em sala de aula, por todos aqueles que fazem parte do dia a dia do fazer escolar, é que se terá uma geração de cidadãos participativos, envolvidos com o próprio bem-estar, assim como de seus semelhantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1709-8.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do trecho lido e dos conteúdos do texto-base O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade, sobre a formação de cidadãos, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A formação não deve pressupor a eliminação de diferenças em favor da adaptação dos sujeitos a padrões normativos.
Você acertou!
“Portanto, a formação de cidadãos dentro das escolas não deve pressupor a eliminação de diferenças em favor da adaptação de sujeitos a padrões normativos apriorísticos e universalizantes, mas sim a inclusão dessas diferenças na nossa noção de cidadania, reconhecendo-as e respeitando-as como componentes da nossa realidade social e da identidade dos sujeitos dentro das escolas” (Artigo: “O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade”, p. 3).
	
	B
	A formação não deve considerar as diferenças socioeconômicas e culturais dos sujeitos, sobretudo dos discentes no processo ensino-aprendizagem.
	
	C
	A formação não deve pressupor que a instituição escolar possui diversos grupos étnicos inseridos no mesmo ambiente e que as metodologias podem mudar de acordo com o contexto.
	
	D
	A formação não deve abrir mão da uniformidade e igualdade no trabalho escolar, pois todos são iguais.
	
	E
	A formação não deve propiciar intercâmbios ou interações entre grupos diferentes para que não haja uma invasão das culturas diversas.
Questão 3/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Já em 1940, o número de mulheres empregadas nas fábricas atingiu a capacidade máxima. A quantidade de órgãos militares praticamente dobrou e, em todos os cantos do mundo, elas apareceram como soldadoras, enfermeiras, pilotos de aviões, motoristas, secretárias, datilógrafas etc. Enfim, estavam em toda parte. As funções femininas eram específicas em cada país. Na maioria dos países aliados, as mulheres eram convocadas para todas as frentes de trabalho, desde o setor industrial até os exércitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://pre.univesp.br/as-mulheres-na-guerra#.WOVCvm_yvIU>. Acesso em: 05 abr. 2017. 
De acordo com o texto-base Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas, segundo Donna Haraway, pode se atribuir que o fato histórico que permitiu a construção de mulheres como um sujeito em processo coletivo histórico foi:
Nota: 20.0
	
	A
	A Revolução Industrial
	
	B
	A Revolução Francesa
	
	C
	A Grande Guerra
	
	D
	A Segunda Guerra Mundial
Você acertou!
“Deste texto, o que me interessa destacar é o fato de que ela entende que, ‘apesar de suas importantes diferenças, todos os significados feministas modernos de gênero partem de Simone de Beauvoir e de sua afirmação de que ‘não se nasce mulher’. Ela acrescenta: ‘[partem] das condições sociais posteriores à segunda guerra mundial que permitiram a construção de mulheres como um sujeito-em-processo coletivo histórico’. O que se segue funciona como uma possível compreensão abreviada: ‘Gênero é um conceito desenvolvido para contestar a naturalização da diferença sexual em múltiplos terrenos de luta’ (Haraway, 1995, p. 221)” (Artigo “Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas”, p. 4-5)
	
	E
	A Independência do Brasil
Questão 4/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Nas grandes escolas, a impessoalidade do ambiente aumenta e com isso os adultos dão menor atenção aos jovens com problemas. Simultaneamente, nessas grandes escolas há uma menor capacidade por parte dos adultos de controle dos comportamentos juvenis. Além disso, o tamanho das salas de aula tem como consequência a possibilidade da convivência de um maior número de alunos com problemas de comportamento, o que contribui para que o problema se agrave. Estes estudos indicam também que a exacerbação da disciplina contribui para piorar a incidência da violência escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000500013>. Acesso em: 29 mar. 2017.
Considerando o texto acima e principalmente os conteúdos do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, é possível afirmar que uma das consequências de um ambiente escolar violento, comum tanto para alunos quanto para professores, é:
Nota: 20.0
	
	A
	o medo de ter um objeto pessoal roubado.
	
	B
	a sensação de impunidade.
	
	C
	a falta de concentração nas atividades.
Você acertou!
“Entre os alunos entrevistados, quase metade sustenta que a violência no ambiente escolar faz com que não consigam se concentrar nos estudos. [...] No que se refere aos membros do corpo técnico-pedagógico, a primeira consequência é a perda de estímulo para o trabalho. Em segundo lugar, vem o sentimento de revolta e, em terceiro, a dificuldade de concentração nas aulas” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação”, p. 47).
	
	D
	o desejo de mudar de profissão ou migrar para uma instituição privada.
	
	E
	a falta de perspectiva de mudança da realidade escolar brasileira.
Questão 5/5 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o parágrafo a seguir:
“A violência na escola ocorre desde intimidações físicas e verbais à degradação do espaço físico ou depredação. Louças e janelas quebradas, banheiros com encanamento entupido,
furto de torneiras e lâmpadas, atos de vandalismo (pichações de paredes, muros, carteiras quebradas dentre outros), são alguns exemplos de violência cometida contra o patrimônio escolar, pelos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017. 
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, sobre as relações sociais na escola, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas transgressões consideradas graves que ocorrem no ambiente escolar.
Nota: 20.0
	
	A
	As risadas em sala de aula e os comentários irônicos.
	
	B
	O uso ininterrupto do celular em sala de aula e outros objetos eletrônicos.
	
	C
	A cópia de trabalhos dos colegas e/ou avaliações individuais.
	
	D
	As ofensas entre alunos e familiares.
	
	E
	As pichações e o vandalismo.
Você acertou!
“Nas transgressões mais graves, como pichações e vandalismo, por exemplo, o jovem tanto pode ser transferido quanto expulso ou levado à delegacia acompanhado pelos pais. As medidas mais drásticas são defendidas, por exemplo, pelos inspetores. Os alunos, porém, tecem duras críticas às punições” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação” p. 34).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais