Buscar

método de williams

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MATERIAL E MÉTODOS
FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO
BACHAREL EM FISIOTERAPIA
 Kamila Gomes, Larissa Cristina, 
 Marcela Caroline, Nathiely Vargas
 
Orientador: Profº Dr. Rafael Cusatis
INTRODUÇÃO
 GERAL: Fazer uma revisão bibliográfica sobre o método de Williams, procurando entender quando se aplica no paciente, contra-indicações, benefícios. 
OBJETIVO
REFERÊNCIAS
LEMOS, T.V. ; SOUZA, J.L.; LUZ,M.M.M. Métodos Mckenzie vs. Williams: uma reflexão. Fisioterapia Brasil,v.4, n.1, 2003/ BLACKBURN S. Electomyografic activity of back musculature during Williams’ 16 flexion exercises.Phys Ther, 1981./ WILLIAMS PC. The lumbosacral Spine.New York: McGraw Hill Book Co, 1998/ BEZERRA, A.S.; Uma revisão acerca dos métodos: Mackenzie vs. Williams. nº17.Artigo-Faserra, Manaus, 2016/ GHIRALDI, Marilda Williams para dor lombar. Fisiomed,2012,Disponível em; htpps;//www.fisiomedcuiaba.com.br/ williams-para-dor-lombar/Acesso em 08 nov.2019.
Este trabalho se caracterizou como uma produção cientifica de caráter qualitativo.
 PROCEDIMENTO: A coleta de dados foram realizados através de pesquisa de livros, artigos acadêmicos e sites oficiais, nos períodos de publicação entre 1981 até 2019 na língua portuguesa e inglesa. Foram utilizadas as palavras-chaves: “Método Williams”, “Lombalgia”, “Dor”.
 PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS: Os dados foram analisados descritivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
No presente estudo, conclui-se que o método de Williams é um importante modo de tratamento para dores na região lombar, pois cada vez mais as pessoas estão sofrendo com essa dores em média 80% da população.
Esse método funciona melhor quando a lombalgia tem uma causa especifica e os exercícios são acompanhados de flexão da inclinação posterior da pelve.
 Série de exercícios de Williams
Os exercícios de flexão de Williams são bastante utilizados para o tratamento de grande variedade de problemas lombares. Em muitos casos o método é utilizado quando a causa da desordem ou as características não são bem compreendidos por fisiatras e fisioterapeutas. Constantemente os exercícios são ensinados com modificações próprias dos terapeutas (BLACKBURN,1981). 
Quaisquer modificações dos exercícios devem ser feitas sob muita consideração da ação muscular porque os exercícios que violam o mecanismo de inclinação posterior da pelve, podem ser suficientes para prolongar os sintomas clínicos (WILLIAMS,1998).
Os exercícios em geral visam o fortalecimento dos músculos abdominais, glúteos e o alongamento da parte da cadeia posterior. (BEZERRA, 2016).
Todos os exercícios de Williams são acompanhados de flexão do quadril gerando tração dos músculos ísquio-tibiais que levam a retroversão pélvica. (BEZERRA, 2016)
As contra indicações para a prática desses exercícios são:osteoporose, faturas recentes e placas, fios inseridos por cirurgias da coluna (FISIOMED,2012).
EXERCÍCIOS DE WILLIAMS 
 Fonte: Lemos,Souza e Luz/2003, p.71
 
O método de Williams foi criado pelo Dr. Paul Williams, desenvolvido através da sua observação que a maioria dos pacientes que apresentavam dores lombares crônicas, possuíam alterações degenerativas esqueléticas secundárias a lesões dos discos intervertebrais (BLACKBURN E MACKENZIE, 1981). 
O método tem como princípio de tratamento, exercícios de flexão da coluna e quadril. Com o
 . 
 Durante esse anos, aumentaram os distúrbios musculoesqueléticos através da utilização incorreta da biomecânica humana, nos quais destacam-se as lombalgias que acometem principalmente os trabalhadores (ROWE,1971). Sendo a principal responsável por grande parte dos afastamentos temporários e definitivos, 63% das licenças médicas em trabalhadores braçais (ANDRESON, 1981).
 A lombalgia aparece comumente entre homens acima de 40 anos e com maior prevalência em mulheres entre 50 e 60 anos (MARRAS, 2000). 
 Portanto esse trabalho tem como objetivo apresentar o método de Williams que é indicado para tratamento de grande variedade de problemas lombares. 
propósito de reduzir a dor e estabilizar o tronco, 
desenvolve ativamente os músculos flexores e alonga passivamente músculos extensores lombosacros.Williams dá muito enfoque na questão da inclinação posterior da pelve, sendo essencial para obter ótimos resultados no tratamento (BLACKBURN E MACKENZIE,1981).
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando