Buscar

Tecnologias na Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER
Questão 1/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia o trecho de texto a seguir:
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 10.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) indicam que a educação para este século deve se alicerçar em quatro pilares. A partir dos conteúdos contemplados no livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, quais são os quatro pilares da educação?
	A	aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer, e aprender a conhecer.
	B	aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a ter, e aprender a ser.
	C	aprender a dividir, aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a ter.
	D	aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a compreender os outros, aprender a ter.
	E	aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser
Questão 2/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia a citação a seguir:
“García-Vera [...] sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque qualquer que seja a TIC empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros – conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o artigo acima, ele está disponível em: BRITO, Glaucia da Silva; BOENO, Raul K. de S., BOENO, Renate K. A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente. 2012. IX ANPED SUL. <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/372/885> Acesso em 11 de jul. 2017.
Garcia-Vera, como se viu, apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias. De acordo com a citação acima e o livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, assinale a alternativa que apresenta corretamente essas três dimensões:
	A	Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica.
	B	Dimensão Político-Laboral; Dimensão Educacional-Governamental; Dimensão Sociocultural.
	C	Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Socioeconômica.
	D	Dimensão Educacional-Laboral; Dimensão Econômico-Governamental; Dimensão Socioeconômica.
	E	Dimensão Econômico-Laboral; Dimensão Político-Governamental; Dimensão Sociocultural.
Questão 3/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia o fragmento de texto:
“Não basta ter apenas um ensino informático e mesmo a Informática como ferramenta de ensino. Ao nosso ver, para se ter um ensino democrático, é preciso fazer com que a educação incorpore criticamente a nova tecnologia, usando-a e não sendo usada por ela, apropriando os conteúdos de forma crítica e criativa”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Moraes, R. A. Informática na Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 116.
Ao estudar o livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre o histórico da informática na educação brasileira, percebe-se a utilização da informática em duas perspectivas: institucional e construcionista. A perspectiva construcionista é baseada na teoria de qual autor? Assinale a alternativa correta.
	A	Vygotsky.
	B	Paulo Freire.
	C	Wallon.
	D	Piaget.
	E	Skinner.
Questão 4/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia a informação a seguir:
“A adoção de novas tecnologias no ensino não tem um objetivo em si mesma mas é um recurso no processo de ensinar e aprender para alcançar os fins educacionais almejados. Vivemos em uma época de grandes transformações. O desenvolvimento cientifico gera entre outros produtos um enorme avanço na tecnologia e no conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Elaine Turk. O professor e as tecnologias educacionais. In: ENRICONE, Delcia et al.] (org.). Ser professor. 6ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 49.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos da rota de aprendizagem da disciplina Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, sobre tecnologia, assinale a alternativa correta.
	A	A tecnologia é um mal social, pois pode prejudica o contato físico com as pessoas em seus meios sociais.
	B	A tecnologia é um bem social, porque contribui para o desenvolvimento social e econômico de uma região.
	C	Ciência e tecnologia possuem dificuldades para caminharem juntas, pois cada uma delas têm conceitos diferenciados.
	D	A tecnologia prejudica o desenvolvimento humano porque é a chave para a competitividade estratégica.
	E	O avanço tecnológico está restrito às camadas economicamente altas da sociedade, por isso, restringe-se às escolas privadas.
Questão 5/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia o trecho de texto a seguir:
“As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. p. 15.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um repensar, enumere, na ordem sequencial, os exemplos que se relacionam a cada tipo de tecnologias a seguir:
1. Tecnologias Físicas
2. Tecnologias Organizadoras
3. Tecnologias Simbólicas
( ) Forma de comunicação entre as pessoas, desde o modo como estão estruturados os idiomas escritos e falados até como as pessoas se comunicam.
( ) Formas de como nos relacionamos com o mundo.
( ) Instrumentos físicos.
( ) Satélites, computadores, livro.
( ) Como os diversos sistemas produtivos estão organizados.
Agora, marque a sequência correta:
	A	3 – 2 – 1 – 1 – 2
	B	3 – 3 – 1 – 3 – 1
	C	2 – 3 – 1 – 3 – 2
	D	1 – 1 – 2 – 2 – 3
	E	2 – 2 – 3 – 2 – 1
PRÁTICA DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Questão 1/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“Pode-se dizer que ‘ser-professor(a)’ é uma construção angariada no decorrer de um longo processo, pois é preciso tempo para assimilar a formação, para aprender como agir, para tomar decisões e principalmente para se reconhecer como um formador das futuras gerações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, a finalidade do ofício de professor na Idade Média era:
	A	formar o homem de armas.
	B	formar o cristão.
	C	ensinar as etiquetas da corte.
	D	conscientizar os servos.
	E	estimular o pensamento crítico.
Questão 2/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte passagem de texto:
“No processo de formação e no trabalho cotidiano dos professores ‘falta espaço
para a reflexão […] que vise sua mudança ou sua superação’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014, p. 275. <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, assinale a alternativa que cita um dos componentes da identidade docente:
	A	Conhecimento.
	B	Estrutura física nas escolas.
	C	Formação na educação básica.
	D	Plano de ensino.
	E	Projeto Político Pedagógico da escola.
Questão 3/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte citação:
“A presença de uma identidade própria para a docência aponta a responsabilidade do professor para a sua função social, emergindo daí a autonomia e o comprometimento com aquilo que faz”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, o ofício de professor na Grécia antiga estava ligado:
	A	à construção da língua escrita.
	B	ao serviço militar.
	C	à formação do homem culto.
	D	à elaboração de materiais didáticos.
	E	ao culto da forma física.
Questão 4/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“A profissão docente, assim como outras profissões, surge num contexto como resposta às necessidades postas pelas sociedades, constituindo-se num corpo organizado de saberes e um conjunto de normas e valores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, o ofício de professor no Egito antigo estava ligado ao:
	A	uso da escrita.
	B	uso do comércio.
	C	uso do discurso.
	D	uso dos esportes.
	E	uso de recursos didáticos.
Questão 5/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte citação:
“Só a educação de qualidade para todos pode garantir um futuro de prosperidade para nossa sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Educação e inovação no século XXI. http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/radar/educacao-e-inovacao-no-seculo-XXI.html>. Acesso em 10 de jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre os propósitos da educação para o século XXI, assinale a alternativa correta:
	A	Requerem que o professor promova a reprodução do conhecimento por meio de exercícios em sala de aula.
	B	Estabelecem que a atitude essencial na docência é preservar a disciplina para uma educação de sucesso.
	C	Exigem do professor uma postura rígida que propicia uma melhor aprendizagem do aluno para que consigam responder aos desafios do seu tempo.
	D	Propõem uma escola que busque responder aos desafios de seu tempo, a fim de constituir uma sociedade mais participativa.
	E	Propõem que a base do ensino seja pautada na produção do conhecimento do aluno para prepará-lo para o mercado de trabalho.
APOL 2
Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Questão 1/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“A constituição do ser professor, isto é, de sua identidade, perpassa diversas questões que vão desde a sua socialização primária, enquanto aluno da escola, seguindo para a formação inicial em cursos de licenciatura, até tornar-se professor de fato, ficando em formação permanente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 de jun. 2018.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre as mudanças na educação após as reformas religiosas ocorridas no século XVI, é correto afirmar que:
	A	o ensino passou a ser organizado coletivamente nas escolas.
	B	o ensino passou a ser ministrado nas universidades.
	C	o ensino passou a ser oferecido em escolas de aplicação prática.
	D	o ensino passou a ser organizado em escolas de ofícios.
	E	o ensino passou a ser ministrado nas igrejas.
Questão 2/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O conhecimento profissional se consolida no decorrer da prática e se apoia na análise, na reflexão e na intervenção em situações concretas de ensino e aprendizagem”;
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Thamiris Christine; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Profissão docente: o que é ser professor? < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17709_7650.pdf >. Acesso em 10 jun. 2018.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, a pesquisa favorece o trabalho docente no que diz respeito:
	A	à confirmação dos conhecimentos adquiridos na graduação.
	B	ao reforço do conhecimento prévio dos professores.
	C	à prática de utilização de livros didáticos na escola.
	D	ao desenvolvimento de habilidades de investigação e análise.
	E	ao abandono do processo didático na escola.
Questão 3/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Leia a citação a seguir:
“A prática pedagógica é aprendida por meio da inseparável relação entre teoria e prática e não apenas com a teoria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Thamiris Christine; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Profissão docente: o que é ser professor? < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17709_7650.pdf >. Acesso em 10 jun. 2018.
Um dos processos de formação é a reflexão na ação. Esse processo demanda atitudes e disposição e pode assumir níveis e formas diferentes. Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, as três formas de reflexão são:
	A	introspecção; exame realizado; indagação.
	B	introspecção; exame realizado; reconstrução.
	C	exame realizado; indagação; finalização.
	D	introspecção; exame realizado; construção.
	E	exame realizado; indagação; percepção.
Questão 4/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“É importante que o docente venha dispor de formação de qualidade, que deverá ser pautada no domínio de conhecimentos científicos articulados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO Francisco. Práticas pedagógicas e saberes docentes: perspectivas e implicações para o trabalho e para a formação de professores. EdUECE – Livro I <https://goo.gl/yc3oLr >. Acesso em 20 de jun. 2018.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre práticas e saberes docentes, o trabalho do professor abrange:
	A	funções pedagógicas, sociais e políticas.
	B	funções administrativas, burocráticas e colegiadas.
	C	funções reflexivas, reprodutivas e passivas.
	D	funções administrativas, conflitivas e colegiadas.
	E	funções pedagógicas, passivas e afetivas.
Questão 5/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a passagem de texto:
“A formação continuada compreende dimensões coletivas,
organizacionais e profissionais, bem como o repensar do processo pedagógico, dos saberes e valores, e envolve atividades de extensão, grupos de estudos, reuniões pedagógicas, cursos, programas e ações para além da formação mínima exigida ao exercício do magistério na educação básica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Ezequiel Ferreira; MÜLER, Maria Cândida. Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea <http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347/37020>. Acesso em 10 jul. 2017.
Considerando a passagem de texto acime e os conteúdos do livro-base Formação e profissionalização docente, assinale a alternativa que apresenta corretamente as duas categorias da formação continuada:
	A	Básica e superior.
	B	Inicial e final.
	C	Formais e informais.
	D	Preparatória e reflexiva
	E	Permanente e formativa.
Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Questão 1/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia a passagem de texto a seguir:
“O grande salto na popularização da informática [...] veio com o microcomputador, computador pessoal ou PC, que surge em 1978, pouco mais de três décadas depois do ENIAC. Os primeiros e mais famosos eram o Apple II, o Commodore e o TRS-80. O IBM PC só chega em 1981”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. São Paulo: Globo, 2008. p. 79.
De acordo com a passagem acima e com o livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, o que causou a popularidade do microcomputador? Assinale a alternativa correta:
	A	A utilização dos dispositivos magnéticos, chamados relés.
	B	O surgimento do transistor, que era menor e mais rápido que a válvula até então utilizada.
	C	A criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas, à comunicação.
	D	As válvulas usadas para seu funcionamento.
	E	A possibilidade de serem operados apenas por seus projetistas.
Questão 2/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia a seguinte passagem de texto:
“Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma, para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro de pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes; AGUIAR Márcia de Medeiros; SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE Ligia Silva (coords.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 13.
De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de tecnologias dependentes:
	A	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	B	Flanelógrafo, mural, quadro de giz e cartaz.
	C	Computador, televisão, smartphone e rádio.
	D	Quadro de giz, televisão, computador e telefone.
	E	Cartaz, rádio, computador e televisão.
Questão 3/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia a informação a seguir:
“Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Elaine Turk. O professor e as tecnologias educacionais. In: Ser professor. ENRICONE, Delcia (org.). 6 ed. Atual: Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 43.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos da rota de aprendizagem da disciplina Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, sobre os três grandes grupos em que as tecnologias podem ser divididas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Físicas
(2) Organizadoras
(3) Simbólicas
( ) Como a comunicação acontece (organização dos idiomas escritos e falados)
( ) Formas como as pessoas se relacionam com o mundo e como os sistemas produtivos são organizados.
( ) Inovações usadas no cotidiano (livros, lápis, celulares, computadores etc.).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta;
	A	1 – 2 – 3
	B	1 – 3 – 2
	C	2 – 1 – 3
	D	2 – 3 – 1
	E	3 – 2 – 1
Questão 4/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia a citação a seguir:
“Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos tecnológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 32.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre a classificação das tecnologias em dependentes e independentes, é correto afirmar que:
	A	O rádio é considerado uma tecnologia independente, pois sua utilização é de fácil acesso à população das diferentes camadas sociais.
	B	A televisão é uma tecnologia independente, pois necessita de elementos eletrônicos para funcionar.
	C	Televisão, computador e quadro de giz são tecnologias dependentes, pois precisam do professor para poder funcionar.
	D	Como exemplo de tecnologia dependente, temos o mural.
	E	O flanelógrafo é um exemplo de tecnologia independente.
Questão 5/5 - Tecnologias na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A informática tem chegado ao campo educacional por diversos caminhos, alguns mais espinhosos do que outros. Correndo o risco de uma simplificação excessiva – como toda classificação – podemos identificar 5 momentos, etapas (ou ondas) desse relacionamento de temor e fascínio entre a escola e os computadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, Antonio S. As Cinco Ondas da Informática Educacional. Educação em Movimento, v.1, n.2, mai./ago. 2002, 2002. p.12.
Tomando como referência fragmento acima e os conteúdo do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar, sobre essas ondas, é correto afirmar que:
	A	a internet é a última onda que surgiu e se caracterizou como uma grande inovação.
	B	a informática básica é a terceira onda e tinha, como pressuposto teórico, a prática pedagógica construcionista.
	C	A primeira onda diz respeito ao uso do software LOGO, cujo potencial de aprendizagem encontrou respaldo no construcionismo.
	D	A quarta onda foi marcada pelo surgimento de escolinhas de informática que tinham, como objetivo, favorecer a inclusão digital.
	E	A aprendizagem colaborativa foi o movimento presente na primeira onda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais