Buscar

Atividade Reflexiva 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE REFLEXIVA
	NOME: Christian de Sousa Sampaio
RGM: 18849211
	Unidade III
Prática de Ensino em Educação Infantil 
	
 Por mais que seja apenas o início da vida escolar, na educação infantil já se deve trabalhar leitura, escrita e matemática, tornando assim a base para preparar os alunos para os próximos anos, como de ensino fundamental. Dividindo-se em eixos, nesta unidade foi estudado o eixo Natureza e Sociedade, Alfabetização e Letramento e Matemática.
 No primeiro eixo, Natureza e Sociedade, é trabalhado sobre História, Geografia e Ciências. Na história se trata um pouco do passado e presente. Na Geografia, a criança vai começar a aprender sobre as paisagens, sua localização, as paisagens, ver alguns mapas, etc; E na Ciências vai trabalhar sobre corpo e meio ambiente.
 No eixo Alfabetização e Letramento, trabalha-se a iniciação, essa que por sua vez já vem de casa, ao assistir TV, ao ver placas. Durante o estágio é importante notar os detalhes de como se trabalhar essa iniciação com os alunos, pois o professor é o principal responsável em tornar seu educando interessado nessa nova fase.
 O uso da leitura nesse estágio é fundamental, pois a criança adquirindo o prazer em ler, se tornará mais fácil ela se tornar uma criança letrada e alfabetizada. O RCNEI destaca o seguinte:
 [...] O ato da leitura é um ato cultural e social. Quando o professor faz uma seleção prévia da história que irá contar para as crianças, independentemente da idade delas, dando atenção para a inteligibilidade e riqueza do texto, para a nitidez e beleza das ilustrações, ele permite às crianças construírem um sentimento de curiosidade pelo livro (ou revista, gibi etc.) e pela escrita. [...]
 O último eixo, a iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico, onde se inicia o ensino dos alunos aos conhecimentos matemáticos exige muito do conhecimento do professor no assunto e sobre seus alunos. Durante o período de estágio é muito comum perceber o uso de músicas que incluam números de zero a dez, e ao final das aulas as crianças saem cantando as músicas e automaticamente já vão aprendendo a contar e com o tempo vão tendo os primeiros contatos com as somas e subtrações, sempre de forma divertida, adquirindo assim o raciocínio lógico e seu uso no dia a dia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando